Para muitos consumidores, a sustentabilidade é um fator importante a considerar nas suas compras: cerca de 70 por cento dos clientes entrevistados para a nossa análise de relevância 2017 indicaram que consideram aspetos de sustentabilidade na escolha do supermercado como importantes e até muito importantes. Proporcionar aos nossos clientes compras de produtos responsáveis, acessíveis e saudáveis faz parte do nosso entendimento Corporate Responsibility (CR).
[GRI 102-2, 204/103-1/2, 417/103-1/2] Na conceção dos nossos produtos e serviços orientamo-nos pelos desejos e necessidades dos nossos clientes. Por isso, ampliamos continuamente a nossa oferta de produtos sustentáveis. Além disso, respondemos cada vez mais à procura de produtos para regimes especiais de alimentação, como por exemplo através da oferta de artigos sem lactose, sem glúten, vegetarianos ou vegan. Ao mesmo tempo, melhoramos o nosso sortido de forma geral, como por exemplo, através da adaptação de ingredientes e matérias-primas e do empenho para com elevados padrões ambientais e sociais na cadeia de abastecimento de artigos Non-Food.
Os nossos produtos sustentáveis são certificados por normas reconhecidas e devidamente identificados com os respetivos selos. Além disso, utilizamos marcas próprias internacionais e nacionais: “Mein Veggie Tag“ para artigos vegetarianos na Alemanha, “Meat free days“ na Holanda e “BON & VÉG“ em França. Desde 2018, comercializamos em lojas selecionadas na Alemanha, artigos produzidos considerando altos níveis de bem-estar animal sob a marca própria Fair & Gut (“Justo & Bom”). Com o Clean Label identificamos produtos para os quais renunciámos conscientemente a determinados aditivos, como intensificadores de sabor, aromatizantes, corantes ou conservantes. O ALDI Transparency Code (ATC) informa os nossos clientes sobre a origem dos artigos de carne. Na Alemanha, esta ferramenta permite também obter informação acerca da origem de artigos de pescado e ovos.
[GRI 204/103-2, 417/103-2] O Departamento das Compras Centrais em Essen (Alemanha), bem como os Departamentos das Compras Nacionais, são responsáveis pela organização do abastecimento no ALDI Nord. Nas nossas Políticas de Compra, documentamos o status quo e definimos objetivos para a conversão das matérias-primas para recursos certificados. Além disso, excluímos determinados produtos ou métodos de produção através de uma “lista negativa”. Em conjunto, definimos as medidas a aplicar para os artigos sustentáveis.
[GRI 204/103-2, 417/103-2] Na União Europeia (UE), aplica-se uma identificação de origem obrigatória para determinados produtos agrícolas (p. ex. frutas e legumes). Em alguns países europeus este regulamento torna-se mais restritivo. No início de 2017, em França, foi implementado um regulamento nacional que obriga à identificação da origem do leite e da carne em produtos alimentares pré-embalados. Conforme este, a origem deve ser devidamente identificada em todos os artigos que contenham, no mínimo, oito por cento de carne.
[GRI 204/103-2, 417/103-2]
Nos últimos três anos duplicámos o número de artigos biológicos comercializados no ALDI Nord para 800 artigos no sortido permanente e de ação. De acordo com o estudo GFK “Consumer Scan”, detemos 14 por cento de quota de mercado alemão, o que nos torna líderes no mercado dos artigos alimentares biológicos na área de distribuição do ALDI Nord. É nosso objetivo aumentar a gama de artigos biológicos em todos os países do grupo. Os contactos com o novo serviço de apoio ao cliente da ALDI Espanha revelam a importância deste tema para os nossos clientes, que solicitaram regularmente informações relativas à nossa gama de produtos biológicos. Em 2017, a ALDI Espanha informou os seus clientes sobre os produtos da marca própria GutBio através de uma grande campanha de comunicação na televisão, internet e imprensa escrita.
Ao nível do grupo empresarial aumentamos também a percentagem dos artigos Fairtrade. Em 2017, 73 artigos certificados Fairtrade faziam parte do nosso sortido – um aumento de 25 por cento em comparação com o ano de referência do nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade (2015). Em 2017, na Bélgica, fomos o primeiro retalhista que vendeu exclusivamente bananas Fairtrade no âmbito da semana Fairtrade. Em 2018, a ALDI Bélgica introduziu rosas 100% certificadas Fairtrade no seu sortido. Em 2017, a ALDI Polónia introduziu rosas com certificação Fairtrade no sortido permanente e no sortido de ação.
Nos últimos anos, registámos, em muitos países, um aumento na procura de artigos para regimes de alimentação especial e, consequentemente, ampliamos o nosso sortido relativamente a artigos vegetarianos, vegan, sem glúten e sem lactose.
Na categoria “vegan”, o V-Label identifica produtos que, garantidamente, não contêm substâncias de origem animal. Na categoria “vegetariano”, os artigos podem conter substâncias de origem animal (p. ex. leite, ovos ou queijo). Em 2017, cerca de 180 produtos em todos os países ALDI Nord estavam rotulados com o V-Label ou um rótulo idêntico, em comparação com 29 artigos no ano de 2015.
No ano de referência do relatório, introduzimos, na Alemanha, a marca própria “Mein Veggie Tag”, para artigos vegetarianos e vegan. Desde 2017, uma lista de artigos com coalho na sua composição informa os nossos clientes, na Alemanha, sobre produtos para os quais não foi utilizado coalho animal na produção. Em Portugal, desde 2018, os clientes encontram online um resumo deste tipo de produtos. Desde 2018, na Alemanha, identificamos artigos de cosmética e de higiene com o selo da The Vegan Society.
Em 2017, a ALDI Espanha definiu várias medidas para promover, junto dos nossos clientes, mais transparência nos artigos sem lactose e sem glúten. Até Janeiro de 2019, todos os produtos sem lactose e sem glúten serão rotulados com selos reconhecidos em Espanha e que correspondem a certificações adequadas e sistemas de controlo rigorosos. Produtos sem glúten serão rotulados com o símbolo “Espiga rasurada”, que é atribuído pela Federação de Associações de Celíacos de Espanha (FACE) e reconhecido a nível internacional. Produtos sem lactose serão identificados pelo selo Adilac, da Associação de intolerantes à lactose de Espanha (Asociación de intolerantes a la lactosa de España – ADILAC). Desde 2018, os clientes portugueses encontram uma listagem dos artigos sem lactose e sem glúten do sortido permanente e sazonal em aldi.pt. Os mesmos encontram-se devidamente identificados nas prateleiras das lojas.
O tema da Engenharia Genética é discutido pela opinião pública de forma crítica, em particular na Alemanha e Dinamarca. Por isso, posicionamo-nos de forma clara relativamente a este tema: os fornecedores do grupo empresarial ALDI Nord têm de garantir que a mercadoria não contém, não consiste e não é produzida com ingredientes, aditivos ou outras substâncias geneticamente modificados, conforme previsto pela legislação aplicável na UE. Isto é válido para todos os artigos Food vendidos pelo ALDI Nord e inclui todos os níveis de produção. Além disso, os fornecedores devem deter declarações e análises laboratoriais e apresentar as mesmas no âmbito de controlos.
Na identificação destes artigos, vamos além dos requisitos legais aplicáveis: através do selo “Sem Engenharia Genética”, da Associação para Bens Alimentares sem Engenharia Genética (Verband Lebensmittel ohne Gentechnik – VLOG), asseguramos aos nossos clientes que os produtos e a ração animal são livres de organismos geneticamente modificados (OGM). Em 2017, identificámos 72 artigos com o selo VLOG na Alemanha – um aumento de 53 artigos em comparação com o ano anterior. Na Dinamarca, fomos o primeiro retalhista a introduzir leite proveniente de vacas leiteiras alimentadas apenas com ração animal sem OGM.
Através do ALDI Transparency Code (ATC), os nossos clientes obtêm online e a qualquer momento informações sobre a origem de um conjunto de produtos. Desta forma, vamos além do legalmente previsto. Aumentamos esta identificação de forma contínua noutros países e produtos. Em 2017, na Alemanha, identificámos com o ATC produtos das categorias “Carne e produtos com carne na sua composição”, “Ovos frescos” e “Pescado e artigos com pescado na sua composição”. Nos restantes países, introduzimos o ATC nos produtos de carne e nos produtos com carne na sua composição: 100 por cento da carne fresca na ALDI Holanda e 54 artigos na Bélgica, França, Polónia e Portugal. Para o ano de 2018, planeamos a introdução do ATC nos artigos de vestuário e têxteis para o lar. Desta forma, complementamos a listagem de transparência para os têxteis e calçado.
[GRI 417-1] Para que os nossos clientes possam verificar a origem dos ingredientes de um determinado produto e onde foram processados, já há alguns anos que utilizamos, além do ATC, outras designações de origem conhecida e estabelecida. Na Alemanha, utilizamos o selo específico para artigos regionais "Regionalfenster Deutschland". Na Bélgica, Dinamarca, França e Polónia aplicamos selos nacionais em todos os artigos de carne de produção nacional. Na Bélgica, os clientes encontram o selo ”BELGIAN QUALITY“ e na Polónia encontram o selo “PRODUKT POLSKI“.
[GRI 204/103-2/3, 417/103-2/3] Através dos objetivos definidos nas políticas de compra, entre outros, verificamos o desenvolvimento do nosso sortido sustentável (p. ex. o aumento da percentagem dos produtos biológicos ou outras certificações). De forma a controlar os nossos progressos, realizamos consultas aos fornecedores ou auditorias. A título de exemplo, realizamos consultas aos fornecedores relativamente ao tema do bem-estar animal. Além disso, pretendemos expandir o ATC, sendo este um compromisso do nosso programa CR.
Handlungsfeld: Lieferkettenverantwortung
Objetivo |
Status atual |
Data do objetivo |
Valor do objetivo |
Zielrelevanz |
---|---|---|---|---|
Aumento de artigos de carne e com carne na sua composição com o ALDI Transparency Code (ATC) |
novo |
contínua |
Expansão |
Grupo empresarial |
Continuação da redução do teor de sal e açúcar em outros artigos de marca própria |
novo |
contínua |
Expansão |
Grupo empresarial |
Aumento do sortido de produtos vegetarianos e vegan, inclusive certificação (p. ex. V-Label) |
novo |
contínua |
Expansão |
Grupo empresarial |
Aumento de sistemas de verificação/certificação, inclusive normas próprias, que vão além do estipulado por lei e compreendem aspetos do bem-estar animal |
novo |
contínua |
Expansão |
Grupo empresarial |
Quantidade de artigos Food e Non-Food de marca própria identificados como vegetarianos e/ou vegan no sortido permanente e de ação1
Além dos artigos identificados, existem artigos vegetarianos e/ou vegan não identificados no grupo empresarial.
2015 |
20162 |
2017 |
|
---|---|---|---|
Artigos vegetarianos/ vegan |
Artigos vegetarianos/ vegan |
Artigos vegetarianos/ vegan |
|
Bélgica/ Luxemburgo3 |
5 |
8 |
14 |
Dinamarca |
– |
2 |
14 |
Alemanha |
16 |
56 |
129 |
França |
– |
– |
4 |
Holanda |
7 |
8 |
13 |
Polónia |
– |
2 |
19 |
Portugal |
– |
5 |
21 |
Espanha |
1 |
3 |
24 |
Grupo empresarial |
29 |
78 |
185 |
1 Por vezes, as centrais de compras do ALDI Nord compram alguns artigos também para outros países. Por isso, a soma total dos artigos comprados pode ser inferior à soma das repartições por países.
2 Devido a comunicações complementares para o ano de 2016, foram efetuadas atualizações face ao relatório do ano anterior.
3 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação .
Quantidade de artigos de marca própria com o logótipo EU-Bio e quantidade de artigos de marca própria com certificação Fairtrade no sortido permanente e de ação
2015 |
2016 |
2017 |
||||
---|---|---|---|---|---|---|
Artigos Bio |
Artigos Bio |
Artigos Bio |
Artigos Bio |
Artigos Bio |
Artigos Bio |
|
Bélgica/Luxemburgo1 |
56 |
3 |
61 |
9 |
101 |
16 |
Dinamarca |
86 |
8 |
118 |
11 |
150 |
19 |
Alemanha |
125 |
15 |
144 |
21 |
188 |
30 |
França |
45 |
– |
60 |
1 |
103 |
14 |
Holanda |
66 |
37 |
114 |
41 |
112 |
29 |
Polónia |
9 |
1 |
10 |
1 |
45 |
6 |
Portugal |
60 |
7 |
77 |
12 |
76 |
19 |
Espanha |
105 |
1 |
131 |
4 |
225 |
4 |
Grupo empresarial2 |
433 |
58 |
517 |
70 |
803 |
73 |
1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação.
2 Por vezes, as centrais de compras do ALDI Nord compram alguns artigos também para outros países. Por isso, a soma total dos artigos comprados pode ser inferior à soma das repartições por países.
Percentagem de artigos de marca própria de carne ou com teor de carne no sortido permanente e de ação identificados com o ALDI Transparency Code ATC na Alemanha
Com a introdução do ATC noutras categorias de artigos e noutros países, o levantamento de dados será ampliado a nível internacional nos próximos anos.