A ALDI Países Baixos concentra-se numa alimentação saudável, sustentável e acessível e está a reduzir o impacto da agricultura no ambiente.
O debate público em torno da alimentação saudável suscita grandes expectativas nos Países Baixos. Uma das questões mais desafiantes na sociedade é o facto de metade da população neerlandesa com mais de 20 anos de idade ter excesso de peso ou ser obesa. O nosso empenho em prol da promoção de uma nutrição saudável é evidenciado no prolongamento da nossa parceria com o JOGG até 2023. Esta é uma parceria que promove um estilo de vida saudável nas crianças.
Estamos a executar um projeto-piloto para a implementação do Nutri-Score na categoria dos lacticínios. O Nutri-Score permite aos nossos clientes tomar decisões mais saudáveis, comparando a informação nutricional dos produtos num relance. Os primeiros produtos com Nutri-Score foram introduzidos em finais de 2021.
Outro tema no centro dos debates públicos é a posição dos agricultores e o impacto da produção alimentar no nosso ambiente. Para que haja uma mudança efetiva, tem de haver uma troca de ideias constante entre a ALDI Países Baixos e os agricultores. Uma comunicação como esta foi um desafio em situação de pandemia da COVID-19. Estamos em estreito diálogo com fornecedores, produtores primários e representantes dos agricultores, sobre como nos podemos envolver numa cooperação com valor acrescentado, lado a lado com todos os nossos parceiros da cadeia. A nossa página web e o nosso folheto apresentaram os nossos produtores primários e agricultores aos clientes.
Fornecer produtos frescos e de alta qualidade aos nossos clientes é importante para nós. Cooperamos com fornecedores estratégicos e produtores primários para melhorar a qualidade de frutas e legumes, pão, carne e a nossa gama de lacticínios. Alargámos, por exemplo, a nossa gama de pão feito com trigo neerlandês e trabalhámos com o nosso fornecedor de charcutaria para que a carne passe a ser de origem neerlandesa.
12 laticínios
'A caminho do PlanetProof'
Ao adicionar 2 artigos de queijo ao nosso sortido de lacticínios certificados, damos mais um passo no sentido de tornar o nosso sortido de lacticínios mais sustentável, apoiando os agricultores na proteção especial das suas vacas e do ambiente.
750 crianças
participaram no programa piloto de “veggie boxes”
O projeto-piloto levou ao aumento do consumo de legumes em crianças entre 1 e 4 anos de idade, de acordo com a Universidade de Maastricht. O projeto propriamente dito será lançado em 2022.
Empresas regionais |
7 |
Lojas |
487 |
Total de colaboradores ALDI |
9013 |
Ano de entrada no mercado |
1973 |
Página web |
www.aldi.nl |
Descrição dos objetivos |
Âmbito de aplicação |
Status quo em 2021 & progressos |
ODS |
---|---|---|---|
20% menos de embalagens de plástico até ao final de 2025 |
Redução do peso total das embalagens de plástico de produtos de marca própria nos Países Baixos em 20% até ao final de 2025 (ano de referência 2020). |
Projeto contínuo. |
|
100% de embalagens de plástico reciclável até ao final de 2025 |
100% das nossas embalagens de produtos de marca própria nos Países Baixos recicláveis até ao final de 2025. |
Projeto contínuo. Com base KIDV Recycle Check realizado em 2020/2021, estima-se que 78% de todas as nossas embalagens possam ser declaradas recicláveis. |
|
35% de utilização de plástico reciclado até ao final de 2025 |
35% de utilização de plástico reciclado nas nossas embalagens de plástico de produtos de marca própria nos Países Baixos até 2025. |
Projeto contínuo.
|
|
Redução do teor de sal e açúcar |
Ampliação dos esforços nos Países Baixos para reduzir o teor de sal e açúcar em mais produtos de marca própria. |
Projeto contínuo. Em 2021, por exemplo, reduzimos em 6,5% o teor de sal nos queijos para barrar normais, o teor de açúcar no leite de consumo em 18% e o teor de açúcar no iced tea de marca própria em 10%. |
|
100% de rotulagem Beter Leven para produtos de origem animal* |
Transição dos produtos vendidos nos Países Baixos que contenham ingredientes de origem animal ou componentes de origem animal transformadas para os critérios do rótulo Beter Leven com uma estrela (norma mínima) |
Projeto contínuo. Uma ampla gama de produtos está já rotulada com o Beter Leven ou padrões equivalentes de bem-estar animal, incluindo carne, frango e produtos lácteos. Em 2021, adicionámos três artigos de queijo com certificação 'On the Way to PlanetProof', cinco artigos de charcutaria com 1 estrela Beter Leven, três artigos de carne de frango fresca no sortido de época festiva e dois artigos de carne de porco com 1 estrela Beter Leven no sortido de época festiva. |
|
Até o final de 2025, 95% do material das nossas embalagens será reciclável |
95% das nossas embalagens de produtos de marca própria (primárias e secundárias) nos Países Baixos serão recicláveis até o final de 2025. |
Projeto contínuo. Em 2021, fizemos uma verificação do nosso sortido quanto à reciclabilidade das embalagens, para avaliar o status quo e pesquisar melhorias que pudessem aumentar ainda mais a reciclabilidade de nossas embalagens. Foram realizados posteriormente workshops sobre embalagens com as equipas responsáveis pela gestão de cada categoria determinando os próximos passos e respetivo acompanhamento. |
|
Até ao final de 2025, 100% de embalagens de papel/cartão com certificação FSC, PEFC e/ou com materiais reciclados |
Até ao final de 2025, 100% de embalagens de papel/cartão com certificação FSC, PEFC e/ou com materiais reciclados. |
Projeto contínuo. |
|
Até ao final de 2025, 50% de rPET em garrafas e tabuleiros de plástico e 25% de PCR em outras embalagens de plástico |
Até ao final de 2025, 50% de rPET em garrafas e tabuleiros de plástico e 25% de PCR em outras embalagens de plástico. |
Novo objetivo como parte do Plano Setorial dos Países Baixos. |
|
Até ao final de 2022, 100% das nossas embalagens terá um logótipo de reciclagem |
Até ao final de 2022, 100% das nossas embalagens terá um logótipo de reciclagem. |
Novo objetivo como parte do Plano Setorial dos Países Baixos. |
Descrição dos objetivos |
Âmbito de aplicação |
Status quo em 2021 & progressos |
ODS |
---|---|---|---|
Promoção do tema da saúde junto de clientes, colaboradores e na sociedade em geral * |
Oferecemos uma gama de produtos saborosos, confiáveis, saudáveis e com a melhor qualidade a um preço acessível. Com intervenções eficazes contribuímos para a saúde dos nossos colaboradores e da sociedade. |
Projeto contínuo. Criámos um programa abrangente sobre o tema da saúde em conjunto com o departamento de RH e trabalhámos com várias partes interessadas, como o JOGG, o National Schoolontbijt e creches para promover uma vida saudável, principalmente entre as crianças. |
* O objetivo foi reformulado e adaptado de acordo com os requisitos.