No que toca ao bem-estar animal, sabemos que ainda há muito por fazer. Estamos, contudo, no bom caminho, e isto é confirmado por duas publicações recentes sobre o compromisso com o bem-estar animal na indústria alimentar. Numa comparação internacional, alcançámos o terceiro lugar. E na Alemanha também nos saímos muito bem em comparação com as outras cadeias de supermercados.
Em 2017, o ALDI Nord obteve o terceiro lugar na avaliação internacional “Business Benchmark on Farm Animal Welfare” (BBFAW). Desde 2012 que o ranking de compromisso com o bem-estar animal avalia 110 empresas do setor alimentar, entre as quais produtores, retalhistas, grossistas e restauração. O desempenho das empresas é avaliado com base em informações publicamente disponíveis. Em 2013/2014 ficámos em sexto lugar na avaliação. Desde então, subimos um lugar a cada ano que passa. Como é que conseguimos? Antes de mais, graças a uma expansão continuada do nosso compromisso com o bem-estar animal. As nossas Políticas de Compras de Bem-Estar Animal também desempenharam um papel. Estas trazem transparência à nossa organização e aos objetivos atingidos.
“O ALDI Nord dispõe de uma abrangente Política de Compra de Bem-Estar Animal e implementou processos claros na cadeia de abastecimento. Uma vez mais, a avaliação em 2017 melhorou muito em comparação com o ano anterior: isso deve-se principalmente a uma apresentação de relatórios mais transparente. Em alguns países do grupo empresarial, o ALDI Nord já introduziu compromissos muito abrangentes para a melhoria do bem-estar animal.”
Nicky Amos, Executive Director, BBFAW
Na Alemanha, as linhas diretrizes de proteção animal da cadeia de supermercados foram comparadas entre si pela primeira vez, em 2017, pela Fundação Albert Schweitzer. Para isso, a organização analisou todas as regras de proteção animal que foram publicadas e comprovou que as nossas diretrizes são as mais abrangentes da Alemanha. Entre os discounters, a ALDI convenceu pelo seu compromisso muito diversificado com o bem-estar animal. Daqui em diante, esta análise terá lugar de dois em dois anos.
“Sem dúvida que a importância que o ALDI Nord atribui à proteção animal não tem parado de crescer. O estabelecimento de uma equipa própria neste domínio mostra isso mesmo. Mesmo que ainda haja alguma coisa por fazer, estamos no bom caminho e a um ritmo notável, consideradas as muitas e complexas tarefas.”
Mahi Klosterhalfen, Diretor da Função Albert Schweitzer e membro da direção da Compassion in World Farming
Os resultados mostram-nos que, com os nossos objetivos e medidas, estamos no caminho certo.