Em 2021, o Programa CR foi amplamente revisto. Para as metas a serem incluídas no Programa CR foram desenvolvidos requisitos internos. Algumas metas que não cumpriam esses requisitos (por exemplo, 'critérios SMART') foram excluídas e outras foram ajustadas. Pretendemos que todas as metas cumpram os requisitos internos no próximo Relatório de Sustentabilidade abrangente de 2023.
Objetivo |
Descrição e âmbito |
Status quo em 2021 e próximos passos |
ODS |
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20% menos material de plástico virgem em embalagens de marcas próprias até 2025 |
Redução em 20% do peso total de embalagens de marcas próprias de plástico virgem no ALDI Nord (excluem-se embalagens para frutas e legumes) – em proporção às vendas – até ao final de 2025 (o mais tardar, ano de referência: 2020). |
Projeto contínuo. |
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30% de material reciclado em embalagens de marcas próprias de plástico até 2025 |
30% de material reciclado em embalagens de marcas próprias de plástico até 2025 (o mais tardar e em média). |
Projeto contínuo. |
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Materiais 100% sustentáveis certificados e/ou reciclados para todas as embalagens primárias até ao final de 2020 |
Conversão de todas as embalagens primárias de produtos recentemente adquiridos no ALDI Nord para materiais sustentáveis certificados (FSC®, PEFC™, rótulo ecológico da UE ou normas comparáveis) ou que contenham mais de 70% de materiais reciclados, em função da disponibilidade até ao final de 2020. O requisito refere-se a todos produtos de marca própria dentro do sortido permanente, produtos sazonais e produtos de ação. |
Projeto contínuo. |
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Embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis, ou compostáveis até ao final de 2025 |
100% das embalagens de marca própria reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis em todas as empresas ALDI até ao final de 2025. |
Projeto contínuo. |
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15% menos de embalagens até ao final de 2025 |
Redução do peso total do material de embalagem de marca própria no ALDI Nord (excluindo frutas e produtos hortícolas) em 15% – proporcional às vendas - até ao final de 2025 (ano base 2020). |
Projeto contínuo. |
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Sacos de rede reutilizáveis para frutas e legumes |
Lançamento de sacos de rede reutilizáveis para frutas e legumes em todas as lojas das empresas ALDI. |
Projeto contínuo. |
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Descontinuação de sacos de plástico de utilização única (excluindo embalagens de serviço/sacos ultraleves) até ao final de 2021 |
Descontinuação de sacos de plástico de utilização única (excluindo embalagens de serviço/sacos ultraleves) até ao final de 2021: para atingir este objetivo, o sortido de sacos reutilizáveis será ampliado. Estes sacos podem ser consertados e/ou limpos e devem ser reconhecíveis como reutilizáveis, em termos de sensação tátil e de conforto do transporte. Os sacos que não cumpram estes requisitos não são abrangidos por este objetivo. Sacos de papel não se encontram incluídos por esta definição. |
Projeto contínuo. |
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100% das referências de frutas e legumes biológicos sem embalagem ou com embalagem mais amiga do ambiente até ao final de 2023 |
100% dos artigos de frutas e legumes biológicos sem embalagem ou com embalagem mais amiga do ambiente em todas as empresas ALDI até ao final de 2023. A utilização de plástico deve ser reduzida até a um mínimo – considerando a qualidade de produto e o desperdício alimentar. |
Projeto contínuo. |
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Oferta de pelo menos 40% de referências de frutas e legumes sem embalagem até ao final de 2025 |
Oferta de pelo menos 40% de referências de frutas e legumes sem embalagem nas lojas de todas as empresas ALDI até ao final de 2025. No caso de artigos que necessitam de uma embalagem, serão utilizados somente embalagens sustentáveis e amigas do ambiente. |
Projeto contínuo. |
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Retirada das camadas intermédias de plástico nas caixas até ao final de 2021 |
100% das camadas intermédias de plástico nas caixas para frutas legumes serão retiradas em todas as empresas ALDI até ao final de 2021. |
Objetivo alcançado. |
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Otimizar a composição de 100% dos produtos para crianças até ao final de 2024*,** |
Aplicação de critérios a produtos para crianças no ALDI Nord, de acordo com as diretrizes nacionais e indo ao encontro com as recomendações da OMS. Os produtos destinados a crianças que não sejam conformes serão retirados de venda ou alterados em termos de rotulagem até ao final de 2021. Otimizar todos os produtos para crianças, independentemente da gama de produtos. |
Objetivo parcialmente alcançado. |
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Evitar a publicidade de escolhas pouco saudáveis e promover produtos mais saudáveis para crianças até ao final de 2021 |
Evitar a publicidade de produtos pouco saudáveis para crianças e promover produtos saudáveis (incluindo frutas e legumes) em todas as empresas ALDI até ao final de 2021 (excluindo ofertas especiais, como p. ex. no Natal). |
Objetivo em processo de revisão. |
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Lançamento de marcas próprias para produtos infantis até ao final de 2021 |
Lançamento e realização de campanha de uma nova marca própria ALDI para crianças até final de 2021. |
Objetivo em processo de revisão. |
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Cooperar com pelo menos um parceiro a nível nacional ou internacional na gama de produtos para crianças até ao final de 2021 |
Cooperação com fornecedores, organizações e peritos para melhorar as atuais gamas de produtos para crianças e para procurar produtos inovadores em todas as empresas ALDI até final de 2021. |
Objetivo parcialmente alcançado. Uma reorganização holística da estratégia de produtos infantis está planeada até o final de 2022. |
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Composição nutricional melhorada em 100% das categorias de produtos definidas até ao final de 2022 |
Melhorar os produtos através de uma composição nutricional otimizada (por exemplo, reduzir sal, açúcar ou gordura, ou aumentar o teor de fibra) e oferecer gamas de produtos fiáveis aos clientes com necessidades dietéticas especiais nas gamas de produtos de pequeno-almoço, laticínios, artigos de conveniência refrigerados, congelados e bebidas não-alcoólicas em todas as empresas ALDI até ao final de 2022. |
Projeto contínuo. |
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Registar 100% das marcas próprias ALDI com o rótulo Nutri-Score até final de 2024*,** |
Todos os produtos alimentares de marca própria. Fora do âmbito: exceções justificadas definidas internamente. A definição das exceções depende das expectativas do cliente. |
Projeto contínuo. |
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Melhorar a rotulagem e comunicar o valor acrescentado em termos de sustentabilidade |
Melhorar a rotulagem e comunicar valor acrescentado em termos de sustentabilidade, como o bem-estar animal, vegan, melhor rotulagem nutricional e projetos sociais em todas as empresas ALDI. |
Projeto contínuo. |
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Aumentar o sortido biológico |
Identificar as lacunas no sortido de produtos biológicos em cada país ALDI e em cada gama, e listar os produtos em falta em 2021. |
Projeto contínuo. |
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Aumentar o sortido de artigos vegetarianos e vegan |
Aumentar a gama de produtos vegetarianos e vegan, incluindo a certificação (por exemplo, rótulo V-Label) em todas as empresas ALDI. |
Projeto contínuo. |
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Rotular 100% dos produtos vegetarianos e vegan para todos os novos produtos/compras a partir de 2021 |
Rotulagem de 100% dos produtos vegetarianos e vegan (com V-Label/Veganflower) em todos os produtos recém-adquiridos/listados em todas as empresas ALDI, com destaque para os artigos não alimentares a partir de 2021. |
Objetivo alcançado. |
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Implementar em 100% das lojas uma parceria para reduzir o desperdício alimentar até ao final de 2021 |
Implementar em 100% das lojas ALDI uma cooperação com uma ONG para reduzir o desperdício alimentar até 2021 (por exemplo, Food Bank, Too Good To Go, Refood). O objetivo é alcançado quando cada loja trabalhar regularmente* com um ou mais parceiros. *Regularmente significa doar o mais frequentemente possível de ambos os lados. |
Projeto em andamento. |
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Oferecer produtos produzidos a partir de excedentes alimentares até ao final de 2021 |
Desenvolver produtos feitos a partir de excedentes alimentares e introdução de pelo menos um produto nas categorias definidas até ao final de 2021 no ALDI Nord. |
Objetivo alcançado. |
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Rotulagem de 100% dos produtos nacionais para todos os novos produtos/compras até ao final de 2021 |
Rotular 100% dos produtos nacionais, por exemplo, com bandeira nacional até ao final de 2021 para todos os produtos recém-adquiridos/novamente listados em todas as empresas ALDI. Âmbito: frutas e legumes, lacticínios, carne fresca e peixe. |
Objetivo alcançado. |
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Desenvolver gamas de produtos regionais em cada país ALDI até ao final de 2021 |
Desenvolvimento de gamas de produtos regionais em cada país ALDI até ao final de 2021. Âmbito: frutas e legumes, lacticínios, carne fresca e peixe. |
Objetivo parcialmente alcançado. |
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Oferecer alternativas 100% vegetarianas e veganas aos laticínios, carne, peixe e ovos (rotuladas com V-Label/Green Heart) com soja europeia e/ou certificada até ao final de 2024 *,** |
Os produtos são considerados à base de soja se a soja for um ingrediente primário e/ou relevante. A proteína texturizada de soja (TSP) também está incluída no âmbito. As certificações e padrões aceites são RTRS, Pro Terra, ISCC+, SFAP Non-Conversion, CRS, BFA, Danube/Europe Soy, Cargill Triple S, ADM Responsible Soy Standard, Bunge Pro S. |
Objetivo parcialmente alcançado. |
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Compensação de todas as emissões de CO2 e dos artigos veganos alternativos à carne, peixe e laticínios comprados internacionalmente no ALDI Nord (com certificação V-Label) até ao final de 2023 |
Alternativas veganas à carne, peixe e laticínios rotuladas com a V-Label adquiridas pelo Departamento de Compras Internacionais. O âmbito também inclui variedades vegetarianas se estas fizerem parte de um sortido na qual são oferecidos produtos veganos. |
Novo objetivo. |
* O objetivo foi reformulado e adaptado de acordo com os requisitos.
** O prazo de implementação (ano) do objetivo foi ajustado.
Objetivo |
Descrição e âmbito |
Status quo em 2021 e próximos passos |
ODS |
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Flores e plantas 100% certificadas** |
Monitorizar continuamente a quota de plantas e flores sustentáveis certificadas (por exemplo, GLOBALG.A.P. em combinação com GRASP ou padrões alternativos) em todas as empresas ALDI. |
Projeto contínuo. |
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Avaliação social de todos os produtores de frutas e legumes*, ** |
Aumentar continuamente a quota de flores e plantas sustentáveis certificados (por exemplo, GLOBALG.A.P. em combinação com GRASP ou normas alternativas) em todas as empresas ALDI. |
A certificação de frutas e legumes é um requisito interno para os nossos fornecedores para países de médio e alto risco. Aceitamos, por exemplo, as normas GRASP, Rainforest Alliance, Fairtrade. As próximas etapas irão concentrar-se na monitorização e verificação do requisito. Para isso, estamos a desenvolver um sistema de monitorização até o final de 2023. |
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Alargamento dos critérios de bem-estar animal |
Expansão contínua dos sistemas de teste e de certificação e das normas internas em todas as empresas ALDI, indo além dos requisitos legais e incluir aspetos de bem-estar animal. |
Projeto contínuo. |
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Algodão 100% sustentável até ao final de 2025 |
Utilização de algodão sustentável (por exemplo, GOTS, OCS 100/blended, Fairtrade, algodão reciclado, BCI, CmiA) para todo o vestuário e têxteis para o lar em todas as empresas ALDI até ao final de 2025. |
Projeto contínuo. |
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Continuar a implementar a avaliação de Corporate Responsibility dos fornecedores |
Implementar a Corporate Responsibility Supplier Evaluation (CRSE) em todas as cadeias de abastecimento de alto risco até 2027. |
Projeto contínuo. |
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Compromisso de eliminar a desflorestação e a conversão das nossas cadeias de abastecimento de alta prioridade até 31 de dezembro de 2030 |
Incluindo até dez cadeias de abastecimento relacionadas com a desflorestação. Começando com madeira, óleo de palma, soja, açúcar, banana, carne bovina e outras que se seguirão. |
Novo objetivo. |
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Compromisso de publicar os nomes e endereços dos fornecedores principais das nossas cadeias de abastecimento de produtos alimentares de alto risco até ao final de 2022 |
O âmbito inclui todas as cadeias de abastecimento alimentar relevantes, com base numa análise de risco. |
Novo objetivo. |
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Identificação dos impactos nos direitos humanos e implementação de relatórios transparentes em conformidade com a nossa estratégia de diligência devida. |
Até ao final de 2025 iremos realizar e publicar 12 Human Rights Impact Assessments HRIAs) - no mínimo uma verificação por cada cadeia de abastecimento de risco. Iremos começar com a realização de 3 HRIAs até ao final de 2021. |
Novo objetivo. |
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Estabelecimento de mecanismos de reclamações que atendam aos requisitos dos UNGPs nas nossas cadeias de abastecimento de alto risco até 2025 *, ** |
Implementar mecanismos de reclamação em todas as cadeias de abastecimento de alto risco até 2025. |
Projeto contínuo. |
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100% de transparência em todos as substâncias químicas utilizadas em todos os locais produção com processos húmidos usados para a produção de mercadoria ALDI até 2024*, ** |
O objetivo abrange todos os locais produção com processos húmidos em países de risco utilizados para a produção de têxteis e calçado ALDI. |
Projeto contínuo. |
* O objetivo foi reformulado e adaptado de acordo com os requisitos.
** O prazo de implementação (ano) do objetivo foi ajustado.
Objetivo |
Descrição e âmbito |
Status quo em 2021 e próximos passos |
ODS |
---|---|---|---|
Redução das emissões de gases com efeito estufa em 40% até ao final de 2021 |
Redução das emissões de gases com efeito de estufa em 40% em todas as empresas ALDI até finais de 2021, em comparação com o ano de referência de 2015 |
Objetivo alcançado. |
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Aumento da percentagem das lojas ALDI equipadas com instalações fotovoltaicos através de expansão contínua* |
Todas as novas lojas serão equipadas com painéis fotovoltaicos. Os sistemas serão instalados em todas as lojas onde for tecnicamente possível e economicamente viável. |
Projeto contínuo. |
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Iluminação LED em todas as novas lojas até ao final de 2019 |
Introdução de iluminação LED em todas as novas lojas ALDI (iluminação interior e exterior) até ao final de 2019. |
Objetivo cumprido para a iluminação interior e exterior de todas as novas lojas ALDI. |
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O ALDI Nord incentiva fornecedores estratégicos, responsáveis por 75% das emissões nas cadeias de abastecimento, a estabelecerem metas de redução com base científica |
Incentivar fornecedores responsáveis por pelo menos 75% das emissões do âmbito-3 da categoria 1 a estabelecerem as suas próprias metas climáticas com base científica até 2024. |
Projeto contínuo. |
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Redução das emissões de gases com efeito estufa em 55% até ao final de 2030 (ano de referência- 2020) |
Redução das emissões de gases com efeito de estufa em 55% em todas as empresas ALDI até finais de 2030, em comparação com o ano de referência de 2020 (Science Based Target). |
Novo objetivo. |
* O objetivo foi reformulado e adaptado de acordo com os requisitos.
** O prazo de implementação (ano) do objetivo foi ajustado.
Todas as metas, incluindo as metas específicas de cada país, estão disponíveis em forma consolidada como um PDF separado.