[GRI 302/103-1, 305/103-1] Para que os nossos clientes possam encontrar diariamente produtos frescos e prateleiras cheias, as mercadorias são transportadas todos os dias dos nossos centros logísticos para as lojas. Estes transportes são maioritariamente realizados por nós. Em todo o grupo empresarial transportámos em 2017 mercadorias com um volume de aproximadamente 31 milhões de euro paletes entre os nossos 73 centros logísticos e as mais de 4700 lojas. Estes transportes provocam emissões de gases de estufa. Através de várias medidas, estamos a trabalhar para adaptar os nossos processos logísticos à proteção do clima.
[GRI 302/103-2/3, 305/103-2/3] É nosso objetivo aumentar continuamente a eficiência da nossa logística de mercadorias, também para compensar o volume de transporte mais elevado que resulta do crescimento das nossas vendas. Uma conceção logística moderna ajuda-nos a agregar fluxos de mercadoria, a escolher caminhos de transporte otimizados e, consequentemente, a encurtar os mesmos. A distância média entre centro logístico e loja é cerca de 88 quilómetros. Reduzimos o nosso consumo de combustível e emissões de gases de estufa quer com a utilização de pneus de baixa resistência ao rolamento, quer com a montagem de spoilers no tejadilho que reduzem a resistência ao ar dos nossos veículos de transporte. Além disso, os veículos pesados do ALDI Nord só devem sair dos nossos centros logísticos com a carga completa e, por exemplo, na Holanda, formamos os motoristas em modos de condução para um baixo consumo de combustível
Em 2017, estudámos, na Alemanha, motores alternativos para os nossos veículos de transporte. Contudo, não está planeada atualmente uma mudança. Relativamente à nossa frota de automóveis, apostamos em contratos de renting de curta duração para garantir uma frota mais jovem. Desta forma, garantimos viaturas ligeiras que correspondem às novas normas e requisitos quanto aos valores de emissão e de consumo.
[GRI 302/103-2] Na Alemanha, é promovido pela unidade especializada de logística e pelas sociedades regionais o desenvolvimento de uma logística que respeite o clima. Existe uma partilha contínua com as sociedades ALDI nos países respetivos quanto a esta temática. Em Maio de 2018, publicámos a nossa Política Internacional de Proteção do Clima. Na mesma, definimos um objetivo claro para a redução das nossas emissões de gases de estufa até 2021. As nossas medidas na área do transporte e da logística são um elemento fundamental da nossa Política Internacional de Proteção do Clima.
[GRI 305/103-1/2] Em 2017 expandimos, na Alemanha, a logística de aprovisionamento de vinhos e espumantes. Para o efeito, instalámos uma plataforma logística que agrega fluxos de mercadoria, reduzindo, desta forma, custos e emissões de gases estufa.
[GRI 305/103-1/2] Nos nossos centros logísticos, a maior parte do consumo de energia corresponde à iluminação (até 50 por cento). Por isso, apostamos na tecnologia LED e numa iluminação adaptada às necessidades através de detetores de movimento. Mais informações podem ser encontradas no capítulo Proteção do Clima.
A introdução de um novo sistema de gestão de mercadorias referido no Relatório de Sustentabilidade 2015 ainda não foi concluída na Alemanha. Num primeiro passo, irá ser introduzido o sistema Pick-by-Voice nos centros logísticos alemães. O mesmo é base para uma expansão plena no futuro. Esta solução permite-nos preparar a mercadoria sem papéis e através de reconhecimento de voz. Desta forma, os colaboradores mantêm ambas as mãos livres, o que facilita o trabalho e o torna mais eficiente. No âmbito da sua introdução, os colaboradores tiveram formação sobre o novo sistema. No futuro, o novo sistema de gestão de mercadorias permitirá analisar ainda melhor os nossos fluxos de mercadoria. Um respetivo projeto-piloto foi iniciado.
[GRI 302/103-2/3, 305/103-2/3]
Área de atuação: Conservação de Recursos
Objetivo |
Status atual |
Data do objetivo |
Valor do objetivo |
Relevância do objetivo |
---|---|---|---|---|
Verificação de soluções alternativas de propulsão para utilização nos processos logísticos |
![]() |
2017 |
Verificação |
Alemanha |
Construção de um centro logístico certificado BREEAM (BREEAM – Building Research Establishment Environmental Assessment) |
novo |
2019 |
Construção |
Bélgica |
Quantidade de veículos até 31.12. por tipo de veículo
2015 |
2016 |
2017 |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
N.º de veículos pesados |
N.º de veículos ligeiros |
Outros veículos1 |
N.º de veículos pesados |
N.º de veículos ligeiros |
Outros veículos1 |
N.º de veículos pesados |
N.º de veículos ligeiros |
Outros veículos1 |
|
Bélgica/Luxemburgo2 |
217 |
185 |
8 |
219 |
211 |
8 |
223 |
226 |
7 |
Dinamarca |
56 |
89 |
5 |
56 |
92 |
5 |
52 |
100 |
4 |
Alemanha |
909 |
909 |
74 |
880 |
969 |
75 |
736 |
1125 |
74 |
França |
238 |
314 |
23 |
234 |
349 |
25 |
227 |
349 |
22 |
Holanda |
200 |
188 |
8 |
189 |
201 |
8 |
173 |
211 |
8 |
Polónia |
– |
64 |
2 |
– |
82 |
2 |
– |
76 |
2 |
Portugal |
– |
41 |
1 |
– |
47 |
1 |
– |
55 |
1 |
Espanha |
– |
159 |
– |
– |
170 |
2 |
– |
165 |
2 |
Grupo empresarial |
1620 |
1949 |
121 |
1578 |
2121 |
126 |
1411 |
2307 |
120 |
1 Destes fazem parte empilhadores e veículos a GPL.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").
Consumo de combustível de pesados, ligeiros e outros veículos (em litros ou quilogramas de agente propulsor)
2015 |
2016 |
2017 |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Gasóleo1 (l) |
Gasolina (l) |
GPL (kg) |
Gasóleo1, 2 (l) |
Gasolina (l) |
GPL (kg) |
Gasóleo1 (l) |
Gasolina (l) |
GPL (kg) |
|
Bélgica/Luxemburgo3 |
4 215 607 |
– |
– |
4 322 031 |
– |
– |
4 407 171 |
– |
– |
Dinamarca |
1 513 990 |
– |
913 |
1 480 176 |
595 |
330 |
1 412 919 |
339 |
66 |
Alemanha |
16 335 662 |
7368 |
21 365 |
16 863 778 |
2266 |
21 270 |
17 419 921 |
1698 |
20 655 |
França |
5 858 537 |
– |
9737 |
5 730 617 |
– |
9828 |
5 913 078 |
– |
10 116 |
Holanda |
3 626 422 |
– |
– |
3 687 240 |
– |
– |
3 526 601 |
– |
– |
Polónia |
144 629 |
– |
1386 |
158 452 |
– |
567 |
180 340 |
– |
1331 |
Portugal |
100 883 |
– |
600 |
108 132 |
– |
500 |
120 112 |
– |
300 |
Espanha |
404 581 |
– |
– |
415 182 |
– |
2828 |
423 613 |
– |
4059 |
Grupo empresarial |
32 200 311 |
7368 |
34 001 |
32 765 608 |
2861 |
35 323 |
33 403 755 |
2037 |
36 527 |
1 Inclusive consumo de fuelóleo para a operação de motores de refrigeração (fora da Alemanha).
2 Devido a comunicações complementares para o ano de 2016, foram efetuadas atualizações face ao relatório do ano anterior.
3 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").