Empregador atrativo

[GRI 404/103-1] Seja nas lojas, compras, administração, logística ou na informática, são os 69 000 colaboradores que contribuem decisivamente para o sucesso do ALDI Nord. Todos eles devem sentir-se orgulhosos em trabalhar no ALDI Nord. Oferecemos postos de trabalho seguros, condições de trabalho atraentes e perspetivas de desenvolvimento a longo prazo. Um comportamento aberto, cooperativo e respeitoso é importante para nós. A valorização de cada um dos colaboradores e a sua ligação ao ALDI Nord são os nossos principais interesses. O pressuposto para isso é manter os colaboradores a longo prazo e atrair os melhores talentos.

A nossa abordagem

[GRI 102-16, 404/103-2, 405/103-2] Seit drei Jahren verfolgen wir eine klare Modernisierungsstrategie. Dies bringt auch Veränderungen für die Mitarbeiter bei ALDI Nord mit sich. Sie zeigen besonderen Einsatz dafür, unser Angebot konsequent anhand der Kundenwünsche auszurichten. Unsere Personalarbeit gestalten wir entsprechend: Im Personalbereich (Human Resources – HR) werden das Unternehmens- und Führungsleitbild seit 2015 durch ein HR-Konzept ergänzt, das unseren Modernisierungskurs unterstützt. Neben der Entwicklung eines identifikationsstiftenden Arbeitgeber-Brandings für ALDI Nord, nachfolgend als „Attraktiver Arbeitgeber“ bezeichnet, steht derzeit vor allem die Entwicklung von Führungskräften und von Nachwuchskräften im Fokus. Zudem weiten wir unsere interne Kommunikation aus.

Um Bewerber für ALDI Nord zu begeistern, sind wir auf zahlreichen Karriere- und Ausbildungsmessen sowie Recruitingveranstaltungen vertreten. In Deutschland haben wir 2017 die Karrierewebseite überarbeitet und modernisiert, in den Niederlanden Anfang 2018. Besucher finden hier nun neben einer Vielzahl an Stellenangeboten und Informationen zu Ausbildungswegen auch spannende Einblicke in den Arbeitsalltag sowie informative Erfahrungsberichte von Mitarbeitern. Wir setzen auf langfristige Arbeitsverhältnisse und beschäftigen bei ALDI Nord überwiegend Mitarbeiter in unbefristeten Arbeitsverhältnissen (knapp 80 Prozent 2017). ALDI Nord zeichnet sich im Branchenvergleich traditionell durch eine überdurchschnittlich hohe Mitarbeiterbindung aus. Die ALDI Mitarbeiter werden fair und leistungsgerecht vergütet.

Organização & Diretrizes

[GRI 404/103-2, 405/103-2, 102-16] A responsabilidade por assuntos relacionados com o pessoal está definida de forma descentralizada em todas as sociedades do grupo empresarial ALDI Nord, havendo sempre um diálogo regular entre as sociedades regionais no âmbito de duas comissões: por um lado, a “Comissão HR”, na qual estão representadas as gerências das sociedades regionais juridicamente independentes e da ALDI Einkauf; por outro lado, os colegas do Departamento HR reúnem-se, desde 2017, até duas vezes por ano na “comissão internacional” dos Departamentos HR. Na Alemanha e na Holanda, os responsáveis dos Departamentos HR e das sociedades regionais reúnem uma vez por trimestre para garantir a implementação prática dos assuntos HR.

 A base comum para o trabalho HR é a imagem corporativa da empresa, o conceito HR e a respetiva imagem corporativa de liderança “Comerciantes Autênticos”. O mesmo foi desenvolvido em 2014 e enfatiza os valores da “Simplicidade, Responsabilidade e Fiabilidade”, assim como o reconhecimento, transparência e confiança.

Progressos & Medidas 2017

Educação e formação: elemento principal para o sucesso

[GRI 404/103-2] Os programas de ensino e formação do grupo empresarial são um elemento fundamental para assegurar o nosso futuro. Na Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo e Portugal oferecemos programas de formação consolidados.

Em 2017, em todo o grupo empresarial, o número de alunos de cursos profissionais em formação era de cerca de 2300, dos quais 2100 respeitavam à Alemanha. As sociedades regionais na Alemanha constituem um dos maiores formadores do comércio a retalho alemão. 82 por cento dos alunos na Alemanha foram contratados após conclusão do curso.

Além dos cursos profissionais, oferecemos licenciaturas do ensino dual e programas de trainee. Na Alemanha, disponibilizamos a pós-graduação “Gestão Internacional” também para candidatos externos. O número de universidades e escolas profissionais parceiras aumentou para 22 (2015: 18). 43 alunos concluíram, em 2017, a licenciatura do ensino dual na ALDI Espanha. Em outubro de 2017, a ALDI Holanda iniciou o Sprint Trainee Impact Programm (STIP), em que 34 trainees concorrem com o objetivo de ocupar o lugar de um responsável de zona. Os seus formadores são responsáveis de loja que foram preparados para esta tarefa no verão de 2017 através de formações específicas “Train the Trainer”. Na agenda estiveram temas como didática e comunicação. Desde 2016, em Portugal são oferecidos programas trainee nas lojas e administração.

Em 2017, o novo ALDI Nord Instore Concept esteve no foco das formações internas nas lojas. Com um conceito de workshops próprios, desde setembro de 2017, preparamos os colaboradores destas lojas para as mudanças. Desta forma, pretendemos informar sobre as alterações previstas, ajudar e motivar. Além disso, em 2017, acompanhámos a introdução de novas tecnologias com formações específicas (p. ex. a introdução de um novo sistema informático SAP nas sociedades alemãs e francesas). Em 2017, abrimos na Holanda a “Casa de Formação ALDI”. Aqui realizam-se formações para trainees e cursos “Train the Trainer” para os formadores. Em 2017, 49 responsáveis de loja já tinham iniciado uma formação.

Introdução de um sistema eletrónico de registo de horas

A introdução de um sistema eletrónico de registo de horas foi finalizado em 2017 em quase todas as localizações alemãs (em três sociedades regionais ainda não se encontra concluída). O sistema garante mais transparência e justiça na organização do tempo de trabalho e na remuneração. O sistema de registo de horas é acompanhado por um novo modelo de remuneração, que traz muitas vantagens aos colaboradores: por exemplo, o tempo de trabalho semanal para os responsáveis das lojas foi reduzido em várias horas, mantendo a mesma remuneração. Além disso, a remuneração aplicada durante os cursos profissionais foi aumentada. Em 2017, o sistema eletrónico de registo de horas foi introduzido, conforme planeado, também na Holanda. Previsivelmente, em 2018, todas as lojas na Holanda estarão ligadas.

Comunicação com os colaboradores: direta e criativa

Como parte do nosso conceito HR, ampliamos a comunicação interna. O objetivo é ampliar os formatos disponíveis, aumentar a sua atualidade e oferecer outras possibilidades de promover o diálogo. Na Alemanha, desde abril de 2017 que publicamos trimestralmente uma revista para colaboradores. O mesmo acontece na Bélgica e Polónia desde o início de 2018. Na Alemanha, aumentamos as comunicações extraordinárias e específicas com os colaboradores em loja. Para o efeito, utilizamos flyers, cartazes, brochuras e vídeos. Em 2017, a ALDI Portugal desenvolveu uma newsletter mensal para colaboradores. Na Bélgica, Dinamarca, França, Luxemburgo, Polónia e Portugal publicamos regularmente newsletters CR dirigidas a grupos-alvo internos.

Em 2017, realizámos um concurso de criatividade para colaboradores sob o lema “Porque é que gosto de trabalhar no ALDI?”. Os colaboradores na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo, Polónia e Portugal puderam demonstrar, através dos seus trabalhos criativos, o que torna o trabalho no ALDI tão especial. Na Alemanha, em novembro de 2017, os 70 vencedores nas categorias “Imagem, Foto & Texto” e “Loja mais criativa” receberam os seus prémios numa cerimónia oficial. Em todo o grupo, participaram no concurso mais de 2370 colaboradores com cerca de 660 trabalhos (p. ex. poemas, bandas desenhadas, vídeos de música, esculturas, receitas e pinturas).

Provas e corridas empresariais promovem a saúde dos colaboradores e aumentam a identificação com o ALDI Nord. Em sete dos nove países ALDI Nord promovemos, desde 2017, eventos de corrida. A ALDI Polónia participa regularmente na “Katowice Business Run“, sendo o valor das inscrições doado para fins de caridade.

Promoção de uma liderança responsável

[GRI 404/103-2] As chefias do ALDI Nord assumem um papel exemplar importante. Os primeiros inquéritos aos colaboradores mostraram potencial para dar vida à imagem corporativa de liderança “Comerciais Autênticos”. Por isso, damos ênfase à promoção de uma liderança responsável, para a qual contribuímos através de várias medidas: conferências, nas quais participam chefias das várias localizações, hierarquias e posições; ou workshops de um dia, para melhorar a comunicação, gestão pessoal e liderança. Uma caixa de ferramentas oferece dicas e informações úteis para uma liderança de abordagem apreciativa. Os colaboradores em cargos de chefias da ALDI Einkauf podem participar no projeto “Um dia na loja”: a um sábado, têm a possibilidade de trabalhar numa loja e conhecer o trabalho diário dos colaboradores e o contacto com os clientes. Aproveitam esta experiência para dar propostas de melhoria às sociedades regionais.

Objetivos & Status quo

[GRI 404/103-2/3] Os nossos objetivos são a comunicação com os colaboradores e a promoção de uma liderança responsável e apreciativa. O nosso progresso é medido através de inquéritos aos colaboradores. Indicadores como a antiguidade ou o número de alunos dos cursos profissionais fornecem informações adicionais. Em 2017, o sucesso do nosso trabalho HR refletiu-se na distinção “Melhor empresa de formação profissional na Alemanha“.

Os nossos objetivos do programa CR

Área de atuação: Valorização do colaborador

Objetivo

Status atual

Data do objetivo

Valor do objetivo

Relevância do objetivo

Promoção da comunicação com os colaboradores

novo

2019

Novos canais de comunicação para colaboradores, entre outros

Alemanha

Desenvolvimento de um programa de formação para melhoria das competências dos quadros superiores

novo

2019

Procedimento

Polónia

Objetivo cumprido – Sustentabilidade no ALDI Nord Objetivo cumprido Processo contínuo – Sustentabilidade no ALDI Nord Processo contínuo

Indicadores

Número de trabalhadores por departamento [GRI 405-1]

Número de trabalhadores por área e sexo à data de 31.12.

Grupo empresarial

Dos quais do sexo feminino

Grupo empresarial

Dos quais do sexo feminino

Grupo empresarial

Dos quais do sexo feminino

Vendas

46 708

36 146

51 780

40 157

55 901

42 495

Armazém

4604

1183

4983

1207

5466

1288

Frota de camiões

2490

39

2596

36

2722

54

Administração

2215

1950

2401

2105

2704

2419

Cargos de chefia superior

577

122

589

139

631

155

Cargos de chefia intermédia

1043

284

1174

337

1322

403

Outros1

542

33

556

31

621

28

Grupo empresarial

58 179

39 757

64 079

44 012

69 367

46 842

1 A esta categoria pertencem os colaboradores da Comissão de Trabalhadores e os colaboradores do Departamento de Manutenção, entre outros.

Percentagem de colaboradores abrangidos por acordos coletivos [GRI 102-41]

Percentagem de colaboradores que estavam abrangidos por acordos coletivos até ao dia 31.12.

Percentagem de colaboradores abrangidos por acordos coletivos – Sustentabilidade no ALDI Nord

* A percentagem de colaboradores não considerou a Polónia, dado que nesse país não há acordos coletivos.

Antiguidade

Antiguidade média dos colaboradores (em anos)

2015

2016

20171

Bélgica/Luxemburgo2

12

12

12

Dinamarca

4

4

4

Alemanha

10

10

10

França

6

6

5

Holanda

10

10

8

Polónia

3

3

3

Portugal

3

2

2

Espanha

3

3

4

Grupo empresarial

6

6

9

1 Devido à aplicação de um método de levantamento melhorado, os dados referentes ao grupo empresarial são mais precisos face aos valores de publicações anteriores.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Percentagem de colaboradores por contrato de trabalho [GRI 405-1, 102-8]

Percentagem de colaboradores por contrato de trabalho e sexo à data de 31.12.

A prazo

Dos quais do sexo feminino

Permanente

Dos quais do sexo feminino

A prazo

Dos quais do sexo feminino

Permanente

Dos quais do sexo feminino

A prazo

Dos quais do sexo feminino

Permanente

Dos quais do sexo feminino

Bélgica/Luxemburgo1

9,6

64,3

90,4

68,2

9,2

62,9

90,8

75,7

11,7

64,5

88,3

74,3

Dinamarca

1,5

65,5

98,5

51,9

0,2

60,0

99,8

52,3

6,8

50,6

93,2

48,3

Alemanha

15,5

67,1

84,5

72,1

21,7

68,6

78,3

71,2

19,5

64,6

80,5

72,4

França

10,8

62,8

89,2

64,3

10,2

64,9

89,8

65,4

10,2

65,8

89,8

64,6

Holanda

32,8

59,7

67,2

63,6

30,9

57,7

69,1

63,6

42,3

49,8

57,7

64,1

Polónia

61,1

86,6

38,9

85,0

60,8

86,3

39,2

83,7

63,4

83,5

36,6

84,8

Portugal

58,0

69,9

42,0

69,1

58,2

67,2

41,8

68,7

66,2

66,4

33,8

70,1

Espanha

4,9

51,4

95,1

63,3

5,3

48,1

94,7

63,5

4,5

53,6

95,5

65,1

Grupo empresarial

16,5

66,3

83,5

68,7

19,7

67,3

80,3

69,1

21,3

62,6

78,7

69,5

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Número de alunos de cursos profissionais e estudantes do ensino dual à data de 31.12. [GRI 404-1]

Número de alunos de cursos profissionais e estudantes do ensino dual à data de 31.12.

O modelo de formação profissional conforme exemplo alemão não é utilizado em todos os países. Por isso, os dados restringem-se ao número de alunos de cursos profissionais na Alemanha, Dinamarca e França. O sistema utilizado na Holanda e em Espanha não foi contemplado na recolha de dados, uma vez que que não são comparáveis. Na Alemanha, é adicionalmente disponibilizado um curso superior do ensino dual.

Alunos de cursos profissionais

Estudantes do ensino dual

Alunos de cursos profissionais

Estudantes do ensino dual

Alunos de cursos profissionais

Estudantes do ensino dual

Dinamarca

53


52


59


Alemanha

2014

92

1757

99

2084

123

França

241


194


189


Total

2308

92

2003

99

2332

123

SDG

GRI

Conteúdos adicionais

Temas principais

Diversidade & Compatibilidade

Nos nove países europeus em que estamoso representados trabalham pessoas de mais de 117 nações. Esta multiculturalidade pertence ao ALDI Nord, enriquece o nosso trabalho e reflete a diversidade dos nossos clientes.

MAIS
Gestão

Compliance

Agimos de acordo com os nossos valores principais: simples, responsável, fiável. Estes valores descrevem também o entendimento de Compliance do grupo empresarial ALDI Nord.

MAIS
Temas principais

Normas sustentáveis na cadeia de abastecimento de artigos Non-Food

Assumimos responsabilidade por condições seguras e justas e o cumprimento de padrões ambientais em todas as partes onde podemos fazer valer a nossa influência formativa.

MAIS
Destaques

O que significa ser um colaborador ALDI?

Ser um colaborador ALDI significa, em primeiro lugar, viver os nossos valores comuns. Simples, fiável e responsável. São estes os nossos valores sempre e em qualquer lugar.

MAIS
Temas principais

Orientação para o cliente & qualidade de serviço

A confiança dos nossos clientes é o nosso bem mais precioso. Há mais de 100 anos que orientamos o nosso sortido e os nossos serviços de acordo com as necessidades dos nossos clientes.

MAIS
Temas principais

Segurança e Saúde no Trabalho

Assumir responsabilidade pela segurança e saúde dos seus colaboradores nos locais de trabalho faz parte da atividade das sociedades ALDI Nord.

MAIS
Destaques

Compromisso com o bem-estar animal: bons resultados na comparação setorial

No que toca ao bem-estar animal, sabemos que ainda há muito por fazer. Estamos, contudo, no bom caminho, e isto é confirmado por duas publicações recentes sobre o compromisso com o bem-estar animal na indústria alimentar.

MAIS
Temas principais

Empregador atrativo

Os 69 000 colaboradores ALDI devem sentir-se orgulhosos em trabalhar no ALDI Nord. Oferecemos postos de trabalho seguros, condições de trabalho atraentes e perspetivas de desenvolvimento a longo prazo.

MAIS
Temas principais

Desperdício Alimentar & Resíduos

Assumimos responsabilidade pela proteção do nosso ambiente e dos seus recursos naturais. Enquanto retalhista, a redução de resíduos e o combate ao desperdício alimentar assumem para nós um papel principal.

MAIS

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