A promoção de uma alimentação saudável e a redução do desperdício alimentar - duas das prioridades da ALDI Portugal.
A ALDI Portugal apoia pessoas vulneráveis em muitos locais através da doações alimentares e não-alimentares. Em 2021, a ALDI Portugal aderiu ao Movimento Unidos Contra o Desperdício. Esta plataforma multi-lateral une partes interessadas que partilham uma visão comum sobre como difundir boas-práticas, unir e sensibilizar o público para a importância de evitar o desperdício de alimentos. Também aderimos à Associação Smart Waste Portugal e ao Pacto Português para os Plásticos para reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade das embalagens e a promoção da economia circular.
Estamos comprometidos em promover uma alimentação saudável e estamos constantemente a expandir e a melhorar a nossa gama de produtos, a fim de oferecermos artigos para necessidades alimentares especiais e uma dieta saudável. Esta abordagem inclui a introdução do Nutri-Score, um sistema simplificado de rotulagem nutricional que ajuda os consumidores a avaliar rapidamente a composição nutricional global dos produtos alimentares e promove eficazmente uma dieta mais equilibrada. Em 2021, a ALDI Portugal lançou a implementação do Nutri-Score nas suas marcas próprias. O nosso compromisso com uma dieta vegana foi recompensado em 2021, ano em que fomos distinguidos como " retalhista discounter com a melhor oferta vegan de Portugal" pela Associação Vegetariana Portuguesa. A nossa parceria com a Associação Portuguesa de Combate à Obesidade Infantil (APCOI) capacitou-nos para promover uma alimentação saudável nas crianças. Em 2021, expandimos a gama de produtos locais “Made in Portugal” e continuámos a promover uma gama sustentável de produtos de peixe e marisco. O peixe e o marisco são particularmente importantes em Portugal, uma vez que o país tem o maior consumo per capita da Europa.
49 %
de peixe e marisco sustentáveis certificados
Estamos a passar, de forma sistemática, as nossas gamas de produtos para produtos de peixe sustentáveis. 49,5% de todos os artigos de marca própria são certificados, 68% deles são certificados pelo MSC.
114
artigos vegan e vegetarianos certificados
114 produtos tinham o rótulo V-Label ou a Vegan Flower em 2021 na ALDI Portugal, assinalando produtos vegetarianos e produtos com garantia de não conterem quaisquer ingredientes de origem animal.
Empresas regionais |
1 |
Lojas |
105 |
Total de colaboradores ALDI |
2422 |
Ano de entrada no mercado |
2006 |
Página web |
www.aldi.pt |
Descrição dos objetivos |
Âmbito de aplicação |
Status quo em 2021 & progressos |
ODS |
---|---|---|---|
Implementação de um projeto de Economia Circular até ao final de 2021 |
Implementação de um projeto de Economia Circular, em colaboração com fornecedores, até ao final de 2021, com o objetivo de promover a Economia Circular e o uso de recursos. |
Objetivo cumprido. Em 2021, introduzimos o projeto ALDI Bread Beer. Uma cerveja feita com excedentes de pão das nossas lojas ALDI em Portugal. |
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Expansão da cooperação com a APCOI (Associação Portuguesa de Combate à Obesidade Infantil) até ao final de 2021 |
Cooperação com a APCOI, introduzindo novos produtos e informação aos consumidores até ao final de 2021. |
Objetivo cumprido. Em 2021, a ALDI Portugal expandiu a cooperação com a APCOI no âmbito do projeto Heróis da Fruta®, um programa desenvolvido pela APCOI focado na nutrição e na promoção de hábitos de vida saudáveis em creches e escolas primárias em Portugal. |
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Identificação de todos os produtos nacionais com o logótipo "Sou português" até ao final de 2021 |
Identificação de todos os produtos nacionais com o logótipo "Sou Português“ até ao final de 2021; gamas principais: frutas & legumes, produtos lacticínios, carne fresca e peixe fresco. |
Objetivo parcialmente cumprido:
Os produtos nacionais que não foram rotulados até ao final de 2021 serão rotulados em 2022. |
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Aumentar a percentagem de artigos de frutas e legumes vendidos a granel para, no mínimo, 50% até ao final de 2021 |
No mínimo 50% dos nossos artigos de frutas e legumes serão vendidos sem embalagens nas nossas lojas até ao final de 2021. Para produtos que ainda necessitam de uma embalagem, serão utilizadas menos embalagens de plástico e procuraremos embalagens mais sustentáveis e mais amigas do ambiente. |
Objetivo cumprido. Para produtos que ainda precisam de embalagem, substituímos a maioria dos tabuleiros de plástico por tabuleiros de papelão (principalmente papelão certificado pelo FSC). |
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Introdução do Nutri-Score até ao final de 2021 |
Introdução do Nutri-Score em produtos de marca própria no ano de 2021, como foco nas gamas de cereais, produtos lácteos, produtos de conveniência refrigerados, produtos congelados e bebidas não-alcoólicas. |
Objetivo cumprido 42 produtos foram rotulados com Nutri-Score em 2021. |
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Descontinuação de cuvetes de plástico preto ou de cor para artigos de marca própria de carne fresca até ao final de 2021 |
Descontinuar as cuvetes de plástico preto e colorido e mudar para bandejas de plástico rPET transparentes ou brancas para carnes frescas de marca própria até o final de 2021. |
Objetivo cumprido. |
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Aumentar a percentagem de artigos de carne rotulados com o ALDI Transparency Code (ATC) em 25% até ao final de 2021 |
Aumentar a percentagem de artigos de marca própria com um teor mínimo de 5% de carne rotulados com o ALDI Transparency Code (ATC) até ao final de 2021. |
Objetivo cumprido. |
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100% das camadas intermédias para artigos de frutas e legumes a granel em cartão até ao final do 2.º trimestre de 2021 |
100% das camadas intermédias para artigos de frutas e legumes a granel serão feitas em cartão até ao final do 2.º trimestre de 2021. |
Objetivo cumprido. |
Descrição dos objetivos |
Âmbito de aplicação |
Status quo em 2021 & progressos |
ODS |
---|---|---|---|
100% de artigos de pescada certificados até ao final de 2022 |
Todos os produtos embalados de pescada de marca própria (produtos congelados) em Portugal deverão ser certificados MSC até ao final de 2022. |
Projeto contínuo. Esperamos atingir essa meta até o final de 2022. |
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Nova Política Nacional de Compra de Pescado até ao final de 2021 |
Atualização da Política Nacional de Compra de Pescado até ao final de 2021 com o objetivo de promover artigos de pescado sustentáveis e a cooperação com fornecedores e as partes interessadas. |
Objetivo cumprido. Em dezembro de 2021 publicámos a nossa Política Nacional de Compra de Pescado atualizada, que resume o nosso compromisso e respetivas medidas para aumentar a nossa gama de produtos sustentáveisde pescado. |
Descrição dos objetivos |
Âmbito de aplicação |
Status quo em 2021 & progressos |
ODS |
---|---|---|---|
Instalações de sistemas fotovoltaicos em todas as novas lojas em 2021 |
Aumentar a percentagem de lojas equipadas com sistemas fotovoltaicos em 2021. |
Objetivo cumprido. Atingimos 100% das lojas que abriram em 2021. Permitiremos que todas as novas lojas façam a instalação o mais rápido possível. |
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Implementação de parque de bicicletas até ao final de 2021 |
Implementação de parques de bicicletas em todas as lojas até ao final de 2021 (à exceção das lojas com restrições no local) para promover o transporte amigo do ambiente. |
Objetivo cumprido. A instalação foi concluída. Quatro a seis lugares de bicicleta são instalados em cada loja. |
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Instalação de painéis fotovoltaicos em lojas com mais de 40 anos até 2025 |
Instalar painéis fotovoltaicos em lojas mais antigas para melhorar a eficiência energética e aumentar a quota de energia verde nas nossas lojas. |
Novo objetivo. |
Descrição dos objetivos |
Âmbito de aplicação |
Status quo em 2021 & progressos |
ODS |
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Programas de formação para colaboradores durante o ano de 2021 |
Continuação da realização dos programas de formação para desenvolvimento de competência (Academia ALDI) no ano de 2021. |
Objetivo cumprido. Durante 2021, continuámos a desenvolver vários programas de formação. No âmbito da Academia ALDI, tivemos vários programas de formação: Power to Lead (formação de competências ALDI), formação em inglês, bem como formação técnica para as equipas comerciais. Em 2022, continuaremos a desenvolver a nossa academia de formação, por exemplo, a partir de maio de 2022 com um novo programa de formação (Power to BEAT), entre outros já previstos. |
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Continuação de comunicação para colaboradores no ano de 2021 |
A comunicação para envolvimento dos colaboradores será continuada em 2021, p. ex. através de newsletter para colaboradores ou conteúdos online. |
Objetivo cumprido. Em 2021, continuámos a comunicar de forma ativa com todos os colaboradores, por exemplo, com uma newsletter mensal de RH, através da App ALDI, e com Townhalls regulares. Este trabalho continuará em 2022. |