Com um enfoque na sustentabilidade liderado pelos clientes, a ALDI Dinamarca concentrou esforços no apoio de crianças, bem-estar animal e na redução da desflorestação e da poluição do plástico.
Os consumidores dinamarqueses estão cada vez mais preocupados com as consequências da poluição do plástico. Por conseguinte, a ALDI Dinamarca decidiu, em 2019, eliminar gradualmente os sacos plásticos não reutilizáveis, substituindo-os por sacos reutilizáveis no futuro. O nosso objetivo é tornar todas as embalagens recicláveis até 2025.
Para apoiar o estilo de vida sustentável dos dinamarqueses, estamos constantemente a melhorar os nossos produtos, com ênfase nos ovos provenientes de explorações agrícolas sem gaiolas e na soja sustentável em 2019. Como o bem-estar dos animais é um tema crucial para os clientes dinamarqueses, eliminámos gradualmente todos os ovos proveniente de galinhas criadas em gaiola em todo o sortido, incluindo como ingrediente nos nossos produtos de marca própria. Outra medida tomada em 2019 foi a adesão à Aliança Dinamarquesa para a Soja Sustentável, a fim de apoiarmos a produção e a importação de soja mais sustentável e evitarmos a desflorestação.
A responsabilidade social é outro tema importante. Estabelecemos uma parceria com a Save the Children Denmark para apoiar crianças dinamarquesas vulneráveis. Ao devolverem garrafas numa loja ALDI, os clientes podem optar por doar o depósito de vasilhame à Save the Children Denmark, em vez de o reaverem. A ALDI Dinamarca também impulsiona a Save the Children Denmark com o patrocínio de acampamentos de verão ou a venda de moedas de carrinho de compras, cujas receitas revertem a favor de projetos de solidariedade.
Além disso, aderimos à parceria “Futuro sem fumo”, que visa reduzir drasticamente o tabagismo nas crianças e jovens até 2030. Colocámos todo o tabaco nas lojas em armários longe da vista dos clientes. Por esta iniciativa, a ALDI Dinamarca e quatro outras empresas da distribuição foram homenageados pela Cancer DK.
95000 euros
para a Save the Children
No ano passado, apoiámos muitas atividades da Save the Children Denmark. Angariámos fundos através de campanhas e instalámos um botão de donativo nas nossas máquinas de vasilhame. O donativo total cifrou-se em 95 000 euros.
Aumento de
29 %
das lojas com doação de alimentos
A redução do desperdício alimentar é um tema importante, tanto do ponto de vista social como ambiental. Orgulhamo-nos de que 73% das nossas lojas tenham doado alimentos a instituições de solidariedade social, alimentos estes que, já não estando aptos para venda, ainda eram bons para consumo.
Empresas regionais | 3 |
Lojas |
182 |
Total de colaboradores ALDI |
2689 |
Ano de entrada no mercado | 1977 |
Página web |
www.aldi.dk |
Objetivo |
Descrição e âmbito |
Estado em 2019 e próximos passos |
ODS |
|
---|---|---|---|---|
Embalagens 100% recicláveis até ao final de 2025 |
Aumentar a reciclabilidade das embalagens das marcas próprias dinamarquesas: 100% de utilização de materiais de embalagem recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até ao final de 2025 |
Novo objetivo.
|
||
15% menos de embalagens até ao final de 2025 |
Até ao final de 2025, redução das embalagens na Dinamarca em 15% em total de quilogramas (ano base: 2020) |
Novo objetivo. |
||
50 produtos vegetarianos/vegan até ao final de 2021 |
No final de 2021, aumentar a gama de produtos rotulados vegan ou vegetarianos na Dinamarca para pelo menos 50 produtos. |
Objetivo alcançado. |
||
Programa de doação de alimentos em vigor até ao final de 2020 |
Até ao final de 2020, todas as lojas dinamarquesas devem adotar um programa para o desperdício alimentar, que inclua, por exemplo, a venda de “sacos mágicos” de alimentos, que de outra forma seriam descartados, através de um parceiro externo ou de uma doação de alimentos a organizações sociais. |
Novo objetivo. |
||
80% menos de desperdício alimentar até ao final de 2030 |
-/- |
Novo objetivo. |
Objetivo |
Descrição e âmbito |
Estado em 2019 e próximos passos |
ODS |
---|---|---|---|
Proibição de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas em 2018 |
Pôr fim à venda de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas na Dinamarca, quer como ovos frescos quer como ingrediente em produtos transformados, em 2018 |
Objetivo alcançado em 2019. |
|
100% de madeira certificada até ao final de 2020 |
Até ao final de 2020, passagem de 100% da madeira e dos produtos de marca própria à base de madeira na Dinamarca para materiais sustentáveis e certificados |
Projeto em curso. |
|
100% de soja certificada para determinados produtos de marca própria até ao final de 2025
|
O nosso objetivo é ter 100% de soja sustentável, usada direta e indiretamente nos nossos produtos de marca própria nas categorias de carne fresca, laticínios, ovos e produtos congelados e refrigerados que contenham carne, até ao final de 2025. Como primeiro passo, compensaremos a quantidade de soja em 2020 comprando créditos da Mesa Redonda para a Soja Responsável (RTRS). |
Novo objetivo.
|
Objetivo |
Descrição e âmbito |
Estado em 2019 e próximos passos |
ODS |
---|---|---|---|
100% verde até ao final de 2021 |
Compra de eletricidade 100% verde até ao final de 2021 |
Projeto em curso:
|