[GRI 102-16, 416/103-1] A peça fundamental do nosso negócio é oferecer produtos de qualidade ao preço acessível ALDI. Não fazemos qualquer concessão no que respeita à qualidade dos nossos produtos. A saúde do consumidor é um aspeto central do nosso entendimento de qualidade e segurança. Para tal, assumimos responsabilidade durante toda a cadeia de produção e abastecimento.
[GRI 416/103-2] A melhoria contínua da qualidade dos produtos constitui o objetivo central da nossa gestão de qualidade. Para oferecer aos nossos clientes apenas os melhores produtos, implementámos procedimentos de controlos de qualidade e de gestão nos vários níveis da cadeia de valor. Às nossas marcas próprias aplicam-se elevados padrões de qualidade desenvolvidos em conjunto com os nossos fornecedores. Os desejos e necessidades dos nossos clientes são a nossa prioridade. Testes independentes de associações de consumidores confirmam regularmente a qualidade das marcas próprias ALDI Nord.
[GRI 102-16, 416/103-2, 416-1] Existe, em todo o grupo empresarial, um sistema de controlo de vários níveis que garante que os nossos requisitos de qualidade são cumpridos. Neste processo encontram-se envolvidos compradores, fornecedores, produtores, responsáveis de qualidade, laboratórios independentes acreditados e colaboradores dos centros logísticos e lojas. Cada produto é testado regulamente.
Visão geral do processo:
Uma descrição detalhada do processo poderá ser consultada no Relatório de Sustentabilidade 2015. Também poderá conhecer a rotina diária dos nossos responsáveis de qualidade na story "Um dia dedicado à qualidade".
* IFS Food Standard & Selo de garantia
O IFS Food Standard é uma norma reconhecida pela GFSI (Global Food Safety Initiative) para a auditoria a produtores de bens alimentares. Em destaque está a segurança alimentar e a qualidade dos processos e produtos. A norma aplica-se a transformadores de bens alimentares e às empresas embaladoras. Em alguns casos, aceitamos outras normas de segurança alimentar reconhecidas pela GFSI, além do IFS Food Standard.
** GLOBALG.A.P.
GLOBALG.A.P. é uma organização privada, que desenvolveu ao nível mundial normas voluntárias para certificação de produtos agrícolas (entre eles, fruta e legumes, rações para animais, pecuária, plantas e sementes, aquicultura). As prioridades dos controlos abrangem as áreas da segurança alimentar, bem-estar animal, gestão ambiental e de resíduos e segurança e saúde no trabalho. Um produtor certificado pela norma GLOBALG.A.P. consegue comprovar que todos os níveis de produção são completamente rastreáveis e controlados.
[GRI 416/103-2] A implementação dos nossos padrões de qualidade cabe no ALDI aos nove países do grupo empresarial: eles garantem que as particularidades – como requisitos legais sobre bens alimentares – são tidas em conta. Temas de relevância transversal são preparados pela ALDI Einkauf e acordados com todo o grupo empresarial. O diálogo regular entre os responsáveis de qualidade faz com que conhecimento e experiências sejam partilhados por todo o grupo empresarial. Também em cada país há uma estreita cooperação entre o Departamento de Qualidade, Corporate Responsibility (CR), Compras, Vendas e as sociedades regionais.
[GRI 416/103-2] A qualidade está ancorada na nossa Imagem Corporativa “Simplesmente ALDI“. Todos os anos existe um conjunto de evoluções regulamentares que afetam os nossos produtos. Por exemplo, o tema “alimentação saudável” está há mais de dez anos em foco, a nível europeu. Em 2017, foram comunicados, em Espanha, requisitos regionais legais relativamente à redução do teor de açúcar nas bebidas. O Departamento de Qualidade acompanha os desenvolvimentos dos regulamentos e apoia as Compras na implementação dos mesmos junto dos nossos fornecedores.
[GRI 416/103-2]
Nos produtos das nossas marcas próprias ajustamos continuamente as receitas, conforme prioridades dos nossos clientes e novos requisitos regulamentares, garantindo sempre uma qualidade constante. Em 2017, na Alemanha, reduzimos gradualmente o teor de açúcar nos refrigerantes, conservas de frutas e outros produtos. Além disso, iremos ajustar, até finais de 2018, as fórmulas dos cosméticos (p. ex. champô, gel de banho, sabonete líquido) com o objetivo de substituir determinados polímeros pouco biodegradáveis (frequentemente designados por microplásticos). Desde 2015, renunciámos à utilização de microplásticos sólidos, como por exemplo o granulado com efeito de peeling. Em países como a França, a utilização de microplásticos sólidos em determinados produtos é proibida por lei.
A ALDI Holanda participa numa iniciativa do setor que está empenhada na melhoria das composições dos produtos. Desde 2014, temos ajustado gradualmente as fórmulas de várias gamas de produtos. Entre estes, no ano de referência do relatório, encontram-se produtos lácteos, sopas, molhos, batatas fritas e misturas de frutos secos. Estes artigos contêm agora menos sal e açúcar.
Em 2016, a ALDI Bélgica assinou o acordo “Alimentação Equilibrada”, ao qual pertencem empresas da distribuição alimentar, comerciantes, cadeias de restauração, empresas de catering e o governo. O objetivo: reduzir o teor de açúcar, sal e ácidos gordos saturados e aumentar o teor das fibras. Em 2017, a ALDI Bélgica efetuou adaptações nas categorias de refrigerantes, produtos lácteos, cereais de pequeno-almoço, bolachas, chocolate e bebidas de soja e de legumes. A elaboração de um relatório sobre o acordo está planeada para finais de 2018.
Em Espanha, no ano de 2017, trabalhámos para reduzir o teor dos açúcares nos refrigerantes no âmbito da aplicação de requisitos regulamentares. Para o efeito, são utilizados glicosídeos de esteviol, entre outros. Foram melhoradas oito receitas e o teor de açúcar foi reduzido em 30 por cento. Estes produtos estão à venda a partir de junho de 2018. Outras adaptações estão a ser planeadas para o ano de 2018.
Os nossos fornecedores têm de cumprir critérios rigorosos no cultivo de frutas e legumes. Neste caso, vamos além dos requisitos legais. A título de exemplo, excluímos, desde 2016 na Alemanha, a utilização de oito substâncias ativas utilizadas no cultivo de fruta, legumes e batatas, por suspeita de serem responsáveis pelo decréscimo dos insetos voadores tais como as abelhas, borboletas ou moscas das flores. Em 2016, e já pela segunda vez, tiveram lugar conversações entre o ALDI e representantes de produtores, federações, associações, agrónomos, serviços fitossanitários e laboratórios sobre o tema das substâncias tóxicas para as abelhas. A implementação iniciou-se de forma faseada. A ALDI França introduziu, em 2017, um artigo com o selo BEE FRIENDLY, da organização com o mesmo nome. Na Alemanha, já há alguns anos são comercializados arbustos e plantas amigos das abelhas.
Desde 2017, na Alemanha, exigimos aos nossos fornecedores a certificação conforme a norma atual IFS-HPC para artigos de cosmética, higiene e lar. Esta norma apoia os fornecedores no cumprimento de requisitos legais relativamente à segurança e qualidade de produtos de lar e cuidados de beleza. A conversão ao nível de todos os nossos fornecedores decorre até meados de 2018.
Acompanhamos a atualidade e iniciamos, de forma proativa, controlos adicionais. É exemplo disso o caso da contaminação dos ovos com a substância Fipronil, em toda a Europa, no ano de 2017. Por precaução, retirámos determinados produtos de venda e testámos ovos frescos e um conjunto de produtos com ovos na sua composição quanto a vestígios da substância Fipronil. Só aceitamos o fornecimento de produtos para os quais os fornecedores entregam um relatório de análise que confirma a ausência de Fipronil. Em paralelo com a implementação destas medidas, comunicámos, de forma transparente e intensiva, com autoridades, consumidores e imprensa.
[GRI 416/103-2/3] A nossa promessa de qualidade é apoiada por diferentes objetivos definidos pelos países ALDI Nord. Provas disso são resultados de testes a nível internacional, como por exemplo da Organización de Consumidores y Usuarios (OCU) em Espanha, da Stiftung Warentest (Fundação Warentest) e ÖKO-TEST na Alemanha e de estudos de mercados próprios distinções externas.
Área de atuação: Responsabilidade na Cadeia de Abastecimento
Objetivo |
Status atual |
Data do objetivo |
Valor do objetivo |
Relevância do objetivo |
---|---|---|---|---|
Continuação da redução do teor de sal e açúcar em outros artigos de marca própria |
novo |
contínua |
Expansão |
Grupo empresarial |
[GRI 416/103-3]
Número de artigos recolhidos com comunicação ao público, repartidos por artigos Food e Non-Food
2015 |
2016 |
2017 |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Total |
Recolhas Food |
Recolhas Non-Food |
Total |
Recolhas Food |
Recolhas Non-Food |
Total |
Recolhas Food |
Recolhas Non-Food |
|
Bélgica/Luxemburgo1 |
3 |
3 |
– |
1 |
1 |
– |
4 |
4 |
– |
Dinamarca |
2 |
2 |
– |
3 |
3 |
– |
3 |
3 |
– |
Alemanha |
5 |
1 |
4 |
10 |
10 |
– |
9 |
8 |
1 |
França |
14 |
122 |
2 |
233 |
22 |
1 |
11 |
10 |
1 |
Holanda |
2 |
2 |
– |
3 |
3 |
– |
4 |
4 |
– |
Polónia |
– |
– |
– |
1 |
1 |
– |
1 |
1 |
– |
Portugal |
– |
– |
– |
– |
– |
– |
1 |
1 |
– |
Espanha |
– |
– |
– |
3 |
1 |
2 |
5 |
2 |
3 |
Grupo empresarial |
26 |
20 |
6 |
44 |
41 |
3 |
38 |
33 |
5 |
1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação.
2 Dos quais, seis por motivos de não conformidades na rotulagem.
3 Em 16 casos tratou-se de recolha regionais, no total seis por motivos de não conformidades na rotulagem.
Número de artigos publicitados com os resultados dos testes da Stiftung-Warentest ou da ÖKO-TEST1
1 A identificação de artigos com os resultados dos testes só é possível na Alemanha, razão pela qual os dados só dizem respeito à Alemanha.