Com numerosos projetos sociais, a ALDI Portugal empenha-se pelos mais necessitados. Em 2017, juntaram-se a vários novos parceiros. Em conjunto, apoiamos sobretudo famílias, pessoas sem-abrigo e crianças. E damos também a possibilidade aos nossos clientes de darem o seu contributo.
Com 57 lojas, a ALDI Portugal é ainda relativamente pequena no país. Contudo, o seu compromisso social é grande: quer seja no Algarve ou no Norte do País, sentimo-nos próximos da população. Através de uma série de projetos regionais, as nossas doações de artigos alimentares e não alimentares chegam às pessoas locais. Há alguns meses que temos novos parceiros ao nosso lado. Queremos apresentar-lhe dois deles:
A organização Assistência Médica Internacional, com a sigla AMI, empenha-se especialmente em prol dos sem-abrigo e famílias carenciadas. À AMI não doamos apenas bens alimentares. Vestuário e eletrodomésticos também encontram uma utilidade na AMI. Além disso, realizámos ações de venda com a marca “AMI alimenta”. Ao comprar estes produtos, parte da venda reverteu a favor de projetos de solidariedade. Com a compra de batatas, os nossos clientes em Portugal apoiaram, por exemplo, projetos que retiram pessoas idosas de situações de isolamento social. A venda de clementinas reverteu a favor de crianças e jovens em risco de de exclusão. O cliente pode ver qual o destino da sua doação diretamente na embalagem do produto.
“O apoio da ALDI Portugal não só permitiu financiar o nosso trabalho, como permitiu aos beneficiários das nossas instituições uma vida digna.”
Isabelle Poinsot Proença Romão, Diretora de Marketing, AMI
Novidade no programa da ALDI Portugal desde 2018: o projeto Heróis da Fruta da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil. Objetivo do projeto: fornecer lanches saudáveis a infantários e escolas primárias. Na ALDI Portugal, quem compra mini-peras ou mini-maçãs da marca Heróis da Fruta, doa automaticamente para o projeto “Missão 1 Quilo de Ajuda”. Através das doações, é possível financiar snacks de fruta gratuitos.
“A parceria com a ALDI Portugal ajuda-nos a oferecer a cada vez mais crianças um snack de fruta gratuito e saudável.”
Mário Silva, Presidente e fundador da APCOI
Mas estas são apenas algumas das mais recentes iniciativas. A ALDI Portugal apoia numerosas iniciativas e, em alguns casos, já há vários anos. Alguns exemplos:
Com o apoio de muitos voluntários, esta instituição recolhe alimentos que já não são vendáveis, mas que ainda podem ser consumidos e distribui-os pelos mais carenciados.
A CASA apoia pessoas sem-abrigo e as suas famílias com doações de bens alimentares e artigos não alimentares.
A associação Crescer Ser mantém sete instituições de acolhimento para crianças e jovens dos 0 aos 18 anos, privados do meio familiar ou vítimas de violência doméstica.
Nas casas da associação CERCI – Flor da Vida vivem pessoas portadoras de deficiência física e mental. Para além dos tratamentos terapêuticos, são estimuladas as capacidades mentais, cognitivas e manuais dos seus moradores através de diferentes workshops. Os produtos aí produzidos são vendidos e as receitas revertem a favor da instituição e dos seus moradores.
O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) acompanha e apoia refugiados e migrantes e defende os seus direitos.
A associação Comunidade Vida e Paz apoia pessoas sem-abrigo e famílias carenciadas, em risco de desalojamento.
O Conselho Português para os Refugiados mantém dois centros de acolhimento para refugiados e presta aconselhamento jurídico.