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Um sortido mais sustentável

Para muitos consumidores, a sustentabilidade é um fator importante a considerar nas suas compras: cerca de 70 por cento dos clientes entrevistados para a nossa análise de relevância 2017 indicaram que consideram aspetos de sustentabilidade na escolha do supermercado como importantes e até muito importantes. Proporcionar aos nossos clientes compras de produtos responsáveis, acessíveis e saudáveis faz parte do nosso entendimento Corporate Responsibility (CR).

A nossa abordagem

[GRI 102-2, 204/103-1/2, 417/103-1/2] Na conceção dos nossos produtos e serviços orientamo-nos pelos desejos e necessidades dos nossos clientes. Por isso, ampliamos continuamente a nossa oferta de produtos sustentáveis. Além disso, respondemos cada vez mais à procura de produtos para regimes especiais de alimentação, como por exemplo através da oferta de artigos sem lactose, sem glúten, vegetarianos ou vegan. Ao mesmo tempo, melhoramos o nosso sortido de forma geral, como por exemplo, através da adaptação de ingredientes e matérias-primas e do empenho para com elevados padrões ambientais e sociais na cadeia de abastecimento de artigos Non-Food.

Os nossos produtos sustentáveis são certificados por normas reconhecidas e devidamente identificados com os respetivos selos. Além disso, utilizamos marcas próprias internacionais e nacionais: “Mein Veggie Tag“ para artigos vegetarianos na Alemanha, “Meat free days“ na Holanda e “BON & VÉG“ em França. Desde 2018, comercializamos em lojas selecionadas na Alemanha, artigos produzidos considerando altos níveis de bem-estar animal sob a marca própria Fair & Gut (“Justo & Bom”). Com o Clean Label identificamos produtos para os quais renunciámos conscientemente a determinados aditivos, como intensificadores de sabor, aromatizantes, corantes ou conservantes. O ALDI Transparency Code (ATC) informa os nossos clientes sobre a origem dos artigos de carne. Na Alemanha, esta ferramenta permite também obter informação acerca da origem de artigos de pescado e ovos.

Organização & Diretivas

[GRI 204/103-2, 417/103-2] O Departamento das Compras Centrais em Essen (Alemanha), bem como os Departamentos das Compras Nacionais, são responsáveis pela organização do abastecimento no ALDI Nord. Nas nossas Políticas de Compra, documentamos o status quo e definimos objetivos para a conversão das matérias-primas para recursos certificados. Além disso, excluímos determinados produtos ou métodos de produção através de uma “lista negativa”. Em conjunto, definimos as medidas a aplicar para os artigos sustentáveis.

Regulamentação: identificação clara

[GRI 204/103-2, 417/103-2] Na União Europeia (UE), aplica-se uma identificação de origem obrigatória para determinados produtos agrícolas (p. ex. frutas e legumes). Em alguns países europeus este regulamento torna-se mais restritivo. No início de 2017, em França, foi implementado um regulamento nacional que obriga à identificação da origem do leite e da carne em produtos alimentares pré-embalados. Conforme este, a origem deve ser devidamente identificada em todos os artigos que contenham, no mínimo, oito por cento de carne.

Progressos & Medidas 2017

[GRI 204/103-2, 417/103-2]

Bio: um tema chave para os clientes

Nos últimos três anos duplicámos o número de artigos biológicos comercializados no ALDI Nord para 800 artigos no sortido permanente e de ação. De acordo com o estudo GFK “Consumer Scan”, detemos 14 por cento de quota de mercado alemão, o que nos torna líderes no mercado dos artigos alimentares biológicos na área de distribuição do ALDI Nord. É nosso objetivo aumentar a gama de artigos biológicos em todos os países do grupo. Os contactos com o novo serviço de apoio ao cliente da ALDI Espanha revelam a importância deste tema para os nossos clientes, que solicitaram regularmente informações relativas à nossa gama de produtos biológicos. Em 2017, a ALDI Espanha informou os seus clientes sobre os produtos da marca própria GutBio através de uma grande campanha de comunicação na televisão, internet e imprensa escrita.

Fairtrade: sortido ampliado

Ao nível do grupo empresarial aumentamos também a percentagem dos artigos Fairtrade. Em 2017, 73 artigos certificados Fairtrade faziam parte do nosso sortido – um aumento de 25 por cento em comparação com o ano de referência do nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade (2015). Em 2017, na Bélgica, fomos o primeiro retalhista que vendeu exclusivamente bananas Fairtrade no âmbito da semana Fairtrade. Em 2018, a ALDI Bélgica introduziu rosas 100% certificadas Fairtrade no seu sortido. Em 2017, a ALDI Polónia introduziu rosas com certificação Fairtrade no sortido permanente e no sortido de ação.

Regimes de alimentação especial: rotulagem transparente

Nos últimos anos, registámos, em muitos países, um aumento na procura de artigos para regimes de alimentação especial e, consequentemente, ampliamos o nosso sortido relativamente a artigos vegetarianos, vegan, sem glúten e sem lactose.

Na categoria “vegan”, o V-Label identifica produtos que, garantidamente, não contêm substâncias de origem animal. Na categoria “vegetariano”, os artigos podem conter substâncias de origem animal (p. ex. leite, ovos ou queijo). Em 2017, cerca de 180 produtos em todos os países ALDI Nord estavam rotulados com o V-Label ou um rótulo idêntico, em comparação com 29 artigos no ano de 2015.

No ano de referência do relatório, introduzimos, na Alemanha, a marca própria “Mein Veggie Tag”, para artigos vegetarianos e vegan. Desde 2017, uma lista de artigos com coalho na sua composição informa os nossos clientes, na Alemanha, sobre produtos para os quais não foi utilizado coalho animal na produção. Em Portugal, desde 2018, os clientes encontram online um resumo deste tipo de produtos. Desde 2018, na Alemanha, identificamos artigos de cosmética e de higiene com o selo da The Vegan Society.

Em 2017, a ALDI Espanha definiu várias medidas para promover, junto dos nossos clientes, mais transparência nos artigos sem lactose e sem glúten. Até Janeiro de 2019, todos os produtos sem lactose e sem glúten serão rotulados com selos reconhecidos em Espanha e que correspondem a certificações adequadas e sistemas de controlo rigorosos. Produtos sem glúten serão rotulados com o símbolo “Espiga rasurada”, que é atribuído pela Federação de Associações de Celíacos de Espanha (FACE) e reconhecido a nível internacional. Produtos sem lactose serão identificados pelo selo Adilac, da Associação de intolerantes à lactose de Espanha (Asociación de intolerantes a la lactosa de España – ADILAC). Desde 2018, os clientes portugueses encontram uma listagem dos artigos sem lactose e sem glúten do sortido permanente e sazonal em aldi.pt. Os mesmos encontram-se devidamente identificados nas prateleiras das lojas.

Sem Engenharia Genética: um selo que cria confiança

O tema da Engenharia Genética é discutido pela opinião pública de forma crítica, em particular na Alemanha e Dinamarca. Por isso, posicionamo-nos de forma clara relativamente a este tema: os fornecedores do grupo empresarial ALDI Nord têm de garantir que a mercadoria não contém, não consiste e não é produzida com ingredientes, aditivos ou outras substâncias geneticamente modificados, conforme previsto pela legislação aplicável na UE. Isto é válido para todos os artigos Food vendidos pelo ALDI Nord e inclui todos os níveis de produção. Além disso, os fornecedores devem deter declarações e análises laboratoriais e apresentar as mesmas no âmbito de controlos.

Na identificação destes artigos, vamos além dos requisitos legais aplicáveis: através do selo “Sem Engenharia Genética”, da Associação para Bens Alimentares sem Engenharia Genética (Verband Lebensmittel ohne Gentechnik – VLOG), asseguramos aos nossos clientes que os produtos e a ração animal são livres de organismos geneticamente modificados (OGM). Em 2017, identificámos 72 artigos com o selo VLOG na Alemanha – um aumento de 53 artigos em comparação com o ano anterior. Na Dinamarca, fomos o primeiro retalhista a introduzir leite proveniente de vacas leiteiras alimentadas apenas com ração animal sem OGM.

Produção transparente: rastreabilidade através do ATC e selos

Através do ALDI Transparency Code (ATC), os nossos clientes obtêm online e a qualquer momento informações sobre a origem de um conjunto de produtos. Desta forma, vamos além do legalmente previsto. Aumentamos esta identificação de forma contínua noutros países e produtos. Em 2017, na Alemanha, identificámos com o ATC produtos das categorias “Carne e produtos com carne na sua composição”, “Ovos frescos” e “Pescado e artigos com pescado na sua composição”. Nos restantes países, introduzimos o ATC nos produtos de carne e nos produtos com carne na sua composição: 100 por cento da carne fresca na ALDI Holanda e 54 artigos na Bélgica, França, Polónia e Portugal. Para o ano de 2018, planeamos a introdução do ATC nos artigos de vestuário e têxteis para o lar. Desta forma, complementamos a listagem de transparência para os têxteis e calçado.

[GRI 417-1] Para que os nossos clientes possam verificar a origem dos ingredientes de um determinado produto e onde foram processados, já há alguns anos que utilizamos, além do ATC, outras designações de origem conhecida e estabelecida. Na Alemanha, utilizamos o selo específico para artigos regionais "Regionalfenster Deutschland". Na Bélgica, Dinamarca, França e Polónia aplicamos selos nacionais em todos os artigos de carne de produção nacional. Na Bélgica, os clientes encontram o selo ”BELGIAN QUALITY“ e na Polónia encontram o selo “PRODUKT POLSKI“.

Objetivos & Status quo

[GRI 204/103-2/3, 417/103-2/3] Através dos objetivos definidos nas políticas de compra, entre outros, verificamos o desenvolvimento do nosso sortido sustentável (p. ex. o aumento da percentagem dos produtos biológicos ou outras certificações). De forma a controlar os nossos progressos, realizamos consultas aos fornecedores ou auditorias. A título de exemplo, realizamos consultas aos fornecedores relativamente ao tema do bem-estar animal. Além disso, pretendemos expandir o ATC, sendo este um compromisso do nosso programa CR.

Os nossos objetivos do programa CR

Handlungsfeld: Lieferkettenverantwortung

Objetivo

Status atual

Data do objetivo

Valor do objetivo

Zielrelevanz

Aumento de artigos de carne e com carne na sua composição com o ALDI Transparency Code (ATC)

novo

contínua

Expansão

Grupo empresarial

Continuação da redução do teor de sal e açúcar em outros artigos de marca própria

novo

contínua

Expansão

Grupo empresarial

Aumento do sortido de produtos vegetarianos e vegan, inclusive certificação (p. ex. V-Label)

novo

contínua

Expansão

Grupo empresarial

Aumento de sistemas de verificação/certificação, inclusive normas próprias, que vão além do estipulado por lei e compreendem aspetos do bem-estar animal

novo

contínua

Expansão

Grupo empresarial

Objetivo cumprido – Sustentabilidade no ALDI Nord Objetivo cumprido Processo contínuo – Sustentabilidade no ALDI Nord Processo contínuo

Indicadores

Artigos identificados como vegetarianos e vegan

Quantidade de artigos Food e Non-Food de marca própria identificados como vegetarianos e/ou vegan no sortido permanente e de ação1

 Além dos artigos identificados, existem artigos vegetarianos e/ou vegan não identificados no grupo empresarial.

2015

20162

2017

Artigos vegetarianos/ vegan

Artigos vegetarianos/ vegan

Artigos vegetarianos/ vegan

Bélgica/ Luxemburgo3

5

8

14

Dinamarca


2

14

Alemanha

16

56

129

França



4

Holanda

7

8

13

Polónia


2

19

Portugal


5

21

Espanha

1

3

24

Grupo empresarial

29

78

185

1 Por vezes, as centrais de compras do ALDI Nord compram alguns artigos também para outros países. Por isso, a soma total dos artigos comprados pode ser inferior à soma das repartições por países.
2 Devido a comunicações complementares para o ano de 2016, foram efetuadas atualizações face ao relatório do ano anterior.
3 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Quantidade de artigos Bio e Fairtrade [GRI FP2]

Quantidade de artigos de marca própria com o logótipo EU-Bio e quantidade de artigos de marca própria com certificação Fairtrade no sortido permanente e de ação

Artigos Bio

Artigos Bio

Artigos Bio

Artigos Bio

Artigos Bio

Artigos Bio

Bélgica/Luxemburgo1

56

3

61

9

101

16

Dinamarca

86

8

118

11

150

19

Alemanha

125

15

144

21

188

30

França

45


60

1

103

14

Holanda

66

37

114

41

112

29

Polónia

9

1

10

1

45

6

Portugal

60

7

77

12

76

19

Espanha

105

1

131

4

225

4

Grupo empresarial2

433

58

517

70

803

73

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").
2 Por vezes, as centrais de compras do ALDI Nord compram alguns artigos também para outros países. Por isso, a soma total dos artigos comprados pode ser inferior à soma das repartições por países.

Percentagem de artigos com ALDI Transparency Code na Alemanha [GRI 417-1]

Percentagem de artigos de marca própria de carne ou com teor de carne no sortido permanente e de ação identificados com o ALDI Transparency Code ATC na Alemanha

Com a introdução do ATC noutras categorias de artigos e noutros países, o levantamento de dados será ampliado a nível internacional nos próximos anos.

Percentagem de artigos com ALDI Transparency Code na Alemanha – Sustentabilidade no ALDI Nord

SDG

GRI

Conteúdos adicionais

Temas principais

Diversidade & Compatibilidade

Nos nove países europeus em que estamoso representados trabalham pessoas de mais de 117 nações. Esta multiculturalidade pertence ao ALDI Nord, enriquece o nosso trabalho e reflete a diversidade dos nossos clientes.

MAIS
Gestão

Compliance

Agimos de acordo com os nossos valores principais: simples, responsável, fiável. Estes valores descrevem também o entendimento de Compliance do grupo empresarial ALDI Nord.

MAIS
Temas principais

Normas sustentáveis na cadeia de abastecimento de artigos Non-Food

Assumimos responsabilidade por condições seguras e justas e o cumprimento de padrões ambientais em todas as partes onde podemos fazer valer a nossa influência formativa.

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Destaques

O que significa ser um colaborador ALDI?

Ser um colaborador ALDI significa, em primeiro lugar, viver os nossos valores comuns. Simples, fiável e responsável. São estes os nossos valores sempre e em qualquer lugar.

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Temas principais

Orientação para o cliente & qualidade de serviço

A confiança dos nossos clientes é o nosso bem mais precioso. Há mais de 100 anos que orientamos o nosso sortido e os nossos serviços de acordo com as necessidades dos nossos clientes.

MAIS
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Segurança e Saúde no Trabalho

Assumir responsabilidade pela segurança e saúde dos seus colaboradores nos locais de trabalho faz parte da atividade das sociedades ALDI Nord.

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Destaques

Compromisso com o bem-estar animal: bons resultados na comparação setorial

No que toca ao bem-estar animal, sabemos que ainda há muito por fazer. Estamos, contudo, no bom caminho, e isto é confirmado por duas publicações recentes sobre o compromisso com o bem-estar animal na indústria alimentar.

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Temas principais

Empregador atrativo

Os 69 000 colaboradores ALDI devem sentir-se orgulhosos em trabalhar no ALDI Nord. Oferecemos postos de trabalho seguros, condições de trabalho atraentes e perspetivas de desenvolvimento a longo prazo.

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Temas principais

Desperdício Alimentar & Resíduos

Assumimos responsabilidade pela proteção do nosso ambiente e dos seus recursos naturais. Enquanto retalhista, a redução de resíduos e o combate ao desperdício alimentar assumem para nós um papel principal.

MAIS

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