1. Página inicial
  2. Responsabilidade
  3. Combate ao Desperdício Alimentar

Combate ao Desperdício Alimentar

A problemática e os desafios do desperdício alimentar

Todos os anos são desperdiçados cerca de 1/3 dos géneros alimentícios produzidos. O desperdício alimentar ocorre em toda a cadeia de abastecimento alimentar: durante a produção, transformação e distribuição, nas lojas mas também nas nossas casas (FAO 2019).

Redução do Desperdício Alimentar - menos significa mais

Produção e consumo sustentáveis 12

Enquanto retalhista, o combate ao desperdício alimentar é uma das nossas maiores preocupações. Implementamos um conjunto de medidas cujo principal objetivo é contribuir para o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 12 de reduzir para metade, até 2030, o desperdício de alimentos per capita a nível mundial. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 das Nações Unidas, definida em setembro de 2015, que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (sócio, económico, ambiental) a nível mundial.

 

Unidos contra o desperdício

Tendo consciência que o desperdício alimentar é um problema de todos e que a união faz a força, aderimos, em Janeiro de 2021, ao movimento "Unidos Contra o Desperdício".

"A adesão do ALDI ao Unidos Contra o Desperdício é para nós um grande orgulho. Poder contar com envolvimento de uma cadeia internacional com uma dimensão tão relevante e com uma preocupação tão concreta no combate ao desperdício alimentar é, sem qualquer dúvida, uma grande notícia."
- Francisco Mello e Castro do Movimento Unidos Contra o Desperdício -

As nossas medidas de Combate ao Desperdício Alimentar

245A1619

Fornecimento diário das nossas lojas
Fornecimentos diários garantem que os nossos produtos estão sempre frescos e disponíveis em quantidades suficientes, mas também que menos alimentos serão desperdiçados. Os responsáveis de loja usam um sistema de proposta de encomendas, que regista as mercadorias exatas necessárias e as encomendas em conformidade. Vários departamentos, como a Logística e as Compras, fornecem informações adicionais às lojas para garantir que o sistema faz sugestões fiáveis.

Foto ilha F&L

Venda a granel
Para que os nossos clientes possam comprar as quantidades que necessitam, vendemos a granel vários artigos, nomeadamente frutas e legumes, pão e pastelaria ou peixe e marisco congelado.

245A1598

Redução de preços e "Caixas de Sustentabilidade"
Apesar de um planeamento cuidadoso, por vezes, há produtos que não estão a ter a saída esperada. Nesse caso, reduzimos o preço desses bens alimentares, próximos da data limite de validade. Estes artigos são identificados com uma etiqueta especial ou colocados nas nossas "Caixas de Sustentabilidade".

245A1591w

Doação de excedentes alimentares
Eventuais excedentes alimentares são doados sempre que possível. Todas as lojas ALDI em Portugal contam com parcerias com instituições de solidariedade social, através das quais as nossas doações de excedentes alimentares chegam às populações locais. Os alimentos que já não podem ser comercializados, mas que ainda estão aptos para consumo são doados a estas instituições de solidariedade, que depois encarregam-se da sua distribuição. Atualmente, colaboramos com mais de 50 entidades parceiras a nível local e regional, entre as quais a AMI, o Banco Alimentar do Algarve, a CASA e a Re-Food e muitas outras.

Entidades parceiras

Formação de colaboradores e sensibilização de clientes

  • Datas de validade

Sabia que as datas de validade não são todas iguais? É por isso que damos formação aos nossos colaboradores e incentivamos os nossos clientes a saber interpretar e distinguir os diferentes conceitos. Desta forma, rentabilizamos o consumo dos bens alimentares e evitamos o desperdício.

Infografia

Associamo-nos a campanha de informação sobre as datas de validade dos produtos alimentares da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) "Saber a diferença, faz a diferença".

  • Dicas para seguir em casa
  1. Faça uma lista de compras e aponte o que precisa
  2. Organize os alimentos no seu frigorífico de acordo com a validade - para ter sempre o produto com a data de consumo mais curta logo à mão
  3. Saiba interpretar corretamente os diferentes conceitos de prazos de validade
  4. Aproveite as sobras das refeições para fazer uma nova refeição deliciosa
  • Receitas "Ideias de sobras"

É também em casa que se dá uma grande parte do desperdício de alimentos e por isso, publicamos, regularmente, receitas que mostram como transformar os ingredientes que sobram, em mais uma refeição.

Facebook

ALDI Newsletter

Não perca as nossas novidades!

Lembrete

Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível? *

Seleção de data *

Data do lembrete
2 dias antes
1 dia antes
No dia da oferta
Período
00:00
01:00
02:00
03:00
04:00
05:00
06:00
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.
div>

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Confirmação de lembrete

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Confirmação do endereço de email

Confirmação de número de telefone

Confirmação de email e número de telefone

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.