Política de Compra de Pescado

Um barco de pesca no mar: Política de compra de pescado no ALDI

Peixe e Marisco

Dados recentes (1) demonstram a importância crescente do setor das pescas para a alimentação da população mundial e destacam os desafios associados à gestão sustentável dos oceanos enquanto recurso. Por exemplo, a quantidade de peixe e de marisco de captura selvagem corresponde a 93,4 milhões de toneladas por ano. Paralelamente, 73,6 milhões de toneladas de peixe e marisco são produzidos anualmente em aquicultura a nível mundial.

Populações Sobreexploradas

Atualmente, cerca de um terço (31,4 por cento) de todas as populações de peixes são sobreexploradas. A utilização de determinadas artes de pesca ou a pesca ilegal continuam a contribuir para o aumento das populações ameaçadas pela pesca excessiva. O pescado proveniente de aquicultura pode ser uma alternativa. Contudo, os recursos utilizados para a sua produção nem sempre são os mais sustentáveis. A isto se acrescenta o facto de que cada vez mais consumidores procuram informações adicionais sobre a origem das matérias-primas.

Uma Política Sustentável de Compra de Pescado

A utilização cautelosa e sustentável dos recursos naturais é parte integrante da Política de Responsabilidade Empresarial ALDI Nord. Através da nossa Política de Compra de Pescado, implementamos medidas que contribuem para a proteção das populações marinhas e ecossistemas dos oceanos, a promoção do bem-estar animal e a melhoria das condições laborais na indústria das pescas.

A ALDI Portugal está contudo ciente do facto de uma transição sólida ser apenas possível se este projeto for abraçado de forma progressiva. Em estreita colaboração com os nossos fornecedores, daremos um contributo para a preservação destes recursos.

Os nossos objetivos e medidas

I. Aumentar a percentagem de produtos de pescado sustentável e proteger as espécies ameaçadas

  • Captura Selvagem:
    Continuamos a aumentar a aquisição de matéria-prima certificada pelo MSC (Marine Stewardship Council) para os artigos de pescado do nosso stock permanente e ofertas limitadas. Todos os artigos de bacalhau terão uma certificação MSC até ao final de 2018.

  • Aquicultura:
    Continuamos a aumentar a aquisição de matéria-prima certificada pelo ASC (Aquaculture Stewardship Council), pelo selo BIO da UE ou pela GLOBALG.A.P para os artigos de pescado do nosso sortido permanente e stock limitado.

  • Produção Sustentável:
    Uma certificação completa e contínua não é possível para determinadas espécies. Nestes casos, trabalhamos em estreita colaboração com os nossos fornecedores para garantir a viabilidade de uma certificação futura e para apoiar, através de medidas alternativas, uma produção sustentável.

  • Atum:
    Definimos medidas alternativas para a aquisição de artigos de atum que não detenham uma certificação MSC e obrigamos os nossos fornecedores ao cumprimento das mesmas.

  • Exclusão de Espécies:
    Excluímos do nosso sortido determinadas espécies cujas populações se encontrem ameaçadas ou que não correspondam aos requisitos das nossas verificações de sustentabilidade.

  • Observância de Normas Sociais:
    Comprometemo-nos com a promoção de condições laborais justas e seguras em toda a cadeia de abastecimento. O cumprimento destas medidas pelos nossos fornecedores é obrigatório e estipulado contratualmente.

II. Rastreabilidade

Os nossos fornecedores têm de garantir, obrigatoriamente e a qualquer momento, a rastreabilidade completa de toda a cadeia de abastecimento dos produtos.

III. Declarações nos produtos

Através da rotulagem de artigos de pescado ALDI (ver imagem), os nossos clientes têm acesso a informações sobre a origem dos produtos. As informações fornecidas vão além do mínimo estipulado por lei.

Política de Compra de Pescado

O Nossos Compromisso

Verificação da Cadeia de Abastecimento

Temos consciência que a implementação de processos que asseguram uma política de compra de pescado sustentável em toda a cadeia de abastecimento é um processo complexo. Enquanto empresa com uma atuação responsável, a ALDI Portugal tem o objetivo de definir e adotar medidas adequadas que garantam a possibilidade de as gerações futuras poderem igualmente usufruir destes recursos. Este processo é sempre realizado em estreita colaboração com os nossos fornecedores, peritos e outras partes interessadas. Pretendemos continuar a responder a uma procura cada vez mais elevada de produtos de peixe e marisco de aquicultura produzidos de forma responsável.

Verificação Sistemática

Comprometemo-nos a verificar, de forma regular, os objetivos e medidas aplicáveis no processo de compra de artigos de pescado e iremos, quando aplicável, definir novos objetivos e medidas. A Política de Compra de Pescado define o quadro de ação vinculativo para os nossos parceiros comerciais.

Para mais informações, consulte a nossa:

Encontre aqui mais informações sobre os nosssos parceiros e respetivas normas:

  • Aquaculture Stewardship Council (ASC):
    O Aquaculture Stewardship Council (ASC) é uma organização independente sem fins lucrativos e de influência global. Foi fundada em 2010 pelo World Wide Fund for Nature (WWF) e pela Sustainable Trade Initiative (IDH). O ASC tem como objetivo tornar a aquicultura mais sustentável. Para o efeito, ambientalistas, representantes governamentais, piscicultores e outros grupos de interesse desenvolveram, em conjunto, as normas ASC para uma aquicultura responsável em termos ambientais e sociais. Após uma verificação bem sucedida por parte de um instituto de certificação independente, os fornecedores recebem o certificado e podem utilizar o logótipo ASC.

  • Selo EU-Bio:
    Todos os produtos de peixe e de marisco com selo EU-Bio são produzidos e controlados conforme requisitos legais da UE. O selo EU-Bio representa qualidade de água controlada, respeito pelos habitats naturais e ração animal certificada EU-Bio, entre outros.
  • GLOBALG.A.P.:
    GLOBALG.A.P. é uma organização privada, que desenvolve, desde finais dos anos 1990, ao nível mundial normas voluntárias para certificação de produtos agrícolas. Estas normas abrangem a redução dos impactos negativos ambientais pela agricultura, a redução de utilização de medicamentos e produtos fitofarmacêuticos químicos e a implementação de medidas para a segurança e saúde dos animais e do homem. Na área do pescado, as explorações de aquicultura podem ser certificadas pela GLOBALG.A.P..
  • Marine Stewardship Council (MSC):
    O Marine Stewardship Council (MSC) é uma organização sem fins lucrativos que gere o selo internacionalmente reconhecido MSC para pescado de captura selvagem sustentável. Para obter o selo MSC, a pesca tem de passar uma avaliação conforme a norma ambiental MSC e cumprir a mesma. Também produtores e comerciantes são verificados, regularmente, por empresas de certificação independentes caso pretendam vender pescado com o selo azul. Desta forma, os consumidores têm a certeza que o pescado provém de uma pesca sustentável que respeita as normas do MSC.

(1) Relatório SOFIA (The State Of World Fisheries And Aquaculture) da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), Julho de 2016,

ALDI Newsletter

Não perca as nossas novidades!

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Lembrete

Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível? *

Por favor, preencha os campos em falta
Por favor, preencha os campos em falta
Data do lembrete
2 dias antes
1 dia antes
No dia da oferta
Período
00:00
01:00
02:00
03:00
04:00
05:00
06:00
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.