1. Página inicial
  2. Imprensa
  3. ALDI é o primeiro retalhista alimentar em Portugal a apostar na distribuição com camião elétrico

ALDI é o primeiro retalhista alimentar em Portugal a apostar na distribuição com camião elétrico

30.12.2021

No final de fevereiro, o retalhista alimentar vai começar a fazer a distribuição diária de produtos nas suas lojas da Grande Lisboa, através de um camião elétrico, livre de emissões. Para além de ser a primeira viatura pesada de mercadorias 100% elétrica a operar em Portugal, este camião é também o primeiro da sua categoria a contar com a certificação PIEK.

A partir do final de fevereiro, a ALDI Portugal começa a utilizar um camião elétrico para fazer a distribuição de produtos pelas suas lojas da Grande Lisboa, reforçando, uma vez mais, o seu compromisso de sustentabilidade ao incluir novas alternativas de transporte de mercadorias. O retalhista alimentar fez uma parceria com a transportadora TJA, proprietária e responsável pelo projeto desenvolvido em exclusivo para a ALDI.

Além de ser a primeira viatura pesada de mercadorias 100% elétrica a operar para um retalhista alimentar em Portugal, este camião é também o primeiro a contar com a certificação PIEK, que reconhece veículos e equipamentos que ao operar geram ruído abaixo dos 60 decibéis, o que possibilita as descargas noturnas sem causar perturbações ao nível do ruido em áreas urbanas e residenciais. Adicionalmente, o camião elétrico ALDI passará a cumprir todos os requisitos Ultra Low Emission Zones (ULEZ), sendo um dos primeiros projetos de Low Emission Zones (LEZ) em Portugal para a área da Grande Lisboa.

Com uma autonomia de 180km e uma capacidade máxima de 26 toneladas (capacidade de transporte aproximada de 18 paletes standard), o novo camião elétrico da ALDI Portugal conta ainda com um motor de frio e apresenta como principais características o seu baixo ruído, os circuitos independentes de reduzido consumo energético e o funcionamento 100% elétrico.

Contrariamente às demais viaturas elétricas que contam com motores de frio alimentados a diesel, o motor de frio do camião da ALDI, também é 100% elétrico, o que se traduz na erradicação de gases nocivos para a atmosfera. Para gerar energia elétrica para o motor de frio e, simultaneamente, não retirar autonomia à viatura, será instalado um pack de baterias adicional com uma capacidade de 35kWh.

“Este novo camião permite-nos reduzir ainda mais o impacto da nossa atividade e, reforçar o nosso compromisso para com a proteção do ambiente e do clima, para além de ser um projeto pioneiro em Portugal. O objetivo é que, ao mesmo tempo, que proporcionamos aos nossos clientes uma experiência de compra simples, rápida e fácil com tudo o que precisam, possamos assegurar que este trabalho é feito sem pôr em causa o nosso planeta”, conclui Wolfgang Graff, CEO da ALDI Portugal.

Além da parceria entre a ALDI e a TJA, o projeto contou com a colaboração das empresas MAN, fornecedor da viatura, da Addvolt, responsável pelo pack de baterias adicional, a Carrier que forneceu o motor a frio e a Costa&Reis que, em conjunto com a Dhollandia, ficou responsável pela caixa de frio e plataforma de descarga.

Para mais informações, consulte o site www.aldi.pt.

Lembrete
Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível?

Seleção de data

Data do lembrete
2 dias antes
1 dia antes
No dia da oferta
Período
00:00
01:00
02:00
03:00
04:00
05:00
06:00
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00
Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Confirmação de lembrete

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Confirmação do endereço de email

Confirmação de número de telefone

Confirmação de email e número de telefone

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

regions.regionSwitchHeadline

regions.regionSwitchText
regions.regionSwitchTextExplicitSwitch