O bem-estar animal está no topo da agenda para a ALDI Nord Alemanha

O bem-estar animal está no topo da agenda para a ALDI Nord Alemanha

Foram alcançadas melhorias significativas no bem-estar animal e uma expansão da gama alimentar vegan em resposta à procura dos clientes de produtos mais sustentáveis.

O bem-estar animal é uma preocupação importante para a ALDI Nord Alemanha e para os cidadãos alemães. Como parte das nossas iniciativas de melhoria do bem-estar animal, especialmente de suínos, frangos, perus e bovinos, apelámos a uma mudança nas práticas de criação (‘Haltungswechsel’): até 2030, iremos converter, de forma consistente, a nossa carne fresca e o leite (fresco e UHT) para os níveis 3 e 4 de criação mais amigos dos animais (ar livre e agricultura biológica). Começámos por mudar a nossa carne de porco fresca do nível de criação 1 para o nível de criação 2 (exceto lombo de carne de porco), e alargámos ainda mais o sistema de rotulagem de bem-estar (‘Haltungsform’) de carne fresca para charcutaria e outros produtos de carne transformada em 2021. A partir do início de 2022, também rotulámos os produtos lácteos com o sistema de rotulagem do bem-estar. Respondendo às preocupações dos agricultores e clientes, a ALDI Nord Alemanha comprometeu-se a converter toda a cadeia de abastecimento de carne de porco fresca em 5D. Isto significa que toda a cadeia de abastecimento se situa na Alemanha: desde o nascimento até ao abate e à transformação. Mesmo antes da entrada em vigor de nova legislação, suspendemos o abate de pintos machos para todos os nossos ovos frescos.

Em 2021, pelo terceiro ano consecutivo, o ALDI Nord Alemanha ganhou o Vegan Food Award by Peta, na categoria de Melhor Churrasco Vegan para o nosso “Wonder Grill- und Flammenspieße” (espetadas para churrasco).

Desde agosto de 2021, exigimos a todos os nossos fornecedores de carne fresca, produtos de carne congelada e refrigerada e ovos frescos, que utilizem exclusivamente soja livre de desflorestação para os produtos ALDI Nord. Uma solução provisória com Book&Claim será aceite para os fornecedores que não tenham conhecimento da utilização de soja na sua cadeia de abastecimento ou que não possam utilizar soja certificada livre de desflorestação. Até 2025, o nosso objetivo é ter pelo menos 50% de soja certificada fisicamente nas cadeias de abastecimento para os grupos de produtos da carne (fresca, congelada, transformada) e os ovos frescos.

Os nossos destaques

Fim do abate de pintos machos para

100 % dos ovos

frescos

O abate dos pintos machos após a eclosão pode ser evitado através da sua criação ou da determinação do sexo antes da eclosão. Aceitamos ambas as opções dos nossos fornecedores.

9 marcas

próprias registadas com o Nutri-Score em 2021

O Nutri-Score permite aos clientes identificar facilmente o valor nutricional e viver de forma mais saudável. Em 2022, registámos também a nossa marca para produtos biológicos GUT BIO com o Nutri-Score.

O perfil da ALDI Nord Alemanha

Empresas regionais
28
Lojas
2223
Total de colaboradores ALDI
37 899
Ano de entrada no mercado
1961
Página web
www.aldi-nord.de

Progresso dos objetivos nacionais em 2021

Cliente & Produto

Descrição dos objetivos

Âmbito de aplicação

Status quo em 2021 & progressos

ODS

30% menos de embalagens até ao final de 2025

Redução do peso total das embalagens de produtos de marca própria na Alemanha em 30% — proporcional às vendas — até ao final de 2025 (ano base 2015).

Projeto contínuo. 24% de poupança em materiais de embalagem na Alemanha até o final de 2021, em comparação com o ano de 2015.

SDG 12

100% de embalagens recicláveis até ao final de 2022

100% das nossas embalagens de produtos de marca própria na Alemanha recicláveis até ao final de 2022.

Projeto contínuo. 60–65% de embalagens classificadas como recicláveis até ao final de 2021.

SDG 12

Proibição de microplásticos em produtos cosméticos até ao final de 2022

Substituição de todos os produtos cosméticos de marca própria com microplásticos sólidos ou plásticos sintéticos líquidos na Alemanha por alternativas ecológicas até ao final de 2022.

Projeto contínuo. Eliminação gradual, desde 2014, de microplásticos em cosméticos e produtos de higiene pessoal e detergentes.

SDG 12

Ampliação do sistema de rotulagem do bem-estar animal (modalidade de criação animal)

Ampliação do sistema de rotulagem para artigos que contenham pelo menos 50% de carne ou leite.

Projeto contínuo. Ampliação do sistema de rotulagem para carnes processadas, congeladas e frias em 2021; a partir de 2022, iremos rotular leite e produtos lácteos.

SDG 12

Até 2023, pelo menos 7% dos volumes totais de banana do ALDI Nord são adquiridos através da norma Living Wage Banana do Equador

Os volumes devem incluir bananas no segmento de preço básico e podem incluir outras linhas de produtos.

Novo objetivo. O objetivo faz parte da Iniciativa Industrial de Retalhistas Alemães (industry initiative of German retailers).

SDG 12

Até 2025, obter pelo menos 50% dos volumes totais de banana do ALDI Nord através da norma Living Wage Banana

Inclui volumes de banana de todos os países fornecedores.

Novo objetivo. O objetivo faz parte da Iniciativa Industrial de Retalhistas Alemães (industry initiative of German retailers).

SDG 12

Até 2025, pelo menos 90% dos volumes de bananas ALDI Nord provenientes do Equador serão adquiridos através da norma Living Wage Banana

90% dos volumes de banana do Equador.


Novo objetivo. O objetivo faz parte da Iniciativa Industrial de Retalhistas Alemães (industry initiative of German retailers).

SDG 12
Cadeia de Abastecimento & Recursos

Descrição dos objetivos

Âmbito de aplicação

Status quo em 2021 & progressos

ODS

Descontinuação de produtos de carne fresca com modalidade de criação animal 1até 2025

Descontinuação de produtos de carne fresca com rótulo de modalidade de criação animal 1 e aumento da proporção de produtos de carne fresca de marca própria com o rótulo de modalidade de criação animal 2, 3 ou 4.

Objetivo cumprido para artigos de frango e peru, quase alcançada para a carne de porco (só o lombo de porco ainda está na modalidade 1). A meta referente à carne bovina será iniciada em 2022.

Proibição do abate de pintos na produção de ovos até ao final de 2022

Conversão gradual de toda a cadeia de abastecimento de ovos provenientes de galinhas poedeiras criadas no solo, ao ar livre e em regime biológico em toda a Alemanha até ao final de 2022 para acabar com o abate de pintos machos na produção de ovos.

Objetivo cumprido. Todos os nossos ovos provenientes de galinhas poedeiras excluem o abate de pintos machos.

50% de café sustentável certificado até ao final de 2020

Transição para café sustentável certificado (UTZ/Rainforest Alliance, Fairtrade, EU-Bio) para determinados produtos de marca própria na Alemanha até ao final de 2020.

Objetivo alcançado. 51,6% de café certificado em 2021.

SDG 12

Todos os produtos lacticínios com origem alemã até o final de 2024** 

O âmbito de aplicação abrange o leite de consumo (leite fresco e processado em ultra-alta temperatura (UHT)).

Projeto contínuo. O leite fresco já é 100% alemão.

40% (da quota de vendas) do leite1 com modalidade de criação animal de nível 3 e 4 até ao final de 2023

O objetivo abrange o leite para consumo (leite fresco e UHT).

Novo objetivo. 25% (da quota de vendas) do leite para consumo1 já com modalidade de criação animal de nível 3 e 4.

Excluir todo o leite1 com modalidade de criação animal de nível 1 até 2024

O objetivo abrange o leite para consumo (leite fresco e UHT). 

Novo objetivo. 25% (da quota de vendas) do leite para consumo1 já com modalidade de criação animal de nível 3 e 4.

100% (das quotas de vendas) do leite1 com modalidade de criação animal de nível 3 e 4 até ao final de 2030

O objetivo abrange o leite para consumo (leite fresco e UHT).  

Novo objetivo. 25% (da quota de vendas) do leite para consumo1 já com modalidade de criação animal de nível 3 e 4.

33% (da quota de vendas) da carne fresca2 com modalidade de criação animal de nível 3 e 4 até ao final de 2026

O objetivo abrange carne fresca, excluindo especialidades (internacionais) e produtos congelados.

Novo objetivo. 15% (da quota de vendas) da carne fresca2 já com modalidade de criação animal de nível 3 e 4.

100% (da quota de vendas) da carne fresca2 com modalidade de criação animal de nível 3 e 4 até ao final de 2030

O objetivo abrange carne fresca, excluindo especialidades (internacionais) e produtos congelados.

Novo objetivo. 15% (da quota de vendas) da carne fresca2 já com modalidade de criação animal de nível 3 e 4.

* O objetivo foi reformulado e adaptado de acordo com os requisitos.

** A deadline (ano) do objetivo foi ajustada.

1 Com base na média de vendas da ALDI na Alemanha de leite de consumo de marca própria (excluindo produtos de marca e especialidades internacionais).

2 Com base na média de vendas do ALDI na Alemanha dos maiores grupos das categorias de carne de porco, bovina, frango e peru (excluindo especialidades (internacionais) e produtos congelados).

Clima & Ambiente

Descrição dos objetivos

Âmbito de aplicação

Status quo em 2021 & progressos

ODS

Aumento da taxa de utilização própria da energia produzida

Aumentar a taxa de utilização própria da energia produzida por sistemas fotovoltaicos nas lojas na Alemanha, através da combinação com sistemas integrados de arrefecimento e aquecimento e alinhamento correto dos sistemas fotovoltaicos.

Projeto contínuo. O rácio entre energia consumida e gerada em 2021 foi de 63,5%.

SDG 07

00:00
01:00
02:00
03:00
04:00
05:00
06:00
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

 

     

 

     

 

     

regions.regionSwitchHeadline

regions.regionSwitchText
regions.regionSwitchTextExplicitSwitch