Trabalhar lado a lado na sustentabilidade — ALDI Nord Alemanha

Trabalhar lado a lado na sustentabilidade — ALDI Nord Alemanha

Sustentabilidade através de parcerias — desenvolvimento em conjunto com os agricultores de embalagens ecológicas para promover a economia circular e melhorar o bem-estar dos animais.

A ALDI Nord Alemanha empenha-se intensamente para aumentar o impacto da sustentabilidade em todo o país. Em 2018, o ALDI desenvolveu e publicou a Missão da Embalagem para as marcas próprias: a “ALDI Verpackungsmission”. Desde então, continuamos a trabalhar intensamente com parceiros, tais como fornecedores e start-ups, para identificarmos e otimizarmos ideias para embalagens sustentáveis e soluções de produtos. O nosso objetivo é que 100% das nossas embalagens sejam recicláveis até ao final de 2022 e reduzir 30% do nosso material de embalagem até ao final de 2025, em relação às vendas. Em 2020, introduziremos o “logo de deposição seletiva ALDI” para todas as embalagens de produtos de marca própria, a fim de informarmos os clientes sobre os métodos corretos de reciclagem.

Uma outra preocupação importante para os cidadãos alemães e para as empresas ALDI é o bem-estar animal. O nosso objetivo é fornecer aos clientes uma ampla variedade de produtos com benefícios adicionais para o bem-estar animal. Em 2018, o ALDI lançou a sua própria marca de bem-estar animal Fair & Gut, que oferece aos clientes uma terceira opção, além dos produtos convencionais e biológicos. Mais de 240 agricultores produzem atualmente carne fresca, salsichas, ovos e laticínios para a Fair & Gut. Para oferecermos mais transparência aos nossos clientes, adotámos o sistema nacional de rotulagem do bem-estar dos animais “Haltungsform”, que indica a modalidade de criação animal.

Além dos nossos esforços individuais, estamos envolvidos em iniciativas setoriais, como a Initiative Tierwohl (Iniciativa de Bem-Estar Animal) e a Aliança Têxteis Sustentáveis. Desde o início de 2020 que os nossos clientes podem encontrar têxteis nas nossas prateleiras com o “Grüner Knopf” (Botão Verde), que serve de orientação adicional para têxteis mais sustentáveis.

 

Os nossos destaques

Menos

177 tonneladas

de plástico por ano

Na Alemanha, poupámos 117 toneladas de plástico por ano, vendendo cotonetes sem plástico em embalagens sem plástico. Uma das muitas medidas que conduziram a uma redução de mais de 11 000 toneladas no peso das embalagens plásticas para os nossos produtos de marca própria desde 2015.

 

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lugar no pódio “vegan-friendly”

Em 2019, a ALDI Nord Alemanha recebeu o título de discounter mais amigo dos vegan por parte da Fundação Albert Schweitzer. A fundação destacou a grande quantidade de produtos vegan, a rotulagem alargada das bebidas e a nossa 'Vegan Discovery Week'.

Perfil da ALDI Nord Alemanha

Empresas regionais
32
Lojas
2206
Total de colaboradores ALDI
37 788
Ano de entrada no mercado
1961
Página web
www.aldi-nord.de

Progresso dos objetivos nacionais em 2019

Cliente & Produto

Objetivo

Descrição e âmbito

Estado em 2019 e próximos passos

ODS

30% menos de embalagens até ao final de 2025

Redução do peso total das embalagens de produtos de marca própria na Alemanha em 30% — proporcional às vendas — até ao final de 2025 (ano base 2015)

Projeto em curso.
Menos 14,6% de materiais de embalagem na Alemanha no final de 2019, comparado com 2015.

SDG 12

100% de embalagens recicláveis até ao final de 2022

100% das nossas embalagens de produtos de marca própria na Alemanha recicláveis até ao final de 2022

Projeto em curso.
De acordo com o estudo inicial, cerca de dois terços das nossas embalagens já estão classificadas como recicláveis.

SDG 12

Proibição de produtos plásticos de utilização única a partir do início de 2019

Pôr fim à venda de plásticos de utilização única dentro dos nossos produtos de marca própria ou gamas de produtos especiais, como pratos, copos, palhas e cotonetes (exclusivamente palhas incluídas na embalagem da bebida) na Alemanha a partir do início de 2019

Goal achieved.

SDG 12

Proibição de microplásticos em produtos cosméticos até ao final de 2022

Substituição de todos os produtos cosméticos de marca própria com microplásticos sólidos ou plásticos sintéticos líquidos na Alemanha por alternativas ecológicas até ao final de 2022

Projeto em curso.
Eliminação gradual desde 2014 de microplásticos em cosméticos e produtos de higiene pessoal e detergentes, 2019: 180 produtos sem microplásticos sólidos ou plásticos sintéticos líquidos no ALDI.

SDG 12

Expansão da marca própria de bem-estar animal Fair & Gut até ao final de 2020

Alargamento da disponibilidade de produtos frescos de aves de capoeira na Alemanha, da marca própria de bem-estar animal Fair & Gut até ao final de 2020

Objetivo alcançado.
Em 2018 oferecemos seis produtos frescos de carne de aves sob a nossa marca própria Fair & Gut. Entretanto a Fair & Gut foi alargada à carne fresca (carne de porco e frango), charcutaria, ovos e laticínios. No futuro, pretendemos expandir para outras regiões, pois os artigos ainda não estão disponíveis em todas as empresas regionais na Alemanha.

Ampliação do sistema de rotulagem do bem-estar animal (modalidade de criação animal)

Ampliação do sistema de rotulagem do bem-estar animal (modalidade de criação animal) a outros produtos e grupos de produtos na Alemanha

Novo objetivo.

SDG 12

Descontinuação de produtos de carne fresca com modalidade de criação animal 1

Descontinuação de produtos de carne fresca com rótulo de modalidade de criação animal 1 nas lojas alemãs e aumento da proporção de produtos de carne fresca de marca própria com o rótulo de modalidade de criação animal 2, 3 ou 4

Projeto em curso.
A maioria dos nossos produtos está atualmente rotulada com modalidade de criação animal 1 e 2. No seguimento do envolvimento na iniciativa relativa ao bem-estar animal (Initiative Tierwohl), a modalidade de criação animal 2 será significativamente aumentada em meados de 2021.

Alargamento do ATC até ao final de 2019

Introdução do ALDI Transparency Code (ATC) na Alemanha para produtos de marca própria em pelo menos um grupo de produtos e aumento do número de produtos de peixe e que contenham peixe com o ATC até ao final de 2019

Objetivo alcançado. Introdução do grupo de produtos têxteis alcançada; número de produtos à base de peixe e produtos que contêm peixe com o ATC até ao final de 2019: 190 artigos de peixe comprados e 112 artigos com ATC, 59% de cobertura ATC.

Cadeia de abastecimento & Recursos

Objetivo

Descrição e âmbito

Estado em 2019 e próximos passos

ODS

Nenhum abate de pintos na produção de ovos até ao final de 2022

Conversão gradual de toda a cadeia de abastecimento de ovos de galinhas criadas no solo, ao ar livre e em regime biológico em toda a Alemanha até ao final de 2022 para acabar com o abate de pintos machos na produção de ovos.

Novo objetivo. Já vendemos ovos do chamado Projeto 'Bruderhahn' ('Galo Irmão') sob a nossa marca própria 'Henne & Hahn' ('Galinha & Galo') desde 2017.

50% de café sustentável certificado até ao final de 2020

Transição para café sustentável certificado (UTZ/Rainforest Alliance, Fairtrade, biológico) para determinados produtos de marca própria na Alemanha

Projeto em curso.
47% alcançado em 2019.

SDG 12
Clima & Ambiente

Objetivo

Descrição e âmbito

Estado em 2019 e próximos passos

ODS

Aumento da taxa de utilização própria da energia gerada internamente

Aumentar a taxa de utilização própria da energia gerada internamente por sistemas fotovoltaicos em lojas na Alemanha, através da combinação com sistemas integrados de arrefecimento e aquecimento e alinhamento em função da procura dos sistemas fotovoltaicos

Projeto em curso.
O rácio entre energia consumida e gerada para 2019 é de 69,9% (2018: 69,6%).

SDG 07

Utilização de 100% propano como fluído refrigerante

Transição gradual de todos os móveis de frio e congeladores plug-in na Alemanha para o fluído refrigerante propano (R290) com um Global Warming Potential (GWP) muito baixo

Objetivo alcançado.

SDG 12

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