Como parte do nosso programa de CR1, estabelecemos metas claras para todas as áreas, incluindo os temas de enfoque:
Descrição dos objetivos |
Âmbito de aplicação |
Status quo em 2022 & progressos |
ODS |
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20% menos material de plástico virgem em embalagens de marcas próprias até 2025 |
Redução em 20% do peso total de embalagens de marcas próprias de plástico virgem no ALDI Nord (excluem-se embalagens para frutas e legumes) – em proporção às vendas – até ao final de 2025 (o mais tardar, ano de referência: 2020). |
Projeto contínuo. Em comparação com o ano de 2020, foi utilizado menos de 11% de plástico virgem no final de 2022. |
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30% de material reciclado em embalagens de marcas próprias de plástico até 2025 |
30% de material reciclado em embalagens de marcas próprias de plástico até 2025 (o mais tardar e em média). |
Projeto contínuo. 15% de material reciclado nas embalagens de marcas próprias no final de 2022. |
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Materiais 100% sustentáveis certificados e/ou reciclados para todas as embalagens primárias até ao final de 2020 |
Conversão de todas as embalagens primárias de produtos recentemente adquiridos no ALDI Nord para materiais sustentáveis certificados (FSC®, PEFC™, rótulo ecológico da UE ou normas comparáveis) ou que contenham mais de 70% de materiais reciclados, em função da disponibilidade até ao final de 2020. O requisito refere-se a todos produtos de marca própria dentro do sortido permanente, produtos sazonais e produtos de ação. |
A meta foi retirada devido à criação de requisitos mais restritos para embalagens de papel/cartão. |
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Embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis, ou compostáveis até ao final de 2025 |
100% das embalagens de marca própria reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis em todas as empresas ALDI até ao final de 2025. |
Projeto contínuo. No final de 2022, 67% das embalagens eram reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. |
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15% menos de embalagens até ao final de 2025 |
Redução do peso total do material de embalagem de marca própria no ALDI Nord (excluindo frutas e produtos hortícolas) em 15% – proporcional às vendas - até ao final de 2025 (ano base 2020). |
Projeto contínuo. Em comparação com o ano de 2020, usámos 14% menos embalagens no final de 2022. |
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Sacos de rede reutilizáveis para frutas e legumes |
Lançamento de sacos de rede reutilizáveis para frutas e legumes em todas as lojas das empresas ALDI. |
A meta foi retirada. Devido a razões técnicas, não é possível indicar novo prazo para implementação. |
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Eliminar os sacos de plástico de utilização única (p. ex., sacos de plástico com alças com até 60µ) para todo o grupo das empresas ALDI Nord, o mais tardar até ao final do 1.º trimestre de 2024* |
Sacos de plástico de utilização única na caixa (por exemplo, sacos de plástico com alças, exceto sacos com alças para frutas e legumes). Resistência dos sacos no âmbito: sacos com < 60µ. |
Em curso. Ano da meta adaptado. No final de 2021, a meta estava prestes a ser atingida. Devido à pandemia de Covid-19 e ao conflito na Ucrânia, houve problemas na cadeia de abastecimento. O saco foi reintroduzido. |
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100% das referências de frutas e legumes biológicos sem embalagem ou com embalagem mais amiga do ambiente até ao final de 2023 |
100% dos artigos de frutas e legumes biológicos sem embalagem ou com embalagem mais amiga do ambiente em todas as empresas ALDI até ao final de 2023. A utilização de plástico deve ser reduzida até a um mínimo – considerando a qualidade de produto e o desperdício alimentar. |
Projeto contínuo. Não foram identificadas alterações significativas em relação ao ano de 2021 devido a desafios identificados na cadeia de abastecimento de matérias-primas e embalagens sustentáveis. |
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Oferta de pelo menos 40% de referências de frutas e legumes sem embalagem até ao final de 2025 |
Oferta de pelo menos 40% de referências de frutas e legumes sem embalagem nas lojas de todas as empresas ALDI até ao final de 2025. No caso de artigos que necessitam de uma embalagem, serão utilizados somente embalagens sustentáveis e amigas do ambiente. |
Projeto contínuo. A ALDI Portugal já tem 50% de artigos não embalados na gama das frutas e legumes. A ALDI Polónia tem 71% de fruta não embalada e 75% de legumes não embalados. |
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Otimizar** a composição de 100% dos produtos para crianças até ao final de 2025* |
Sortido permanente de produtos alimentares de marca própria ALDI que são produtos para crianças, de acordo com a definição ALDI Nord. |
Projeto contínuo. A implementação está em curso em todos os países. |
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Evitar a publicidade (‘off-product’) de escolhas pouco saudáveis e promover produtos mais saudáveis para crianças nos nossos folhetos, páginas web e social media até ao final de 2023* |
Evitar a publicidade (‘off-product’) de produtos pouco saudáveis*** para crianças e promover produtos saudáveis (incluindo frutas e legumes) em todas as empresas ALDI até ao final de 2023 (excluindo ofertas especiais, como p. ex. no Natal). |
Projeto contínuo. A implementação está em curso em todos os países. |
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Evitar a publicidade em produtos (‘on-product’) para crianças e promover um sortido e produtos mais saudáveis para crianças até ao final de 2025* |
Evitar a publicidade em produtos (‘on-product’) pouco saudáveis*** para crianças e promover produtos saudáveis (incluindo frutas e legumes) em todas as empresas ALDI até ao final de 2023 (excluindo ofertas especiais, como p. ex. no Natal). |
Projeto contínuo. A implementação está em curso em todos os países. |
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Rotulagem específica de artigos para crianças de marca própria o mais tardar até 2025* |
Rotulagem e orientação claras para os produtos para crianças de marca própria até ao final de 2025. |
Projeto contínuo. |
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Cooperar com pelo menos um parceiro a nível nacional ou internacional na gama de produtos para crianças até ao final de 2021 |
Cooperação com fornecedores, organizações e peritos para melhorar as atuais gamas de produtos para crianças e para procurar produtos inovadores em todas as empresas ALDI até final de 2021. |
Objetivo retirado. Com base em discussões internas, foi decidido concentrar-se na otimização dos produtos e nas restrições de comercialização. |
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Composição nutricional melhorada em 100% das categorias de produtos definidas até ao final de 2022 |
Melhorar os produtos através de uma composição nutricional otimizada (por exemplo, reduzir sal, açúcar ou gordura, ou aumentar o teor de fibra) e oferecer gamas de produtos fiáveis aos clientes com necessidades dietéticas especiais nas gamas de produtos de pequeno-almoço, laticínios, artigos de conveniência refrigerados, congelados e bebidas não-alcoólicas em todas as empresas ALDI até ao final de 2022. |
Objetivo retirado. Devido a uma reorganização interna, o objetivo foi retirado. No entanto, as primeiras optimizações já foram concluídas e continuarão a ser seguidas internamente. |
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Registar 100% das marcas próprias ALDI com o rótulo Nutri-Score até final de 2024 |
Âmbito de aplicação: Todas as marcas próprias de produtos alimentares. Fora do âmbito: Exceções justificadas definidas internamente. A definição das exceções baseia-se, entre outras coisas, nas expetativas dos clientes. |
Implementação em curso em todos os países. |
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Melhorar a rotulagem e comunicar o valor acrescentado em termos de sustentabilidade |
Melhorar a rotulagem e comunicar valor acrescentado em termos de sustentabilidade, como o bem-estar animal, vegan, melhor rotulagem nutricional e projetos sociais em todas as empresas ALDI. |
Objetivo retirado. Este objetivo foi sistematicamente integrado nos nossos requisitos e especificações. Para cada tópico, serão tomadas outras medidas para melhorar a rotulagem e o valor acrescentado sustentável. |
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Aumentar o sortido biológico |
Identificar as lacunas no sortido de produtos biológicos em cada país ALDI e em cada gama, e listar os produtos em falta. |
Objetivo em revisão. Devido ao realinhamento estratégico em curso, o objetivo está a ser revisto. |
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Aumentar o sortido de artigos vegetarianos e vegan |
Aumentar a gama de produtos vegetarianos e vegan, incluindo a certificação (por exemplo, rótulo V-Label) em todas as empresas ALDI. |
Objetivo em revisão. Devido ao realinhamento estratégico em curso, o objectivo está a ser revisto. |
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Implementar em 100% das lojas uma parceria para reduzir o desperdício alimentar até ao final de 2021**** |
Integrar 100% de todas as lojas ALDI em cooperações (com por exemplo, Banco Alimentar, Too Good To Go) para reduzir o desperdício alimentar até 2021. O objetivo é alcançado logo que cada loja trabalhe regularmente***** com um ou mais parceiros potenciais definidos. |
Parcialmente atingido. O objetivo foi alcançado em Portugal, na Dinamarca, na Polónia e na Alemanha. Nos restantes países, os desafios nacionais impedem uma implementação a 100% (incluindo infra-estruturas e acessibilidade de algumas lojas, viabilidade para parceiros de doação e outras prioridades estratégicas). Estão atualmente a ser avaliadas novas medidas para reduzir ainda mais o desperdício alimentar nas nossas lojas. |
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Desenvolver gamas de produtos regionais em cada país ALDI até ao final de 2021 |
Desenvolvimento de gamas de produtos regionais em cada país ALDI até ao final de 2021. Âmbito: frutas e legumes, lacticínios, carne fresca e peixe. |
Objetivo eliminado. Devido a uma reorganização interna, o objetivo foi retirado. |
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Oferecer alternativas 100% vegetarianas e vegan aos laticínios, carne, peixe e ovos (rotuladas com V-Label/Green Heart) com soja europeia e/ou certificada até ao final de 2024 |
Os produtos são considerados à base de soja se a soja for um ingrediente primário e/ou relevante. A proteína texturizada de soja (TSP) também está incluída no âmbito. As certificações e padrões aceites são RTRS, Pro Terra, ISCC+, SFAP Non-Conversion, CRS, BFA, Danube/Europe Soy, Cargill Triple S, ADM Responsible Soy Standard, Bunge Pro S. |
Projeto em curso. 63,9% das alternativas vegetarianas e vegan à base de soja aos produtos lácteos, carne, pescado e ovos (rotuladas com V-Label) foram produzidas com soja europeia e/ou certificada até ao final de 2022. |
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Compensação de todas as emissões de CO2e dos artigos vegan alternativos à carne, peixe e laticínios comprados internacionalmente no ALDI Nord (com certificação V-Label) até ao final de 2023 |
Alternativas vegan à carne, peixe e laticínios rotuladas com a V-Label adquiridas pelo Departamento de Compras Internacionais. O âmbito também inclui variedades vegetarianas se estas fizerem parte de um sortido na qual são oferecidos produtos vegan. |
Objetivo eliminado. Com base em discussões internas, foi decidido abster-se da compensação de todas as emissões de CO2e para produtos comprados internacionalmente no ALDI Nord. |
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* Ano do objetivo adaptado.
** A otimização é realizada com base no modelo de perfil nutricional da OMS.
*** Produtos que não cumprem o modelo de perfil nutricional da OMS.
*** Em atualização para comunicação em 2024.
**** Regularmente significa permitir a redistribuição dos excedentes alimentares com a maior frequência possível de ambos os lados.
Descrição dos objetivos |
Descrição e âmbito |
Status quo em 2022 e próximos passos |
ODS |
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Flores e plantas 100% certificadas |
Monitorizar continuamente a quota de plantas e flores sustentáveis certificadas (por exemplo, GLOBALG.A.P. em combinação com GRASP ou padrões alternativos) em todas as empresas ALDI. |
Projeto contínuo. Na próxima fase, iremos concentrar-nos em harmonizar a abordagem de monitorização em todos os países para obter dados mais confiáveis que permitirão uma declaração clara sobre o status da meta. |
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Avaliação social de 100% dos produtores de frutas e legumes* |
Monitorizar continuamente a percentagem de frutas e legumes sustentáveis certificados (p. ex., GLOBALG.A.P. em combinação com GRASP ou normas alternativas) em todas as empresas ALDI. |
Projeto em curso. A certificação de frutas e legumes é um requisito interno para os nossos fornecedores para países de médio e alto risco. Aceitamos, por exemplo, as normas GRASP, Rainforest Alliance, Fairtrade, pelo que assumimos que já estamos a 100%. As próximas etapas irão concentrar-se na monitorização e verificação do requisito. Para isso, estamos a desenvolver um sistema de monitorização até o final de 2024. |
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Alargamento dos critérios de bem-estar animal |
Expansão contínua dos sistemas de teste e de certificação e das normas internas em todas as empresas ALDI, indo além dos requisitos legais e incluir aspetos de bem-estar animal. |
Objetivo eliminado. A comparação do tópico de bem-estar animal a nível internacional está a revelar-se difícil. |
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Algodão 100% sustentável até ao final de 2025 |
Utilização de algodão sustentável (por exemplo, GOTS, OCS 100/blended, Fairtrade, algodão reciclado, BCI ou CmiA) para todo o vestuário e têxteis para o lar em todas as empresas ALDI até ao final de 2025. |
Projeto em curso. Atingimos 90,6% de algodão sustentável certificado até ao final de 2022. Um aumento de 8,6 pontos percentuais em comparação com o ano anterior. |
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Continuar a implementar Avaliações de Responsabilidade Corporativa dos fornecedores (Corporate Responsibility Supplier Evaluation - CRSE) |
Implementar a Corporate Responsibility Supplier Evaluation (CRSE) em todas as cadeias de abastecimento de alto risco até 2027. |
Em revisão. Com base na (futura) análise de risco na cadeia de abastecimento ALDI, a decisão de uma nova implementação da CRSE noutras cadeias de abastecimento será finalizada em 2023. |
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Compromisso de eliminar a desflorestação e a conversão das nossas cadeias de abastecimento de alta prioridade até 31 de dezembro de 2030 |
Para todas as dez cadeias de abastecimento relacionadas com a desflorestação: óleo de palma, soja, cacau, café, madeira, embalagens de cartão/papel, banana, carne bovina, coco e cana-de-açúcar.** |
Em curso. A carne bovina do Brasil foi excluída das nossas cadeias de abastecimento em 2023. Próximo passo: Cana-de-açúcar e coco. A futura legislação da UE sobre desflorestação não abrange estas cadeias de abastecimento. |
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Publicar os nomes e endereços dos fornecedores principais das nossas cadeias de abastecimento de produtos alimentares de alto risco, baseado na nossa análise de risco de sustentabilidade, até ao final de 2022 |
São incluidos os fornecedores de primeiro nível das nossas cadeias de abastecimento alimentar de alto risco em 2021. |
Objetivo alcançado. A lista, que será atualizada regularmente, pode ser consultada aqui. |
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Identificação dos impactos nos direitos humanos e implementação de relatórios transparentes em conformidade com a nossa estratégia de diligência devida |
O nosso objetivo é realizar e publicar até 12 Human Rights Impact Assessment (HRIA)*** até ao final de 2025, pelo menos uma em cada cadeia de abastecimento de elevada prioridade identificada na nossa Análise de Risco sobre os Direitos Humanos (Human Rights Risk Analysis).
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Em curso. Já realizámos 3 HRIAs. Estas HRIAs incluem informações sobre as seguintes cadeias de abastecimento: pescado, chá de Assam (Índia), e citrinos de Múrcia e Valência (Espanha). Continuaremos com novas HRIAs em 2023. |
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Estabelecimento de mecanismos de reclamações que atendam aos requisitos dos UNGPs nas nossas cadeias de abastecimento de alto risco até 2025 |
Implementar mecanismos de reclamação em cadeias de abastecimento identificadas na nossa análise de risco de sustentabilidade até 2025. |
Projeto contínuo. Atualmente, estamos a trabalhar com outras partes interessadas para estabelecer e fortalecer os mecanismos de reclamação. Esse compromisso inclui a participação no projeto piloto ‘Speak for Change’ da amfori e de outras iniciativas. Estamos a analisar iniciativas adicionais, projetos-piloto e ferramentas para expandir o âmbito. As nossas primeiras conclusões, bem como informações adicionais estão disponível aqui, no ponto "4.Mecanismos de reclamações". |
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100% de transparência em todos as substâncias químicas utilizadas em todos os locais produção com processos húmidos usados para a produção de mercadoria ALDI até 2024 |
O objetivo abrange todos os locais produção com processos húmidos em países de risco utilizados para a produção de têxteis e calçado ALDI. |
Em curso. Os trabalhadores dos locais de produção com processos húmidos estão a receber formação e a familiarizar-se com os novos processos, de modo a poderem comunicar corretamente os produtos químicos utilizados. |
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* Eliminação do prazo "até ao final de 2023", uma vez que este objetivo já deveria ter sido alcançado e a principal tarefa é a verificação em curso.
** Âmbito de aplicação ampliado.
*** O Human Rights Impact Assessment (HRIA) é um processo para compreender e identificar sistematicamente de que forma as atividades específicas da cadeia de abastecimento podem afetar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente. Fornece informações sobre os principais riscos para os direitos humanos e as suas causas profundas e inclui a perspetiva dos titulares de direitos relevantes.
Descrição dos objetivos |
Descrição e âmbito |
Status quo em 2022 e próximos passos |
ODS |
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Redução das emissões de gases com efeito estufa em 55% até ao final de 2030 (ano de referência- 2020) |
Redução absoluta de 55% das emissões de gases com efeito de estufa (Scope 1 & 2) em todas as empresas ALDI até ao final de 2030, em comparação com o ano de referência de 2020 (scienced-based target). |
Em curso. Redução de 23,2% das emissões de gases com efeito de estufa em 2022, em comparação com o ano de referência de 2020. O foco foi o aumento da eficiência e as fontes de energia renováveis. |
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O ALDI Nord incentiva fornecedores estratégicos, responsáveis por 75% das emissões nas cadeias de abastecimento, a estabelecerem metas de redução com base científica até 2024 |
Comprometer os nossos fornecedores que representam pelo menos 75% das emissões de bens e serviços adquiridos (Âmbito 3) a definir os seus próprios objetivos de redução com base científica até 2024. |
Em curso. Em 2022, atingimos 34% do objetivo. |
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Aumento da percentagem das lojas ALDI equipadas com instalações fotovoltaicos através de expansão contínua |
Todas as novas lojas serão equipadas com painéis fotovoltaicos. Os sistemas serão instalados em todas as lojas onde for tecnicamente possível e economicamente viável. |
Em curso. Quase todas as novas lojas foram equipadas com sistemas fotovoltaicos (na Alemanha, 80 lojas em 2022). O próximo passo é continuar a equipar os novos edifícios com sistemas fotovoltaicos. |
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Instalar pelo menos 500 postos de carregamento rápido para veículos eléctricos nas nossas lojas até ao final de 2024 |
Instalar pelo menos 500 postos de carregamento rápido (entre 50 e 150 kW) para veículos eléctricos nas nossas lojas até ao final de 2024; equipar todas as lojas sempre que tal seja tecnicamente e economicamente viável. |
Novo objetivo. O projeto será lançado em 2023. |
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Todas as metas, incluindo as metas específicas de cada país, estão disponíveis em forma consolidada como um PDF separado.
1 Cada empresa ALDI pode definir metas individuais que podem ir além do padrão estabelecido pelo ALDI Nord. Se os requisitos legais nacionais num dos países ALDI estabelecerem requisitos mais altos do que os objetivos publicados aqui, esses requisitos serão executados no respectivo país.