O setor de madeira sustentável

Troncos de árvores numa floresta – o sector de madeira sustentável no ALDI

O setor de madeira sustentável

A floresta é um ecossistema essencial e digno de proteção, constituindo um habitat vital para os seres humanos, flora e fauna. A floresta gera importantes reservatórios de água potável e desempenha um papel crucial nas alterações climáticas enquanto reservatório de carbono.

Para proteger e manter os recursos florestais a longo prazo, é importante assumir processos de gestão sustentáveis e efetivar o tratamento e reciclagem de produtos/embalagens de madeira e/ou fabricados à base de madeira. Importa referir também a necessidade de evitar a exploração ilegal e de proteger as florestas ameaçadas. As florestas tropicais, em particular, assumem uma relevância singular para o grupo empresarial ALDI Nord. Consequentemente, deverá existir responsabilização de processos na cadeia de valor de forma a proteger e manter um dos recursos mais valiosos do planeta Terra.

Lenços de papel, livros, material de escritório, móveis, brinquedos, artigos de jardim e de decoração: na nossa oferta comprometemo-nos a utilizar matérias-primas de cultivo sustentável certificado e/ou materiais reciclados, contribuindo, assim, para a proteção a longo prazo das florestas e ecossistemas naturais. O mesmo aplica-se a todas as embalagens (embalagens de venda, grupadas ou de transporte), bem como a artigos de madeira e/ou à base de madeira utilizados internamente (por exemplo, papel de fotocópia e de impressora, blocos de notas, papel higiénico).

Conversão dos produtos e embalagens de madeira e/ou à base de madeira para materiais reciclados e/ou certificados

Atualmente, o grupo empresarial ALDI Nord oferece uma grande variedade de produtos/embalagens de madeira e/ou à base de madeira com matéria-prima certificada. É nosso objetivo converter a oferta de produtos/embalagens de madeira e/ou à base de madeira para materiais reciclados e/ou sustentáveis e certificados. Além disso, privilegiamos - quando possível - a utilização de materiais reciclados.

A nossa Política Internacional de Compra de Madeira

A Política Internacional de Compra de Madeira é válida para todos os artigos nacionais e internacionais, de marca própria ALDI Nord, artigos de consumo próprio, bem como materiais de publicidade compostos pelos seguintes materiais:

  • Madeira (madeira maciça, materiais de madeira);
  • Celulose (papel, cartão);
  • Viscose e fibras à base de viscose;
  • Bambu.

    De forma a converter os artigos e embalagens de madeira/celulose, abrangidos pelo âmbito de aplicação da política de compra, para materiais sustentáveis, definimos, a nível internacional para o grupo empresarial ALDI Nord, os seguintes objetivos:
  • Até ao final de 2020, conversão a 100 por cento de produtos de madeira e/ou à base de madeira para qualidades certificadas sustentáveis. Para o efeito, aceitamos as normas do FSC® (FSC N002738), PEFC e do rótulo ecológico da UE (EU-Ecolabel);

  • Conversão de todos os produtos de e/ou à base de madeira tropical e produzidos em países de risco amfori BSCI, negociados a partir de 01/01/2018, para qualidades certificadas FSC;

  • Com efeito imediato e o mais tardar até ao final de 2020, conversão a 100 por cento de todas as embalagens de madeira e/ou à base de madeira (de venda, grupadas e de transporte) para qualidades certificadas sustentáveis e/ou materiais recicláveis;

  • Renúncia às tintas de impressão compostas por óleos minerais;

  • Privilegiamos a utilização de lixívia TCF (totally chlorine free) enquanto processo de branqueamento com menor impacto ambiental;

  • Verificações do tipo de madeira e da origem dos produtos, executadas por laboratórios independentes.

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Lembrete

Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível? *

Por favor, preencha os campos em falta

Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.