ALDI Portugal: reduzir o desperdício alimentar e facilitar escolhas alimentares mais saudáveis

ALDI Portugal: reduzir o desperdício alimentar e facilitar escolhas alimentares mais saudáveis

A promoção de uma alimentação saudável e a redução do desperdício alimentar - duas das prioridades da ALDI Portugal.

A ALDI Portugal apoia pessoas vulneráveis em muitos locais através da doações alimentares e não-alimentares. Em 2021, a ALDI Portugal aderiu ao Movimento Unidos Contra o Desperdício. Esta plataforma multi-lateral une partes interessadas que partilham uma visão comum sobre como difundir boas-práticas, unir e sensibilizar o público para a importância de evitar o desperdício de alimentos. Também aderimos à Associação Smart Waste Portugal e ao Pacto Português para os Plásticos para reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade das embalagens e a promoção da economia circular.

Estamos comprometidos em promover uma alimentação saudável e estamos constantemente a expandir e a melhorar a nossa gama de produtos, a fim de oferecermos artigos para necessidades alimentares especiais e uma dieta saudável. Esta abordagem inclui a introdução do Nutri-Score, um sistema simplificado de rotulagem nutricional que ajuda os consumidores a avaliar rapidamente a composição nutricional global dos produtos alimentares e promove eficazmente uma dieta mais equilibrada. Em 2021, a ALDI Portugal lançou a implementação do Nutri-Score nas suas marcas próprias. O nosso compromisso com uma dieta vegana foi recompensado em 2021, ano em que fomos distinguidos como " retalhista discounter com a melhor oferta vegan de Portugal" pela Associação Vegetariana Portuguesa. A nossa parceria com a Associação Portuguesa de Combate à Obesidade Infantil (APCOI) capacitou-nos para promover uma alimentação saudável nas crianças. Em 2021, expandimos a gama de produtos locais “Made in Portugal” e continuámos a promover uma gama sustentável de produtos de peixe e marisco. O peixe e o marisco são particularmente importantes em Portugal, uma vez que o país tem o maior consumo per capita da Europa.

Os nossos destaques

49 %

de peixe e marisco sustentáveis certificados

Estamos a passar, de forma sistemática, as nossas gamas de produtos para produtos de peixe sustentáveis. 49,5% de todos os artigos de marca própria são certificados, 68% deles são certificados pelo MSC.

114

artigos vegan e vegetarianos certificados

114 produtos tinham o rótulo V-Label ou a Vegan Flower em 2021 na ALDI Portugal, assinalando produtos vegetarianos e produtos com garantia de não conterem quaisquer ingredientes de origem animal.

O perfil da ALDI Portugal

Empresas regionais
1
Lojas
105
Total de colaboradores ALDI
2422
Ano de entrada no mercado
2006
Página web
www.aldi.pt

Progresso dos objetivos nacionais em 2021

Cliente & Produto

Descrição dos objetivos

Âmbito de aplicação

Status quo em 2021 & progressos

ODS

Implementação de um projeto de Economia Circular até ao final de 2021

Implementação de um projeto de Economia Circular, em colaboração com fornecedores, até ao final de 2021, com o objetivo de promover a Economia Circular e o uso de recursos.

Objetivo cumprido. Em 2021, introduzimos o projeto ALDI Bread Beer. Uma cerveja feita com excedentes de pão das nossas lojas ALDI em Portugal.

SDG 14

Expansão da cooperação com a APCOI (Associação Portuguesa de Combate à Obesidade Infantil) até ao final de 2021

Cooperação com a APCOI, introduzindo novos produtos e informação aos consumidores até ao final de 2021.

Objetivo cumprido. Em 2021, a ALDI Portugal expandiu a cooperação com a APCOI no âmbito do projeto Heróis da Fruta®, um programa desenvolvido pela APCOI focado na nutrição e na promoção de hábitos de vida saudáveis em creches e escolas primárias em Portugal.

SDG 03

Identificação de todos os produtos nacionais com o logótipo "Sou português" até ao final de 2021

Identificação de todos os produtos nacionais com o logótipo "Sou Português“ até ao final de 2021; gamas principais: frutas & legumes, produtos lacticínios, carne fresca e peixe fresco.

Objetivo parcialmente cumprido:

  • Carne fresca: 100%
  • Lacticínios: 73%
  • Frutas e legumes (embalados): 90%

Os produtos nacionais que não foram rotulados até ao final de 2021 serão rotulados em 2022.

Aumentar a percentagem de artigos de frutas e legumes vendidos a granel para, no mínimo, 50% até ao final de 2021

No mínimo 50% dos nossos artigos de frutas e legumes serão vendidos sem embalagens nas nossas lojas até ao final de 2021. Para produtos que ainda necessitam de uma embalagem, serão utilizadas menos embalagens de plástico e procuraremos embalagens mais sustentáveis e mais amigas do ambiente.

Objetivo cumprido. Para produtos que ainda precisam de embalagem, substituímos a maioria dos tabuleiros de plástico por tabuleiros de papelão (principalmente papelão certificado pelo FSC).

SDG 12

Introdução do Nutri-Score até ao final de 2021

Introdução do Nutri-Score em produtos de marca própria no ano de 2021, como foco nas gamas de cereais, produtos lácteos, produtos de conveniência refrigerados, produtos congelados e bebidas não-alcoólicas.

Objetivo cumprido 42 produtos foram rotulados com Nutri-Score em 2021.

SDG 02

Descontinuação de cuvetes de plástico preto ou de cor para artigos de marca própria de carne fresca até ao final de 2021

Descontinuar as cuvetes de plástico preto e colorido e mudar para bandejas de plástico rPET transparentes ou brancas para carnes frescas de marca própria até o final de 2021.

Objetivo cumprido.

SDG 12

Aumentar a percentagem de artigos de carne rotulados com o ALDI Transparency Code (ATC) em 25% até ao final de 2021

Aumentar a percentagem de artigos de marca própria com um teor mínimo de 5% de carne rotulados com o ALDI Transparency Code (ATC) até ao final de 2021.

Objetivo cumprido.

100% das camadas intermédias para artigos de frutas e legumes a granel em cartão até ao final do 2.º trimestre de 2021

100% das camadas intermédias para artigos de frutas e legumes a granel serão feitas em cartão até ao final do 2.º trimestre de 2021.

Objetivo cumprido.

SDG 12
Cadeia de Abastecimento & Recursos

Descrição dos objetivos

Âmbito de aplicação

Status quo em 2021 & progressos

ODS

100% de artigos de pescada certificados até ao final de 2022

Todos os produtos embalados de pescada de marca própria (produtos congelados) em Portugal deverão ser certificados MSC até ao final de 2022.

Projeto contínuo. Esperamos atingir essa meta até o final de 2022.

SDG 12

Nova Política Nacional de Compra de Pescado até ao final de 2021

Atualização da Política Nacional de Compra de Pescado até ao final de 2021 com o objetivo de promover artigos de pescado sustentáveis e a cooperação com fornecedores e as partes interessadas.

Objetivo cumprido. Em dezembro de 2021 publicámos a nossa Política Nacional de Compra de Pescado atualizada, que resume o nosso compromisso e respetivas medidas para aumentar a nossa gama de produtos sustentáveis​de pescado.

SDG 12
Clima & Ambiente

Descrição dos objetivos

Âmbito de aplicação

Status quo em 2021 & progressos

ODS

Instalações de sistemas fotovoltaicos em todas as novas lojas em 2021

Aumentar a percentagem de lojas equipadas com sistemas fotovoltaicos em 2021.

Objetivo cumprido. Atingimos 100% das lojas que abriram em 2021. Permitiremos que todas as novas lojas façam a instalação o mais rápido possível.

SDG 07

Implementação de parque de bicicletas até ao final de 2021

Implementação de parques de bicicletas em todas as lojas até ao final de 2021 (à exceção das lojas com restrições no local) para promover o transporte amigo do ambiente.

Objetivo cumprido. A instalação foi concluída. Quatro a seis lugares de bicicleta são instalados em cada loja.

Instalação de painéis fotovoltaicos em lojas com mais de 40 anos até 2025

Instalar painéis fotovoltaicos em lojas mais antigas para melhorar a eficiência energética e aumentar a quota de energia verde nas nossas lojas.

Novo objetivo.

SDG 07
Colaboradores & Comunidade

Descrição dos objetivos

Âmbito de aplicação

Status quo em 2021 & progressos

ODS

Programas de formação para colaboradores durante o ano de 2021

Continuação da realização dos programas de formação para desenvolvimento de competência (Academia ALDI) no ano de 2021.

Objetivo cumprido. Durante 2021, continuámos a desenvolver vários programas de formação. No âmbito da Academia ALDI, tivemos vários programas de formação: Power to Lead (formação de competências ALDI), formação em inglês, bem como formação técnica para as equipas comerciais.

Em 2022, continuaremos a desenvolver a nossa academia de formação, por exemplo, a partir de maio de 2022 com um novo programa de formação (Power to BEAT), entre outros já previstos.

SDG 04

Continuação de comunicação para colaboradores no ano de 2021

A comunicação para envolvimento dos colaboradores será continuada em 2021, p. ex. através de newsletter para colaboradores ou conteúdos online.

Objetivo cumprido. Em 2021, continuámos a comunicar de forma ativa com todos os colaboradores, por exemplo, com uma newsletter mensal de RH, através da App ALDI, e com Townhalls regulares. Este trabalho continuará em 2022.

00:00
01:00
02:00
03:00
04:00
05:00
06:00
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

 

     

regions.regionSwitchHeadline

regions.regionSwitchText
regions.regionSwitchTextExplicitSwitch