Algodão Sustentável

Planta do algodão – algodão sustentável no ALDI

Algodão Sustentável

Com dois terços, o algodão representa a maioria das fibras usadas em artigos de vestuário e de têxteis de lar comercializados pelo ALDI Nord. Mundialmente existem cerca de 250 milhões de pessoas em mais de 80 países envolvidas na produção de algodão, sendo que a maioria é originária de países emergentes e em desenvolvimento.

O algodão, sendo uma fibra natural, é um recurso renovável e inteiramente biodegradável. O seu cultivo está muitas vezes ligado a riscos sociais, económicos e ambientais nos países de origem.

Como um dos maiores retalhistas na Europa pretendemos apoiar uma produção sustentável em termos ambientais e sociais dos nossos produtos. Por isso promovemos o uso de algodão proveniente de um cultivo sustentável, para proteger recursos naturais e a saúde das pessoas que trabalham no cultivo do algodão.

Política de Compra de Algodão Sustentável

algodão

Em conjunto com os nossos parceiros comerciais, estamos empenhados em padrões sociais, ecológicos e económicos que permitam alcançar melhorias sustentáveis a longo prazo no cultivo de algodão.

Comprometemo-nos com o seguinte objetivo:

  • Até 2025, conversão de todo o algodão utilizado nos artigos de vestuário e têxteis do lar no ALDI Nord a nível internacional para algodão 100% sustentável

Atualmente, o ALDI Nord já oferece um conjunto de artigos têxteis com algodão certificado e apoia, assim, uma produção que respeita normas sociais e protege os recursos naturais. Para o efeito, aceitamos algodão certificado pelas normas Fairtrade, Global Organic Textile Standard (GOTS), Organic Content Standard (OCS) 100/blended, Better Cotton Initiative, Cotton made in Africa, bem como algodão reciclado.

Mais informações encontra aqui:

Encontre mais informações sobre as normas aqui:

Certificação conforme o Global Organic Textile Standard (GOTS)

O Global Organic Textile Standard (GOTS) define, internacionalmente, critérios uniformes e ambiciosos para o fabrico de têxteis de fibras naturais certificadas e produzidas de forma biológica, para toda a cadeia de abastecimento de têxteis. Estes critérios contemplam o cultivo biológico controlado das fibras, a produção sustentável em termos ambientais e sociais, bem como uma identificação uniforme dos produtos. Apenas produtos de têxteis, contendo no mínimo 70% de fibras naturais, produzidos de forma biológica, podem ser certificados conforme o GOTS. A certificação conforme o GOTS é feita por laboratórios independentes.
https://www.global-standard.org/

Logo des Global Organic Textile Standard  – Nachhaltige Baumwolle bei ALDI Nord

Organic Content Standard  (OCS)

O Organic Content Standard 100 (OCS 100) e o Organic Content Standard blended (OCS blended) permitem às empresas registar, com precisão, a percentagem de matéria-prima ecológica utilizada. O padrão é definido pela organização Textile Exchange (TE) e baseia-se nos requisitos da cadeia de custódia do TE Content Claim Standard (CCS). Este padrão pretende monitorizar a utilização das fibras naturais certificadas e produzidas de forma biológica (o cultivo é certificado de acordo com os requisitos da EU para agricultura biológica) até ao produto final. Ao contrário ao GOTS, o OCS não abrange requisitos quanto aos aditivos químicos utilizados e às orientações de gestão ambiental, bem como à responsabilidade social da empresa. Dependendo da proporção da fibra cultivada, em regime biológico, na mercadoria certificada, é utilizado o selo OCS blended (teor de, no mínimo, 5% fibras biológicas) ou o selo OCS 100 (teor de, no mínimo, 95% a 100% fibras biológicas).
http://textileexchange.org/integrity/

Logo des Organic Content Standard – Nachhaltige Baumwolle bei ALDI Nord

Fairtrade

As normas Fairtrade para algodão apenas se aplicam a organizações de pequenos agricultores ou agricultores contratados para o efeito. Com a iniciativa Fairtrade, a vida das famílias dos produtores de algodão é melhorada de forma sustentável. Pequenos agricultores, membros das cooperativas Fairtrade, apresentam rendimentos estáveis que possibilitam poupanças e investimentos. O comércio justo dá segurança aos agricultores, que podem vender o seu algodão por um preço mínimo garantido, o qual possibilita cobrir os custos da produção sustentável. Além disso, as cooperativas recebem prémios monetários que podem investir em projetos para a comunidade. De todos os participantes na cadeia de abastecimento adjacente é exigido o cumprimento das normas principais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), também aplicável em todas as etapas da produção.

https://sellocomerciojusto.org

https://www.fairtrade.net

Better Cotton Initiative (BCI)

Desde 2019 somos membros da Better Cotton Initiative (BCI). Os princípios fundamentais da BCI incluem, entre outros, a eliminação de pesticidas prejudiciais e o uso eficiente da água, a preservação da fertilidade do solo, bem como o cumprimento de critérios sociais como a proibição do trabalho infantil e/ou trabalho forçado.

Cotton made in Africa (CMiA)

A iniciativa Cotton made in Africa (CmiA) está empenhada em oferecer a pequenos agricultores em África a oportunidade de melhorarem as suas condições de vida e das suas famílias. O conceito da iniciativa baseia-se no princípio “ajudar os outros a ajudarem-se a si mesmos”. Através de formações em métodos de cultivo e de gestão, são transmitidos conhecimentos amplos para que sejam capazes de cultivar algodão de forma mais sustentável e de aumentar os seus rendimentos. Paralelamente estes métodos de cultivo contribuem para a proteção do ambiente e para melhorar a qualidade do algodão.

O selo representa um algodão sustentável e certificado proveniente da África subsariana, produzido sem irrigação, sem sementes geneticamente modificadas e sem determinados pesticidas nocivos. Trabalho infantil é proibido e são respeitadas outras normas da Organização Internacional de Trabalho (OIT).

Logo für Fairtrade Baumwolle – Nachhaltige Baumwolle bei ALDI Nord
bci
cmia

Facebook

O pixel do Facebook encontra-se neste momento desativado

ALDI Newsletter

Não perca as nossas novidades!

Lembrete

Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível? *

Seleção de data *

Data do lembrete
2 dias antes
1 dia antes
No dia da oferta
Período
00:00
01:00
02:00
03:00
04:00
05:00
06:00
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Confirmação de lembrete

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Confirmação do endereço de email

Confirmação de número de telefone

Confirmação de email e número de telefone

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.