Ao aprovarem, em setembro de 2015, a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, as Nações Unidas (United Nations – UN) não se propuseram a uma tarefa nada fácil. A Agenda contém 17 Objetivos de Sustentabilidade, através dos quais poderão ser solucionados os desafios mais urgentes da Humanidade como: a luta contra a pobreza e a fome, a redução das desigualdades e o combate às alterações climáticas. Para atingir estes objetivos, temos de trabalhar todos em conjunto.
Este apelo também se aplica às empresas, para que também elas deem o seu contributo para alcançar os objetivos de sustentabilidade da ONU – os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou simplesmente ODS. Muitos dos temas abordados pelos ODS são muito importantes para o ALDI Nord – como a promoção de um modelo de produção e consumo mais responsáveis. As nossas decisões têm efeitos ao longo de toda a cadeia de valor. Por isso, realizamos as nossas atividades em matéria de sustentabilidade em qualquer lugar, sempre que podemos obter melhorias. Para ver de que forma damos um contributo para os ODS ao longo da nossa cadeia de valor, basta clicar no gráfico abaixo.
Definição das exigências relativas à sustentabilidade pelo ALDI Nord em relação aos fornecedores e aos seus locais de produção
Esperamos que os nossos fornecedores assegurem condições de trabalho justas, diretamente e também nos seus parceiros comerciais. As nossas exigências relativamente à cadeia de abastecimento e aos produtos, são estabelecidas, entre outros, na Política de Compra. Obrigamo-nos, a nós e aos nossos fornecedores, a respeitar o Código de Conduta amfori BSCI. Neste código estão consagrados onze direitos laborais centrais, entre outros, o direito à segurança no trabalho, a uma remuneração correta, bem como a exclusão de discriminação, trabalho infantil ou forçado. O respeito do Código de Conduta é verificado e avaliado por meio de auditorias nos locais. Nos produtores de fruta e legumes, avaliamos as suas práticas sociais através do instrumento de avaliação GLOBALG.A.P. Risk Assessment on Social Practice (GRASP) da norma GLOBALG.A.P. Este instrumento abrange a segurança e saúde no trabalho e as preocupações sociais dos trabalhadores das explorações agrícolas.
Promovemos a melhoria constante da segurança e saúde no trabalho nas explorações e nos locais de produção através dos nossos programas, por exemplo como aquele que foi lançado em 2013, o ALDI Factory Advancement (AFA) Projects para os locais de produção da indústria do vestuário no Bangladeche. A assinatura do acordo sobre proteção contra incêndios e segurança dos edifícios no Bangladeche (Accord on Fire and Building Safety in Bangladeche) foi um passo importante e decisivo para melhorar a segurança dos trabalhadores na indústria têxtil no Bangladeche. Também nos estabelecemos em Hong Kong, para a partir de ali verificarmos, em conjunto com os fornecedores, o respeito pelos nossos exigentes padrões. No quadro do ALDI Social Assessments (ASA) desde 2017 que visitamos, conjuntamente com os nossos fornecedores, os locais de produção utilizados no terreno. Desta forma conseguimos ver de que modo as nossas exigências são aplicadas na cadeia de abastecimento.
Enquanto retalhista de produtos alimentares, conseguimos ajudar a dar forma a padrões de consumo e de produção responsáveis. Definimos como objetivo possibilitar aos nossos clientes um consumo consciente. Através da grande quantidade de marcas próprias, conseguimos ter uma influência determinante e podemos aplicar a sustentabilidade diretamente nos produtos. Adaptamos o nosso sortido, recorrendo, quando sensato e possível, a matérias-primas sustentáveis. As nossas Políticas de Compra e demais programas permitem-nos atuar indiretamente nos processos a montante junto dos subfornecedores ou produtores. As nossas Políticas de Compra Internacionais para a madeira, o cacau, o café, o óleo de palma e bem-estar animal dão um contributo para a o cumprimento deste objetivo de sustentabilidade. Em 2018 planeamos desenvolver uma Política de Compra internacional para o peixe, a soja/ração sustentável bem como fruta e legumes.
Muitas populações de peixes naturais estão ameaçadas pela sobrepesca, métodos de captura ilegais e a poluição ambiental. Para que as populações de peixe sejam protegidas e se consiga satisfazer a procura de produtos alimentares à base de peixe, tanto a pesca como a aquicultura deverão ser alteradas. Através das nossas marcas próprias, pretendemos assegurar uma gestão mais sustentável do pescado e do marisco ao longo de toda a cadeia de produção e de abastecimento. O departamento CR analisa, conjuntamente com o de Compras, a totalidade do sortido de peixe segundo determinados critérios, como o método e o local de captura, bem como a atual situação das existências da respetiva espécie. Em 2018 pretendemos complementar as nossas já existentes Políticas Nacionais de Compra de peixe com uma Política de Compra Internacional, que defina objetivos vinculativos para todo o grupo empresarial.
Estamos empenhados na conservação da biodiversidade e na gestão sustentável das florestas. Assumimos uma corresponsabilidade, ao longo de toda a cadeia de valor, pela produção mais sustentável de matérias-primas. Para isso, dirigimos exigências claras aos nossos fornecedores e mantemo-las nas Políticas de Compra para matérias-primas específicas. As nossas Políticas de Compra Internacionais para a madeira, o cacau, o café, o óleo de palma e bem-estar animal dão um contributo para a o cumprimento do ODS 15. Em 2018 planeamos desenvolver uma Política de Compra Internacional para a soja/ração sustentável bem como fruta e legumes.
Quanto à produção de fruta e legumes, os nossos fornecedores têm de respeitar condições estritas. Por exemplo, na Alemanha, desde 2016 que proibimos, na produção de fruta, legumes e cereais alemães, a utilização de oito substâncias suspeitas de contribuírem para a diminuição de insetos como as abelhas, as borboletas e as moscas-das-flores. Em 2017 o ALDI França introduziu um produto com o selo BEE FRIENDLY, da organização com o mesmo nome.
Para que os objetivos de desenvolvimento sustentável sejam atingidos, são necessárias parcerias sólidas. Na condição de retalhista de bens alimentares, o grupo empresarial ALDI Nord exerce influência na cadeia de abastecimento global através do seu sortido. Em conjunto com os nossos fornecedores, trabalhamos para condições de trabalho justas e seguras, e para métodos de produção e de cultivo sustentáveis em termos ecológicos. Participamos em múltiplas iniciativas setoriais e multilaterais para a gestão dos desafios mais abrangentes: estamos envolvidos em debates a diferentes níveis com atores da sociedade – nacionais e internacionais, na condição de membro ou na sua gestão ativa. Através deste diálogo direto com as organizações não-governamentais (Non-Governmental Organisations – NGOs), os representantes dos consumidores, os media, assim como com peritos da área da ciência, da investigação e da política, recolhemos informações muito valiosas, que enriquecem a nossa CR.
As nossas Políticas de Compra e demais programas permitem-nos atuar indiretamente nos processos a montante junto dos subfornecedores ou produtores. Adaptamos o nosso sortido, recorrendo, quando sensato e possível, a matérias-primas sustentáveis e assim promovemos uma agricultura sustentável. As nossas Políticas de Compra Internacionais para o cacau, o café, o óleo de palma e bem-estar animal dão um contributo para a o cumprimento deste objetivo de sustentabilidade. Em 2018 planeamos desenvolver uma Política de Compra internacional para o peixe, a soja/ração sustentável bem como fruta e legumes.
Nos países de origem dos nossos produtos, empenhamo-nos na melhoria das condições de vida dos pequenos agricultores e das suas famílias. É com esse fim que organizamos formações e workshops para pequenos agricultores:
Quanto à produção de fruta e legumes, os nossos fornecedores têm de respeitar condições estritas. Por exemplo, na Alemanha, desde 2016 que proibimos, na produção de fruta, legumes e cereais alemães, a utilização de oito substâncias suspeitas de contribuírem para a diminuição de insetos como as abelhas, as borboletas e as moscas-das-flores. Em 2017 o ALDI França introduziu um produto com o selo BEE FRIENDLY, da organização com o mesmo nome.
Nalguns países a disponibilidade de água potável é um grande desafio. Com um compromisso voluntário (Compromisso Detox da ALDI), desde 2015 que apoiamos os objetivos da Campanha-Detox da Greenpeace. Comprometemo-nos assim a prescindir, até 2020, de certos químicos, utilizados especialmente na produção em fase húmida de têxteis e de calçado. Pretendemos assim evitar a contaminação das pessoas e do ambiente, sobretudo das águas subterrâneas, através de processos de produção com químicos na indústria têxtil e do calçado. No início de 2017 aderimos à iniciativa amfori BEPI (Business Environmental Performance Initiative). O seu objetivo é impulsionar a proteção do ambiente na cadeia de abastecimento – através de, entre outros, processos de produção que utilizam muitos químicos.
Do mesmo modo, no quadro do Projeto ALDI Factory Advancement (AFA), lançado em 2013, para os locais de produção da indústria têxtil no Bangladeche, a gestão da água também tem um papel importante. Trabalhamos em conjunto com os locais de produção para melhorar o abastecimento de água potável e a higiene das instalações sanitárias. Procuramos também sensibilizar para uma gestão responsável do recurso água.
Esperamos que os nossos fornecedores assegurem condições de trabalho justas, diretamente e também nos seus parceiros comerciais. As nossas exigências relativamente à cadeia de abastecimento e aos produtos, são estabelecidas, entre outros, na Política de Compra. Obrigamo-nos, a nós e aos nossos fornecedores, a respeitar o Código de Conduta amfori BSCI. Neste código estão consagrados onze direitos laborais centrais, entre outros, o direito à segurança no trabalho, a uma remuneração correta, bem como a exclusão de discriminação, trabalho infantil ou forçado. O respeito do Código de Conduta é verificado e avaliado por meio de auditorias nos locais. Nos produtores de fruta e legumes, avaliamos as suas práticas sociais através do instrumento de avaliação GLOBALG.A.P. Risk Assessment on Social Practice (GRASP) da norma GLOBALG.A.P. Este instrumento abrange a segurança e saúde no trabalho e as preocupações sociais dos trabalhadores das explorações agrícolas.
Promovemos a melhoria constante da segurança e saúde no trabalho nas explorações e nos locais de produção através dos nossos programas, por exemplo como aquele que foi lançado em 2013, o ALDI Factory Advancement (AFA) Project, para os locais de produção da indústria do vestuário no Bangladeche. A assinatura do acordo sobre proteção contra incêndios e segurança dos edifícios no Bangladeche (Accord on Fire and Building Safety in Bangladeche) foi um passo importante e decisivo para melhorar a segurança dos trabalhadores na indústria têxtil no Bangladeche. Também nos estabelecemos em Hong Kong, para a partir dali verificarmos, em conjunto com os fornecedores, o respeito pelos nossos exigentes padrões. No quadro do ALDI Social Assessments (ASA) desde 2017 que visitamos, em conjunto com os nossos fornecedores, os locais de produção utilizados no terreno. Desta forma, conseguimos ver de que modo as nossas exigências são aplicadas na cadeia de abastecimento.
Enquanto retalhista de produtos alimentares, conseguimos ajudar a dar forma a padrões de consumo e de produção responsáveis. Definimos como objetivo possibilitar aos nossos clientes um consumo consciente. Para tal, alargamos continuamente o nosso sortido introduzindo produtos mais sustentáveis, ao mesmo tempo que promovemos uma gestão responsável dos bens alimentares (ver também o nível de criação de valor „Lojas e Colaboradores“). Numa primeira fase, porém, analisamos os nossos próprios processos. Neste nível de criação de valor, a redução dos resíduos tem para nós, enquanto retalhista, um papel central. Para as nossas embalagens apostamos em materiais recicláveis -tal como nas embalagens exteriores da fruta e dos legumes – e em parte nos sistemas de reutilização. Adicionalmente, testamos diversas possibilidades de, com as embalagens, mas também com os nossos produtos e os sacos de transporte, darmos o nosso contributo para uma economia circular que poupe recursos.
Muitas populações de peixes naturais estão ameaçadas pela sobrepesca, métodos de captura ilegais e a poluição ambiental. Para que as existências de peixe sejam protegidas e se consiga satisfazer a procura de produtos alimentares à base de peixe, tanto a pesca como a aquicultura deverão ser alteradas. Através das nossas marcas próprias, pretendemos assegurar uma gestão mais sustentável do pescado e do marisco ao longo de toda a cadeia de produção e de abastecimento. O Departamento de Corporate Responsibility (CR) analisa, conjuntamente com o de Compras, a totalidade do sortido de Peixe segundo determinados critérios, como o método e o local de captura, bem como a atual situação das existências da respetiva espécie. Em 2018, pretendemos complementar as nossas já existentes Políticas Nacionais de Compra de Pescado com uma Política de Compra Internacional, que defina objetivos vinculativos para todo o grupo empresarial.
Estamos empenhados na conservação da biodiversidade e na gestão sustentável das florestas. Assumimos uma corresponsabilidade, ao longo de toda a cadeia de valor, pela produção mais sustentável de matérias-primas. Para isso, dirigimos exigências claras aos nossos fornecedores e mantemo-las nas Políticas de Compra para matérias-primas específicas. As nossas Políticas de Compra Internacionais para a madeira, o cacau, o café, o óleo de palma e bem-estar animal dão um contributo para a o cumprimento do ODS 15. Em 2018 planeamos desenvolver uma Política de Compra internacional para a soja/ração sustentável bem como fruta e legumes.
Quanto à produção de fruta e legumes, os nossos fornecedores têm de respeitar condições estritas. Por exemplo, na Alemanha, desde 2016 que proibimos, na produção de fruta, legumes e cereais alemães, a utilização de oito substâncias suspeitas de contribuírem para a diminuição de insetos como as abelhas, as borboletas e as moscas-das-flores. Em 2017 o ALDI França introduziu um produto com o selo BEE FRIENDLY, da organização com o mesmo nome.
Para que os objetivos de desenvolvimento sustentável sejam atingidos, são necessárias parcerias sólidas. Na condição de retalhista de bens alimentares, o grupo empresarial ALDI Nord exerce influência na cadeia de abastecimento global através do seu sortido. Em conjunto com os nossos fornecedores, trabalhamos para condições de trabalho justas e seguras, e para métodos de produção e de cultivo sustentáveis em termos ecológicos. Participamos em múltiplas iniciativas setoriais e multilaterais para a gestão dos desafios mais abrangentes: estamos envolvidos em debates a diferentes níveis com atores da sociedade – nacionais e internacionais, na condição de membro ou na sua gestão ativa. Através deste diálogo direto com ONGs, os representantes dos consumidores, os media, assim como com peritos da área da ciência, da investigação e da política, recolhemos informações muito valiosas, que enriquecem a nossa CR.
Quase um terço dos alimentos produzidos a nível mundial perdem-se ao longo da cadeia de abastecimento ou acabam no lixo. Promovemos ativamente uma relação responsável com os bens alimentares. Como parte do nosso programa Corporate Responsibility (CR), estamos atualmente a elaborar uma diretiva internacional sobe o desperdício alimentar. Para mantermos os níveis de desperdício tão baixos quanto possível, estamos a trabalhar em várias frentes. Por exemplo, tentamos fazer um planeamento exato dos artigos expostos em loja, a fim de evitar tanto quanto possível o desperdício. Na Bélgica, Dinamarca, Alemanha e Polónia, os nossos clientes encontram artigos perto da data de validade a preços reduzidos nas “caixas de sustentabilidade”. Os nossos clientes encontram dicas nas embalagens sobre a melhor forma de guardar os diferentes produtos. Pois o armazenamento incorreto é uma das razões que explicam porque os produtos se estragam antes de tempo. Os alimentos que já não podem ser vendidos mas que ainda estão aptos para consumo são doados a instituições de solidariedade. Estas encarregam-se de distribuí-los pelos mais necessitados. Em todo o grupo empresarial, 75% das lojas já doam regulamente alimentos.
A maior parte das nossas embalagens é produzida a partir de fibras de madeira – de modo variável de país para país. Através da nossa Política Internacional de Compra de madeira definimos diretrizes claras para a gestão desta matéria-prima para todo o grupo, o que se aplica a uma grande parte das nossas embalagens: Até 2020 iremos introduzir mudanças em todos os produtos da madeira e à base de madeira, bem como as embalagens de venda, embalagens exteriores e de transporte para materiais reciclados e sustentáveis certificados.
Quase um terço dos alimentos produzidos a nível mundial perdem-se ao longo da cadeia de abastecimento ou acabam no lixo. Promovemos ativamente uma relação responsável com os bens alimentares. Como parte do nosso programa Corporate Responsibility (CR), estamos atualmente a elaborar uma diretiva internacional sobe o desperdício alimentar. Para mantermos os níveis de desperdício tão baixos quanto possível, estamos a trabalhar em várias frentes. Por exemplo, tentamos fazer um planeamento exato dos artigos expostos em loja, a fim de evitar tanto quanto possível o desperdício. Na Bélgica, Dinamarca, Alemanha e Polónia, os nossos clientes encontram artigos perto da data de validade a preços reduzidos nas “caixas de sustentabilidade”. Os nossos clientes encontram dicas nas embalagens sobre a melhor forma de guardar os diferentes produtos. Pois o armazenamento incorreto é uma das razões que explicam porque os produtos se estragam antes de tempo. Os alimentos que já não podem ser vendidos mas que ainda estão aptos para consumo são doados a instituições de solidariedade. Estas encarregam-se de distribuí-los pelos mais necessitados. Em todo o grupo empresarial, 75% das lojas já doam regulamente alimentos.
A relação responsável com os colaboradores no seio do grupo empresarial como também na nossa cadeia de abastecimento faz parte da nossa Imagem Corporativa da Empresa e é definida na nossa CR-POLICY, seja nas vendas, nas compras, na administração, na logística ou na informática – cerca de 69 000 colaboradores que contribuem decisivamente para o sucesso contínuo do grupo empresarial ALDI Nord. Todos eles se devem sentir orgulhosos em trabalhar no ALDI Nord. Para tal, oferecemos postos de trabalho seguros, condições atrativas e perspetivas de desenvolvimento a longo prazo. Damos muita importância a uma relação aberta, de parceria e respeitosa. Colocando o reconhecimento de cada indivíduo e a sua ligação ao ALDI Nord no centro da atenção. Os colaboradores do ALDI Nord são remunerados de forma justa e de acordo com o seu desempenho. Apostamos em relações de trabalho a longo prazo e no ALDI Nord são empregados maioritariamente colaboradores com contrato de trabalho sem termo (quase 80 por cento em 2017). Tradicionalmente, o ALDI Nord caracteriza-se por uma fidelização dos colaboradores acima da média para o setor. O programa de formação profissional e a oferta de formação contínua do grupo empresarial são um elemento essencial para assegurar o futuro do grupo empresarial. Na Bélgica, Alemanha, Dinamarca, França, Luxemburgo, Holanda, Portugal e Espanha disponibilizamos programas de formação consolidados. Somos claramente contra qualquer forma de discriminação. Aplica-se a todos os países: Independentemente de sexo, idade, religião ou crença, identidade sexual, origem ou incapacidade física, todos os colaboradores têm as mesmas oportunidades em todos os países. Colocamos o desempenho no centro das atenções. Para garantir igualdade de condições para todos, no ALDI Nord apoiamos os nossos colaboradores na conciliação de trabalho, tempos livres e família. Além disso, evidentemente que as sociedades do ALDI Nord assumem a responsabilidade pela saúde e segurança dos colaboradores no local de trabalho. Protegemo-los contra acidentes de trabalho e proporcionamos medidas de saúde preventivas.
Um elemento evidente da nossa Corporate Responsibility (CR) é possibilitar aos nossos clientes um consumo responsável, acessível e saudável. Utilizamos diversos instrumentos para informar os nossos clientes sobre aspetos sociais e ecológicos dos nossos produtos: na revista ALDI atual e nas nossas ações publicitárias, colocamos frequentemente no centro das atenções os nossos produtos sustentáveis com certificação. Nas nossas lojas, chamamos a atenção dos clientes através de uma indicação adequada nas prateleiras e com cartazes. Não menos importante, criamos transparência através de uma rotulagem clara dos produtos: para isso utilizamos tanto selos de sustentabilidade já reconhecidos, como o selo EU-Bio e o selo Fairtrade, mas também marcas próprias. Por exemplo, desde janeiro de 2018 numa seleção de lojas alemãs, que a marca própria “Fair & Gut” distingue os nossos produtos quanto ao bem-estar animal. Com o Clean Label, identificamos produtos nos quais renunciámos conscientemente a aditivos como intensificadores de sabor, aromatizantes ou corantes e conservantes. Além disso, utilizamos marcas próprias nacionais e internacionais. O ALDI Transparency Code (ATC) dá aos nossos clientes a possibilidade de se informarem sobre a origem de vários produtos com carne, na Alemanha este também se aplica ao pescado e aos ovos. Através de campanhas e projetos especiais vamos aumentando a consciencialização para desafios de sustentabilidade particulares: por exemplo, na Holanda, estamos envolvidos na sensibilização das crianças para a questão do lixo plástico. No ALDI Nord também os colaboradores são informados acerca dos aspetos de sustentabilidade dos nossos produtos, das nossas iniciativas e projetos.
Como segundo componente oferecemos aos nossos clientes um sortido adequado para um estilo de vida saudável e sustentável: uma ampla escolha de produtos frescos com fruta e legumes, produtos alternativos mais saudáveis – com menos açúcar para necessidades alimentares especiais, ou a partir de matérias-primas certificadas e de produção controlada. Aumentamos continuamente a nossa oferta de produtos mais sustentáveis, certificados segundo padrões reconhecidos e identificados com os respetivos selos. Na nossa Política de Compra definimos como objetivo a conversão para matérias-primas certificadas. Adicionalmente, com recurso a Listas Negativas excluímos produtos ou métodos de produção críticos.
Cerca de um quarto do consumo energético de uma loja provém da iluminação da área de vendas. Desde 2016 que introduzimos por isso nas novas lojas o sistema de iluminação LED. Desde 2017 que estamos a converter também todas as nossas lojas existentes para lojas inteiramente equipadas com iluminação interior LED, exceto para os móveis de frio e arcas congeladoras. Os telhados de inúmeras lojas e centros de logística estão igualmente equipados com sistemas fotovoltaicos.
A refrigeração nas nossas lojas é um ponto de partida adicional no combate às alterações climáticas. Nas nossas novas lojas utilizamos apenas arcas congeladoras especialmente eficientes energeticamente. E nos móveis de frio vamos instalando cada vez mais soluções particularmente inteligentes: refrigeram eficientemente e conseguem além disso recuperar o calor resultante do processo de refrigeração. Este é utilizado no aquecimento da loja – o que é prático e ajuda a uma poupança adicional de energia. O fluido refrigerante também está na nossa agenda. Sendo indispensável para a refrigeração, pode porém sair para a atmosfera devido a pequenas fugas. Nalguns países utilizamos um sistema digital de monitorização de fugas, para documentar o consumo do fluido refrigerante. Assim conseguimos reduzir ao mínimo o volume de fugas. Adicionalmente, nas novas arcas frigoríficas e congeladoras utilizamos o fluido refrigerante natural ecológico propano (R290). Para os móveis de frio nas nossas novas lojas será utilizado futuramente, tanto possível exclusivamente, o CO2 como fluido refrigerante.
Um elemento evidente da nossa Corporate Responsibility (CR) é possibilitar aos nossos clientes um consumo responsável, acessível e saudável. Utilizamos diversos instrumentos para informar os nossos clientes sobre aspetos sociais e ecológicos dos nossos produtos: na revista ALDI atual e nas nossas ações publicitárias, colocamos frequentemente no centro das atenções os nossos produtos sustentáveis com certificação. Nas nossas lojas, chamamos a atenção dos clientes através de uma indicação adequada nas prateleiras e com cartazes. Não menos importante, criamos transparência através de uma rotulagem clara dos produtos: para isso utilizamos tanto selos de sustentabilidade já reconhecidos, como o selo EU-Bio e o selo Fairtrade, mas também marcas próprias. Por exemplo, desde janeiro de 2018 que, numa seleção de lojas alemãs, a marca própria “Fair & Gut” distingue os nossos produtos quanto ao bem-estar animal. Com o Clean Label identificamos produtos nos quais renunciámos conscientemente a aditivos como intensificadores de sabor, aromatizantes ou corantes e conservantes. Além disso, utilizamos marcas próprias nacionais e internacionais. O ALDI Transparency Code (ATC) dá aos nossos clientes a possibilidade de se informarem sobre a origem de vários produtos com carne, na Alemanha este também se aplica ao pescado e aos ovos. Através de campanhas e projetos especiais vamos aumentando a consciencialização para desafios de sustentabilidade particulares: por exemplo, na Holanda, estamos envolvidos na sensibilização das crianças para a questão do lixo plástico.
Não menos importante, pretendemos que os nossos clientes tenham uma opção mais sustentável de transportarem para casa os produtos que compraram nas nossas lojas. Por essa razão, no final de 2017 começámos a abolir os sacos de plástico descartáveis, na Bélgica, Alemanha e Holanda. Ao mesmo tempo, todos os saquinhos descartáveis serão eliminados do sortido nas respetivas lojas. A transição deverá estar completa até finais de 2018. Para estimular a utilização dos sacos reutilizáveis na fase de transição, o preço dos sacos descartáveis será aumentado: na Alemanha, por exemplo, haverá uma subida de 10 cêntimos, na Holanda de 15 cêntimos. Este aumento de receitas provenientes da venda de sacos descartáveis reverterá a favor de projetos ambientais e sociais.