Em 2017, o ALDI Nord foi o primeiro discounter da distribuição alimentar a aderir ao Global Compact das Nações Unidas (UNGC). Desta forma, comprometemo-nos a integrar os dez princípios do UNGC, nas áreas dos direitos humanos, normas laborais, questões ambientais e anticorrupção, nos nossos valores empresariais e nas nossas operações diárias. Juntamente com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas (ODS), os princípios do UNGC constituem a base para o desenvolvimento das nossas estratégias de sustentabilidade.
Em 2018 publicámos uma Declaração de Princípios sobre Direitos Humanos. Esta estabelece o quadro de medidas sistemáticas para a prevenção de violações dos direitos humanos e para a gestão de potenciais riscos. Estamos cientes de que a aplicação das nossas obrigações em matéria de dever de diligência na área dos direitos humanos é um processo evolutivo, que carece continuamente de melhorias. Ao longo dos próximos anos, iremos percorrer de forma coerente este caminho. Para tal, trabalhamos com muitos parceiros dedicados, pois a maioria dos desafios globais só podem ser enfrentados em conjunto.
A proteção climática continua também a figurar numa posição cimeira da nossa agenda, pois sabemos que também temos um contributo ativo a dar. Até 2021, queremos reduzir as nossas emissões de gases com efeito de estufa em 40 por cento, face aos valores de 2015. Um elemento importante é a instalação contínua de painéis fotovoltaicos nos telhados das nossas lojas.
Outra temática que nos ocupou, especialmente durante o período em análise deste relatório, – e que continuará a ocupar-nos no futuro – é a redução dos resíduos de embalagens. Em 2018, na Alemanha, demos início à nossa missão de redução de embalagens de produtos de marca própria: para cada artigo, tentamos avaliar a quantidade de material de que cada embalagem precisa realmente. Estamos a envidar esforços no sentido de reduzir constantemente o material de embalagem usado ou de conceber embalagens de forma mais sustentável tendo em vista a proteção ambiental. Para nós, o mais importante é ter em conta as necessidades e desejos dos nossos clientes, a fim de lhes podermos oferecer os nossos produtos com a qualidade habitual: simples, responsável e fiável. Para tal, propusemo-nos objetivos ambiciosos: até finais de 2022, 100 por cento das embalagens dos nossos produtos de marca própria na Alemanha devem ser recicláveis. O desafio seguinte será o de tomar medidas análogas em todas as sociedades ALDI nos países. Desta forma, daremos o nosso contributo para a promoção da economia circular e da necessária preservação de recursos.
No presente Relatório Intercalar explicamos que progressos foram alcançados em 2018 em matéria de aplicação dos dez princípios do UNGC. O nosso relatório de sustentabilidade anual é parte integrante do nosso diálogo contínuo e aberto com as nossas partes interessadas. Em caso de perguntas ou comentários, não hesite em contactar-nos.
Desejo-vos uma leitura informativa!
Rayk Mende
Gerente Corporate Responsibility / Quality Assurance International
ALDI Einkauf GmbH & Co. oHG