1. Home
  2. Países
  3. Belgien/Luxemburg

Otimizar as embalagens e a eficiência energética - ALDI Bélgica e ALDI Luxemburgo

Optimising packaging and energy efficiency – ALDI Belgium and ALDI Luxembourg

A ALDI Bélgica e a ALDI Luxemburgo têm uma visão holística da sustentabilidade, que vai desde as embalagens sustentáveis ao desperdício alimentar, passando pelas estratégias de energias renováveis e pela promoção de uma alimentação saudável.

Para mais informações sobre as empresas ALDI Bélgica e ALDI Luxemburgo, por favor visite o perfil dos países no nosso Relatório de Sustentabilidade de 2021.

O perfil da ALDI Bélgica

Empresas regionais 7
Lojas 447
Total de colaboradores ALDI 8322
Ano de entrada no mercado 1976
Página web www.aldi.be

O perfil da ALDI Luxemburgo

Empresas regionais 1
Lojas 18
Total de colaboradores ALDI 191
Ano de entrada no mercado 1991
Página web www.aldi.lu

Progresso dos objetivos nacionais em 2022

Cliente & Produto

Descrição dos objetivos

Âmbito de aplicação

Status quo em 2022 & progressos

ODS

50% de todas as embalagens de bebidas PET feitas em material reciclado até 2024

Até ao final de 2021, 25% das nossas embalagens de bebidas PET serão feitas de PET reciclado. Até ao final de 2024, serão 50%.

Em curso. Média de 20% rPET (PCR) ou 23% rPET (PCR e PIR) em garrafas de bebida PET.

SDG 12

Implementação do saco de rede reutilizável para frutas e legumes em todas as lojas da Bélgica e Luxemburgo em 2023

Sacos reutilizáveis para frutas e legumes.

Objetivo alcançado. O saco reutilizável foi introduzido em abril de 2023. 

SDG 12

Implementação do saco reutilizável para pão e pastelaria em todas as lojas da Bélgica e Luxemburgo em 2022

 

Saco reutilizável para produtos de pastelaria.

Objetivo alcançado. O saco reutilizável foi introduzido em Abril de 2023. 

SDG 02

Rotular 1000 produtos de marca própria com o Nutri-Score na Bélgica e Luxemburgo em 2022

Produtos de marca própria no sortido.

Objetivo alcançado. 1128 artigos rotulados no final de 2022.

SDG 02

Até final de 2022, 100% dos nossos produtos à base de carne deverão ter o ALDI Transparency Code (ATC)

Rotulagem de todos os produtos de marca própria
que contenham pelo menos 5% de carne com o ATC (carne fresca, carne enlatada, produtos refrigerados e congelados à base de carne e refeições preparadas).

Projeto contínuo. Em 2022, 94,4% dos nossos produtos à base de carne foram rotulados com o ALDI Transparency Code (ATC), um aumento em 5% em comparação com o ano anterior.

Até ao final de 2023, aumentar em 23% o número total de lojas na Bélgica e no Luxemburgo que colaboram com instituições de solidariedade ou bancos alimentares e que doam excedentes alimentares semanalmente (final de 2022: 297 lojas (67%) - 366 lojas (80%) previstas para 2023)

Lojas na Bélgica e no Luxemburgo.

Novo objetivo. No final de 2022, 297 lojas (67%) colaboraram com instituições de solidariedade ou bancos alimentares e doam excedentes alimentares semanalmente.

SDG 12
Clima & Ambiente

Descrição dos objetivos

Âmbito de aplicação

Status quo em 2022 & progressos

ODS

Aumento de 35% no número de lojas belgas e luxemburguesas com painéis solares até o final de 2022 (ano base: 2021)

Aumentar o rácio de lojas ALDI equipadas com sistemas fotovoltaicos através da expansão contínua.

Objetivo não atingido. Temos 127 lojas com painéis solares (111 em 2021), um aumento de 14%.

SDG 07

Aumento de 10% nas lojas com tecnologia de recuperação de calor até ao final de 2022 (2021: 141 lojas – cerca de 15 planeadas em 2022)

Introdução da tecnologia de recuperação de calor em mais lojas, levando à eliminação do gás natural para aquecimento, reduzindo as emissões de CO2.

Objetivo alcançado. Temos 164 lojas com recuperação de calor (141 em 2021), um aumento de 16%.

SDG 07

Aumento de 45% nas lojas com tecnologia de refrigeração a CO2 até ao final de 2022. (2021: 44 lojas – cerca de 20 planeadas em 2022)

Introdução da tecnologia de refrigeração de CO2 em mais lojas, levando à eliminação de refrigerantes sintéticos e substituição por refrigerantes naturais, reduzindo as emissões de CO2.

Objetivo alcançado. Temos 67 lojas com tecnologia de refrigeração (44 em 2021), um aumento de 52%.

SDG 07

Instalação de 130 pontos de carregamento para veículos elétricos nos centros de distribuição e sede na Bélgica em 2022

Introdução de estações de carregamento elétrico, levando a uma maior utilização de veículos elétricos, reduzindo as emissões de CO2.

Objetivo alcançado. Instalámos 130 pontos de carregamento eléctrico.

SDG 07

00:00
01:00
02:00
03:00
04:00
05:00
06:00
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

 

     

regions.regionSwitchHeadline

regions.regionSwitchText
regions.regionSwitchTextExplicitSwitch