UN Global Compact Relatório Intercalar (COP) 2020 - Combate à corrupção

UN Global Compact Relatório Intercalar (COP) 2020

COMBATE À CORRUPÇÃO

Princípio 10: Medidas contra a corrupção

Gestão empresarial orientada para os valores

"Simples. Responsável. Fiável". Estes valores guiam a nossa atividade. Estão consagrados na nossa imagem corporativa "Simplesmente ALDI" como uma norma que norteia o ALDI Nord. Esta imagem corporativa fornece uma orientação clara aos cerca de 79 000 colaboradores ALDI. Estamos sempre comprometidos em agir de acordo com os nossos valores empresariais e em nunca assumir riscos devido a violações de conformidade. Da mesma forma, esperamos que todos os colaboradores e parceiros comerciais do ALDI atuem de forma responsável e fiável e cumpram todas as regras, diretrizes e acordos. A maioria dos países ALDI definiu objetivos de “Compliance” que estabelecem estes requisitos.

O nosso entendimento de Compliance

A nossa declaração de missão empresarial e o Sistema de Gestão de Conformidade (CMS) fornecem aos colaboradores do ALDI orientações claras para um comportamento ético e conforme. Estamos atualmente a desenvolver um Código de Conduta abrangente para o ALDI Nord, que irá incluir todos os temas de “Compliance”. As Condições Gerais de Compra contêm regras claras que definem a relação entre os fornecedores e as empresas ALDI. É proibido o comportamento anticoncorrencial por parte de fornecedores e fabricantes. Estão previstas sanções para as violações, por exemplo, em casos de ação culposa como o atraso ou não entrega de mercadorias. A fim de assegurar que o ALDI Nord cumpre as mesmas normas em todos os locais, os Termos e Condições Gerais de Compra também estipulam requisitos de conformidade para os parceiros contratuais. Se houver indícios claros de uma violação das regras – seja por um fornecedor ou por um colaborador ALDI – os responsáveis pela área de “Compliance” levarão a cabo uma investigação exaustiva.

Sistema estruturado de gestão de Compliance

O Compliance-Management-System (CMS) destina-se a ajudar todos os colaboradores do ALDI a estarem sempre à altura dos nossos valores fundamentais. Acima de tudo, porém, o CMS destina-se a assegurar o sucesso a longo prazo do ALDI Nord e a prevenir ou mitigar danos e riscos. Está disponível para todas as empresas ALDI a nível internacional, mas ainda não foi introduzido em alguns países.

Como parte do CMS, foram criados sistemas de denúncia de irregularidades (Whistleblowing) para registar informações sobre violações de conformidade dentro do ALDI Nord. As violações da lei aplicável e dos regulamentos internos podem ser comunicadas através destes canais – anonimamente ou através da menção do próprio nome. Exemplos de violações incluem corrupção, restrições da concorrência e comportamento antiético, bem como o incumprimento de normas ambientais. Na Alemanha, o incumprimento das normas sociais – tais como os direitos humanos fundamentais ou os regulamentos de segurança no trabalho – também pode ser denunciado desta forma. Os sistemas de denúncia estão sempre disponíveis nas páginas web para denunciantes internos e externos. No ano do relatório, a ALDI França, a ALDI Polónia e a ALDI Portugal introduziram e operacionalizaram sistemas de denúncia de irregularidades. A ALDI Dinamarca e a ALDI Holanda também adaptaram os seus canais de informação, que estão disponíveis desde 2021. Em alguns países, existem também sistemas de denúncias e outros canais que os colaboradores ALDI podem utilizar em casos de assédio sexual, assédio moral, discriminação, agressão e violência. Por exemplo, na Holanda um destes sistemas está em vigor.

Familiarização com a empresa

A fim de sensibilizar todos os colaboradores ALDI para a importância do tema “Compliance”, são proporcionados vários cursos de formação. Os novos colaboradores recebem formação sobre as diretrizes mais importantes do ALDI Nord no início do seu percurso na empresa. Na Alemanha, os gerentes e diretores-gerais de todos os departamentos de Compras do ALDI também participam regularmente em sessões de formação. Estas abrangem uma vasta gama de temas essenciais, tais como a lei da concorrência, concorrência desleal, proteção de segredos de negócio, prevenção da corrupção, proteção de dados e segurança da informação. Desde 2019, este conteúdo faz parte de um curso de formação obrigatório em sala de aula na Academia ALDI. Devido à pandemia de COVID-19, transformámos os cursos presenciais em ofertas online, no ano do relatório. Cursos semelhantes são também realizados a cada dois ou três anos nas empresas ALDI na Bélgica, Espanha, França, Holanda e Portugal. Na Dinamarca, os cursos de formação realizam-se desde 2020. Estamos também a expandir a comunicação sobre o tema de “Compliance” nas páginas web e a participar em eventos setoriais, como por exemplo o "Bundeskongress Compliance" (Congresso Federal Compliance) na Alemanha.

Em todas as atividades, consideramos a proteção fiável dos dados um requisito básico. As diretrizes das empresas ALDI sobre princípios gerais, objetivos e responsabilidades destinam-se a garantir a segurança integrada da informação e a proteção de dados nos termos da lei em todos os processos empresariais. Os colaboradores ALDI recebem regularmente formação em questões de segurança da informação e proteção de dados. Além disso, são realizados cursos de proteção de dados orientados para grupos-alvo, por exemplo, sobre como lidar com dados de colaboradores ou dos clientes.

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