1. Página inicial
  2. Gestão
  3. Gestão empresarial

Gestão Empresarial

[GRI 102-16] O ALDI Nord é um discounter internacional de sucesso. Fornecemos aos consumidores de nove países produtos de elevada qualidade a preços sempre baixos. “Simples, responsável e fiável” são os valores que guiam a nossa atividade e fazem parte da nossa imagem corporativa “Simplesmente ALDI”. Esta serve como orientação a mais de 69 000 colaboradores.

As nossas decisões diárias têm impacto em toda a cadeia de abastecimento. E é por isso que faz parte da nossa identidade comercial assumir responsabilidade pela nossa atividade empresarial (Corporate Responsibility – CR). Agimos desta forma para assegurar competitividade a longo prazo, porque também no futuro queremos estabelecer novos padrões no retalho alimentar e reforçar a nossa posição no mercado.

Volume de negócios líquido do grupo empresarial ALDI Nord

Volume de negócios líquido total do exercício (em milhares de milhões de Euros)

Volume de negócios líquido do grupo empresarial ALDI Nord – Sustentabilidade no ALDI Nord
Lojas e colaboradores [GRI 102-7]

Número total de lojas e colaboradores por sexo e região até 31.12.

Número lojas

N.º colaboradores

Dos quais do sexo feminino

Número lojas

N.º colaboradores

Dos quais do sexo feminino

Número lojas

N.º colaboradores

Dos quais do sexo feminino

Bélgica/Luxemburgo1

461

6256

4452

457

6412

4455

459

6727

4804

Dinamarca

220

2037

1051

222

2184

1128

188

2277

1099

Alemanha

2339

31 429

22 521

2298

35 215

25 405

2249

35 836

25 511

França

899

7420

4533

891

8243

5204

888

9218

5592

Holanda

498

6291

3893

491

6300

3857

494

8654

5099

Polónia

105

1160

1002

118

1466

1254

124

1906

1706

Portugal

47

613

416

48

803

535

57

1178

768

Espanha

260

2973

1889

264

3456

2174

272

3571

2263

Grupo empresarial

4829

58 179

39 757

4789

64 079

44 012

4731

69 367

46 842

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Sempre em foco: os nossos clientes

[GRI 102-2, -6, -7, -9] Há mais de 100 anos que trabalhamos com o compromisso de satisfazer as necessidades dos nossos clientes, cujas expetativas para connosco têm vindo a aumentar. É por isso que nos encontramos em constante desenvolvimento. No âmbito da medida de modernização ANIKo (ALDI Nord Instore Konzept), criamos lojas mais claras e apelativas, com novas cores e uma apresentação dos produtos estruturada de forma a garantir uma ainda melhor orientação. Além disso, ampliamos a nossa gama de produtos alimentares (Food) e não alimentares (Non-Food). Mas o ALDI Nord “é mais do que a soma dos seus produtos”: queremos ser o discounter que melhor compreende os consumidores, estando mais perto dele, e queremos proporcionar diariamente compras de produtos de alta qualidade de forma simples, verdadeira e acessível.

A base do nosso sortido de artigos é constituída pelas marcas próprias ALDI Nord (aproximadamente 86 por cento). A nossa oferta é complementada com artigos de marcas selecionadas. Aos nossos clientes, oferecemos uma gama cada vez maior de produtos sustentáveis e saudáveis: na Alemanha, o ALDI Nord é, na sua área de venda, líder no mercado dos produtos biológicos. Também nos outros países onde o ALDI Nord está presente oferecemos uma vasta gama de artigos biológicos.

Em média, cada loja vende cerca de 1600 artigos de 70 categorias – um aumento de 10 por cento em comparação com o ano de 2016. Desde 2017, são acrescentados à nossa oferta, até três vezes por semana, diversos artigos de ação (artigos têxteis, de calçado, do lar, de bricolage ou de jardinagem). Em muitos países, são oferecidos, sob a marca ALDI, serviços online (viagens, serviços de fotografia, música, comunicação móvel e envio de flores), e desde 2017 foram adicionados os jogos online eBooks.

Artigos e marcas próprias no sortido

Quantidade de artigos e percentagem de artigos de marca própria1 no sortido

Quantidade artigos

Percentagem marcas próprias

Quantidade artigos

Percentagem marcas próprias

Quantidade artigos

Percentagem marcas próprias

Bélgica/Luxemburgo2

1113

99,7

1373

97,6

1465

96,1

Dinamarca

1394

87,7

1651

81,0

1826

75,5

Alemanha

1183

94,8

1461

94,0

1432

91,1

França

1210

94,6

1450

95,1

1452

90,9

Holanda

1238

97,7

1437

94,2

1737

93,5

Polónia

1339

88,6

1700

86,8

2101

73,6

Portugal

1477

92,3

1505

85,3

1639

85,8

Espanha

1422

90,2

1609

89,7

1842

89,6

Grupo empresarial

1297

92,9

1523

90,2

1687

86,2

1 Referente às nossas marcas próprias definimos requisitos claros para os nossos fornecedores.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Simplesmente responsável: a nossa estratégia de Corporate Responsibility

[GRI 102-11, -16] A nossa Política de Responsabilidade Corporativa (Corporate Responsibility [CR] Policy) abrange todo o grupo empresarial ALDI Nord, que se junta à imagem corporativa do grupo e define a nossa visão de Corporate Responsibility. No nosso programa CR definimos objetivos claros para todas as áreas de atuação. Os progressos feitos nesse âmbito são comunicados em contexto do Relatório de Sustentabilidade.


Resumo das nossas áreas de atuação
 
  • Valorização do colaborador: Queremos que os nossos colaboradores tenham orgulho do ALDI.
  • Responsabilidade na cadeia de abastecimento: Assumimos responsabilidade na nossa cadeia de abastecimento.
  • Conservação de recursos: Agimos respeitando o ambiente e o clima.
  • Empenho social: Queremos contribuir, com as nossas competências e experiência, para a solução dos desafios da sociedade civil, que vão além do nosso negócio.
  • Promoção do diálogo: Promovemos o diálogo com as nossas partes interessadas de forma transparente e aberta.

 

Concreto e mensurável: o nosso programa CR

Área de atuação: Valorização do colaborador

Objetivo

Status atual

Data do objetivo

Valor do objetivo

Relevância do objetivo

Desenvolvimento de um programa de formação para melhoria das competências dos quadros superiores

novo

2019

Procedimento

Polónia

Promoção da comunicação com os colaboradores

novo

2019

Novos canais de comunicação para colaboradores ALDI, entre outros.

Alemanha

Objetivo cumprido – Sustentabilidade no ALDI Nord Objetivo cumprido Processo contínuo – Sustentabilidade no ALDI Nord Processo contínuo
Área de atuação: Cadeia de Abastecimento

Objetivo

Status atual

Data do objetivo

Valor do objetivo

Relevância do objetivo

Todos os locais de produção nos países considerados de risco pela amfori BSCI onde são produzidos artigos Non-Food de marca própria para o ALDI Nord dispõem de uma auditoria social adequada e válida (Business Social Compliance Initiative – amfori BSCI)

Objetivo cumprido – Sustentabilidade no ALDI Nord

2019

100%

Grupo empresarial

Integração de locais de produção selecionados que fabricam artigos Non-Food de marca própria no programa de qualificação ALDI Factory Advancement (AFA) Project, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho através da promoção do diálogo entre trabalhadores e gerentes no Bangladeche

Objetivo cumprido – Sustentabilidade no ALDI Nord

contínua

Continuação e expansão

Grupo empresarial

Desenvolvimento e controlo de um processo de verificação próprio na Ásia

Objetivo cumprido – Sustentabilidade no ALDI Nord

2017

Conclusão do processo de verificação e realização de auditorias

Grupo empresarial

Comprovativo de avaliação social (GRASP – GLOBALG.A.P. Risk Assessment on Social Practice, ou equivalente) de todos os produtores de frutas e legumes

Processo contínuo – Sustentabilidade no ALDI Nord

2018

100%

Grupo empresarial

Conversão de todas as flores e plantas de marca própria para mercadoria certificada (p. ex. GLOBALG.A.P. em conjunto com GRASP)

novo

2019

100%

Grupo empresarial

Renúncia a determinados grupos de substâncias na produção de artigos de marca própria nas categorias de vestuário, têxteis de lar e calçado (Compromisso Detox ALDI)

Processo contínuo – Sustentabilidade no ALDI Nord

2020

100%

Grupo empresarial

Elaboração e publicação de uma Política Internacional de Compra de Algodão

Objetivos cumprido para a Alemanha

2017

Política de Compra

Grupo empresarial

Utilização de algodão sustentável (p. ex. GOTS, OCS 100/blended, Fairtrade, algodão reciclado) na produção de artigos de vestuário e têxteis de lar

novo

contínua

Expansão, conforme disponibilidade das respetivas qualidades

Grupo empresarial

Utilização de algodão sustentável (p. ex. GOTS, OCS, Fairtrade)

novo

2018

30%

Alemanha

Aumento da percentagem de café verde certificado (UTZ, Fairtrade, Rainforest Alliance e Bio) para os artigos definidos de marca própria

novo

2020

Expansão

Grupo empresarial

Conversão das quantidades de chá preto e verde para matérias-primas sustentáveis certificadas (UTZ, Rainforest Alliance, Fairtrade, Bio) para os artigos definidos de marca própria

novo

2018

80%

Grupo empresarial

Conversão das quantidades de chá de frutas e de ervas para matérias-primas sustentáveis certificadas (Rainforest Alliance, Fairtrade, UTZ, UEBT/UTZ, Bio) para os artigos definidos de marca própria

novo

2018

30%

Grupo empresarial

Conversão das quantidades de chá de frutas e de ervas para matérias-primas sustentáveis certificadas (Rainforest Alliance, Fairtrade, UTZ, UEBT/UTZ, Bio) para os artigos definidos de marca própria

novo

2020

40%

Grupo empresarial

Conversão para matéria-prima certificada (UTZ, Rainforest Alliance, Fairtrade) de artigos de marca própria com teor substancial de cacau, do sortido permanente e de ação e dentro do âmbito de aplicação definido

Objetivo cumprido – Sustentabilidade no ALDI Nord

2017

100%

Grupo empresarial

Conversão para óleo de palma com certificação RSPO física para todos os artigos de marca própria com componentes de óleo de palma (Roundtable on Sustainable Palm Oil – RSPO)

Processo contínuo – Sustentabilidade no ALDI Nord

2018

100%

Grupo empresarial

Elaboração e publicação da Política Internacional de Compra de Madeira

Objetivo cumprido – Sustentabilidade no ALDI Nord

2017

Política de Compra

Grupo empresarial

Conversão de produtos de madeira e/ou à base de madeira para matérias-primas sustentáveis certificadas (FSC®, PEFC™, EU Ecolabel ou normas equivalentes)

novo

2020

100%

Grupo empresarial

Conversão de todas as novas embalagens de venda, grupadas e de transporte de artigos para qualidades certificadas sustentáveis ou materiais recicláveis, conforme disponibilidade (FSC®, PEFC™, EU Ecolabel ou normas equivalentes)

novo

2020

100%

Grupo empresarial

Aumento do sortido de produtos vegetarianos e vegan, inclusive certificação (p. ex. V-Label)

novo

contínua

Expansão

Grupo empresarial

Aumento de sistemas de verificação/certificação, inclusive normas próprias, que vão além do estipulado por lei e compreendem aspetos do bem-estar animal

novo

contínua

Expansão

Grupo empresarial

Aumento de artigos de/com carne identificados com o ALDI Transparency Code (ATC)

novo

contínua

Expansão

Grupo empresarial

Aumento da percentagem de artigos de pescado sustentável certificado (MSC, ASC, GLOBALG.A.P. e EU-Bio)

novo

2018

50%

Grupo empresarial

Continuação da redução do teor de sal e açúcar em determinados artigos de marca própria

novo

contínua

Expansão

Grupo empresarial

Rotulagem de todos os artigos de frutas e legumes cultivados na Holanda com o selo PlanetProof

novo

2019

100%

Holanda

Introdução de produtos certificados BEE FRIENDLY no sortido

novo

2019

Conceção e desenvolvimento

França

Objetivo cumprido – Sustentabilidade no ALDI Nord Objetivo cumprido Processo contínuo – Sustentabilidade no ALDI Nord Processo contínuo
Área de atuação: Conservação de Recursos

Objetivo

Status atual

Data do objetivo

Valor do objetivo

Relevância do objetivo

Redução das emissões de gases estufa por 40% até 2021 em comparação com ano de referência de 2015

novo

2021

– 40% comparado com 2015

Grupo empresarial

Introdução de iluminação LED em todas as lojas novas (iluminação interior e exterior) e verificação da possibilidade de conversão para iluminação LED das lojas e centros logísticos já existentes

Processo contínuo – Sustentabilidade no ALDI Nord

2019 (e contínuo)

100%

Grupo empresarial

Incremento da proporção das lojas equipadas com instalações fotovoltaicas

Processo contínuo – Sustentabilidade no ALDI Nord

contínua

Continuação e expansão

Grupo empresarial

Desenvolvimento de procedimento para medição, análise e redução de emissões de gases de efeito estufa

Objetivo cumprido – Sustentabilidade no ALDI Nord

2017

Procedimento

Grupo empresarial

Desenvolvimento de procedimento para a introdução de um sistema de monitorização e de gestão de energia

Objetivo cumprido para a Alemanha

2017

Procedimento

Grupo empresarial

Aumento da quota de utilização própria da energia autoproduzida através de instalações fotovoltaicas nas lojas, mediante combinação de processos de sistemas fechados de frio e de calor, bem como um alinhamento adequado das instalações fotovoltaicas

Processo contínuo – Sustentabilidade no ALDI Nord

contínua

Continuação e expansão

Alemanha

Verificação de soluções alternativas de propulsão para utilização nos processos logísticos

Objetivo cumprido – Sustentabilidade no ALDI Nord

2017

Verificação

Alemanha

Introdução de um sistema de monitorização digital e com cobertura territorial para sistemas de refrigeração, com o fim de reduzir as emissões via otimização das taxas de fuga nos aparelhos e/ou utilização de fluidos refrigerantes amigos do ambiente

Objetivo cumprido – Sustentabilidade no ALDI Nord

contínua

100%

Alemanha

Introdução de um sistema de monitorização digital e com cobertura territorial para sistemas de refrigeração, com vista a reduzir as emissões, via otimização das taxas de fuga nos aparelhos e/ou utilização de fluidos refrigerantes amigos do ambiente

novo

2017

100%

Holanda

Conversão gradual de todas as arcas de frio compactas e prontas para utilizar – para o fluido refrigerante propano (R290) com potencial de aquecimento global (Global Warming Potential – GWP) reduzido)

Processo contínuo – Sustentabilidade no ALDI Nord

contínua

100%

Alemanha

Fim da venda de sacos de plástico

novo

2018

100%

Alemanha, Bélgica, Holanda

Construção de um centro logístico certificado BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment)

novo

2019

Construção

Bélgica

Implementação da certificação ISO 50001 em todas as localizações

novo

2018

100%

Holanda

Objetivo cumprido – Sustentabilidade no ALDI Nord Objetivo cumprido Processo contínuo – Sustentabilidade no ALDI Nord Processo contínuo

Pode encontrar os demais objetivos específicos dos países onde o grupo empresarial ALDI Nord está presente nas respetivas páginas dos nove países europeus.

Uma afirmação clara: o nosso contributo para os objetivos do desenvolvimento sustentável

Apoiamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (Sustainable Development Goals – SDGs) e trabalhamos para que sejam cumpridos. Promovemos uma conceção sustentável do sortido das nossas marcas próprias em toda a cadeia de valor, bem como a promoção de um consumo responsável. Deste modo, apoiamos, entre outros, os seguintes SDGs: “Produção e consumo sustentáveis“ (SDG 12),“Ação climática“ (SDG 13), “Trabalho digno e crescimento económico“ (SDG 8) e “Proteger a vida terrestre“ (SDG 15).

Através da adesão, em 2017, ao Global Compact das Nações Unidas (United Nations – UN), reforçámos a mensagem de que a sustentabilidade é elemento fundamental do nosso sistema de valores empresariais.

GRI

00:00
01:00
02:00
03:00
04:00
05:00
06:00
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

 

     

regions.regionSwitchHeadline

regions.regionSwitchText
regions.regionSwitchTextExplicitSwitch