1. Home
  2. Objetivos em 2019

Programa CR Internacional 2019

Como parte do nosso programa de CR1, estabelecemos metas claras para todas as áreas, incluindo os temas de enfoque:

Cliente & Produto

Objetivo

Descrição e âmbito

Status quo em 2019 e próximos passos

ODS

Materiais 100% certificados de forma sustentável e/ou reciclados para todas as embalagens primárias até ao final de 2020

Conversão de todas as embalagens primárias de produtos recentemente adquiridos no ALDI Nord para materiais certificados de forma sustentável (FSC®, PEFC™, rótulo ecológico da UE ou normas comparáveis) ou que contenham mais de 70% de materiais reciclados, em função da disponibilidade até ao final de 2020. O requisito refere-se a todos produtos de marca própria dentro do sortido fixo, produtos sazonais e produtos de ação.

Projeto em curso.
Ver Conceção sustentável do sortido.

SDG 12

Embalagens 100% recicláveis, compostáveis ou reutilizáveis até ao final de 2025

100% das embalagens de marca própria recicláveis, compostáveis ou reutilizáveis em todas as empresas ALDI até ao final de 2025.

Novo objetivo.
Ver Conceção sustentável do sortido.

 

SDG 12

15% menos de embalagens até ao final de 2025

Redução do peso total do material de embalagem de marca própria no ALDI Nord (excluindo frutas e produtos hortícolas) em 15% - proporcional às vendas - até ao final de 2025 (ano base 2020)

SDG 12

Sacos de rede reutilizáveis para frutas e legumes

Lançamento de redes reutilizáveis para frutas e legumes em todas as lojas das empresas ALDI

Projeto em curso.
Projeto-piloto e lançamento na Alemanha em 2019. Ver também Conceção sustentável do sortido.

SDG 12

Descontinuação de sacos de plástico de utilização única (excluindo embalagens de serviço/sacos ultraleves) até ao final de 2021

Descontinuação de sacos de plástico de utilização única (excluindo embalagens de serviço/sacos ultraleves) até ao final de 2021: para atingir este objetivo, o sortido de sacos reutilizáveis será ampliado. Estes sacos podem ser consertados e/ou limpos e devem ser reconhecíveis como reutilizáveis, em termos de sensação tátil e de conforto do transporte. Os sacos que não cumpram estes requisitos não são abrangidos por este objetivo. Sacos de papel não se encontram incluídos por esta definição.

Projeto em curso.

SDG 12

Proibição de produtos plásticos de utilização única até ao final de 2020

Fim da venda de produtos de plásticos de utilização única, como pratos, talheres, copos, palhinhas, agitadores e cotonetes em todas as empresas ALDI até ao final de 2020. Os artigos indispensáveis serão substituídos por alternativas mais amigas do ambiente ou por soluções reutilizáveis.

Projeto em curso.
Os cotonetes algodão foram substituídos por uma alternativa sustentável. Ver também Conceção sustentável do sortido.

SDG 12

100% das referências de frutas e legumes biológicos sem embalagem ou com embalagem mais amiga do ambiente até ao final de 2023

100% dos artigos de frutas e legumes biológicos sem embalagem ou com embalagem mais amiga do ambiente  em todas as empresas ALDI até ao final de 2023. A utilização de plástico deve ser reduzida até a um mínimo - considerando a qualidade de produto e o desperdício alimentar.

Novo objetivo.

 

SDG 12

Oferta de pelo menos 40% de referências de frutas e legumes sem embalagem até ao final de 2025

Oferta de pelo menos 40% de referências de frutas e legumes sem embalagem nas lojas de todas as empresas ALDI até ao final de 2025. No caso de artigos que necessitam de uma embalagem, serão utilizados somente embalagens sustentáveis e amigas do ambiente.

Novo objetivo.

SDG 12

Retirada das camadas intermédias de plástico nas caixas até ao final de 2021

100% das camadas intermédias de plástico nas caixas para frutas legumes serão retiradas em todas as empresas ALDI até ao final de 2021.

 

Novo objetivo.

SDG 12

Otimizar a composição de 100% dos produtos para crianças até ao final de 2021

Aplicação de critérios a produtos para crianças no ALDI Nord, de acordo com as diretrizes nacionais e indo ao encontro com as recomendação da OMS. Os produtos destinados a crianças que não sejam conformes serão retirados de venda ou alterados em termos de rotulagem até ao final de 2021. Otimizar todos os produtos para crianças, independentemente da gama de produtos.

Novo objetivo.
Em 2017, ALDI Bélgica assinou o compromisso de proibir a publicidade de produtos pouco saudáveis destinados a crianças com menos de 12 anos. A ALDI Holanda criou novas diretrizes para embalagens de produtos destinados a crianças, a fim de garantir o cumprimento de regulamentos futuros. Ver Transparência e comunicação.

SDG 12

Evitar a publicidade de escolhas pouco saudáveis e promover produtos mais saudáveis para crianças até ao final de 2021

Evitar a publicidade de produtos pouco saudáveis para crianças e promover produtos saudáveis (incluindo frutas e legumes) em todas as empresas ALDI até ao final de 2021 (excluindo ofertas especiais, como p. ex. no Natal)

Novo objetivo.

SDG 02

Lançamento de marcas próprias para produtos infantis até ao final de 2021

Lançamento e realização de campanha de uma nova marca própria ALDI para crianças até final de 2021

Novo objetivo.

Cooperar com pelo menos um parceiro a nível nacional ou internacional na gama de produtos para crianças até ao final de 2021

Cooperação com fornecedores, organizações e peritos para melhorar as atuais gamas de produtos para crianças e para procurar produtos inovadores em todas as empresas ALDI até final de 2021

 

Novo objetivo.

SDG 12

Composição nutricional melhorada em 100% das categorias de produtos definidas até ao final de 2022

Melhorar os produtos através de uma composição nutricional otimizada (por exemplo, reduzir sal, açúcar ou gordura, ou aumentar o teor de fibra) e oferecer gamas de produtos fiáveis aos clientes com necessidades dietéticas especiais nas gamas de produtos de pequeno-almoço, laticínios, artigos de conveniência refrigerados, congelados e bebidas não-alcoólicas em todas as empresas ALDI até ao final de 2022

Novo objetivo.
Ver Conceção sustentável do sortido.

 

SDG 02

Ampliar a rotulagem nutricional

Introdução de rótulo nutricional (por exemplo, Nutri-Score, The Keyhole) em todos os países ALDI para produtos de marca própria

Projeto em curso.
A ALDI França vai rotular os primeiros produtos em 2020. A ALDI Bélgica também começará a utilizar o Nutri-Score em 2020. A ALDI Holanda começará com a introdução a partir de meados de 2021. Ver Transparência e comunicação.

SDG 02

Melhorar a rotulagem e comunicar o valor acrescentado em termos de sustentabilidade

Melhorar a rotulagem e comunicar valor acrescentado em termos de sustentabilidade, como o bem-estar animal,  vegan, melhor rotulagem nutricional e projetos sociais em todas as empresas ALDI

Projeto em curso.

SDG 12

Aumentar sortido biológico

 

Identificar as lacunas no sortido de produtos biológicos em cada país ALDI e em cada gama, e listar os produtos em falta em 2021

Novo objetivo.
1178 produtos em 2019; +18% comparado com o ano anterior. Ver Conceção sustentável do sortido.

Aumentar sortido de artigos vegetarianos e vegan

Aumentar a gama de produtos vegetarianos e vegan, incluindo a certificação (por exemplo, rótulo V-Label) em todas as empresas ALDI

Novo objetivo.
494 produtos em 2019; +82% comparado com o ano anterior. Ver Conceção sustentável do sortido.

Introdução de uma marca própria para produtos vegetarianos e vegan para todos os novos produtos/compras até ao final de 2021

Introdução de uma marca própria para produtos vegetarianos e vegan para todos os produtos recém-adquiridos/novamente listados em todos os países ALDI até ao final de 2021

Novo objetivo.

Rotular 100% dos produtos vegetarianos e vegan para todos os novos produtos/compras a partir de 2021

Rotulagem de 100% dos produtos vegetarianos e vegan (com V-Label/Veganflower) em todos os produtos recém-adquiridos/listados em todas as empresas ALDI, com destaque para os artigos não alimentares a partir de 2021

Novo objetivo.

Aumento dos produtos à base de carne com ATC

Aumentar do número de produtos à base de carne e de produtos que contêm carne com o ALDI Transparency Code (ATC) em todas as empresas ALDI

Objetivo alcançado.
100% da carne fresca do sortido permanente na ALDI Bélgica, ALDI Alemanha, ALDI Holanda e ALDI Luxemburgo encontram-se rotulados com o ATC. O ATC é igualmente utilizado em produtos de carne na ALDI França, ALDI Polónia, ALDI Portugal e ALDI Espanha.

Diretiva para lidar com a perda de bens alimentares até ao final de 2020

Introdução de uma diretiva para lidar com bens alimentares que já não são vendáveis nas lojas ALDI até ao final de 2020 (anteriormente 2017)

Objetivo não alcançado.
Estava prevista a publicação de uma diretiva internacional de combate ao desperdício alimentar até ao final de 2017. Devido a vários requisitos subjacentes dos respetivos países ALDI, o projeto foi adiado até nova ordem. No entanto, o tema continua a ser importante para nós. É por esta razão que o objetivo foi substituído pelos seguintes objetivos.

Implementar em 100% das lojas uma parceria para reduzir o desperdício alimentar até ao final de 2021

Implementar em 100% das lojas ALDI uma cooperação com uma ONG para reduzir o desperdício alimentar até 2021 (por exemplo, Food Bank, Too Good To Go, Refood).

O objetivo é alcançado quando cada loja trabalhar regularmente* com um ou mais parceiros.

*Regularmente significa doar o mais frequentemente possível de ambos os lados".

Novo objetivo.
81% das lojas doaram alimentos não vendáveis em 2019; +4 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Oferecer produtos produzidos a partir de excedentes alimentares até ao final de 2021

Desenvolver produtos feitos a partir de excedentes alimentares e introdução de pelo menos um produto nas categorias definidas ate ao final de 2021 no ALDI
Nord.

Novo objetivo.

 

Rotulagem de 100% dos produtos nacionais para todos os novos produtos/compras até ao final de 2021  

 

Rotular 100% dos produtos nacionais, por exemplo, com bandeira nacional até ao final de 2021 para todos os produtos recém-adquiridos/novamente listados em todas as empresas ALDI. Âmbito: frutas e legumes, lacticínios, carne fresca e peixe.

Novo objetivo.

SDG 12

Desenvolver gamas de produtos regionais em cada país ALDI até ao final de 2021  

 

Desenvolvimento de gamas de produtos regionais em cada país ALDI até ao final de 2021. Âmbito: frutas e legumes, lacticínios, carne fresca e peixe.

Novo objetivo.
Na Alemanha, a nova marca própria EINFACH REGIONAL (Simplesmente Regional) foi introduzida em 2019. Ver Transparência e comunicação.

Cadeia de abastecimento & Recursos

Objetivo

Descrição e âmbito

Status quo em 2019 e próximos passos

ODS

100% produtos vegetarianos e vegan à base de soja com soja sustentável até ao final de 2021

Conversão de 100% de produtos vegetarianos e  vegan à base de soja de marca própria para soja de origem europeia ou soja certificada e promover alternativas à soja, por exemplo, produtos à base de ervilhas, até final de 2021 no ALDI Nord

Novo objetivo.

Conversão para 100% de óleo de palma certificado  RSPO até ao final de 2019

Conversão para óleo de palma com certificação RSPO física para todos os artigos de marca própria com componentes de óleo de palma (Roundtable on Sustainable Palm Oil – RSPO) até final de 2019 (anteriormente 2018) no ALDI Nord.

Objetivo não alcançado.
98,6% em 2019.

SDG 12

Aumento do café sustentável certificado até o final de 2020

Conversão para café sustentável certificado (UTZ/Rainforest Alliance, Fairtrade, biológico) para produtos de marca própria definidos até ao final de 2020 no ALDI Nord

Projeto em curso.
53% em 2019; +2 pontos percentuais em comparação com o ano anterior.

SDG 12

40% matérias-primas sustentáveis certificadas para infusões de chá de ervas e frutas até ao final de 2020

Aumentar a percentagem das matérias-primas sustentáveis certificadas (UEBT/UTZ, logótipo biológico da UE, Fairtrade ou logótipo UTZ/Rainforest Alliance CertifiedTM) nas infusões de ervas e frutas em produtos de marca própria para 40% até ao final de 2020 no ALDI Nord

Projeto em curso.
37% em 2019.

SDG 12

Madeira 100% certificada de forma sustentável até ao final de 2020

Conversão de todos os produtos de madeira ou à base de madeira para materiais certificados de forma sustentável (FSC®, PEFC™, Ecolabel da UE ou normas equivalentes) até ao final de 2020 no ALDI Nord

Projeto em curso.
88% em 2019; +11 pontos percentuais em comparação com o ano anterior.

SDG 15

Algodão 100% sustentável até ao final de 2025

Utilização de algodão sustentável (por exemplo, GOTS, OCS 100/blended, Fairtrade, algodão reciclado, BCI, CmiA) para todo o vestuário e têxteis para o lar em todas as empresas ALDI até ao final de 2025

Projeto em curso.
Publicação da Política Internacional de Compra de Algodão em 2020; 36% em 2019; +3 pontos percentuais em comparação com o ano anterior.

SDG 12

Flores e plantas 100% certificadas

Aumentar continuamente a quota de frutas e legumes sustentáveis certificados (por exemplo, GLOBALG.A.P. em combinação com GRASP ou normas alternativas) em todas as empresas ALDI (data da meta removida)

Projeto em curso.
Ver Responsabilidade social na cadeia de abastecimento.

SDG 12

Avaliação social de todos os produtores de frutas e legumes

Aumentar continuamente a quota de frutas e legumes sustentáveis certificados (por exemplo, GLOBALG.A.P. em combinação com GRASP ou normas alternativas) em todas as empresas ALDI (data da meta removida)

Projeto em curso.
Ver Responsabilidade social na cadeia de abastecimento.

Alargamento dos critérios de bem-estar animal

Expansão contínua dos sistemas de teste e de certificação e das normas internas em todas as empresas ALDI, indo além dos requisitos legais e incluir aspetos de bem-estar animal

Projeto em curso.
Foram desenvolvidos grandes esforços para aumentar ainda mais o nível de bem-estar animal em larga escala em 2019.

Proibição de todas as substâncias químicas definidas em 2020

Proibição de determinados grupos de substâncias químicas na produção de produtos de marca própria, nas gamas de produtos de vestuário, têxteis para o lar e de calçado, até ao final de 2020 (ALDI Detox Commitment) e em curso em todos os países ALDI

Projeto em curso.
Tornou-se evidente que a indústria não cumprirá as suas obrigações no âmbito do Compromisso Detox em 2020. Na sequência do roteiro adotado, foram publicados vários relatórios de progresso Detox e o relatório final. No entanto, os desafios são significativos, pelo que o trabalho com os parceiros da cadeia de abastecimento continuará a melhorar a gestão dos produtos químicos nos próximos anos e a perseguir os objetivos definidos.

Após o termo do compromisso ALDI Detox, será levado a cabo um processo de melhoria contínua para avançar no sentido da eliminação gradual dos produtos químicos perigosos dentro nas cadeias de abastecimento. Para esse efeito, serão avaliados os processos de ajustamento desses esforços rumo a medidas mais eficazes e baseadas no risco, a fim de melhor alinhar as atividades na indústria.

SDG 12

Participação em iniciativas setoriais

Ampliação do diálogo com as principais partes interessadas, especialmente através da participação em iniciativas setoriais em todos os países ALDI

SDG 17
Clima & Ambiente

Objetivo

Descrição e âmbito

Status quo em 2019 e próximos passos

ODS

Redução das emissões de gases com efeito estufa em 40% até ao final de 2021

Redução das emissões de gases com efeito de estufa em 40% em todas as empresas ALDI até finais de 2021, em comparação com o ano de referência de 2015

Projeto em curso.
15,5% de redução das emissões de gases com efeito de estufa em 2019, em comparação com o ano de referência 2015.
Os esforços concentraram-se no aumento da eficiência. De seguida, serão planeadas e implementadas outras medidas de eficiência, com uma maior ênfase na energia verde.

SDG

Instalação de sistemas fotovoltaicos nas lojas

Aumentar a proporção de lojas ALDI equipadas com sistemas fotovoltaicos através da expansão contínua

Projeto em curso.
581 das lojas equipadas com sistemas fotovoltaicos; + 39% em relação ao ano anterior.

SDG 07

Iluminação LED em todas as novas lojas até ao final de 2019

Introdução de iluminação LED em todas as novas lojas ALDI (iluminação interior e exterior) até ao final de 2019

Objetivos parcialmente alcançado.
A tecnologia de iluminação LED é instalada em novas lojas em todos os países desde 2016. Continuamos o processo de conversão da iluminação exterior.

SDG 08

Iluminação LED em lojas existentes

Revisão da conversão das lojas ALDI existentes no portfólio para iluminação LED

Projeto em curso.
O progresso na reconversão será continuado: a ALDI Bélgica e a ALDI Portugal estão perto de completar este objetivo. A ALDI Dinamarca já converteu a iluminação de todas as lojas em LED.

SDG 08

Iluminação LED em centros de distribuição

Revisão da conversão para iluminação LED nos centros de distribuição ALDI

Projeto em curso.
A conversão já está concluída na Bélgica, Dinamarca e Espanha. A mudança para LEDs está prevista nos centros de distribuição na Alemanha, Polónia e Holanda.

SDG 08
Colaboradores & Comunidade

Objetivo

Descrição e âmbito

Status quo em 2019 e próximos passos

ODS

Programa de formação em gestão até ao final de 2020

Desenvolvimento de um conceito de programa de formação para reforçar as competências dos gestores em todos os países ALDI até ao final de 2020

Objetivo alcançado.
A Academia ALDI foi fundada em 2019 para construir vários programas de formação na Alemanha, e será adotada pelos outros países.

SDG 04

Aumento da comunicação com os colaboradores até ao final de 2020

Implementação de canais de comunicação adicionais para envolver os colaboradores ALDI em todas as empresas ALDI, a par de outros métodos, até ao final de 2020

Objetivo alcançado.
Foco em workshops e eventos, juntamente com revistas de colaboradores ALDI, Newsletter CR, cartazes e brochuras.

As metas comuns e as específicas por país podem ser consultadas num PDF separado. Em 2020, vamos proceder à reavaliação da nossa Política CR e do Programa CR. Atualizaremos as nossas metas para refletir as nossas estratégias, os novos temas de enfoque e os desafios atuais.

1 Cada empresa ALDI pode definir metas individuais que podem ir além do padrão estabelecido pelo ALDI Nord. Se os requisitos legais nacionais num dos países ALDI estabelecerem requisitos mais altos do que os objetivos publicados aqui, esses requisitos serão executados no respectivo país.

*

*

00:00
01:00
02:00
03:00
04:00
05:00
06:00
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00