Medidas

O compromisso ALDI: Reduzir. Reutilizar. Reciclar.
No âmbito do nosso compromisso definimos um conjunto de medidas que implementamos de forma contínua. Para garantir o sucesso duradouro é importante que cada um de nós dê o seu contributo para proteção dos recursos. Por isso, é para nós da maior importância sensibilizar os nossos clientes para o tema dos plásticos e das embalagens e disponibilizar medidas fáceis de implementar no seu dia-a-dia.

Reduzir

Reduzir embalagens para frutas e legumes
  • Temos estado a trabalhar, em conjunto com os nossos fornecedores, na redução das embalagens para frutas e legumes e em substituir as mesmas por materiais mais sustentáveis. Na otimização da conceção destas embalagens consideramos aspetos ambientais como a quantidade dos materiais utilizados, a percentagem de material reciclado, a reciclabilidade, a pegada de carbono e a redução de materiais de origem fóssil.

  • As embalagens cumprem várias funções: proteger o produto e manter a frescura e a qualidade do mesmo, informar o consumidor e possibilitar o transporte. Além disso, as embalagens estão sujeitas a determinados requisitos legais obrigatórios. Quando possível, pretendemos reduzir os materiais das embalagens a um mínimo.

  • Desde sempre que oferecemos frutas e legumes vendidos a granel, prescindindo, assim, de embalagens.

  • Com estas medidas contribuímos para o nosso objetivo de reduzir de forma contínua os materiais, utilizando materiais alternativos e aumentando a reciclabilidade das embalagens das nossas marcas próprias.
Saco de plástico de utilização única mais sustentável
  • Iremos substituir o material utilizado no nosso saco de plástico de utilização única por plástico reciclado. Desta forma, reduzimos a utilização de materiais de origem fóssil, poupamos recursos naturais e reduzimos as emissões CO2.

  • Paralelamente, oferecemos aos nossos clientes alternativas mais sustentáveis e reutilizáveis para minimizar o uso dos sacos de plástico de utilização única.
Redução de utilização de plástico na nossa logística
  • Na logística para abastecimento das nossas lojas não utilizamos filme mas sim cintas de borracha reutilizáveis para acondicionar a mercadoria o que nos permite reduzir a utilização de plástico.
Verificação da conceção das embalagens das nossas marcas próprias
  • Continuaremos a analisar a conceção das embalagens das nossas marcas próprias para reduzir materiais e consequentemente a utilização de materiais de origem fóssil e as emissões CO2.  Pretendemos, também, aumentar a reciclabilidade das embalagens e substituir, quando possível, os materiais por materiais mais sustentáveis.

Reutilizar

Sacos de compra "reutilizáveis"

Oferecemos aos nossos clientes opções fáceis para evitar resíduos. Nas nossas lojas dispomos de alternativas sustentáveis para os clientes transportarem as suas compras:

  • Saco de Juta: Este saco é de juta natural com uma pega colorida e almofadada em algodão.

  • Sacos de compra permanente: Os saco de compra permanente são sacos universais que podem ser utilizados para vários fins e que são compostos, parcialmente, por plástico reciclado.

  • Saco de compra colorido (*): Este saco é 100% reciclável e poderá ser transformado, no fim do seu ciclo de vida, noutros produtos (p. ex. num novo saco).
    * artigo disponível temporariamente

  • Saco de algodão (*): Este saco é composto por algodão orgânico e certificado pela norma Fairtrade e pelo Global Organic Textile Standard (GOTS).
    * artigo disponível temporariamente

  • Saco ALDI para congelados: O nosso saco para congelados detém uma certificação ambiental “Anjo Azul”.
Dicas de reutilização no saco de plástico de “utilização única”
  • Somos da opinião que um saco de compra de plástico não serve apenas para uma única utilização pelo que imprimimos no nosso saco dicas de reutilização.
Caixas de transporte reutilizáveis para frutas e legumes
  • Para o embalamento e o transporte de frutas e legumes recorremos a um sistema circular de caixas de transporte reutilizáveis que, circulam entre as nossas lojas ALDI, intermediário e os nossos fornecedores.

  • Com a utilização destas caixas poupamos todos os anos milhares de caixas de cartão e resíduos, bem como emissões CO2.

  • Outra vantagem é que com estas caixas conseguimos minimizar as quebras e a danificação dos bens durante o transporte e contribuímos assim, para a redução do desperdício alimentar. Também para a nossa logística, a utilização destas caixas só tem vantagens.

Reciclar

Reciclagem de caixas de transporte
  • Todo o material utilizado (caixas de cartão, filme etc.) para acondicionar e transportar a mercadoria para as nossas lojas é encaminhado por operadores especializados e contratados por nós, para reciclagem e valorização, para fechar o ciclo da Economia Circular.
Reciclagem de embalagens
  • A deposição seletiva e o correto encaminhamento das embalagens para reciclagem e valorização é uma parte importante da economia circular. Queremos apoiar os nossos clientes nesta tarefa e iremos introduzir, nas embalagens das nossas marcas próprias, uma simbologia harmonizada com recomendações de deposição seletiva.
Aumentar a utilização de material reciclado nas garrafas e embalagens PET
  • Iremos continuar a aumentar a utilização de PET reciclado para as nossas garrafas e embalagens PET.
medidas
ALDI Newsletter

Não perca as nossas novidades!

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Lembrete

Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível? *

Por favor, preencha os campos em falta

Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.