Uma empresa em crescimento com objetivos de sustentabilidade fortes: a ALDI França

Uma empresa em crescimento com objetivos de sustentabilidade fortes: a ALDI França

O rápido crescimento da ALDI França não abrandou o ritmo das iniciativas de sustentabilidade, tais como a introdução de acordos locais justos para promover o sector agrícola e os produtores franceses.

A ALDI França está a crescer. A aquisição da Leader Price aumentou o número das nossas lojas em 440, perfazendo um total de 1309 lojas. Acrescentámos três novos centros de distribuição e acolhemos mais de 6000 novos colaboradores na ALDI França em 2021.

O nosso foco em 2021 foi a promoção do sector agrícola e dos produtores franceses. Os nossos representantes assinaram o primeiro contrato tripartido com fornecedores franceses, com o objetivo de oferecer aos nossos clientes leite de marca própria livre de OGM produzido e recolhido em França, pelo qual os produtores são remunerados de forma justa.

Em setembro de 2021, assinámos também um acordo para a carne de gado Limousin, que garante uma remuneração justa para os produtores e uma carne local de qualidade, bem como o respeito pelo ambiente através das explorações agrícolas de Alto Valor Natural (HNV) certificadas. O nosso plano é de expandirmos para outros sectores.

Também apoiamos o abastecimento amplamente responsável através de diversas iniciativas. Por exemplo, assumimos um compromisso com a Iniciativa Francesa para o Cacau Sustentável.

Apesar do seu rápido crescimento, a ALDI França está a redobrar esforços, a fim de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa através da introdução de medidas em todas as novas lojas. 85% das novas lojas passaram para iluminação LED energeticamente eficiente e 69% têm sistemas de refrigeração amigos do ambiente. A ALDI França está também a prosseguir a implementação do seu ambicioso sistema fotovoltaico, com um objetivo de 270 painéis adicionais até ao final de 2024. Desde março de 2022, a ALDI França assumiu o compromisso de, através do programa voluntário FRET21, reduzir as suas emissões no transporte a jusante em 7%, entre 2021 e 2024.

Os nossos destaques

100 %

do nosso leite de marca própria proporciona uma remuneração justa aos agricultores

100% do nosso leite de marca própria proporciona uma remuneração justa aos agricultores através do acordo assinado em Fevereiro de 2022 para o nosso leite de marca própria biológico.

134

sistemas fotovoltaicos nas nossas lojas (12 798 kWp instalados)

O número de painéis fotovoltaicos nas nossas lojas aumentou em 2021, atingindo uma capacidade total de 12 798 kWp. O passo seguinte é a instalação de 270 painéis adicionais até ao final de 2024.

O perfil da ALDI França

Empresas regionais
13
Lojas
1309
Total de colaboradores ALDI
16 428
Ano de entrada no mercado
1988
Página web
www.aldi.fr

Progresso dos objetivos nacionais em 2021

Cliente & Produto

Descrição dos objetivos

Âmbito de aplicação

Status quo em 2021 & progressos

ODS

100% de transparência e rastreabilidade de produtos que contenham carne até o final de 2022

Rotulagem de todos os produtos de marca própria que contenham pelo menos 5% de carne com o ALDI Transparency Code (ATC).

Projeto contínuo. 96% dos artigos do sortido permanente foram rotulados com o ALDI Transparency Code (ATC) até o final de 2021 e 76% dos artigos no sortido (incluindo artigos de ação).

100% das maçãs e peras com certificação BEE FRIENDLY até ao final de 2021

100% das maçãs e peras europeias com certificação BEE FRIENDLY nas lojas francesas até ao final de 2021.

Projeto contínuo. 50% das maçãs e 72% das peras vendidas em 2021 foram vendidas com o rótulo BEE FRIENDLY. Os volumes BEE FRIENDLY foram afetados por condições meteorológicas particularmente adversas (geadas) em 2021.

SDG 15

100% dos produtos de marca própria serão rotulados com o Nutri-Score até ao final de 2023

Todos os produtos de marca própria serão rotulados com o Nutri-Score até ao final de 2023.

Projeto contínuo. 108 marcas ALDI foram registadas até o final de 2021 na plataforma Nutri-Score francesa.

SDG 02
Cadeia de Abastecimento & Recursos

Descrição dos objetivos

Âmbito de aplicação

Status quo em 2021 & progressos

ODS

100% do cacau certificado até ao final de 2020

Transição para cacau certificado (UTZ, Fairtrade, Rainforest Alliance e biológico) para todos os produtos da marca francesa até ao final de 2020.

Objetivo cumprido. Em 2021, 97,7% dos nossos produtos de marca própria com cacau eram certificados. Este é um requisito interno para os nossos fornecedores.

SDG 12

75% de produtos de peixe e marisco sustentáveis certificados até ao final de 2019

Conversão de 75% dos produtos de peixe e marisco da marca própria em França para produtos sustentáveis certificados até ao final de 2019.

Projeto contínuo. Em 2021, 59% dos produtos de peixe e marisco foram certificados de acordo com as normas ASC, MSC, GLOBALG.A.P., Bio, Label Rouge e IGP. A meta será revista no próximo ano em consonância com o desenvolvimento de uma política internacional de compra de pescado.

SDG 14

Proibição de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas a partir de 2020

Pôr fim ao uso de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas para produtos transformados em França até ao final de 2020. Pôr fim à venda de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas em França (ovos frescos) até ao final de 2025.

Projeto contínuo. Ovos frescos: objetivo cumprido. Desde março de 2021, não são vendidos ovos frescos de galinhas criadas em gaiolas.

Artigos de marca própria com ovos processados na sua composição: em curso. 94,3% dos artigos com ovos processados na sua composição foram produzidos com ovos de galinhas criadas sem gaiolas (2020: 79,3%).

Em 2026, todos os nossos produtos relevantes de marca própria devem cumprir os critérios do European Chicken Commitment

Até ao final de 2026 todos os nossos artigos de frango de marca própria (produtos de carne fresca, processada e/ou congelada com mais de 50% de teor de carne de frango) devem cumprir os critérios do European Chicken Commitment (ECC). Além disso, 20% do nosso volume de vendas serão, até 2026, provenientes de explorações nas quais os frangos têm acesso a áreas exteriores ou a uma criação ao ar livre.

Projeto contínuo.

Clima & Ambiente

Descrição dos objetivos

Âmbito de aplicação

Status quo em 2021 & progressos

ODS

120 sistemas fotovoltaicos até ao final de 2021

Instalação de 120 sistemas fotovoltaicos em novas lojas em França até ao final de 2021.

Objetivo cumprido. Em 2021, 134 sistemas fotovoltaicos foram instalados na França.

SDG 07

270 sistemas fotovoltaicos adicionais até o final de 2024

Instalação de 270 sistemas fotovoltaicos adicionais em lojas na França até o final de 2024.

Novo objetivo.

SDG 7

00:00
01:00
02:00
03:00
04:00
05:00
06:00
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

 

     

regions.regionSwitchHeadline

regions.regionSwitchText
regions.regionSwitchTextExplicitSwitch