Do fornecedor às prateleiras, a ALDI Bélgica e a ALDI Luxemburgo satisfazem as expectativas dos clientes com embalagens mais sustentáveis, redução do desperdício alimentar e uma logística com eficiência energética.
O enfoque na sustentabilidade na Bélgica e no Luxemburgo está atualmente na redução do desperdício alimentar e na melhoria da sustentabilidade das embalagens. Fornecemos aos nossos clientes produtos sustentáveis, ao mesmo tempo que transformamos as nossas lojas e centros de distribuição, para que se tornem mais eficientes em termos energéticos e mais amigos do clima.
Para reduzir o desperdício alimentar, reforçámos a nossa colaboração com os bancos alimentares belgas. Começámos a congelar excedentes alimentares, permitindo-nos aumentar os donativos. Com esta estratégia, as empresas ALDI permitem a redistribuição de alimentos aos mais carenciados, por um período de tempo mais longo. A nossa ação de solidariedade inicial EOY resultou na doação de 50 000 euros em refeições preparadas na hora aos bancos alimentares, com a ajuda dos nossos clientes.
Em 2019, foi lançada a Política Nacional de Embalagens para a Bélgica e o Luxemburgo, com o objetivo de reduzir e otimizar a reciclabilidade das nossas embalagens. Empenhamo-nos em ter 100% de embalagens recicláveis até ao final de 2022 e queremos reduzir a quantidade total de materiais de embalagem em 10% até ao final de 2025. Desde 2019 que estas metas são monitorizadas pela nossa equipa recém-criada dedicada às embalagens sustentáveis. Além disso, lançámos iniciativas no sentido de reduzir os plásticos de utilização única, por exemplo nas cotonetes e nos sacos de plástico.
Os nossos produtos fazem uma paragem nos nossos centros de distribuição antes de serem distribuídos pelas lojas. A fim de reduzir a nossa pegada de carbono, reequipámos todos os nossos centros de distribuição com iluminação LED e painéis solares eficientes em termos energéticos. O novo centro em Turnhout respeita as mais recentes normas de construção sustentável, pelas quais recebeu a certificação de excelência BREEAM de centro de distribuição mais sustentável da Bélgica. Em 2019, começámos a trabalhar com um polo para fornecedores, que nos permite reduzir a quantidade de quilómetros percorridos e as emissões de CO2.
387
toneladas menos de plásticos de utilização única por ano
A ALDI Bélgica poupou 387 toneladas de plástico por ano, mudando para sacos reutilizáveis, palinhas de metal e cotonetes feitas de cartão sustentável em vez de plástico
Aumento de
30 %
dos artigos vegetarianos/vegan
Ao atingirmos esta meta até ao final de 2020, vamos satisfazer os requisitos dos clientes. Em 2019, tínhamos 37 artigos vegetarianos/vegan.
Empresas regionais | 7 |
Lojas | 440 |
Total de colaboradores ALDI | 7194 |
Ano de entrada no mercado |
1976 |
Página web |
www.aldi.be |
Empresas regionais | 1 |
Lojas |
16 |
Total de colaboradores ALDI |
150 |
Ano de entrada no mercado |
1991 |
Página web |
www.aldi.lu |
Objetivo |
Descrição e âmbito |
Estado em 2019 e próximos passos |
ODS |
---|---|---|---|
10% menos de embalagens até ao final de 2025 |
Reduzir em 10% o peso das embalagens do sortido permanente de marca própria na Bélgica e no Luxemburgo até ao final de 2025 (ano base 2015) |
Projeto em curso. |
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99% de embalagens recicláveis até ao final de 2023 |
99% do volume do sortido permanente belga e luxemburguês reciclável até ao final de 2023 |
Projeto em curso. |
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Materiais alternativos aos plásticos de utilização única |
Procura contínua de materiais ou produtos alternativos ao plástico de utilização única na Bélgica e no Luxemburgo |
Novo objetivo. |
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Otimização contínua da composição nutricional do produto |
Alargamento dos esforços na Bélgica e no Luxemburgo para aumentar o teor de fibras e reduzir o teor de sal, de gordura e de açúcar nos produtos de marca própria |
Objetivo parcialmente alcançado. |
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Rosas 100% certificadas pelo Fairtrade até ao final de 2018 |
Transição de todas as rosas em lojas belgas e luxemburguesas para produtos certificados pelo Fairtrade até ao final de 2018 |
Objetivo alcançado. |
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ATC em todos os produtos à base de carne até ao final de 2020 |
Alargamento do ALDI Transparency Code (ATC) para produtos de marca própria a todos os produtos da carne ou que contenham carne na Bélgica e no Luxemburgo até ao final de 2020 |
Objetivo alcançado para todos os artigos de carne fresca e produtos da carne. Nas refeições preparadas, deverá ser alcançado até ao final de 2020. |
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Mais 30% de artigos vegetarianos em 2020 |
Mais 30% de artigos vegetarianos nas lojas belgas e luxemburguesas em 2020 (ano base 2019) |
Novo objetivo. |
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Introdução do Nutri-Score e implantação até ao final de 2021 |
Introdução do Nutri-Score em 2020 e implantação na Bélgica e no Luxemburgo até ao final de 2021 |
Novo objetivo. |
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Promoção de produtos locais em 2019 |
Desenvolver diretrizes para a compra de produtos agrícolas belgas locais em 2019
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Objetivo alcançado. |
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Parceria com os bancos alimentares belgas em 2019 |
Estabelecer parceria com os bancos alimentares belgas para reduzir ainda mais o desperdício alimentar em 2019 |
Objetivo alcançado. |
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Regulação do marketing infantil em 2019 |
Desenvolver diretrizes para o marketing infantil na Bélgica em 2019 |
Objetivo alcançado. |
Objetivo |
Descrição e âmbito |
Estado em 2019 e próximos passos |
ODS |
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|
Objetivo parcialmente alcançado. |
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50% de café sustentável certificado até ao final de 2020 |
Transição para café sustentável certificado (UTZ, Fairtrade, Rainforest Alliance e biológico) nas lojas belgas e luxemburguesas em produtos de café de marca própria até ao final de 2020 |
Objetivo alcançado. |
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Produtos de peixe e marisco 100% certificados até ao final de 2018 |
Transição de produtos de peixe e marisco frescos refrigerados e congelados nas lojas belgas e luxemburguesas para produtos sustentáveis certificados até ao final de 2018 |
Objetivo alcançado. |
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6oi egras sem alimentação forçada até ao final de 2019 |
Introduzir uma alternativa ao oi egras, sem alimentação forçada, nas lojas belgas e luxemburguesas até ao final de 2019 |
Objetivo alcançado. |
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Atualizar a política nacional de bem-estar dos animais até ao final de 2019 |
Atualizar a política nacional de bem-estar dos animais até ao final de 2019 |
Objetivo alcançado. |
Objetivo |
Descrição e âmbito |
Estado em 2019 e próximos passos |
ODS |
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Caixotes de reciclagem de lâmpadas em todas as lojas em 2019 |
Colocar caixotes de reciclagem RECUPEL para lâmpadas em todas as lojas belgas em 2019 |
Objetivo alcançado. |
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Centro de distribuição com certificado de excelência pela BREEAM em 2019 |
Abertura do centro de distribuição belga certificado pela BREEAM em 2019 |
Objetivo alcançado. |
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Energia 100% verde até final de 2020 |
Energia 100% verde na Bélgica, gerando eletricidade e comprando energia com rótulo verde, se necessário
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Novo objetivo. |
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Aumento de 30% das lojas com painéis solares até ao final de 2020 |
Aumento de 30% no número de lojas belgas e luxemburguesas com painéis solares até ao final de 2020 (ano base 2019), com projeto em curso |
Novo objetivo. |
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Introduzir fluídos refrigerantes naturais em 2020 |
Introduzir fluídos refrigerantes naturais (propano e CO2) em vez de sintéticos nas novas lojas e grandes renovações na Bélgica e no Luxemburgo em 2020. Projeto a continuar em 2021 |
Projeto em curso. |
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Política de mobilidade dos trabalhadores até ao final de 2020 |
Estabelecer uma política de mobilidade para os colaboradores da ALDI Bélgica e Luxemburgo até ao final de 2020 |
Novo objetivo. |
Objetivo |
Descrição e âmbito |
Estado em 2019 e próximos passos |
ODS |
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Ação anual de solidariedade nacional
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Ação anual de solidariedade nacional belga |
Projeto em curso. Evento inaugural em 2019. |