[GRI 417/103-1] Como podem ser criados incentivos para um consumo mais sustentável? Esta pergunta preocupa governos e organizações em todo o mundo. Na sua Agenda 2030, as Nações Unidas (United Nations – UN) dedicam um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (SDG 12) à promoção de padrões de consumo mais sustentáveis. Enquanto empresa de discount líder no mercado, fornecemos aos nossos clientes produtos de necessidade diária. Por isso, o tema coloca-nos grandes desafios. Todos os anos, os nossos clientes efetuam cerca de 1,2 mil milhões de compras nas nossas lojas. É nosso objetivo promover um estilo de vida saudável e sustentável, e oferecer compras acessíveis e responsáveis a um grande número de consumidores.
[GRI 417/103-2] Utilizamos vários instrumentos para informar os nossos clientes sobre aspetos sociais e ambientais dos nossos produtos. O folheto ALDI Atual e os nossos meios de comunicação, por vezes, centram-se nos nossos produtos certificados sustentáveis. Nas nossas lojas, chamamos a atenção dos clientes através de uma identificação apropriada nas prateleiras ou com cartazes. Além disso, uma clara identificação no produto traduz-se em transparência: para o efeito, tanto utilizamos selos de sustentabilidade reconhecidos como marcas próprias. Através de campanhas e projetos específicos, aumentamos a consciência para os desafios em termos de sustentabilidade: na Holanda, por exemplo, estamos empenhados em sensibilizar alunos para o tema dos resíduos de plástico. Também os colaboradores do ALDI Nord são informados sobre aspetos de sustentabilidade dos nossos produtos, as nossas iniciativas e projetos.
Como segunda componente, oferecemos aos nossos clientes um sortido de produtos para um estilo de vida saudável e sustentável: uma oferta alargada de frutas e legumes, produtos alternativos mais saudáveis (p. ex. com menos açúcar), produtos para regimes de alimentação especial e produtos com matérias-primas certificadas e provenientes de uma produção controlada.
[GRI 417/103-2] A promoção de um consumo sustentável está enraizada na nossa Política de Corporate Responsibility (CR) e no nosso Programa CR. Os responsáveis pela área CR impulsionam as nossas atividade de forma determinante. Para o efeito, os Departamentos de Comunicação, Marketing, Vendas, Compras, Qualidade e CR trabalham em estreita colaboração.
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Em 2017, no nosso folheto ALDI Atual, informámos os nossos clientes no âmbito de várias ações e cooperações sobre produtos sustentáveis certificados no nosso sortido. No mesmo ano, os produtos de pescado sustentáveis estiveram no foco de muitos países: a ALDI Polónia participou na campanha de aniversário 2017 do Marine Stewardship Council (MSC); a ALDI Bélgica, França e Holanda participaram na “Semana de Pescado Responsável 2017”.
Na ALDI Holanda, realizámos durante seis semanas uma campanha de sustentabilidade ”Compras Responsáveis” (Duurzaamheidscampagne “Verantwoord boodschappen doen“). Produtos responsáveis foram publicitados não só no folheto ALDI Atual, mas também através de cartazes, nas prateleiras e na rádio. Desde 2017, a ALDI Portugal informa colaboradores e clientes sobre temas de sustentabilidade através de um Conceito de Comunicação CR: no folheto ALDI Atual português, em flyers informativos, na newsletter interna ou no âmbito de um cartaz de formação para colaboradores das lojas. A ALDI França aposta no folheto ALDI Atual e informa colaboradores e clientes na caixa de informação “ALDI s’engage pour vous“ (”O ALDI está empenhado por si“).
Nas nossas lojas modernizadas, informamos sobre o nosso empenho ambiental: através de painéis digitais, chamamos a atenção para as nossas instalações fotovoltaicas nos telhados. Através de cartazes, informamos sobre o reencaminhamento das embalagens para reciclagem, bem como os nossos novos sacos reutilizáveis. Em alguns países, também informamos nos carrinhos de compras, nas arcas dos congelados ou nos separadores das compras nas caixas registadoras sobre as zonas da loja onde a sustentabilidade assume um papel significativo. Através de ideias inovadoras “Do it Yourself“ no folheto ALDI Atual ou na internet, os clientes espanhóis são motivados para reciclar.
No âmbito do nosso empenho social gerimos projetos de promoção de um estilo de vida saudável: na Holanda, trabalhamos com a Fundação JOGG (Jongeren Op Gezond Gewicht – “Crianças e jovens com um peso saudável”) para sensibilizar crianças e jovens para uma alimentação saudável. O projeto "Ação móvel para alimentação e exercício físico" do Fundo Alemão para a Infância (Deutsches Kinderhilfswerk), apoiado pela Fundação ALDI Nord (ALDI Nord Stiftungs GmbH), tem como objetivo promover o exercício físico e a alimentação saudável das crianças.
Aumentamos a nossa oferta de artigos frescos nas lojas. O conceito "Frescura" representa, entre outros, o nosso sortido de frutas e legumes, uma categoria de artigos extremamente importante, com cerca de 100 produtos diferentes ao nível de todo o grupo empresarial. Em 2017, introduzimos na Alemanha e na Holanda semanas de frescura adicionais. Em outubro/novembro de 2017, uma campanha publicitária própria disponível em todos os canais em Espanha teve como objetivo valorizar o consumo de frutas e legumes (”Sí nos importan“ – ”Sim, eles são importantes”).
No âmbito do nosso novo ALDI Nord Instore Concept (ANIKo), receitas com ingredientes frescos podem ser encontradas nas nossas lojas. Em Espanha, os clientes podem assistir a sessões de showcooking com cozinheiros profissionais, no âmbito de novas aberturas de lojas. Aspetos como uma alimentação equilibrada, saúde e sustentabilidade são destacados. Em Portugal, desde 2013, as receitas para o folheto ALDI Atual são desenvolvidas por uma nutricionista.
O objetivo CR do ALDI Nord Alemanha quanto ao consumo sustentável foi complementado, para o período de referência do relatório, por um objetivo nacional adicional.
Área de atuação: Empenho Social & Promoção do diálogo
Objetivo |
Status atual |
Data do objetivo |
Valor do objetivo |
Relevância do objetivo |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimento de projetos-piloto para o consumo sustentável |
2018 |
Projeto |
Alemanha |
|
Promoção da consciencialização para a saúde entre colaboradores e clientes |
novo |
contínua |
Continuação e ampliação |
Holanda |
ver também indicadores "Um sortido mais sustentável“
Número médio de artigos de frutas e legumes no sortido
|
2015 |
2016 |
2017 |
---|---|---|---|
Bélgica/Luxemburgo1 |
66 |
84 |
95 |
Dinamarca |
90 |
90 |
107 |
Alemanha |
74 |
85 |
97 |
França |
65 |
70 |
75 |
Holanda |
75 |
105 |
104 |
Polónia |
65 |
85 |
109 |
Portugal |
85 |
91 |
93 |
Espanha |
120 |
112 |
111 |
Grupo empresarial |
80 |
90 |
99 |
1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").