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Proteção de dados App

Aviso: Proteção de dados

Com a nossa aplicação ALDI poderá ter acesso a diversos serviços e ofertas. Nestes incluem-se, designadamente, a visualização de oportunidades semanais ou a criação de uma lista de compras de fácil manuseamento. Neste contexto, a proteção de dados é muito importante para a ALDI. Assim sendo, receberá, seguidamente, informações referentes à proteção de dados pessoais.

 1.  Entidade responsável pelo tratamento

No âmbito da nossa aplicação ALDI a entidade responsável para o tratamento dos seus dados é:

ALDI Retail, Unip. Lda.
Estrada Nacional 11-1,
Quinta da Fonte da Prata
2860-004 Alhos Vedros,
Portugal

Contacto de Proteção de Dados:

E-mail: protecaodados@aldi.pt

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (Regulamento (UE) 2016/679 - RGPD), e a Lei 58/2019 de 8 de agosto, que assegura a execução, na ordem jurídica nacional, do RGPD bem como a Lei da Proteção de dados pessoais e privacidade nas telecomunicações, protegem os dados pessoais. Tratam-se de dados referentes a pessoas singulares. Os dados de pessoas coletivas não se encontram abrangidos por esta proteção. São considerados dados pessoais informações individuais sobre a situação pessoal ou material, que possam ser associados a uma pessoa (p.ex. o seu nome em ligação com o seu número de telefone ou e-mail). Não são considerados dados pessoais as informações que não possam ser diretamente associadas à sua identidade (como p.ex. artigos que lhe são exibidos na nossa página web).

O tratamento dos seus dados é realizado com base no seu consentimento (art. 6º, n.º 1 a) RGPD), para cumprimento de uma obrigação jurídica da ALDI (art. 6º, nº. 1 c)RGPD) ou para prosseguirmos os nossos interesses legítimos (art. 6º, n.º 1 f) RGPD).

3. O que acontece quando instala a ALDI App?

A ALDI App encontra-se disponível em App Stores de terceiros (Apple App Store e Google Play Store). O download da aplicação ALDI pressupõe um registo prévio junto do respetivo operador da App Store.

No que diz respeito ao seu registo e à disponibilização, a ALDI não tem qualquer influência no tratamento de dados. A entidade responsável é, exclusivamente, o operador da respetiva App Store. Em caso de dúvidas informe-se, por favor, diretamente junto do respetivo operador.

4. No âmbito da utilização da ALDI App quais os dados pessoais que podem ser tratados?

4.1 Utilização geral da App

Ao usar a aplicação, recolhemos os seguintes dados pessoais para fins estatísticos e melhoria das funções da aplicação:

·     Endereço IP do terminal
·     Estado, País
·     Data e hora da consulta
·     Quantidade de dados transferidos
·     Notificação se a consulta de dados foi bem-sucedida
·     Notificação sobre a razão de a consulta não ter sido bem-sucedida
·     Tipo de sistema operativo

Durante este processo os dados serão armazenados num ficheiro de protocolo (logfile) nos nossos servidores. Com a ferramenta Uptrends Real User Monitoring avaliamos, posteriormente, os logfiles anonimizados. Para a proteção da sua esfera privada é utilizada uma função de Uptrends, através da qual o IP é anonimizado previamente para que não ocorra o tratamento de dados pessoais.

Após a avaliação estatística o ficheiro de protocolo é eliminado. Os dados armazenados não podem ser associados a si. Os dados também não serão transmitidos a terceiros. Apenas caso ocorra uma violação dos nossos direitos, reservamo-nos o direito de enviar determinados dados às entidades competentes, para as mesmas poderem investigar a violação de direitos em causa.

O tratamento de dados baseia-se no art.º 6 n.º 1 f) RGPD, para otimizarmos a nossa oferta na App para si.

4.2 Função de lembrete

A ALDI App oferece-lhe um serviço de lembretes para os artigos promocionais por si selecionados. Deste modo, através de uma notificação de aviso, tem a possibilidade de ser relembrado de um artigo promocional. Para este serviço são armazenados, numa base de dados, frases de pesquisas e um push ID atribuído que está pseudonomizado. As notificações são enviadas através de serviços Push da Apple (dispositivos iOS) ou do Google (para dispositivos Android). A ALDI através do Push-ID não consegue deduzir dados pessoais ou atribuir estes a um equipamento terminal.

O tratamento dos seus dados baseia-se no seu consentimento previamente dado (art. 6.º, n.º 1, alínea a) RGPD), que pode retirar, em qualquer momento. A retirada do consentimento produz efeitos para o futuro, não comprometendo a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado. A qualquer momento, o consentimento poderá ser retirado, através da desativação, nas definições do seu sistema operativo, das notificações push.

4.3 Lista de compras

Com a funcionalidade lista de compras tem acesso, em qualquer momento e lugar, às suas listas de compras pendentes, em formato móvel. Pode partilhar a lista com o seu círculo pessoal ou convidar pessoas para editar conjuntamente a lista. Até ao momento em que convide outras pessoas para a lista, a mesma é armazenada localmente, no seu equipamento móvel. A ALDI não tem acesso aos seus dados localmente armazenados.

Ao utilizar a funcionalidade “convidar” para uma determinada lista, esta será armazenada com um ID único, numa base de dados e é transmitida aos convidados. O ID é utilizado para identificar a lista de compras consultada. Processamos o seu ID para a atualização da lista e para ter acesso necessário aos nossos servidores. A lista de compras não é analisada. A eliminação da lista de compras partilhada através da funcionalidade “convidar” ocorre com a eliminação dos produtos contidos na lista, ou passados 6 meses da última utilização. A lista de compras partilhada é substituída com a eliminação dos produtos nela contidos, ou é apagada passado 6 meses da última utilização. O seu IP será apagado com o fim do acesso aos nossos servidores.

O tratamento dos seus dados pessoais tem por base o nosso interesse legítimo (art.º 6 n.º 1 f) RGPD) em disponibilizar aos clientes as funções avançadas da lista de compras.

4.4 Localizador de lojas

O localizador de lojas permite-lhe encontrar a loja mais próxima da sua residência ou de um local por si determinado. Os dados por si introduzidos (código postal, localidade e/ou nome da rua) ou a sua localização, disponibilizada através do GPS, são transmitidos ao nosso subcontratante (YellowMapAG, Casweg 1-5, 76131 Karlsruhe ). O processamento da sua localização tem por base o seu consentimento (art.º 6 n.º 1 a) RGPD), que poderá ser revogado a qualquer momento com efeitos para o futuro. A revogação não afeta a licitude do tratamento, até à retirada do consentimento. Poderá retirar o seu consentimento, a qualquer momento, nas definições da App. Adicionalmente poderá desativar nas definições a partilha de localização.

Para podermos processar o seu pedido de localização de loja, este será reencaminhado para o servidor do fornecedor de serviços YellowMap-Webservice, sendo registado o endereço IP do equipamento terminal, no seu servidor de registo.

4.5 Cookies e tecnologias utilizadas

4.5.1 User Centrics

Usamos os chamados "cookies" na nossa App e usamos outras tecnologias para lhe oferecer a máxima facilidade de uso e para tornar a nossa oferta online atrativa no futuro.

Cookies são arquivos de texto que são armazenados pela aplicação no seu smartphone e contêm informações sobre o seu uso da nossa aplicação. O uso de cookies pode ser usado para reconhecer quando visita a nossa aplicação repetidamente a partir do mesmo dispositivo. Usamos cookies, por exemplo, para permitir que use o folheto digital na aplicação.

Os cookies de rastreio ou pessoais só são armazenados se concordar explicitamente com o seu armazenamento.

Mais informações sobre as tecnologias que usamos ou para ajustar as configurações ou revogar o seu consentimento podem ser encontradas a qualquer momento, com efeitos para o futuro, clicando em "Configurações de rastreamento" no menu "Mais" desta aplicação. Por favor, note que estas informações e configurações só se aplicam à App ALDI Portugal.

4.5.2 Adobe Analytics

A nossa App utiliza o Adobe Analytics, um serviço de análise da web. O Adobe Analytics está diretamente integrado na App e, mediante o seu consentimento (art. 6 n.º 1 a) RGPD), possibilita uma análise do comportamento do utilizador na App. Desses dados podem ser criados perfis de utilizadores anonimizados. Estes não permitem identificar pessoas, dado que o IP está anonimizado.

Os seguintes dados são objeto de tratamento:

·     IP do equipamento terminal (anonimizado)
·     País e cidade
·     Tipo de dispositivo
·     Sistema operativo
·     Resolução do ecrã
·     Intensidade de cor
·     Versão da aplicação
·     Data e horário
·     Conteúdos e funções consultadas
·     Tempo de permanência

Em regra, as informações criadas na App são transferidas para um servidor da Adobe nos EUA, onde são armazenadas. Uma vez que ativámos a anonimização do IP nesta App, a configuração do servidor, efetuada por nós, garante a anonimização do endereço IP antes da geolocalização. Para tal, o último octeto do endereço IP é substituído por zeros. Antes de armazenar as informações geradas, o endereço IP é substituído por endereços IP genéricos individuais. A Adobe utilizará estas informações para avaliar a sua utilização da App, para compilar relatórios sobre as atividades na App e para disponibilizar serviços adicionais relacionados com a utilização da App. Poderá impedir o tratamento do seu comportamento enquanto utilizador da App ao recusar, nas definições da App, a recolha e o armazenamento de dados. A retirada do consentimento não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado.

5. Autorização da App para a utilização de selecionados serviços / ofertas

Para conseguir utilizar determinados serviços e ofertas é necessário que conceda à ALDI App o acesso às funções necessárias do seu smartphone.

Para proteção dos seus dados pessoais oferecemos-lhe, neste contexto, um processo de confirmação composto por duas etapas. Assim, a ALDI App só utiliza determinadas funções do seu smartphone no caso de ter dado à App, no processo on-boarding ou na primeira utilização da funcionalidade de pesquisa de lojas, a utilização da respetiva autorização.

Pode retirar, a qualquer momento, o seu consentimento nas definições da App. Além disso, pode, nas definições do dispositivo, retirar as autorizações previamente definidas para a App.

5.1. Informação de localizador de lojas

Ao utilizar a função de localizador de lojas da ALDI App, recolhemos e processamos, com o seu consentimento, informações sobre a sua localização real. Para a determinação da sua localização utilizamos diferentes tecnologias, como por exemplo o IP, GPS ou outros sensores.

5.2. Notificações push

No caso de ativação do serviço de notificações da App (entre outros, no âmbito da função de lembrete), recebe, no seu dispositivo móvel, notificações push. As notificações push são mensagens que, são enviadas para o seu dispositivo e exibidas de forma priorizada. Para este serviço são armazenadas numa base de dados as frases que pesquisou , bem como o Push -ID do seu equipamento móvel terminal. O envio das notificações é feito pelo serviço Push da Apple (dispositivo iOS) ou do Google (dispositivos Android).

- ID do terminal móvel;
- Data:
- Nome da aplicação;
- Mensagem aberta ou fechada;
- Plataforma;
- Geofence (área geográfica delimitada);
- Processamos estes dados no Salesforce Marketing Cloud;

As mensagens são enviadas através dos serviços push da Apple (dispositivos iOS) ou Google (para dispositivos Android).

No caso de ativação do serviço de notificações da App (entre outros, no âmbito da função de lembrete), recebe, no seu dispositivo móvel, notificações push. As notificações push são mensagens que, são enviadas para o seu dispositivo e exibidas de forma priorizada. Para este serviço são armazenadas numa base de dados as frases que pesquisou , bem como o Push -ID do seu equipamento móvel terminal. O envio das notificações é feito pelo serviço Push da Apple (dispositivo iOS) ou do Google (dispositivos Android).

6. Os seus dados pessoais serão conservados durante quanto tempo?

A ALDI conserva os seus dados pessoais apenas durante o período necessário, para as finalidades para as quais são tratados, ou para cumprimento de deveres legais de conservação e armazenamento.

Com a utilização da ALDI App o seu consentimento é conservado até à desinstalação da App, a não ser que retire o seu consentimento nas definições da App.

A lista de compras partilhada através da função de convite é substituída com a eliminação dos produtos nela contidos ou é apagada, passado 6 meses da última utilização. O seu endereço IP será apagado com o fim do acesso aos nossos servidores. No caso de nos dar o seu consentimento para a ALDI otimizar a oferta na App através do Adobe Analytics, os seus dados pessoais serão imediatamente anonimizados.

Para o caso de utilizar a função de localizador de lojas, os seus dados que foram transmitidos à YellowMap serão apagados com o encerramento da sessão.

7. Transmissão dos seus dados pessoais a terceiros

Os seus dados não serão transmitidos a terceiros (não são consideradas terceiros, nesse sentido, as Empresas do grupo ALDI NORD e subcontratantes). No ponto 4 podem ser encontrados os nossos subcontratantes e o respetivo tratamento.

As exceções são os cookies e outras tecnologias utilizadas, cuja utilização tem de ser consentida voluntária e ativamente por si. Pode encontrar mais informações sobre este assunto no nosso banner de cookies (conferir "Configurações de rastreamento" no menu "Mais" desta aplicação).

8. Quais são os seus direitos em matéria de proteção de dados e como poderá exercê-los?

Caso verifique que os seus dados pessoais estão a ser objeto de tratamento, como titular de dados pessoais, nos termos do RGPD, tem os seguintes direitos perante o responsável pelo tratamento:

·    Direito de acesso (art.º 15 RGPD)

Poderá solicitar ao responsável pelo tratamento uma confirmação sobre que dados pessoais, que lhe digam respeito, são tratados, que finalidades e duração tem o tratamento, quais as categorias de dados pessoais em questão e quais os destinatários ou categorias de destinatários a quem os dados serão transmitidos.

·    Direito de retificação (art.º 16 RGPD)

Complementação, limitação (art.º 18 RGPD): Poderá solicitar a retificação ou complementação de qualquer dado incorreto ou incompleto que lhe diga respeito. Tem ainda, nomeadamente, em caso de dever legal de conservação, o direito de limitar o tratamento.

·    Direito ao apagamento dos dados (art.º 17 RGPD)

Em caso de retirada do seu consentimento, poderá, designadamente, solicitar o apagamento dos seus dados pessoais.

·    Direito de portabilidade dos dados (art.º20 RGPD)

Tem o direito de receber os dados pessoais que lhe digam respeito num formato de leitura automática.

·    Direito de retirada do consentimento, de oposição ao tratamento e de reclamação (art.º 21 RGPD)

Por regra, tem o direito de se opor ao tratamento dos dados que lhe digam respeito e poderá retirar o consentimento previamente dado. Mais, tem o direito de apresentar uma reclamação junto de uma autoridade de controlo.

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Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.

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