Proporção de artigos de marca própria certificados pelo MSC, ASC, GLOBALG.A.P. ou com o logótipo biológico (UE), em comparação com o número total de produtos de pescado, discriminado por norma de certificação (em %)1
Em 2022, cerca de 60% dos nossos artigos de pescado de marca própria foram certificados com uma das seguintes normas de sustentabilidade: a maior parte recebeu a norma de certificação MSC (cerca de 62%), seguida da certificação ASC (cerca de 29%), da certificação GLOBALG.A.P. (cerca de 12%) e produtos com o logótipo biológico da UE (cerca de 3%).
2020 |
2021 |
2022 |
|||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Total |
dos quais |
dos quais |
dos quais |
dos quais |
Total |
dos quais |
dos quais |
dos quais |
dos quais |
Total |
dos quais |
dos quais |
dos quais |
dos quais |
|
Bélgica/Luxemburgo2 |
74,3 |
71,4 |
29,3 |
9,0 |
0,8 |
76,8 |
64,2 |
26,4 |
3,8 |
1,9 |
81,4 |
63,2 |
31,6 |
3,5 |
3,5 |
Dinamarca |
88,9 |
58,9 |
30,4 |
16,1 |
– |
71,6 |
67,2 |
29,3 |
5,2 |
1,7 |
71,63 |
67,23 |
29,33 |
5,23 |
1,73 |
França |
54,1 |
70,6 |
25,4 |
4,8 |
4,0 |
57,2 |
61,2 |
31,3 |
4,8 |
3,4 |
57,5 |
63,4 |
35,9 |
3,1 |
2,3 |
Alemanha |
85,8 |
53,4 |
25,2 |
27,6 |
4,3 |
83,9 |
51,2 |
32,1 |
24,1 |
4,9 |
78,4 |
50,4 |
25,2 |
23,7 |
7,6 |
Países Baixos |
80,6 |
53,3 |
46,7 |
2,7 |
– |
73,7 |
50,7 |
56,2 |
2,7 |
– |
74,4 |
53,7 |
44,8 |
7,5 |
- |
Polónia |
42,2 |
80,9 |
7,4 |
10,3 |
– |
73,5 |
68,9 |
9,8 |
19,7 |
1,6 |
54,0 |
76,5 |
5,9 |
20,6 |
- |
Portugal |
51,0 |
61,5 |
25,0 |
7,7 |
5,8 |
49,5 |
68,0 |
14,0 |
18,0 |
2,0 |
43,6 |
75,6 |
9,8 |
14,6 |
- |
Espanha |
37,8 |
67,6 |
17,6 |
11,8 |
2,9 |
29,9 |
76,3 |
13,6 |
6,8 |
6,8 |
24,9 |
74,5 |
12,7 |
10,9 |
3,6 |
ALDI Nord |
60,0 |
64,6 |
27,2 |
12,6 |
2,1 |
59,8 |
61,5 |
30,8 |
9,7 |
2,6 |
60,3 |
62,2 |
28,6 |
11,5 |
3,4 |
1 Artigos com várias certificações estão registados em todas as categorias, mas apenas com um único artigo no total dos artigos. Consequentemente a soma total pode exceder os 100 por cento.
2 Os dados referentes às empresas juridicamente independentes ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Mais informações”).
3 A ALDI Dinamarca apresenta os mesmos dados para 2022 e para 2021, uma vez que o grupo empresarial ALDI Nord decidiu retirar-se do mercado dinamarquês no final de 2022. Prevê-se que este processo esteja concluído no decorrer do ano de 2023.
Número de artigos de marca própria com recursos certificados pelo FSC® ou PEFC™, como percentagem do número total de artigos de marca própria no sortido permanente e de ação com elementos de madeira, cartão, papel e viscose à base de celulose e tecido de fibras, assim como bambu, discriminados por norma de certificação (em %)
FSC® 100%, FSC® MIX e PEFC™ são considerados normas de certificação. Em 2022, a maior proporção corresponde à certificação FSC® 100% (cerca de 50%), seguida pela certificação FSC® MIX (cerca de 36%) e certificação PEFC™ (cerca de 14%).
2020 |
2021 |
2022 |
||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Total |
do qual FSC® 100% |
do qual FSC® MIX |
do qual PEFC™ |
Total |
do qual FSC® 100% |
do qual FSC® MIX |
do qual PEFC™ |
Total |
do qual FSC® 100% |
do qual FSC® MIX |
do qual PEFC™ |
|
Bélgica/Luxemburgo1 |
97,2 |
35,2 |
43,7 |
21,1 |
94,3 |
43,3 |
44,7 |
12,1 |
97,0 |
43,5 |
31,1 |
25,5 |
Dinamarca |
95,0 |
49,3 |
33,3 |
17,4 |
92,5 |
59,6 |
32,3 |
8,1 |
92,52 |
59,62 |
32,32 |
8,12 |
França |
92,6 |
47,9 |
39,1 |
13,0 |
87,9 |
45,6 |
45,9 |
8,5 |
89,2 |
46,5 |
40,9 |
12,6 |
Alemanha |
95,2 |
38,6 |
47,6 |
13,8 |
94,2 |
44,6 |
49,5 |
5,9 |
94,1 |
48,8 |
44,9 |
6,3 |
Países Baixos |
90,7 |
39,2 |
39,2 |
21,6 |
86,3 |
47,5 |
37,1 |
15,3 |
87,7 |
52,1 |
34,3 |
13,6 |
Polónia |
89,8 |
41,3 |
34,1 |
24,6 |
94,0 |
50,7 |
38,7 |
10,6 |
89,9 |
66,4 |
25,0 |
8,6 |
Portugal |
96,7 |
51,7 |
35,0 |
13,3 |
95,2 |
56,6 |
37,4 |
5,9 |
93,3 |
59,8 |
34,8 |
5,4 |
Espanha |
97,5 |
52,6 |
28,1 |
19,3 |
97,9 |
50,0 |
39,9 |
10,1 |
96,0 |
50,6 |
36,5 |
12,9 |
ALDI Nord |
93,2 |
39,2 |
43,3 |
17,5 |
92,6 |
43,8 |
45,8 |
10,5 |
92,1 |
49,7 |
35,9 |
14,3 |
1 Os dados referentes às empresas juridicamente independentes ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Mais informações”).
2 A ALDI Dinamarca apresenta os mesmos dados para 2022 e para 2021, uma vez que o grupo empresarial ALDI Nord decidiu retirar-se do mercado dinamarquês no final de 2022. Prevê-se que este processo esteja concluído no decorrer do ano de 2023.
Proporção da quantidade total de óleo de palma usado para a produção dos nossos produtos alimentares e não-alimentares do sortido permanente e de ação, certificados em conformidade com um sistema físico da cadeia de abastecimento RSPO (em %)1
2020 |
2021 |
2022 |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Total |
Alimentar |
Não-alimentar |
Total |
Alimentar |
Não-alimentar |
Total |
Alimentar |
Não-alimentar |
|
Bélgica/Luxemburgo1 |
100,0 |
100,0 |
99,9 |
100,0 |
100,0 |
99,9 |
100,0 |
100,0 |
100,0 |
Dinamarca |
90,1 |
93,8 |
69,8 |
99,9 |
99,9 |
100,0 |
99,92 |
99,92 |
100,02 |
França |
99,9 |
99,9 |
100,0 |
99,2 |
99,9 |
97,5 |
95,0 |
99,5 |
89,9 |
Alemanha |
100,0 |
100,0 |
100,0 |
99,7 |
100,0 |
98,6 |
98,8 |
99,9 |
93,7 |
Países Baixos |
100,0 |
100,0 |
100,0 |
100,0 |
100,0 |
100,0 |
98,6 |
98,6 |
98,7 |
Polónia |
99,5 |
99,4 |
100,0 |
99,5 |
99,5 |
99,5 |
86,03 |
82,13 |
99,33 |
Portugal |
99,7 |
99,9 |
96,6 |
92,1 |
99,7 |
24,7 |
92,7 |
97,1 |
62,6 |
Espanha |
87,6 |
97,8 |
56,7 |
77,2 |
98,5 |
27,6 |
73,7 |
95,8 |
21,4 |
ALDI Nord |
99,3 |
99,8 |
96,9 |
98,1 |
99,3 |
92,1 |
95,9 |
98,9 |
85,9 |
1 Os dados referentes às empresas juridicamente independentes ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Mais informações”).
2 A ALDI Dinamarca apresenta os mesmos dados para 2022 e para 2021, uma vez que o grupo empresarial ALDI Nord decidiu retirar-se do mercado dinamarquês no final de 2022. Prevê-se que este processo esteja concluído no decorrer do ano de 2023.
3 Os valores desviam-se do ano anterior porque, devido à guerra na Ucrânia, o fornecimento com óleo de girassol/colza foi interrompido e substituído por fornecimento der óleo de palma. Devido à falta de tempo, os fornecedores não conseguiram garantir a certificação de todas as quantidades de óleo de palma utilizadas.
Proporção de algodão sustentável no volume total de algodão nas gamas de vestuário e têxteis para o lar do sortido permanente e de ação, discriminados por norma de certificação (em %)
2020 |
2021 |
2022 |
|||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Total |
do qual OCS |
do qual GOTS |
do qual CmiA |
do qual BCI |
do qual |
do qual Fairtrade |
do qual GRS |
do qual biológico |
Total |
do qual OCS |
do qual GOTS |
do qual GOTS em conversão |
do qual BCI |
do qual |
do qual Fairtrade |
do qual GRS |
do qual biológico |
Total |
do qual OCS |
do qual GOTS |
do qual |
do qual CmiA |
do qual BCI |
do qual |
do qual GRS |
do qual biológico |
|
Bélgica/Luxemburgo1 |
74,7 |
12,9 |
52,3 |
2,4 |
18,2 |
5,8 |
1,3 |
0,8 |
6,3 |
88,9 |
7,4 |
33,8 |
3,7 |
45,3 |
4,9 |
0,5 |
0,5 |
3,9 |
91,2 |
1,4 |
2,7 |
0,6 |
6,8 |
87,1 |
0,6 |
0,3 |
0,5 |
Dinamarca |
63,7 |
21,3 |
32,5 |
4,9 |
40,3 |
0,7 |
– |
0,3 |
– |
88,9 |
24,4 |
32,2 |
5,1 |
35,6 |
– |
– |
– |
2,7 |
93,6 |
2,0 |
6,2 |
0,8 |
7,3 |
82,9 |
0,3 |
0,5 |
- |
França |
52,1 |
23,7 |
26,3 |
4,0 |
37,3 |
7,7 |
1,0 |
– |
– |
71,9 |
14,3 |
25,6 |
8,5 |
45,1 |
2,2 |
1,3 |
1,3 |
1,7 |
74,1 |
1,1 |
2,8 |
- |
9,0 |
87,1 |
- |
- |
- |
Alemanha |
64,9 |
23,2 |
25,2 |
9,0 |
39,2 |
0,9 |
1,4 |
1,1 |
– |
85,1 |
16,6 |
23,2 |
7,7 |
44,8 |
2,5 |
0,5 |
3,4 |
1,3 |
92,4 |
3,7 |
4,5 |
0,4 |
8,3 |
81,2 |
0,1 |
1,8 |
- |
Países Baixos |
49,5 |
19,0 |
31,2 |
6,5 |
37,2 |
5,2 |
1,2 |
– |
– |
69,3 |
12,1 |
18,2 |
5,3 |
51,2 |
10,7 |
0,3 |
0,3 |
1,9 |
89,2 |
2,0 |
3,2 |
0,9 |
6,4 |
79,1 |
1,1 |
- |
7,2 |
Polónia |
64,8 |
21,2 |
26,9 |
5,9 |
44,8 |
0,5 |
0,3 |
0,3 |
– |
89,3 |
15,6 |
27,6 |
18,5 |
34,6 |
0,4 |
0,5 |
1,7 |
1,1 |
93,3 |
2,8 |
5,7 |
0,4 |
6,3 |
83,9 |
- |
0,8 |
- |
Portugal |
76,4 |
12,2 |
25,8 |
3,3 |
56,3 |
1,0 |
0,5 |
0,2 |
0,8 |
89,4 |
14,1 |
25,1 |
21,8 |
32,1 |
4,6 |
0,3 |
0,5 |
1,5 |
92,3 |
4,1 |
5,8 |
- |
6,1 |
83,3 |
- |
0,7 |
- |
Espanha |
68,7 |
30,5 |
33,7 |
6,7 |
25,2 |
2,9 |
0,9 |
– |
– |
65,0 |
19,5 |
26,7 |
12,1 |
34,8 |
4,1 |
0,5 |
– |
2,3 |
95,8 |
3,0 |
5,6 |
0,7 |
8,2 |
82,2 |
- |
0,3 |
- |
ALDI Nord |
64,1 |
21,9 |
29,0 |
7,4 |
36,9 |
2,1 |
1,3 |
0,8 |
0,7 |
82,0 |
15,3 |
24,9 |
8,0 |
44,1 |
3,2 |
0,6 |
2,3 |
1,6 |
90,6 |
3,1 |
4,3 |
0,4 |
8,0 |
82,4 |
0,2 |
1,2 |
0,4 |
1 Os dados referentes às empresas juridicamente independentes ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Mais informações”).
Percentagem de locais de produção contratados para artigos não-alimentares por país produtor
2020 |
2021 |
2022 |
|
---|---|---|---|
ALDI Sustainability Assessments (não-alimentar) |
|||
Número total de ALDI Sustainability Assessments |
307 |
263 |
262 |
Percentagem de ASAs nos quais foram detetados riscos graves, em relação ao número total de ASAs efetuados) |
19,2 |
26,6 |
28,6 |
Percentagem de ASAs nos quais a correção dos riscos graves foi concluída |
n/a |
n/a |
40,0 |
ALDI Sustainability Assessments (alimentar) |
|
||
Número total de ALDI Sustainability Assessments |
n/a |
n/a |
64 |
Percentagem de ASAs nos quais foram detetados riscos graves, em relação ao número total de ASAs efetuados) |
n/a |
n/a |
4,7 |
Percentagem de ASAs nos quais a correção dos riscos graves foi concluída |
n/a |
n/a |
100 |
Peso do cacau sustentável certificado em artigos de marca própria do sortido permanente e de ação com cacau sustentável certificado, em proporção do peso total de todos os artigos com o cacau adquiridos, discriminado por norma de certificação (em %)
Em 2022, cerca de 99% do peso total dos produtos de marca própria com teor de cacau era cacau sustentável certificado. A maior percentagem com a norma de certificação UTZ/Rainforest Alliance (76%), seguida da Fairtrade (cerca de 24%).
2020 |
2021 |
2022 |
|||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Total |
dos quais UTZ |
dos quais Fairtrade |
dos quais Rainforest Alliance |
Total |
dos quais UTZ1 |
dos quais Fairtrade |
dos quais Rainforest Alliance1 |
Total |
dos quais Fairtrade |
dos quais |
|
Bélgica/Luxemburgo2 |
100,0 |
94,6 |
2,6 |
0,6 |
100,0 |
17,2 |
8,1 |
74,6 |
99,8 |
13,5 |
86,5 |
Dinamarca |
97,5 |
60,7 |
33,2 |
5,6 |
96,6 |
26,7 |
46,1 |
27,1 |
96,63 |
46,13 |
26,93 |
França |
93,5 |
75,8 |
7,6 |
13,0 |
97,7 |
68,1 |
2,7 |
27,8 |
98,8 |
2,2 |
95,9 |
Alemanha |
99,9 |
58,6 |
33,0 |
6,9 |
99,1 |
17,7 |
39,3 |
42,1 |
99,4 |
34,6 |
65,2 |
Países Baixos |
98,4 |
65,7 |
22,3 |
12,0 |
99,5 |
27,9 |
23,4 |
48,7 |
99,1 |
27,7 |
72,3 |
Polónia |
99,2 |
64,0 |
33,0 |
3,0 |
98,5 |
28,9 |
22,0 |
49,1 |
98,8 |
15,2 |
84,8 |
Portugal |
92,1 |
66,3 |
26,6 |
4,8 |
97,5 |
35,6 |
29,1 |
34,6 |
99,1 |
27,2 |
71,7 |
Espanha |
98,7 |
70,4 |
19,2 |
7,6 |
94,6 |
23,3 |
35,6 |
39,7 |
97,6 |
33,6 |
65,7 |
ALDI Nord |
99,7 |
72,4 |
18,6 |
7,3 |
98,7 |
31,7 |
24,0 |
43,5 |
99,1 |
23,5 |
76,0 |
1 O levantamento dos artigos certificados UTZ e Rainforest Alliance foi efetuado, em 2020, de forma separada. A partir de 2021, o levantamento foi ajustado devido à união das duas normas de certificação.
2 Os dados referentes às empresas juridicamente independentes ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Mais informações”).
3 A ALDI Dinamarca apresenta os mesmos dados para 2022 e para 2021, uma vez que o grupo empresarial ALDI Nord decidiu retirar-se do mercado dinamarquês no final de 2022. Prevê-se que este processo esteja concluído no decorrer do ano de 2023.
Percentagem do café sustentável certificado em proporção do peso total de todo o café adquirido para artigos de marca própria do sortido permanente e de ação, discriminado por norma de certificação (em %)
Em 2022, cerca de 80% do café de marca própria adquirido foi certificado em conformidade com uma das seguintes normas de sustentabilidade: Fairtrade, UTZ/Rainforest Alliance e o logótipo biológico da EU. A maior percentagem com a norma de certificação UTZ/Rainforest Alliance (cerca de 96% (UTZ: cerca de 27% e Rainforest Alliance cerca de 69%)), seguida da Fairtrade e do logótipo biológico da UE (cerca de 4%).
2020 |
2021 |
2022 |
||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Total |
dos quais |
dos quais |
dos quais |
Total |
dos quais |
dos quais |
dos quais |
Total |
dos quais |
dos quais |
dos quais |
|
Bélgica/Luxemburgo2 |
57,0 |
84,1 |
2,4 |
13,5 |
60,3 |
75,6 |
1,8 |
22,6 |
61,4 |
81,4 |
2,1 |
16,5 |
Dinamarca |
85,7 |
83,3 |
8,4 |
8,3 |
85,1 |
65,8 |
10,9 |
23,3 |
85,13 |
65,83 |
10,93 |
22,33 |
França |
57,7 |
91,7 |
4,6 |
3,7 |
60,2 |
77,9 |
4,3 |
17,5 |
61,5 |
75,7 |
4,2 |
20,0 |
Alemanha |
49,5 |
72,0 |
20,0 |
8,0 |
51,6 |
62,0 |
19,0 |
19,0 |
54,5 |
62,7 |
16,0 |
21,4 |
Países Baixos |
63,6 |
90,4 |
3,9 |
5,6 |
65,4 |
84,8 |
3,9 |
11,3 |
97,4 |
7,3 |
0,3 |
92,4 |
Polónia |
46,5 |
90,4 |
3,8 |
5,8 |
56,7 |
78,5 |
– |
21,5 |
46,5 |
90,4 |
- |
9,6 |
Portugal |
69,4 |
77,5 |
6,2 |
15,9 |
77,6 |
63,9 |
3,8 |
31,6 |
45,44 |
27,7 |
7,0 |
65,3 |
Espanha |
71,2 |
62,7 |
18,9 |
18,4 |
70,6 |
56,5 |
18,1 |
23,3 |
49,74 |
29,0 |
19,1 |
51,7 |
ALDI Nord |
54,8 |
80,0 |
11,7 |
8,3 |
57,5 |
70,7 |
10,5 |
18,7 |
79,4 |
26,8 |
3,6 |
69,6 |
1 O levantamento dos artigos certificados UTZ e Rainforest Alliance foi efetuado, em 2020, de forma separada. A partir de 2021, o levantamento foi ajustado devido à união das duas normas de certificação.
2 Os dados referentes às empresas juridicamente independentes ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Mais informações”).
3 A ALDI Dinamarca apresenta os mesmos dados para 2022 e para 2021, uma vez que o grupo empresarial ALDI Nord decidiu retirar-se do mercado dinamarquês no final de 2022. Prevê-se que este processo esteja concluído no decorrer do ano de 2023.
4 Devido à situação atual do mercado e da procura, a ALDI Portugal e a ALDI Espanha compraram menos café certificado no ano em análise.
Percentagem do chá sustentável certificado em proporção do peso total de todo o chá adquirido para artigos de marca própria do sortido permanente e de ação, discriminado por norma de certificação (em %)1
Em 2022, cerca de 89% dos nossos produtos de chá de marca própria foram certificados com uma das seguintes normas de sustentabilidade: Fairtrade, UTZ/Rainforest Alliance, EU Bio. A maior percentagem com a norma de certificação UTZ/Rainforest Alliance (cerca de 98%), seguida do logótipo biológico da UE (cerca de 2%) e Fairtrade & EU Bio (cerca de 1%).
2020 |
2021 |
2022 |
||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Total |
dos quais |
dos quais |
dos quais |
Total |
dos quais Rainforest Alliance2 |
dos quais |
dos quais |
dos quais |
Total |
dos quais |
dos quais |
dos quais |
dos quais |
|
Bélgica/Luxemburgo3 |
70,1 |
72,1 |
12,5 |
15,4 |
83,0 |
88,9 |
0,5 |
10,7 |
– |
94,6 |
97,6 |
- |
2,4 |
- |
Dinamarca |
78,9 |
70,3 |
19,1 |
9,7 |
60,8 |
70,3 |
21,8 |
7,9 |
– |
60,84 |
70,24 |
22,64 |
7,24 |
-4 |
França |
67,4 |
75,0 |
– |
25,0 |
70,9 |
53,9 |
35,2 |
7,1 |
3,8 |
68,5 |
77,0 |
- |
23,0 |
- |
Alemanha |
67,3 |
43,7 |
35,8 |
17,4 |
70,9 |
77,1 |
– |
22,9 |
– |
72,6 |
90,7 |
7,3 |
1,2 |
0,8 |
Países Baixos |
73,9 |
88,4 |
8,8 |
– |
88,3 |
90,9 |
5,8 |
– |
3,3 |
94,8 |
95,1 |
0,1 |
2,2 |
2,6 |
Polónia |
62,8 |
57,5 |
35,2 |
6,3 |
75,1 |
66,9 |
33,1 |
– |
– |
40,65 |
88,6 |
11,4 |
- |
- |
Portugal |
62,1 |
30,0 |
49,0 |
15,1 |
61,2 |
35,9 |
55,4 |
7,1 |
1,6 |
64,2 |
28,7 |
50,9 |
16,4 |
3,9 |
Espanha |
61,5 |
43,6 |
39,8 |
16,5 |
62,1 |
40,1 |
43,6 |
16,3 |
– |
61,7 |
40,7 |
38,2 |
21,1 |
- |
ALDI Nord |
67,9 |
52,6 |
29,8 |
14,9 |
72,4 |
61,3 |
28,3 |
7,4 |
3,0 |
69,4 |
90,1 |
7,4 |
1,7 |
0,8 |
1 Os dados abrangem produtos de marca própria com teor de chá (artigos que contenham produtos provenientes da planta de chá, como chá preto e chá verde), bem como artigos de marca própria que contenham infusões (como de ervas e de frutas).
2 O levantamento do chá certificado UTZ e Rainforest Alliance foi efetuado, em 2021, de forma separada. O levantamento de dados será ajustado devido à união das duas normas de certificação nos próximos anos.
3 Os dados referentes às empresas juridicamente independentes ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Mais informações”).
4 A ALDI Dinamarca apresenta os mesmos dados para 2022 e para 2021, uma vez que o grupo empresarial ALDI Nord decidiu retirar-se do mercado dinamarquês no final de 2022. Prevê-se que este processo esteja concluído no decorrer do ano de 2023.
5 Devido a mudanças na gama de produtos, aquisições e uma alteração na procura, a percentagem das quantidades certificadas diminuiu em comparação com o ano anterior.