Também no ALDI Nord, o ano de 2020 foi marcado em grande medida pela pandemia de COVID-19. Enquanto fornecedor de bens alimentares, temos uma responsabilidade particularmente grande nesta crise. Tomámos medidas atempadas na primavera de 2020: graças a rigorosas medidas de higiene e proteção, tanto para os colaboradores como para os nossos clientes, conseguimos assegurar que ir às compras continuava a ser seguro mesmo durante a pandemia. Além disso, criámos rapidamente as condições técnicas para o teletrabalho em todas as áreas que se prestavam a tal. Seja nas lojas, nos centros logísticos ou a partir de casa, todos os colaboradores do ALDI fizeram um trabalho excecional nesta situação extraordinária. As empresas ALDI demonstraram a sua gratidão pelos esforços incansáveis dos colaboradores das lojas e centros logísticos, oferecendo-lhes um pagamento especial ou um vale para compra de produtos.
A pandemia do coronavírus no ano passado mostrou-nos claramente que os tempos de crise não carecem de uma abordagem hesitante, mas sim de uma ação decisiva. Esta lição deve também ser aplicada a outra crise, cujos efeitos não são menos dramáticos: a crise climática. É por isso que, mais uma vez, intensificámos o nosso enfoque na proteção do clima. Em julho de 2020, tornámo-nos um dos primeiros discounters a aderir à iniciativa "Science Based Targets". Com esta adesão, comprometemo-nos a estabelecer metas vinculativas e cientificamente comprovadas para reduzir as nossas emissões de CO2 nos próximos dois anos, de acordo com a meta de 1,5 graus do Acordo do Clima de Paris. Em 2022, informaremos sobre estas novas metas.
Houve outras áreas do nosso trabalho de sustentabilidade em que também não abrandámos no ano passado, apesar da pandemia, por exemplo, em matéria de redução de resíduos de plástico. No final de 2020, deixámos de vender produtos de plástico de utilização única, tais como pratos, talheres, copos, palhinhas e cotonetes em todo o grupo empresarial ALDI Nord. Além disso, em 2021 adotámos novos objetivos internacionais em matéria de embalagens. Um destes objetivos é o de, até ao final de 2025, as nossas embalagens de plástico das nossas marcas próprias deverão conter, em média, pelo menos 30% de material reciclado. Outro marco do ano em apreço no presente relatório é a nossa nova Diretriz Internacional para a Prevenção do Desperdício Alimentar. Esta vem regulamentar a gestão dos excedentes alimentares e é vinculativa para as empresas ALDI e seus parceiros comerciais. Desde há muitos anos que o ALDI Nord tem implementado várias medidas destinadas a reduzir tanto quanto possível as perdas e os resíduos alimentares. Com a nova diretriz, criámos um quadro vinculativo para todo o grupo.
Informamos sobre este e outros progressos no presente relatório intercalar, que se baseia nos requisitos do Pacto Global das Nações Unidas (United Nations Global Compact – UNGC). Em 2017, o ALDI Nord tornou-se no primeiro discounter alimentar a aderir ao UNGC e desde então comprometeu-se a cumprir os seus dez princípios. Estes constituem, juntamente com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), a base para o desenvolvimento futuro das nossas estratégias de sustentabilidade.
Desejo-vos uma leitura informativa!
Rolf Buyle
Managing Director
International Buying
ALDI Einkauf SE & Co. oHG