As florestas são ecossistemas diversos e complexos, que fornecem um habitat para plantas, animais e pessoas. Isto é especialmente válido nas florestas tropicais, que albergam a maior parte da biodiversidade do nosso planeta e dos recursos de água doce. Estes ecossistemas estão sob ameaça, pois a desflorestação prossegue a um ritmo alarmante, contribuindo para uma percentagem significativa das emissões globais de CO₂. Especialmente, a agricultura comercial é um dos principais motores da desflorestação mundial.
Por conseguinte, o objetivo do ALDI Nord é eliminar a desflorestação nas nossas cadeias de abastecimento de alta prioridade até 31 de dezembro de 2030. As chamadas "cut-off dates" são definidas para cada matéria-prima, dependendo da situação no mercado e programas de certificação disponíveis. O ano de 2020 foi definido como "cut-off date" limite para todas as categorias relevantes.
Recentemente, o ALDI Nord estabeleceu novas metas e roteiros para as matérias-primas que identificámos como principais motores de desflorestação nas nossas cadeias de abastecimento. Para o efeito, foi realizada uma avaliação para identificar os principais riscos, oportunidades e vias para a concretização de um plano credível para mitigar o potencial de desflorestação a um nível negligenciável.
Para delinear os resultados desta avaliação, foi publicada uma Declaração Internacional de Posição sobre a Desflorestação que inclui os resultados. A declaração define igualmente a forma como pretendemos atingir o nosso objetivo de eliminar a desflorestação das nossas cadeias de abastecimento prioritárias até 2030.
A nossa abordagem foi desenvolvida em colaboração com peritos e organizações ambientais e baseia-se nas diretrizes da Accountability Framework Initiative (AFi). A Accountability Framework Initiative é uma coligação global de organizações não governamentais que trabalham para proteger as florestas, outros ecossistemas e os direitos humanos.
As nossas principais áreas de ação para combater a desflorestação nas nossas cadeias de abastecimento de alta prioridade são:
Quando disponíveis, as matérias-primas certificadas por entidades terceiras independentes desempenham um papel fundamental para que os retalhistas assegurem que os requisitos de sustentabilidade sejam implementados no terreno. Neste contexto, uma boa opção são as cadeias de abastecimento físicas. Em caso de disponibilidade limitada, reconhecemos o impacto dos créditos de compensação para minimizar a desflorestação como um primeiro passo. Além disso, esforçamo-nos por maximizar a transparência sempre que possível para aumentar o impacto das nossas medidas.
Especialmente para cadeias de abastecimento complexas, a colaboração entre as partes interessadas é essencial para a transição do mercado. Colaboramos com:
Pretendemos criar um impacto direto nos países de origem das matérias-primas utilizadas nos nossos produtos. Complementando a certificação e colaboração, consideramos apoiar projetos que têm o maior impacto e minimizam a desflorestação.
Para enfrentar os desafios sistémicos, é preciso estabelecer colaborações intersectoriais, incluindo todas as partes-interessadas relevantes (políticos, económicos e sociais).
As nossas parcerias e cooperações de longa data com várias partes-interessadas provaram ser a melhor forma de alcançar a desflorestação zero dentro das complexas cadeias de fornecimento das nossas mercadorias.
Por conseguinte, o ALDI Nord apoia a introdução de um quadro legislativo europeu adequado e sólido para reduzir a contribuição da UE para a desflorestação legal e ilegal e a degradação das florestas a nível mundial.
A ação legislativa sobre a desflorestação por parte da União Europeia é essencial para criar condições equitativas e para impulsionar mudanças em todo o sector. Pode contribuir significativamente para a prevenção da desflorestação e redução das emissões de GEE, e para evitar a perda de biodiversidade.
Óleo de Palma
Para assegurar que o óleo de palma utilizado nos nossos produtos de marca própria é livre de desflorestação, tem de ser certificado de acordo com a norma da Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO).
A percentagem de óleo de palma/palmiste certificado utilizado pelo grupo ALDI Nord na produção de produtos alimentares e não alimentares era de 98,6% no final de 2019. Isto significa que o óleo de palma utilizado nos produtos ALDI provém apenas de produtores que cumprem determinadas diretrizes e especificações. Tal tem como objetivo tornar o cultivo das palmeiras mais sustentável e a evitar desflorestação, queimadas e violações dos direitos humanos no cultivo de óleo de palma.
Além da compra de óleo de palma certificado, ALDI Nord apoiou um projeto agrícola na Costa do Marfim entre 2017 e 2021 em cooperação com a organização não governamental "Solidaridad International". O projeto visava promover as boas práticas agrícolas entre os pequenos agricultores. Um total de 17.500 árvores foram plantadas e 250 hectares de floresta foram restaurados desde o início do projeto.
Soja
O cultivo da soja para a produção de ração animal é um dos maiores motores da desflorestação. Estamos convencidos de que todos os intervenientes na cadeia de valor devem assumir a sua responsabilidade.
Até 2025, pretendemos utilizar soja sem desflorestação nas cadeias de abastecimento relevantes (carne de aves, carne bovina, carne suína, ovos, pescado de aquacultura, produtos lácteos). Além disso, pretendemos que pelo menos metade do total de soja utilizada na ração animal seja proveniente de cadeias de abastecimento físicas certificadas até ao final de 2025.
Para verificar os nossos requisitos e medir o nosso impacto, temos vindo a determinar a nossa pegada de soja em conjunto com os nossos fornecedores e um prestador de serviços externo desde 2021. No futuro, publicaremos estas informações como parte da nossa adesão à RTRS e relataremos, desta forma, o nosso progresso.
Produtos e embalagens de madeira, papel e cartão
O nosso objetivo é mudar os nossos produtos e embalagens de madeira e à base de madeira e para materiais reciclados ou certificados de forma sustentável. Sempre que possível, utilizamos materiais reciclados ou matérias-primas certificadas - por exemplo, de acordo com o Forest Stewardship Council (FSC®).
Carne bovina
A criação de gado no Brasil é conhecida como um dos principais motores da desflorestação, em consequência da expansão das áreas para pastagens e do desmatamento ilegal de florestas que ocorre frequentemente. Além disso, as cadeias de fornecimento de carne bovina brasileiras são altamente complexas e difíceis de controlar. Assim, o ALDI Nord renuncia à carne bovina brasileira nas suas cadeias de abastecimento. A exclusão da carne bovina brasileira aplicar-se-á a todos os novos contratos de fornecimento de carne fresca e congelada a partir do verão de 2022.
Indisponível
A data desta oportunidade já expirou
Lembrete ativo!
Confirmação de lembrete
Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.
Confirmação do endereço de email