1. Home
  2. Indicadores 2022
  3. Cadeia de abastecimento & Recursos

Cadeia de abastecimento & Recursos

Artigos de pescado sustentáveis certificados

Proporção de artigos de marca própria certificados pelo MSC, ASC, GLOBALG.A.P. ou com o logótipo biológico (UE), em comparação com o número total de produtos de pescado, discriminado por norma de certificação (em %)1

Em 2022, cerca de 60% dos nossos artigos de pescado de marca própria foram certificados com uma das seguintes normas de sustentabilidade: a maior parte recebeu a norma de certificação MSC (cerca de 62%), seguida da certificação ASC (cerca de 29%), da certificação GLOBALG.A.P. (cerca de 12%) e produtos com o logótipo biológico da UE (cerca de 3%).

Total

dos quais
MSC

dos quais
ASC

dos quais
GLOBAL
G.A.P.

dos quais
EU organic

Total

dos quais
MSC

dos quais
ASC

dos quais
GLOBAL
G.A.P.

dos quais
EU organic

Total

dos quais
MSC

dos quais
ASC

dos quais
GLOBAL
G.A.P.

dos quais
EU organic

Bélgica/Luxemburgo2

74,3

71,4

29,3

9,0

0,8

76,8

64,2

26,4

3,8

1,9

81,4

63,2

31,6

3,5

3,5

Dinamarca

88,9

58,9

30,4

16,1

71,6

67,2

29,3

5,2

1,7

71,63

67,23

29,33

5,23

1,73

França

54,1

70,6

25,4

4,8

4,0

57,2

61,2

31,3

4,8

3,4

57,5

63,4

35,9

3,1

2,3

Alemanha

85,8

53,4

25,2

27,6

4,3

83,9

51,2

32,1

24,1

4,9

78,4

50,4

25,2

23,7

7,6

Países Baixos

80,6

53,3

46,7

2,7

73,7

50,7

56,2

2,7

74,4

53,7

44,8

7,5

-

Polónia

42,2

80,9

7,4

10,3

73,5

68,9

9,8

19,7

1,6

54,0

76,5

5,9

20,6

-

Portugal

51,0

61,5

25,0

7,7

5,8

49,5

68,0

14,0

18,0

2,0

43,6

75,6

9,8

14,6

-

Espanha

37,8

67,6

17,6

11,8

2,9

29,9

76,3

13,6

6,8

6,8

24,9

74,5

12,7

10,9

3,6

ALDI Nord

60,0

64,6

27,2

12,6

2,1

59,8

61,5

30,8

9,7

2,6

60,3

62,2

28,6

11,5

3,4

1 Artigos com várias certificações estão registados em todas as categorias, mas apenas com um único artigo no total dos artigos. Consequentemente a soma total pode exceder os 100 por cento.
2 Os dados referentes às empresas juridicamente independentes ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Mais informações”).
3 A ALDI Dinamarca apresenta os mesmos dados para 2022 e para 2021, uma vez que o grupo empresarial ALDI Nord decidiu retirar-se do mercado dinamarquês no final de 2022. Prevê-se que este processo esteja concluído no decorrer do ano de 2023.

Produtos com certificação FSC® ou PEFC™

Número de artigos de marca própria com recursos certificados pelo FSC® ou PEFC™, como percentagem do número total de artigos de marca própria no sortido permanente e de ação com elementos de madeira, cartão, papel e viscose à base de celulose e tecido de fibras, assim como bambu, discriminados por norma de certificação (em %)

FSC® 100%, FSC® MIX e PEFC™ são considerados normas de certificação. Em 2022, a maior proporção corresponde à certificação FSC® 100% (cerca de 50%), seguida pela certificação FSC® MIX (cerca de 36%) e certificação PEFC™ (cerca de 14%).

Total

do qual  FSC® 100%

do qual FSC® MIX

do qual PEFC™

Total

do qual  FSC® 100%

do qual FSC® MIX

do qual PEFC™

Total

do qual  FSC® 100%

do qual FSC® MIX

do qual PEFC™

Bélgica/Luxemburgo1

97,2

35,2

43,7

21,1

94,3

43,3

44,7

12,1

97,0

43,5

31,1

25,5

Dinamarca

95,0

49,3

33,3

17,4

92,5

59,6

32,3

8,1

92,52

59,62

32,32

8,12

França

92,6

47,9

39,1

13,0

87,9

45,6

45,9

8,5

89,2

46,5

40,9

12,6

Alemanha

95,2

38,6

47,6

13,8

94,2

44,6

49,5

5,9

94,1

48,8

44,9

6,3

Países Baixos

90,7

39,2

39,2

21,6

86,3

47,5

37,1

15,3

87,7

52,1

34,3

13,6

Polónia

89,8

41,3

34,1

24,6

94,0

50,7

38,7

10,6

89,9

66,4

25,0

8,6

Portugal

96,7

51,7

35,0

13,3

95,2

56,6

37,4

5,9

93,3

59,8

34,8

5,4

Espanha

97,5

52,6

28,1

19,3

97,9

50,0

39,9

10,1

96,0

50,6

36,5

12,9

ALDI Nord

93,2

39,2

43,3

17,5

92,6

43,8

45,8

10,5

92,1

49,7

35,9

14,3

1 Os dados referentes às empresas juridicamente independentes ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Mais informações”).
2 A ALDI Dinamarca apresenta os mesmos dados para 2022 e para 2021, uma vez que o grupo empresarial ALDI Nord decidiu retirar-se do mercado dinamarquês no final de 2022. Prevê-se que este processo esteja concluído no decorrer do ano de 2023.

Óleo de palma certificado

Proporção da quantidade total de óleo de palma usado para a produção dos nossos produtos alimentares e não-alimentares do sortido permanente e de ação, certificados em conformidade com um sistema físico da cadeia de abastecimento RSPO (em %)1

Total

Alimentar

Não-alimentar

Total

Alimentar

Não-alimentar

Total

Alimentar

Não-alimentar

Bélgica/Luxemburgo1

100,0

100,0

99,9

100,0

100,0

99,9

100,0

100,0

100,0

Dinamarca

90,1

93,8

69,8

99,9

99,9

100,0

99,92

99,92

100,02

França

99,9

99,9

100,0

99,2

99,9

97,5

95,0

99,5

89,9

Alemanha

100,0

100,0

100,0

99,7

100,0

98,6

98,8

99,9

93,7

Países Baixos

100,0

100,0

100,0

100,0

100,0

100,0

98,6

98,6

98,7

Polónia

99,5

99,4

100,0

99,5

99,5

99,5

86,03

82,13

99,33

Portugal

99,7

99,9

96,6

92,1

99,7

24,7

92,7

97,1

62,6

Espanha

87,6

97,8

56,7

77,2

98,5

27,6

73,7

95,8

21,4

ALDI Nord

99,3

99,8

96,9

98,1

99,3

92,1

95,9

98,9

85,9

1 Os dados referentes às empresas juridicamente independentes ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Mais informações”).
2 A ALDI Dinamarca apresenta os mesmos dados para 2022 e para 2021, uma vez que o grupo empresarial ALDI Nord decidiu retirar-se do mercado dinamarquês no final de 2022. Prevê-se que este processo esteja concluído no decorrer do ano de 2023.
3 Os valores desviam-se do ano anterior porque, devido à guerra na Ucrânia, o fornecimento com óleo de girassol/colza foi interrompido e substituído por fornecimento der óleo de palma. Devido à falta de tempo, os fornecedores não conseguiram garantir a certificação de todas as quantidades de óleo de palma utilizadas.

Algodão sustentável certificado

Proporção de algodão sustentável no volume total de algodão nas gamas de vestuário e têxteis para o lar do sortido permanente e de ação, discriminados por norma de certificação (em %)

Total

do qual OCS

do qual GOTS

do qual CmiA

do qual BCI

do qual
reciclado sem certificação

do qual  Fairtrade

do qual GRS

do qual biológico

Total

do qual OCS

do qual GOTS

do qual GOTS em conversão

do qual BCI

do qual
reciclado sem certificação

do qual  Fairtrade

do qual GRS

do qual biológico

Total

do qual OCS

do qual GOTS

do qual
GOTS em conversão

do qual CmiA  

do qual BCI

do qual
reciclado sem certificação

do qual GRS

do qual biológico

Bélgica/Luxemburgo1

74,7

12,9

52,3

2,4

18,2

5,8

1,3

0,8

6,3

88,9

7,4

33,8

3,7

45,3

4,9

0,5

0,5

3,9

91,2

1,4

2,7

0,6

6,8

87,1

0,6

0,3

0,5

Dinamarca

63,7

21,3

32,5

4,9

40,3

0,7

0,3

88,9

24,4

32,2

5,1

35,6

2,7

93,6

2,0

6,2

0,8

7,3

82,9

0,3

0,5

-

França

52,1

23,7

26,3

4,0

37,3

7,7

1,0

71,9

14,3

25,6

8,5

45,1

2,2

1,3

1,3

1,7

74,1

1,1

2,8

-

9,0

87,1

-

-

-

Alemanha

64,9

23,2

25,2

9,0

39,2

0,9

1,4

1,1

85,1

16,6

23,2

7,7

44,8

2,5

0,5

3,4

1,3

92,4

3,7

4,5

0,4

8,3

81,2

0,1

1,8

-

Países Baixos

49,5

19,0

31,2

6,5

37,2

5,2

1,2

69,3

12,1

18,2

5,3

51,2

10,7

0,3

0,3

1,9

89,2

2,0

3,2

0,9

6,4

79,1

1,1

-

7,2

Polónia

64,8

21,2

26,9

5,9

44,8

0,5

0,3

0,3

89,3

15,6

27,6

18,5

34,6

0,4

0,5

1,7

1,1

93,3

2,8

5,7

0,4

6,3

83,9

-

0,8

-

Portugal

76,4

12,2

25,8

3,3

56,3

1,0

0,5

0,2

0,8

89,4

14,1

25,1

21,8

32,1

4,6

0,3

0,5

1,5

92,3

4,1

5,8

-

6,1

83,3

-

0,7

-

Espanha

68,7

30,5

33,7

6,7

25,2

2,9

0,9

65,0

19,5

26,7

12,1

34,8

4,1

0,5

2,3

95,8

3,0

5,6

0,7

8,2

82,2

-

0,3

-

ALDI Nord

64,1

21,9

29,0

7,4

36,9

2,1

1,3

0,8

0,7

82,0

15,3

24,9

8,0

44,1

3,2

0,6

2,3

1,6

90,6

3,1

4,3

0,4

8,0

82,4

0,2

1,2

0,4

1 Os dados referentes às empresas juridicamente independentes ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Mais informações”).

Locais de produção das categorias não-alimentares por país
Non-food product group production facilities by country in 2019 – Sustainability at ALDI North

Percentagem de locais de produção contratados para artigos não-alimentares por país produtor

ALDI Social Assessments (ASAs)

2020

2021

2022

ALDI Sustainability Assessments (não-alimentar)

Número total de ALDI Sustainability Assessments

307

263

262

Percentagem de ASAs nos quais foram detetados riscos graves, em relação ao número total de ASAs efetuados)

19,2

26,6

28,6

Percentagem de ASAs nos quais a correção dos riscos graves foi concluída

n/a

n/a

40,0

ALDI Sustainability Assessments (alimentar)



Número total de ALDI Sustainability Assessments

n/a

n/a

64

Percentagem de ASAs nos quais foram detetados riscos graves, em relação ao número total de ASAs efetuados)

n/a

n/a

4,7

Percentagem de ASAs nos quais a correção dos riscos graves foi concluída

n/a

n/a

100

Cacau sustentável certificado

Peso do cacau sustentável certificado em artigos de marca própria do sortido permanente e de ação com cacau sustentável certificado, em proporção do peso total de todos os artigos com o cacau adquiridos, discriminado por norma de certificação (em %)

Em 2022, cerca de 99% do peso total dos produtos de marca própria com teor de cacau era cacau sustentável certificado. A maior percentagem com a norma de certificação UTZ/Rainforest Alliance (76%), seguida da Fairtrade (cerca de 24%).

Total

dos quais UTZ

dos quais Fairtrade

dos quais Rainforest Alliance

Total

dos quais UTZ1

dos quais Fairtrade

dos quais Rainforest Alliance1

Total

dos quais Fairtrade

dos quais
Rainforest
Alliance/UTZ1

Bélgica/Luxemburgo2

100,0

94,6

2,6

0,6

100,0

17,2

8,1

74,6

99,8

13,5

86,5

Dinamarca

97,5

60,7

33,2

5,6

96,6

26,7

46,1

27,1

96,63

46,13

26,93

França

93,5

75,8

7,6

13,0

97,7

68,1

2,7

27,8

98,8

2,2

95,9

Alemanha

99,9

58,6

33,0

6,9

99,1

17,7

39,3

42,1

99,4

34,6

65,2

Países Baixos

98,4

65,7

22,3

12,0

99,5

27,9

23,4

48,7

99,1

27,7

72,3

Polónia

99,2

64,0

33,0

3,0

98,5

28,9

22,0

49,1

98,8

15,2

84,8

Portugal

92,1

66,3

26,6

4,8

97,5

35,6

29,1

34,6

99,1

27,2

71,7

Espanha

98,7

70,4

19,2

7,6

94,6

23,3

35,6

39,7

97,6

33,6

65,7

ALDI Nord

99,7

72,4

18,6

7,3

98,7

31,7

24,0

43,5

99,1

23,5

76,0

1 O levantamento dos artigos certificados UTZ e Rainforest Alliance foi efetuado, em 2020, de forma separada. A partir de 2021, o levantamento foi ajustado devido à união das duas normas de certificação.
2 Os dados referentes às empresas juridicamente independentes ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Mais informações”).
3 A ALDI Dinamarca apresenta os mesmos dados para 2022 e para 2021, uma vez que o grupo empresarial ALDI Nord decidiu retirar-se do mercado dinamarquês no final de 2022. Prevê-se que este processo esteja concluído no decorrer do ano de 2023.

Café sustentável certificado

Percentagem do café sustentável certificado em proporção do peso total de todo o café adquirido para artigos de marca própria do sortido permanente e de ação, discriminado por norma de certificação (em %)

Em 2022, cerca de 80% do café de marca própria adquirido foi certificado em conformidade com uma das seguintes normas de sustentabilidade: Fairtrade, UTZ/Rainforest Alliance e o logótipo biológico da EU. A maior percentagem com a norma de certificação UTZ/Rainforest Alliance (cerca de 96% (UTZ: cerca de 27% e Rainforest Alliance cerca de 69%)), seguida da Fairtrade e do logótipo biológico da UE (cerca de 4%).

Total

dos quais
UTZ1

dos quais
Fairtrade/EU organic

dos quais
Rainforest
Alliance1

Total

dos quais
UTZ1

dos quais
Fairtrade/EU organic

dos quais
Rainforest
Alliance1

Total

dos quais
UTZ1

dos quais
Fairtrade/EU organic

dos quais
Rainforest
Alliance1

Bélgica/Luxemburgo2

57,0

84,1

2,4

13,5

60,3

75,6

1,8

22,6

61,4

81,4

2,1

16,5

Dinamarca

85,7

83,3

8,4

8,3

85,1

65,8

10,9

23,3

85,13

65,83

10,93

22,33

França

57,7

91,7

4,6

3,7

60,2

77,9

4,3

17,5

61,5

75,7

4,2

20,0

Alemanha

49,5

72,0

20,0

8,0

51,6

62,0

19,0

19,0

54,5

62,7

16,0

21,4

Países Baixos

63,6

90,4

3,9

5,6

65,4

84,8

3,9

11,3

97,4

7,3

0,3

92,4

Polónia

46,5

90,4

3,8

5,8

56,7

78,5

21,5

46,5

90,4

-

9,6

Portugal

69,4

77,5

6,2

15,9

77,6

63,9

3,8

31,6

45,44

27,7

7,0

65,3

Espanha

71,2

62,7

18,9

18,4

70,6

56,5

18,1

23,3

49,74

29,0

19,1

51,7

ALDI Nord

54,8

80,0

11,7

8,3

57,5

70,7

10,5

18,7

79,4

26,8

3,6

69,6

1 O levantamento dos artigos certificados UTZ e Rainforest Alliance foi efetuado, em 2020, de forma separada. A partir de 2021, o levantamento foi ajustado devido à união das duas normas de certificação.
2 Os dados referentes às empresas juridicamente independentes ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Mais informações”).
3 A ALDI Dinamarca apresenta os mesmos dados para 2022 e para 2021, uma vez que o grupo empresarial ALDI Nord decidiu retirar-se do mercado dinamarquês no final de 2022. Prevê-se que este processo esteja concluído no decorrer do ano de 2023.
4 Devido à situação atual do mercado e da procura, a ALDI Portugal e a ALDI Espanha compraram menos café certificado no ano em análise.

Chá sustentável certificado

Percentagem do chá sustentável certificado em proporção do peso total de todo o chá adquirido para artigos de marca própria do sortido permanente e de ação, discriminado por norma de certificação (em %)1

Em 2022, cerca de 89% dos nossos produtos de chá de marca própria foram certificados com uma das seguintes normas de sustentabilidade: Fairtrade, UTZ/Rainforest Alliance, EU Bio. A maior percentagem com a norma de certificação UTZ/Rainforest Alliance (cerca de 98%), seguida do logótipo biológico da UE (cerca de 2%) e Fairtrade & EU Bio (cerca de 1%).

Total

dos quais
Rainforest
Alliance2

dos quais
UTZ2

dos quais
EU organic

Total

dos quais Rainforest Alliance2

dos quais
UTZ2

dos quais
EU organic

dos quais
Fairtrade e
EU organic

Total

dos quais
Rainforest
Alliance2

dos quais
UTZ2

dos quais
EU organic

dos quais
Fairtrade e
EU organic

Bélgica/Luxemburgo3

70,1

72,1

12,5

15,4

83,0

88,9

0,5

10,7

94,6

97,6

-

2,4

-

Dinamarca

78,9

70,3

19,1

9,7

60,8

70,3

21,8

7,9

60,84

70,24

22,64

7,24

-4

França

67,4

75,0

25,0

70,9

53,9

35,2

7,1

3,8

68,5

77,0

-

23,0

-

Alemanha

67,3

43,7

35,8

17,4

70,9

77,1

22,9

72,6

90,7

7,3

1,2

0,8

Países Baixos

73,9

88,4

8,8

88,3

90,9

5,8

3,3

94,8

95,1

0,1

2,2

2,6

Polónia

62,8

57,5

35,2

6,3

75,1

66,9

33,1

40,65

88,6

11,4

-

-

Portugal

62,1

30,0

49,0

15,1

61,2

35,9

55,4

7,1

1,6

64,2

28,7

50,9

16,4

3,9

Espanha

61,5

43,6

39,8

16,5

62,1

40,1

43,6

16,3

61,7

40,7

38,2

21,1

-

ALDI Nord

67,9

52,6

29,8

14,9

72,4

61,3

28,3

7,4

3,0

69,4

90,1

7,4

1,7

0,8

1 Os dados abrangem produtos de marca própria com teor de chá (artigos que contenham produtos provenientes da planta de chá, como chá preto e chá verde), bem como artigos de marca própria que contenham infusões (como de ervas e de frutas).
2 O levantamento do chá certificado UTZ e Rainforest Alliance foi efetuado, em 2021, de forma separada. O levantamento de dados será ajustado devido à união das duas normas de certificação nos próximos anos.
3 Os dados referentes às empresas juridicamente independentes ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Mais informações”).
4 A ALDI Dinamarca apresenta os mesmos dados para 2022 e para 2021, uma vez que o grupo empresarial ALDI Nord decidiu retirar-se do mercado dinamarquês no final de 2022. Prevê-se que este processo esteja concluído no decorrer do ano de 2023.
5 Devido a mudanças na gama de produtos, aquisições e uma alteração na procura, a percentagem das quantidades certificadas diminuiu em comparação com o ano anterior.

00:00
01:00
02:00
03:00
04:00
05:00
06:00
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

 

     

 

     

 

     

regions.regionSwitchHeadline

regions.regionSwitchText
regions.regionSwitchTextExplicitSwitch