A ALDI Bélgica e a ALDI Luxemburgo têm uma visão holística da sustentabilidade, que vai desde as embalagens sustentáveis ao desperdício alimentar, passando pelas estratégias de energias renováveis e pela promoção de uma alimentação saudável.
O enfoque da sustentabilidade na Bélgica e no Luxemburgo assenta nos tópicos estratégicos de CR identificados pela análise de materialidade internacional. No ano em análise, estes incluíram a redução do desperdício alimentar, a introdução do rótulo Nutri-Score e de embalagens mais sustentáveis, a instalação de painéis solares para proteger o ambiente e a melhoria das condições de bem-estar animal durante a produção dos nossos produtos.
Em 2021, 302 lojas doaram excedentes alimentares a associações caritativas, realçando o nosso empenho em combater o desperdício alimentar.
Concentramo-nos na otimização das nossas embalagens, reduzindo o plástico (260 toneladas) e o cartão (24 toneladas) sempre que possível, e aumentando a disponibilidade de frutas e legumes não embalados.
Também expandimos as nossas gamas de produtos sustentáveis, por exemplo, introduzindo conservas de atum certificadas MSC. Os nossos produtos sazonais de chocolate têm agora o rótulo FSI Fairtrade, que certifica certos ingredientes, tais como o cacau, como sendo Fairtrade. Lançámos também o CHOCEUR Choco Changer, uma barra de chocolate sustentável baseada nos princípios da Tony's Open Chain. Rotulamos agora quase 300 dos nossos produtos com o rótulo Nutri-Score, de modo a ajudar os nossos clientes a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.
Os nossos esforços de proteção ambiental asseguraram que 111 lojas e 7 centros de distribuição instalassem painéis solares nos seus telhados. 97,5% das nossas lojas têm iluminação LED energeticamente eficiente, 44 lojas têm um sistema de refrigeração de CO2 amigo do ambiente e 46 lojas têm telhados verdes.
No ano em análise, também atualizámos a nossa Política Nacional de Bem-Estar Animal. Participámos no Better Chicken Commitment no âmbito do qual unimos esforços com outras empresas da distribuição a fim de melhorar as condições de criação de todos os frangos utilizados em produtos frescos e congelados até ao final de 2026.
98 %
das nossas embalagens de marca própria são recicláveis
A otimização de vários materiais de embalagem permitiu-nos reduzir a quantidade de plástico em 260 toneladas e de cartão em 24 toneladas em 2021.
118
sistemas fotovoltaicos
111 sistemas fotovoltaicos nos telhados das nossas lojas e 7 sistemas dos nossos centros de distribuição. No total, produzimos cerca de 9149 MWh em 2021, que equivale ao consumo anual de energia de cerca de 4970 lares.
Empresas regionais | 7 |
Lojas | 441 |
Total de colaboradores ALDI |
7927 |
Ano de entrada no mercado | 1976 |
Página web |
www.aldi.be |
Empresas regionais | 1 |
Lojas | 17 |
Total de colaboradores ALDI | 182 |
Ano de entrada no mercado | 1991 |
Página web |
www.aldi.lu |
Descrição dos objetivos |
Âmbito de aplicação |
Status quo em 2021 & progressos |
ODS |
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50% de todas as embalagens de bebidas PET feitas em material reciclado até 2024 |
Até ao final de 2021, 25% das nossas embalagens de bebidas PET serão feitas de PET reciclado. Até ao final de 2024, serão 50%. |
Projeto contínuo. Status quo 2021: 13% das bebidas PET têm material reciclado; o próximo passo é chegar aos 50%. |
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Aumentar a proporção de frutas e legumes de origem belga em 3 a 5% até ao final de 2021 |
Aumentar a proporção dos nossos artigos de frutas e legumes de origem belga em 3 a 5% até ao final de 2021. |
Objetivo cumprido. |
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Implementação do saco de rede reutilizável para frutas e legumes em todas as lojas da Bélgica e Luxemburgo em 2023 |
Sacos reutilizáveis para frutas e legumes. |
Novo objetivo. A introdução do saco de rede reutilizável está prevista entre o final de 2022 e o primeiro trimestre de 2023. |
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Implementação do saco reutilizável para pão e pastelaria em todas as lojas da Bélgica e Luxemburgo em 2022 |
Saco reutilizável para produtos de pastelaria. |
Novo objetivo. A introdução do saco reutilizável está prevista para meados de 2022. |
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Rotular 1000 produtos de marca própria com o Nutri-Score na Bélgica e Luxemburgo em 2022 |
Produtos de marca própria no sortido. |
Novo objetivo. |
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Até final de 2022, 100% dos nossos produtos à base de carne deverão ter o ALDI Transparency Code (ATC)* |
Rotulagem de todos os produtos de marca própria que contenham pelo menos 5% de carne com o ATC (carne fresca, carne enlatada, produtos refrigerados e congelados à base de carne e refeições preparadas). |
Projeto contínuo. Em 2021, 89,4% dos nossos produtos à base de carne foram rotulados com o ALDI Transparency Code (ATC). |
* O objetivo foi reformulado e adaptado de acordo com os requisitos.
Descrição dos objetivos |
Âmbito de aplicação |
Status quo em 2021 & progressos |
ODS |
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Conversão de cacau certificado UTZ ou RA para cacau Fairtrade para determinados produtos até ao final de 2022 |
Conversão de cacau certificado UTZ ou RA para cacau Fairtrade para todos os artigos de compra nacional até ao final de 2022 nas seguintes gamas: Moser Roth, cereais, doces sazonais e creme de avelã. |
Objetivo cumprido. |
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Introdução de, no mínimo, um produto de chocolate de marca própria que respeita os princípios "Open Chain" |
Introdução de, no mínimo, um produto de chocolate de marca própria no sortido permanente ou como artigo de ação que respeita os princípios “Tony’s Open Chain” até ao final de 2021. |
Objetivo cumprido. Lançamento da barra de chocolate Choceur Choco changer em janeiro de 2021. |
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Mais de 90% de carne fresca da Bélgica |
Até o final de 2021, mais de 90% da carne fresca deverá ser originária da Bélgica. |
Objetivo cumprido.
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Até o final de 2021, todo o leite de consumo deve ser de origem belga |
O âmbito de aplicação abrange o leite de consumo (leite fresco e processado em ultra-alta temperatura (UHT)). |
Objetivo cumprido. |
Descrição dos objetivos |
Âmbito de aplicação |
Status quo em 2021 & progressos |
ODS |
---|---|---|---|
Aumento de 10% nas lojas com tecnologia de recuperação de calor até o final de 2021 |
Introdução da tecnologia de recuperação de calor em mais lojas, levando à eliminação do gás natural para aquecimento, reduzindo as emissões de CO2. |
Objetivo cumprido. Estabelecemos uma nova meta para 2022. |
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Aumento de 35% no número de lojas belgas e luxemburguesas com painéis solares até o final de 2022 (2021: 111 lojas - cerca de 40 planeadas em 2022) |
Aumentar o rácio de lojas ALDI equipadas com sistemas fotovoltaicos através da expansão contínua. |
Projeto contínuo. |
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Aumento de 10% nas lojas com tecnologia de recuperação de calor até ao final de 2022 (2021: 141 lojas – cerca de 15 planeadas em 2022)** |
Introdução da tecnologia de recuperação de calor em mais lojas, levando à eliminação do gás natural para aquecimento, reduzindo as emissões de CO2. |
Projeto contínuo. Novo cálculo com base nos números de 2021. |
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Aumento de 45% nas lojas com tecnologia de refrigeração a CO2 até ao final de 2022. (2021: 44 lojas – cerca de 20 planeadas em 2022)*, ** |
Introdução da tecnologia de refrigeração de CO2 em mais lojas, levando à eliminação de refrigerantes sintéticos e substituição por refrigerantes naturais, reduzindo as emissões de CO2. |
Projeto contínuo. |
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Instalação de 130 pontos de carregamento para veículos elétricos nos centros de distribuição e sede na Bélgica em 2022 |
Introdução de estações de carregamento elétrico, levando a uma maior utilização de veículos elétricos, reduzindo as emissões de CO2. |
Novo objetivo. |
* O objetivo foi reformulado e adaptado de acordo com os requisitos.
** A deadline (ano) do objetivo foi ajustada.
Descrição dos objetivos |
Âmbito de aplicação |
Status quo em 2021 & progressos |
ODS |
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Lançar uma aplicação para colaboradores em 2021 |
Melhorar a comunicação interna para envolver ainda mais os colaboradores ALDI através do lançamento de uma aplicação para colaboradores em 2021. |
Em 2021, lançámos a app ALDI & Me com conteúdos feitos para e por colaboradores. |