Como parte do nosso programa de CR1, estabelecemos metas claras para todas as áreas, incluindo os temas de enfoque:
Objetivo |
Descrição e âmbito |
Status quo em 2020 e próximos passos |
ODS |
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20% menos material de plástico virgem em embalagens de marcas próprias até 2025 |
Redução em 20% do peso total de embalagens de marcas próprias de plástico virgem no ALDI Nord (excluem-se embalagens para frutas e legumes) - em propoção às vendas - até ao final de 2025 (o mais tardar, ano de referência: 2020). |
Novo objetivo. |
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30% de material reciclado em embalagens de marcas prórias de plástico até 2025 |
30% de material reciclado em embalagens de marcas próprias de plástico até 2025 (o mais tardar e em média). |
Novo objetivo. |
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Materiais 100% certificados de forma sustentável e/ou reciclados para todas as embalagens primárias até ao final de 2020 |
Conversão de todas as embalagens primárias de produtos recentemente adquiridos no ALDI Nord para materiais certificados de forma sustentável (FSC®, PEFC™, rótulo ecológico da UE ou normas comparáveis) ou que contenham mais de 70% de materiais reciclados, em função da disponibilidade até ao final de 2020. O requisito refere-se a todos produtos de marca própria dentro do sortido fixo, produtos sazonais e produtos de ação. |
Projeto contínuo. 70% das embalagens eram certificadas em 2020. |
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Embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis, ou compostáveis até ao final de 2025 |
100% das embalagens de marca própria reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis em todas as empresas ALDI até ao final de 2025. |
Projeto contínuo. |
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15% menos de embalagens até ao final de 2025 |
Redução do peso total do material de embalagem de marca própria no ALDI Nord (excluindo frutas e produtos hortícolas) em 15% - proporcional às vendas - até ao final de 2025 (ano base 2020). |
Projeto contínuo. |
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Sacos de rede reutilizáveis para frutas e legumes |
Lançamento de redes reutilizáveis para frutas e legumes em todas as lojas das empresas ALDI. |
Projeto contínuo. Os sacos de rede já são vendidos na Alemanha, Dinamarca, Espanha e Portugal. |
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Descontinuação de sacos de plástico de utilização única (excluindo embalagens de serviço/sacos ultraleves) até ao final de 2021 |
Descontinuação de sacos de plástico de utilização única (excluindo embalagens de serviço/sacos ultraleves) até ao final de 2021: para atingir este objetivo, o sortido de sacos reutilizáveis será ampliado. Estes sacos podem ser consertados e/ou limpos e devem ser reconhecíveis como reutilizáveis, em termos de sensação tátil e de conforto do transporte. Os sacos que não cumpram estes requisitos não são abrangidos por este objetivo. Sacos de papel não se encontram incluídos por esta definição. |
Projeto contínuo. Na Alemanha, Bélgica/Luxemburgo, Dinamarca, França (conforme legislação nacional), Holanda e Polónia são vendidos apenas sacos de compra reutilizáveis. Em Espanha e Portugal o objetivo ainda será implementado. Os últimos sacos de compra de utilização única serão vendidos no ano de 2021. |
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Proibição de produtos plásticos de utilização única até ao final de 2020 |
Fim da venda de produtos de plásticos de utilização única, como pratos, talheres, copos, palhinhas, agitadores e cotonetes em todas as empresas ALDI até ao final de 2020. Os artigos indispensáveis serão substituídos por alternativas mais amigas do ambiente ou por soluções reutilizáveis. |
Objetivo cumprido. |
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100% das referências de frutas e legumes biológicos sem embalagem ou com embalagem mais amiga do ambiente até ao final de 2023 |
100% dos artigos de frutas e legumes biológicos sem embalagem ou com embalagem mais amiga do ambiente em todas as empresas ALDI até ao final de 2023. A utilização de plástico deve ser reduzida até a um mínimo - considerando a qualidade de produto e o desperdício alimentar. |
Projeto contínuo. |
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Oferta de pelo menos 40% de referências de frutas e legumes sem embalagem até ao final de 2025 |
Oferta de pelo menos 40% de referências de frutas e legumes sem embalagem nas lojas de todas as empresas ALDI até ao final de 2025. No caso de artigos que necessitam de uma embalagem, serão utilizados somente embalagens sustentáveis e amigas do ambiente. |
Projeto contínuo. O objetivo já foi cumprido na Polónia e em Portugal. |
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Retirada das camadas intermédias de plástico nas caixas até ao final de 2021 |
100% das camadas intermédias de plástico nas caixas para frutas legumes serão retiradas em todas as empresas ALDI até ao final de 2021. |
Projeto contínuo. O objetivo já foi cumprido na Holanda. Na Bélgica já 95% das camadas intermédias nas caixas para frutas e legumes já são de cartão. |
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Otimizar a composição de 100% dos produtos para crianças até ao final de 2021 |
Aplicação de critérios a produtos para crianças no ALDI Nord, de acordo com as diretrizes nacionais e indo ao encontro com as recomendação da OMS. Os produtos destinados a crianças que não sejam conformes serão retirados de venda ou alterados em termos de rotulagem até ao final de 2021. Otimizar todos os produtos para crianças, independentemente da gama de produtos. |
Projeto contínuo. |
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Evitar a publicidade de escolhas pouco saudáveis e promover produtos mais saudáveis para crianças até ao final de 2021 |
Evitar a publicidade de produtos pouco saudáveis para crianças e promover produtos saudáveis (incluindo frutas e legumes) em todas as empresas ALDI até ao final de 2021 (excluindo ofertas especiais, como p. ex. no Natal). |
Projeto contínuo. |
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Lançamento de marcas próprias para produtos infantis até ao final de 2021 |
Lançamento e realização de campanha de uma nova marca própria ALDI para crianças até final de 2021. |
Projeto contínuo. |
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Cooperar com pelo menos um parceiro a nível nacional ou internacional na gama de produtos para crianças até ao final de 2021 |
Cooperação com fornecedores, organizações e peritos para melhorar as atuais gamas de produtos para crianças e para procurar produtos inovadores em todas as empresas ALDI até final de 2021. |
Projeto contínuo. |
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Composição nutricional melhorada em 100% das categorias de produtos definidas até ao final de 2022 |
Melhorar os produtos através de uma composição nutricional otimizada (por exemplo, reduzir sal, açúcar ou gordura, ou aumentar o teor de fibra) e oferecer gamas de produtos fiáveis aos clientes com necessidades dietéticas especiais nas gamas de produtos de pequeno-almoço, laticínios, artigos de conveniência refrigerados, congelados e bebidas não-alcoólicas em todas as empresas ALDI até ao final de 2022. |
Projeto contínuo. |
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Ampliar a rotulagem nutricional |
Introdução de rótulo nutricional (por exemplo, Nutri-Score, The Keyhole) em todos os países ALDI para produtos de marca própria. |
Projeto contínuo. A ALDI Bélgica e a ALDI França começaram com a implementação em 2020. No início de 2021, a ALDI Alemanha, ALDI Espanha e ALDI Portugal registaram as primeiras marcas que passam a ser comercializadas no decorrer do ano. |
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Melhorar a rotulagem e comunicar o valor acrescentado em termos de sustentabilidade |
Melhorar a rotulagem e comunicar valor acrescentado em termos de sustentabilidade, como o bem-estar animal, vegan, melhor rotulagem nutricional e projetos sociais em todas as empresas ALDI. |
Projeto contínuo. |
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Aumentar sortido biológico |
Identificar as lacunas no sortido de produtos biológicos em cada país ALDI e em cada gama, e listar os produtos em falta em 2021. |
Projeto contínuo. 1290 produtos no ano de 2020; +9,5% em comparação com o ano anterior. |
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Aumentar sortido de artigos vegetarianos e vegan |
Aumentar a gama de produtos vegetarianos e vegan, incluindo a certificação (por exemplo, rótulo V-Label) em todas as empresas ALDI. |
Projeto contínuo. 633 produtos no ano de 2020; +27,4% em comparação com o ano anterior. |
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Introdução de uma marca própria para produtos vegetarianos e vegan para todos os novos produtos/compras até ao final de 2021 |
Introdução de uma marca própria para produtos vegetarianos e vegan para todos os produtos recém-adquiridos/novamente listados em todos os países ALDI até ao final de 2021. |
Projeto contínuo. |
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Rotular 100% dos produtos vegetarianos e vegan para todos os novos produtos/compras a partir de 2021 |
Rotulagem de 100% dos produtos vegetarianos e vegan (com V-Label/Veganflower) em todos os produtos recém-adquiridos/listados em todas as empresas ALDI, com destaque para os artigos não alimentares a partir de 2021. |
Projeto contínuo. |
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Diretiva para lidar com a perda de bens alimentares até ao final de 2020 |
Introdução de uma diretiva para lidar com bens alimentares que já não são vendáveis nas lojas ALDI até ao final de 2020 (anteriormente 2017). |
Objetivo cumprido. A diretiva foi publicada em março de 2021. |
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Implementar em 100% das lojas uma parceria para reduzir o desperdício alimentar até ao final de 2021 |
Implementar em 100% das lojas ALDI uma cooperação com uma ONG para reduzir o desperdício alimentar até 2021 (por exemplo, Food Bank, Too Good To Go, Refood). |
Projeto contínuo. 80,9% das lojas doaram alimentos não vendáveis em 2020; +6,2% em relação ao ano anterior. |
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Oferecer produtos produzidos a partir de excedentes alimentares até ao final de 2021 |
Desenvolver produtos feitos a partir de excedentes alimentares e introdução de pelo menos um produto nas categorias definidas ate ao final de 2021 no ALDI |
Projeto contínuo. |
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Rotulagem de 100% dos produtos nacionais para todos os novos produtos/compras até ao final de 2021 |
Rotular 100% dos produtos nacionais, por exemplo, com bandeira nacional até ao final de 2021 para todos os produtos recém-adquiridos/novamente listados em todas as empresas ALDI. Âmbito: frutas e legumes, lacticínios, carne fresca e peixe. |
Projeto contínuo. |
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Desenvolver gamas de produtos regionais em cada país ALDI até ao final de 2021 |
Desenvolvimento de gamas de produtos regionais em cada país ALDI até ao final de 2021. Âmbito: frutas e legumes, lacticínios, carne fresca e peixe. |
Projeto contínuo. |
Objetivo |
Descrição e âmbito |
Status quo em 2020 e próximos passos |
ODS |
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100% produtos vegetarianos e vegan à base de soja com soja sustentável até ao final de 2021 |
Conversão de 100% de produtos vegetarianos e vegan à base de soja de marca própria para soja de origem europeia ou soja certificada e promover alternativas à soja, por exemplo, produtos à base de ervilhas, até final de 2021 no ALDI Nord. |
Projeto contínuo. |
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Conversão para 100% de óleo de palma certificado RSPO até ao final de 2019 |
Conversão para óleo de palma com certificação RSPO física para todos os artigos de marca própria com componentes de óleo de palma (Roundtable on Sustainable Palm Oil – RSPO) até final de 2019 (anteriormente 2018) no ALDI Nord. |
Objetivo cumprido. 99,3% em 2020. O número refere-se a óleo de palma, óleo de palmiste e derivados. Embora seja o nosso objetivo aumentar a percentagem, derivados e frações nem sempre estão disponíveis em qualidades certificadas de cadeias de abastecimento fícscias e são compensados, por isso, por certificados Book & Claim. |
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Aumento do café sustentável certificado até o final de 2020 |
Conversão para café sustentável certificado (UTZ/Rainforest Alliance, Fairtrade, biológico) para produtos de marca própria definidos até ao final de 2020 no ALDI Nord. |
Objetivo cumprido. |
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40% matérias-primas sustentáveis certificadas para infusões de chá de ervas e frutas até ao final de 2020 |
Aumentar a percentagem das matérias-primas sustentáveis certificadas (UEBT/UTZ, logótipo biológico da UE, Fairtrade ou logótipo UTZ/Rainforest Alliance CertifiedTM) nas infusões de ervas e frutas em produtos de marca própria para 40% até ao final de 2020 no ALDI Nord. |
Objetivo cumprido. |
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Madeira 100% certificada de forma sustentável até ao final de 2020 |
Conversão de todos os produtos de madeira ou à base de madeira para materiais certificados de forma sustentável (FSC®, PEFC™, Ecolabel da UE ou normas equivalentes) até ao final de 2020 no ALDI Nord. |
Objetivo cumprido. 93,2% em 2020. Consideramos o objetivo como cumprido visto que casos exepcionais serão verificados e o cumprimento dos nossos requisitos e da conversão serão exigidos. |
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Algodão 100% sustentável até ao final de 2025 |
Utilização de algodão sustentável (por exemplo, GOTS, OCS 100/blended, Fairtrade, algodão reciclado, BCI, CmiA) para todo o vestuário e têxteis para o lar em todas as empresas ALDI até ao final de 2025. |
Projeto em curso. Publicação da Política Internacional de Compra de Algodão em 2020; 64,1% em 2020; +27,9 pontos percentuais em comparação com o ano anterior. |
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Flores e plantas 100% certificadas |
Aumentar continuamente a quota de frutas e legumes sustentáveis certificados (por exemplo, GLOBALG.A.P. em combinação com GRASP ou normas alternativas) em todas as empresas ALDI. |
Projeto contínuo. |
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Avaliação social de todos os produtores de frutas e legumes |
Aumentar continuamente a quota de frutas e legumes sustentáveis certificados (por exemplo, GLOBALG.A.P. em combinação com GRASP ou normas alternativas) em todas as empresas ALDI. |
Projeto contínuo. |
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Alargamento dos critérios de bem-estar animal |
Expansão contínua dos sistemas de teste e de certificação e das normas internas em todas as empresas ALDI, indo além dos requisitos legais e incluir aspetos de bem-estar animal. |
Projeto em curso. Foram desenvolvidos grandes esforços para aumentar ainda mais o nível de bem-estar animal em larga escala em 2020. Em 2021, iremos publicar uma Política Internacional de Bem-Estar Animal atualizada. Com a publicação da mesma, consideramos o objetivo como cumprido. |
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Proibição de todas as substâncias químicas definidas em 2020 |
Proibição de determinados grupos de substâncias químicas na produção de produtos de marca própria, nas gamas de produtos de vestuário, têxteis para o lar e de calçado, até ao final de 2020 (ALDI Detox Commitment) e em curso em todos os países ALDI. |
Projeto em curso. Tornou-se evidente que a indústria não cumprirá as suas obrigações no âmbito do Compromisso Detox em 2020. Na sequência do roteiro adotado, foram publicados vários relatórios de progresso Detox e o relatório final. No entanto, os desafios são significativos, pelo que o trabalho com os parceiros da cadeia de abastecimento continuará com o objetivo de melhorar a gestão das substâncias químicas nos próximos anos e de seguir os objetivos definidos. |
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Participação em iniciativas setoriais |
Ampliação do diálogo com as principais partes interessadas, especialmente através da participação em iniciativas setoriais em todos os países ALDI. |
Projeto em curso. |
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Identificação dos impactos nos direitos humanos e implementação de relatórios transparentes em conformidade com a nossa estratégia de diligência devida. |
Até ao final de 2025 iremos realizar e publicar 12 Human Rights Impact Assessments HRIAs) - no mínimo uma verificação por cada cadeia de abastecimento de risco. Iremos começar com a realização de 3 HRIAs até ao final de 2021. |
Novo objetivo. |
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Introdução de um sistema de reclamações. |
Introdução de um sistema de reclamações em todas as cadeias de abastecimento de alto risco até ao final de 2025. |
Novo objetivo. |
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Continuar implementar a avaliação de Corporate Responsibility dos fornecedores |
Implementar a Corporate Responsibility Supplier Evaluation (CRSE) em todas as cadeias de abstecimento de alto risco até 2027. |
Novo objetivo. |
Objetivo |
Descrição e âmbito |
Status quo em 2020 e próximos passos |
ODS |
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Redução das emissões de gases com efeito estufa em 40% até ao final de 2021 |
Redução das emissões de gases com efeito de estufa em 40% em todas as empresas ALDI até finais de 2021, em comparação com o ano de referência de 2015. |
Projeto em curso. 31% de redução das emissões de gases com efeito de estufa em 2020, em comparação com o ano de referência 2015. |
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Instalação de sistemas fotovoltaicos nas lojas |
Aumentar a proporção de lojas ALDI equipadas com sistemas fotovoltaicos através da expansão contínua. |
Projeto em curso. 777 das lojas equipadas com sistemas fotovoltaicos; +34% em relação ao ano anterior. |
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Iluminação LED em todas as novas lojas até ao final de 2019 |
Introdução de iluminação LED em todas as novas lojas ALDI (iluminação interior e exterior) até ao final de 2019. |
Objetivos parcialmente alcançado. A tecnologia de iluminação LED é instalada em novas lojas em todos os países desde 2016. Continuamos o processo de conversão da iluminação exterior. |
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Iluminação LED em lojas existentes |
Revisão da conversão das lojas ALDI existentes no portfólio para iluminação LED. |
Objetivo cumprido. |
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Iluminação LED em centros de distribuição |
Revisão da conversão para iluminação LED nos centros de distribuição ALDI. |
Projeto em curso. Na Alemanha, Bélgica e Dinamarca a conversão já foi concluída. Em Espanha, França, Holanda e Polónia a conversão para iluminação LED está a ser planeada ou já em fase de implementação. |
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O ALDI Nord incentiva fornecedores estratégicos, responsáveis por 75% das emissões nas cadeias de abastecimento, a estabelecerem metas de redução com base científica |
Incentivar fornecedores responsáveis por pelo menos 75% das emissões Scope-3 da categoria 1 a estabelecerem as suas próprias metas climáticas com base científica até 2024. |
Novo objetivo. |
Todos os meta, incluindo as metas específicas de cada país, estão disponíveis em forma consolidada como um PDF separado.
1 Cada empresa ALDI pode definir metas individuais que podem ir além do padrão estabelecido pelo ALDI Nord. Se os requisitos legais nacionais num dos países ALDI estabelecerem requisitos mais altos do que os objetivos publicados aqui, esses requisitos serão executados no respectivo país.