O rápido crescimento da ALDI França não abrandou o ritmo das iniciativas de sustentabilidade, tais como a introdução de acordos locais justos para promover o sector agrícola e os produtores franceses.
A ALDI França está a crescer. A aquisição da Leader Price aumentou o número das nossas lojas em 440, perfazendo um total de 1309 lojas. Acrescentámos três novos centros de distribuição e acolhemos mais de 6000 novos colaboradores na ALDI França em 2021.
O nosso foco em 2021 foi a promoção do sector agrícola e dos produtores franceses. Os nossos representantes assinaram o primeiro contrato tripartido com fornecedores franceses, com o objetivo de oferecer aos nossos clientes leite de marca própria livre de OGM produzido e recolhido em França, pelo qual os produtores são remunerados de forma justa.
Em setembro de 2021, assinámos também um acordo para a carne de gado Limousin, que garante uma remuneração justa para os produtores e uma carne local de qualidade, bem como o respeito pelo ambiente através das explorações agrícolas de Alto Valor Natural (HNV) certificadas. O nosso plano é de expandirmos para outros sectores.
Também apoiamos o abastecimento amplamente responsável através de diversas iniciativas. Por exemplo, assumimos um compromisso com a Iniciativa Francesa para o Cacau Sustentável.
Apesar do seu rápido crescimento, a ALDI França está a redobrar esforços, a fim de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa através da introdução de medidas em todas as novas lojas. 85% das novas lojas passaram para iluminação LED energeticamente eficiente e 69% têm sistemas de refrigeração amigos do ambiente. A ALDI França está também a prosseguir a implementação do seu ambicioso sistema fotovoltaico, com um objetivo de 270 painéis adicionais até ao final de 2024. Desde março de 2022, a ALDI França assumiu o compromisso de, através do programa voluntário FRET21, reduzir as suas emissões no transporte a jusante em 7%, entre 2021 e 2024.
100 %
do nosso leite de marca própria proporciona uma remuneração justa aos agricultores
100% do nosso leite de marca própria proporciona uma remuneração justa aos agricultores através do acordo assinado em Fevereiro de 2022 para o nosso leite de marca própria biológico.
134
sistemas fotovoltaicos nas nossas lojas (12 798 kWp instalados)
O número de painéis fotovoltaicos nas nossas lojas aumentou em 2021, atingindo uma capacidade total de 12 798 kWp. O passo seguinte é a instalação de 270 painéis adicionais até ao final de 2024.
Empresas regionais |
13 |
Lojas |
1309 |
Total de colaboradores ALDI |
16 428 |
Ano de entrada no mercado |
1988 |
Página web |
www.aldi.fr |
Descrição dos objetivos |
Âmbito de aplicação |
Status quo em 2021 & progressos |
ODS |
---|---|---|---|
100% de transparência e rastreabilidade de produtos que contenham carne até o final de 2022 |
Rotulagem de todos os produtos de marca própria que contenham pelo menos 5% de carne com o ALDI Transparency Code (ATC). |
Projeto contínuo. 96% dos artigos do sortido permanente foram rotulados com o ALDI Transparency Code (ATC) até o final de 2021 e 76% dos artigos no sortido (incluindo artigos de ação). |
|
100% das maçãs e peras com certificação BEE FRIENDLY até ao final de 2021 |
100% das maçãs e peras europeias com certificação BEE FRIENDLY nas lojas francesas até ao final de 2021. |
Projeto contínuo. 50% das maçãs e 72% das peras vendidas em 2021 foram vendidas com o rótulo BEE FRIENDLY. Os volumes BEE FRIENDLY foram afetados por condições meteorológicas particularmente adversas (geadas) em 2021. |
|
100% dos produtos de marca própria serão rotulados com o Nutri-Score até ao final de 2023 |
Todos os produtos de marca própria serão rotulados com o Nutri-Score até ao final de 2023. |
Projeto contínuo. 108 marcas ALDI foram registadas até o final de 2021 na plataforma Nutri-Score francesa. |
Descrição dos objetivos |
Âmbito de aplicação |
Status quo em 2021 & progressos |
ODS |
---|---|---|---|
100% do cacau certificado até ao final de 2020 |
Transição para cacau certificado (UTZ, Fairtrade, Rainforest Alliance e biológico) para todos os produtos da marca francesa até ao final de 2020. |
Objetivo cumprido. Em 2021, 97,7% dos nossos produtos de marca própria com cacau eram certificados. Este é um requisito interno para os nossos fornecedores. |
|
75% de produtos de peixe e marisco sustentáveis certificados até ao final de 2019 |
Conversão de 75% dos produtos de peixe e marisco da marca própria em França para produtos sustentáveis certificados até ao final de 2019. |
Projeto contínuo. Em 2021, 59% dos produtos de peixe e marisco foram certificados de acordo com as normas ASC, MSC, GLOBALG.A.P., Bio, Label Rouge e IGP. A meta será revista no próximo ano em consonância com o desenvolvimento de uma política internacional de compra de pescado. |
|
Proibição de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas a partir de 2020 |
Pôr fim ao uso de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas para produtos transformados em França até ao final de 2020. Pôr fim à venda de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas em França (ovos frescos) até ao final de 2025. |
Projeto contínuo. Ovos frescos: objetivo cumprido. Desde março de 2021, não são vendidos ovos frescos de galinhas criadas em gaiolas. Artigos de marca própria com ovos processados na sua composição: em curso. 94,3% dos artigos com ovos processados na sua composição foram produzidos com ovos de galinhas criadas sem gaiolas (2020: 79,3%). |
|
Em 2026, todos os nossos produtos relevantes de marca própria devem cumprir os critérios do European Chicken Commitment |
Até ao final de 2026 todos os nossos artigos de frango de marca própria (produtos de carne fresca, processada e/ou congelada com mais de 50% de teor de carne de frango) devem cumprir os critérios do European Chicken Commitment (ECC). Além disso, 20% do nosso volume de vendas serão, até 2026, provenientes de explorações nas quais os frangos têm acesso a áreas exteriores ou a uma criação ao ar livre. |
Projeto contínuo. |
Descrição dos objetivos |
Âmbito de aplicação |
Status quo em 2021 & progressos |
ODS |
---|---|---|---|
120 sistemas fotovoltaicos até ao final de 2021 |
Instalação de 120 sistemas fotovoltaicos em novas lojas em França até ao final de 2021. |
Objetivo cumprido. Em 2021, 134 sistemas fotovoltaicos foram instalados na França. |
|
270 sistemas fotovoltaicos adicionais até o final de 2024 |
Instalação de 270 sistemas fotovoltaicos adicionais em lojas na França até o final de 2024. |
Novo objetivo. |