[GRI 102-16] O ALDI Nord é um discounter internacional de sucesso. Fornecemos aos consumidores de nove países produtos de elevada qualidade a preços sempre baixos. “Simples, responsável e fiável” são os valores que guiam a nossa atividade e fazem parte da nossa imagem corporativa “Simplesmente ALDI”. Esta serve como orientação a mais de 69 000 colaboradores.
As nossas decisões diárias têm impacto em toda a cadeia de abastecimento. E é por isso que faz parte da nossa identidade comercial assumir responsabilidade pela nossa atividade empresarial (Corporate Responsibility – CR). Agimos desta forma para assegurar competitividade a longo prazo, porque também no futuro queremos estabelecer novos padrões no retalho alimentar e reforçar a nossa posição no mercado.
Volume de negócios líquido do grupo empresarial ALDI Nord
Volume de negócios líquido total do exercício (em milhares de milhões de Euros)
Número total de lojas e colaboradores por sexo e região até 31.12.
2015 |
2016 |
2017 |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Número lojas |
N.º colaboradores |
Dos quais do sexo feminino |
Número lojas |
N.º colaboradores |
Dos quais do sexo feminino |
Número lojas |
N.º colaboradores |
Dos quais do sexo feminino |
|
Bélgica/Luxemburgo1 |
461 |
6256 |
4452 |
457 |
6412 |
4455 |
459 |
6727 |
4804 |
Dinamarca |
220 |
2037 |
1051 |
222 |
2184 |
1128 |
188 |
2277 |
1099 |
Alemanha |
2339 |
31 429 |
22 521 |
2298 |
35 215 |
25 405 |
2249 |
35 836 |
25 511 |
França |
899 |
7420 |
4533 |
891 |
8243 |
5204 |
888 |
9218 |
5592 |
Holanda |
498 |
6291 |
3893 |
491 |
6300 |
3857 |
494 |
8654 |
5099 |
Polónia |
105 |
1160 |
1002 |
118 |
1466 |
1254 |
124 |
1906 |
1706 |
Portugal |
47 |
613 |
416 |
48 |
803 |
535 |
57 |
1178 |
768 |
Espanha |
260 |
2973 |
1889 |
264 |
3456 |
2174 |
272 |
3571 |
2263 |
Grupo empresarial |
4829 |
58 179 |
39 757 |
4789 |
64 079 |
44 012 |
4731 |
69 367 |
46 842 |
1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").
[GRI 102-2, -6, -7, -9] Há mais de 100 anos que trabalhamos com o compromisso de satisfazer as necessidades dos nossos clientes, cujas expetativas para connosco têm vindo a aumentar. É por isso que nos encontramos em constante desenvolvimento. No âmbito da medida de modernização ANIKo (ALDI Nord Instore Konzept), criamos lojas mais claras e apelativas, com novas cores e uma apresentação dos produtos estruturada de forma a garantir uma ainda melhor orientação. Além disso, ampliamos a nossa gama de produtos alimentares (Food) e não alimentares (Non-Food). Mas o ALDI Nord “é mais do que a soma dos seus produtos”: queremos ser o discounter que melhor compreende os consumidores, estando mais perto dele, e queremos proporcionar diariamente compras de produtos de alta qualidade de forma simples, verdadeira e acessível.
A base do nosso sortido de artigos é constituída pelas marcas próprias ALDI Nord (aproximadamente 86 por cento). A nossa oferta é complementada com artigos de marcas selecionadas. Aos nossos clientes, oferecemos uma gama cada vez maior de produtos sustentáveis e saudáveis: na Alemanha, o ALDI Nord é, na sua área de venda, líder no mercado dos produtos biológicos. Também nos outros países onde o ALDI Nord está presente oferecemos uma vasta gama de artigos biológicos.
Em média, cada loja vende cerca de 1600 artigos de 70 categorias – um aumento de 10 por cento em comparação com o ano de 2016. Desde 2017, são acrescentados à nossa oferta, até três vezes por semana, diversos artigos de ação (artigos têxteis, de calçado, do lar, de bricolage ou de jardinagem). Em muitos países, são oferecidos, sob a marca ALDI, serviços online (viagens, serviços de fotografia, música, comunicação móvel e envio de flores), e desde 2017 foram adicionados os jogos online e eBooks.
Quantidade de artigos e percentagem de artigos de marca própria1 no sortido
2015 |
2016 |
2017 |
||||
---|---|---|---|---|---|---|
Quantidade artigos |
Percentagem marcas próprias |
Quantidade artigos |
Percentagem marcas próprias |
Quantidade artigos |
Percentagem marcas próprias |
|
Bélgica/Luxemburgo2 |
1113 |
99,7 |
1373 |
97,6 |
1465 |
96,1 |
Dinamarca |
1394 |
87,7 |
1651 |
81,0 |
1826 |
75,5 |
Alemanha |
1183 |
94,8 |
1461 |
94,0 |
1432 |
91,1 |
França |
1210 |
94,6 |
1450 |
95,1 |
1452 |
90,9 |
Holanda |
1238 |
97,7 |
1437 |
94,2 |
1737 |
93,5 |
Polónia |
1339 |
88,6 |
1700 |
86,8 |
2101 |
73,6 |
Portugal |
1477 |
92,3 |
1505 |
85,3 |
1639 |
85,8 |
Espanha |
1422 |
90,2 |
1609 |
89,7 |
1842 |
89,6 |
Grupo empresarial |
1297 |
92,9 |
1523 |
90,2 |
1687 |
86,2 |
1 Referente às nossas marcas próprias definimos requisitos claros para os nossos fornecedores.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").
[GRI 102-11, -16] A nossa Política de Responsabilidade Corporativa (Corporate Responsibility [CR] Policy) abrange todo o grupo empresarial ALDI Nord, que se junta à imagem corporativa do grupo e define a nossa visão de Corporate Responsibility. No nosso programa CR definimos objetivos claros para todas as áreas de atuação. Os progressos feitos nesse âmbito são comunicados em contexto do Relatório de Sustentabilidade.
Objetivo |
Status atual |
Data do objetivo |
Valor do objetivo |
Relevância do objetivo |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimento de um programa de formação para melhoria das competências dos quadros superiores |
novo |
2019 |
Procedimento |
Polónia |
Promoção da comunicação com os colaboradores |
novo |
2019 |
Novos canais de comunicação para colaboradores ALDI, entre outros. |
Alemanha |
Objetivo |
Status atual |
Data do objetivo |
Valor do objetivo |
Relevância do objetivo |
---|---|---|---|---|
Todos os locais de produção nos países considerados de risco pela amfori BSCI onde são produzidos artigos Non-Food de marca própria para o ALDI Nord dispõem de uma auditoria social adequada e válida (Business Social Compliance Initiative – amfori BSCI) |
2019 |
100% |
Grupo empresarial |
|
Integração de locais de produção selecionados que fabricam artigos Non-Food de marca própria no programa de qualificação ALDI Factory Advancement (AFA) Project, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho através da promoção do diálogo entre trabalhadores e gerentes no Bangladeche |
contínua |
Continuação e expansão |
Grupo empresarial |
|
Desenvolvimento e controlo de um processo de verificação próprio na Ásia |
2017 |
Conclusão do processo de verificação e realização de auditorias |
Grupo empresarial |
|
Comprovativo de avaliação social (GRASP – GLOBALG.A.P. Risk Assessment on Social Practice, ou equivalente) de todos os produtores de frutas e legumes |
2018 |
100% |
Grupo empresarial |
|
Conversão de todas as flores e plantas de marca própria para mercadoria certificada (p. ex. GLOBALG.A.P. em conjunto com GRASP) |
novo |
2019 |
100% |
Grupo empresarial |
Renúncia a determinados grupos de substâncias na produção de artigos de marca própria nas categorias de vestuário, têxteis de lar e calçado (Compromisso Detox ALDI) |
2020 |
100% |
Grupo empresarial |
|
Elaboração e publicação de uma Política Internacional de Compra de Algodão |
Objetivos cumprido para a Alemanha |
2017 |
Política de Compra |
Grupo empresarial |
Utilização de algodão sustentável (p. ex. GOTS, OCS 100/blended, Fairtrade, algodão reciclado) na produção de artigos de vestuário e têxteis de lar |
novo |
contínua |
Expansão, conforme disponibilidade das respetivas qualidades |
Grupo empresarial |
Utilização de algodão sustentável (p. ex. GOTS, OCS, Fairtrade) |
novo |
2018 |
30% |
Alemanha |
Aumento da percentagem de café verde certificado (UTZ, Fairtrade, Rainforest Alliance e Bio) para os artigos definidos de marca própria |
novo |
2020 |
Expansão |
Grupo empresarial |
Conversão das quantidades de chá preto e verde para matérias-primas sustentáveis certificadas (UTZ, Rainforest Alliance, Fairtrade, Bio) para os artigos definidos de marca própria |
novo |
2018 |
80% |
Grupo empresarial |
Conversão das quantidades de chá de frutas e de ervas para matérias-primas sustentáveis certificadas (Rainforest Alliance, Fairtrade, UTZ, UEBT/UTZ, Bio) para os artigos definidos de marca própria |
novo |
2018 |
30% |
Grupo empresarial |
Conversão das quantidades de chá de frutas e de ervas para matérias-primas sustentáveis certificadas (Rainforest Alliance, Fairtrade, UTZ, UEBT/UTZ, Bio) para os artigos definidos de marca própria |
novo |
2020 |
40% |
Grupo empresarial |
Conversão para matéria-prima certificada (UTZ, Rainforest Alliance, Fairtrade) de artigos de marca própria com teor substancial de cacau, do sortido permanente e de ação e dentro do âmbito de aplicação definido |
2017 |
100% |
Grupo empresarial |
|
Conversão para óleo de palma com certificação RSPO física para todos os artigos de marca própria com componentes de óleo de palma (Roundtable on Sustainable Palm Oil – RSPO) |
2018 |
100% |
Grupo empresarial |
|
Elaboração e publicação da Política Internacional de Compra de Madeira |
2017 |
Política de Compra |
Grupo empresarial |
|
Conversão de produtos de madeira e/ou à base de madeira para matérias-primas sustentáveis certificadas (FSC®, PEFC™, EU Ecolabel ou normas equivalentes) |
novo |
2020 |
100% |
Grupo empresarial |
Conversão de todas as novas embalagens de venda, grupadas e de transporte de artigos para qualidades certificadas sustentáveis ou materiais recicláveis, conforme disponibilidade (FSC®, PEFC™, EU Ecolabel ou normas equivalentes) |
novo |
2020 |
100% |
Grupo empresarial |
Aumento do sortido de produtos vegetarianos e vegan, inclusive certificação (p. ex. V-Label) |
novo |
contínua |
Expansão |
Grupo empresarial |
Aumento de sistemas de verificação/certificação, inclusive normas próprias, que vão além do estipulado por lei e compreendem aspetos do bem-estar animal |
novo |
contínua |
Expansão |
Grupo empresarial |
Aumento de artigos de/com carne identificados com o ALDI Transparency Code (ATC) |
novo |
contínua |
Expansão |
Grupo empresarial |
Aumento da percentagem de artigos de pescado sustentável certificado (MSC, ASC, GLOBALG.A.P. e EU-Bio) |
novo |
2018 |
50% |
Grupo empresarial |
Continuação da redução do teor de sal e açúcar em determinados artigos de marca própria |
novo |
contínua |
Expansão |
Grupo empresarial |
Rotulagem de todos os artigos de frutas e legumes cultivados na Holanda com o selo PlanetProof |
novo |
2019 |
100% |
Holanda |
Introdução de produtos certificados BEE FRIENDLY no sortido |
novo |
2019 |
Conceção e desenvolvimento |
França |
Objetivo |
Status atual |
Data do objetivo |
Valor do objetivo |
Relevância do objetivo |
---|---|---|---|---|
Redução das emissões de gases estufa por 40% até 2021 em comparação com ano de referência de 2015 |
novo |
2021 |
– 40% comparado com 2015 |
Grupo empresarial |
Introdução de iluminação LED em todas as lojas novas (iluminação interior e exterior) e verificação da possibilidade de conversão para iluminação LED das lojas e centros logísticos já existentes |
2019 (e contínuo) |
100% |
Grupo empresarial |
|
Incremento da proporção das lojas equipadas com instalações fotovoltaicas |
contínua |
Continuação e expansão |
Grupo empresarial |
|
Desenvolvimento de procedimento para medição, análise e redução de emissões de gases de efeito estufa |
2017 |
Procedimento |
Grupo empresarial |
|
Desenvolvimento de procedimento para a introdução de um sistema de monitorização e de gestão de energia |
Objetivo cumprido para a Alemanha |
2017 |
Procedimento |
Grupo empresarial |
Aumento da quota de utilização própria da energia autoproduzida através de instalações fotovoltaicas nas lojas, mediante combinação de processos de sistemas fechados de frio e de calor, bem como um alinhamento adequado das instalações fotovoltaicas |
contínua |
Continuação e expansão |
Alemanha |
|
Verificação de soluções alternativas de propulsão para utilização nos processos logísticos |
2017 |
Verificação |
Alemanha |
|
Introdução de um sistema de monitorização digital e com cobertura territorial para sistemas de refrigeração, com o fim de reduzir as emissões via otimização das taxas de fuga nos aparelhos e/ou utilização de fluidos refrigerantes amigos do ambiente |
contínua |
100% |
Alemanha |
|
Introdução de um sistema de monitorização digital e com cobertura territorial para sistemas de refrigeração, com vista a reduzir as emissões, via otimização das taxas de fuga nos aparelhos e/ou utilização de fluidos refrigerantes amigos do ambiente |
novo |
2017 |
100% |
Holanda |
Conversão gradual de todas as arcas de frio compactas e prontas para utilizar – para o fluido refrigerante propano (R290) com potencial de aquecimento global (Global Warming Potential – GWP) reduzido) |
contínua |
100% |
Alemanha |
|
Fim da venda de sacos de plástico |
novo |
2018 |
100% |
Alemanha, Bélgica, Holanda |
Construção de um centro logístico certificado BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment) |
novo |
2019 |
Construção |
Bélgica |
Implementação da certificação ISO 50001 em todas as localizações |
novo |
2018 |
100% |
Holanda |
Objetivo |
Status atual |
Data do objetivo |
Valor do objetivo |
Relevância do objetivo |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimento de projetos-piloto para o consumo sustentável |
2018 |
Projeto |
Alemanha |
|
Introdução de uma diretiva relacionada com a gestão de bens alimentares que já não são comercializados |
em elaboração |
2017 |
Elaboração e introdução |
Grupo empresarial |
Promoção da consciencialização para a saúde entre colaboradores e clientes |
novo |
contínua |
Continuação e ampliação |
Holanda |
Promoção do diálogo com as partes interessadas relevantes |
contínua |
Participação em iniciativas do setor |
Grupo empresarial |
Pode encontrar os demais objetivos específicos dos países onde o grupo empresarial ALDI Nord está presente nas respetivas páginas dos nove países europeus.
Apoiamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (Sustainable Development Goals – SDGs) e trabalhamos para que sejam cumpridos. Promovemos uma conceção sustentável do sortido das nossas marcas próprias em toda a cadeia de valor, bem como a promoção de um consumo responsável. Deste modo, apoiamos, entre outros, os seguintes SDGs: “Produção e consumo sustentáveis“ (SDG 12),“Ação climática“ (SDG 13), “Trabalho digno e crescimento económico“ (SDG 8) e “Proteger a vida terrestre“ (SDG 15).
Através da adesão, em 2017, ao Global Compact das Nações Unidas (United Nations – UN), reforçámos a mensagem de que a sustentabilidade é elemento fundamental do nosso sistema de valores empresariais.