1. Página inicial
  2. Imprensa
  3. ALDI Portugal realiza o primeiro evento neutro em carbono do Grupo ALDI Nord

ALDI Portugal realiza o primeiro evento neutro em carbono do Grupo ALDI Nord

20.10.2022

A ALDI Portugal é o primeiro país do Grupo ALDI Nord a realizar um evento interno neutro em carbono. Para compensar a totalidade das emissões de carbono geradas pelo evento, a insígnia vai apoiar dois projetos que promovem a mitigação e o sequestro de carbono: um em Portugal, na zona da Covilhã, e outro na Índia.

No passado dia 24 de setembro, a ALDI Portugal realizou o primeiro evento neutro em carbono do Grupo ALDI Nord, o evento "Sou ALDI", que teve lugar na Serra da Arrábida (Quinta do Patrício) e que contou com cerca de 300 colaboradores de norte a sul do país. Em colaboração com a consultora Systemic, a insígnia mediu a pegada de carbono do seu evento corporativo e compensou as suas emissões de CO2 equivalentes na totalidade.

Para medir a pegada carbónica do evento, foi calculado o volume total de gases com efeito de estufa (GEE) associados à realização do mesmo, tendo em conta vários critérios, entre os quais o número de quilómetros percorridos e o meio de transporte utilizado pelos colaboradores para se deslocarem até ao local. Com base neste valor, o retalhista alimentar pôde realizar a compensação da totalidade das emissões geradas pelo seu evento, através da aquisição de créditos de carbono que permitem financiar dois projetos que promovem a mitigação e o sequestro de carbono.

Os projetos escolhidos foram a Quinta da França – um projeto nacional gerido pela Terraprima, que consiste na produção florestal e gestão sustentável do Carvalhal da Quinta da França - e o Wind Power Project – um projeto de produção de energia eólica na Índia, certificado pela Gold Standard - eleito pelos colaboradores ALDI, com base numa votação que decorreu na app de comunicação interna da empresa "Sou ALDI".

"O nosso propósito passou por aproximar os nossos colaboradores num evento que nos permitisse sensibilizá-los para práticas mais sustentáveis e continuar a fazer a diferença, transformando o nosso impacto em algo verdadeiramente significativo. Desta forma, além de assumirmos a responsabilidade pelos custos ambientais gerados pelo nosso evento, decidimos apoiar dois projetos localizados em geografias diferentes que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os impactos negativos das alterações climáticas não têm fronteiras e foi essa a mensagem que quisemos passar enquanto empresa comprometida com a ação climática", salienta Elke Muranyi, Corporate Responsibility Director da ALDI Portugal.

O evento "Sou ALDI" contou com várias atividades de team building - entre as quais uma caminhada pela Serra da Arrábida, jogos em grupo e a visita ao Centro de Distribuição na Moita – experimentação de produtos exclusivos, animação (DJ e banda), entre muitas outras iniciativas.

Projetos de compensação carbónica eleitos contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O projeto Wind Power Project, eleito pelos colaboradores da ALDI Portugal, consiste na produção de energia eólica na Índia, permitindo o abastecimento de 42 mil casas por ano, e contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da população local. Este projeto, certificado pela Gold Standard, já permitiu uma redução de 1,23 milhões de toneladas de CO2e emitidas em 7 anos.

No que respeita ao projeto nacional que o retalhista alimentar decidiu apoiar, gerido pela Terraprima, este promove o sequestro de carbono em Portugal, a proteção dos solos e a biodiversidade, através da gestão florestal sustentável em floresta dominante de Carvalho Negral, numa exploração localizada na Quinta da França (Covilhã).

Desta forma, 50% da pegada de CO2e gerada durante o evento "Sou ALDI" será alocada ao projeto nacional, sendo que os restantes 50% serão alocados ao projeto internacional Wind Power Project.

Para mais informações, visite www.aldi.pt.

Lembrete
Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível?

Seleção de data

Data do lembrete
2 dias antes
1 dia antes
No dia da oferta
Período
00:00
01:00
02:00
03:00
04:00
05:00
06:00
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00
Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Confirmação de lembrete

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Confirmação do endereço de email

Confirmação de número de telefone

Confirmação de email e número de telefone

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

regions.regionSwitchHeadline

regions.regionSwitchText
regions.regionSwitchTextExplicitSwitch