Política de Compra de Chá

Plantações de chá verde - política de compra de chá no ALDI

Chá Sustentável

O chá é uma das mercadorias mais importantes a nível mundial. Os maiores países produtores são a China, Índia, Quénia e Sri Lanka. Os chás preto, verde, amarelo, branco, Oolong e Pu Ehr pertencem às variedades de chá verdadeiro. As mesmas são produzidas a partir de folhas, brotos de folhas e pedúnculos das plantas Camellia sinensis e Camellia assamica que contêm teína. A diferença entre estes chás prende-se apenas com o método de produção. Frutas, ervas e outras partes de plantas utilizadas em infusões não são chás no sentido mais estrito. No entanto, são designados, em língua corrente, como chás.

O sabor e a avaliação qualitativa de um produto natural como o chá dependem da experiência do provador. O chá é sujeito a variabilidades naturais: o clima, o cultivo, a colheita, o transporte e, naturalmente, o processamento e armazenamento influenciam muito a qualidade do produto final. O ALDI definiu, por isso, um critério próprio para as matérias-primas que vai além do estipulado por lei e que é utilizado na avaliação das várias qualidades de chá.

Conversão para Chá Sustentável no Âmbito de Produtos de Marca Própria

 Tasse Tee aufgebrüht mit feinsten Kräutern – Tee-Einkaufspolitik von ALDI Nord

Entre a matéria-prima e o produto final existem várias etapas de trabalho, nas quais não só devem ser garantidas as qualidades da matéria‑prima, como também deve ser assumida responsabilidade na cadeia de valor do chá. Mundialmente, 200 milhões de pessoas trabalham em plantações de chá.

Com o desenvolvimento e a implementação de normas sociais, económicas e ecológicas de sustentabilidade o grupo empresarial ALDI Nord, em conjunto com outras partes interessadas, enfrenta alguns desafios. Desde 2008 participamos na amfori Business Social Compliance Initiative (BSCI) e estamos comprometidos ativamente em condições de trabalho seguras e justas na cadeia de abastecimento.

O Código de Conduta amfori BSCI é parte integrante das nossas relações comerciais e obriga os nossos fornecedores e produtores a assumir responsabilidade social.

Conversão para Chá Certificado no Âmbito de Produtos de Marca Própria

Mediante a utilização de chá certificado assumimos, já hoje em dia, o nosso compromisso de aumentar a oferta de artigos de chá sustentável. Desde o final de 2016, em todo o grupo empresarial ALDI Nord, 50 por cento das quantidades de chá preto e chá verde utilizados nos produtos de marca própria têm uma certificação de sustentabilidade.

Infografik über die Zielsetzung – Tee-Einkaufspolitik von ALDI Nord

A Nossa Política Internacional de Compra de Chá

O grupo empresarial ALDI Nord está representado em nove países europeus com mais de 70 sociedades regionais. Os nossos requisitos e objetivos internacionais para artigos de chá são definidos para o grupo empresarial ALDI Nord, de forma vinculativa, na nossa Política Internacional de Compra de Chá. Nesta mesma política assumimos o compromisso de apoiar o cultivo de chá e de produtos comparáveis ao chá e melhorar, a longo prazo, as condições de trabalho e de vida dos agricultores de chá e das suas famílias.

Para aumentar a proporção de chá e de produtos comparáveis ao chá, com uma certificação de sustentabilidade, estabelecemos os seguintes objetivos internacionais:

Até final de 2018, iremos proceder à conversão de 80 por cento das quantidades de chá preto e verde, utilizados nos nossos produtos de marca própria, para chá com uma certificação de sustentabilidade, em todos os países ALDI Nord.

Além disso, pretendemos até ao final de 2018 proceder à conversão de 30 por cento e até ao final de 2020 de 40 por cento das quantidades de chá de ervas e de frutas – desde que estejam disponíveis na qualidade pretendida na origem – para matérias-primas sustentáveis certificadas. Para o efeito, aceitamos as normas Rainforest Alliance, Fairtrade, UTZ, UEBT/UTZ ou Bio.

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Lembrete

Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível? *

Por favor, preencha os campos em falta

Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.