É um objeto de culto e está em exibição no museu: o saco de plástico do ALDI Nord. Contudo, perante as ilhas de plástico no mar, as praias cheias de lixo e os microplásticos no ambiente, está claro para nós que o saco de utilização única já deu o que tinha a dar.
Há mais de 100 anos que oferecemos aos nossos clientes sacos que lhes permitem transportar de forma segura as suas compras. Nas primeiras décadas da história da nossa empresa, estes sacos eram de papel. Mas com o advento generalizado do plástico, nos anos 60, foram introduzidos os sacos de plástico com o famoso design azul e branco. O design tornou-se de culto e conseguiu até mesmo um lugar na exposição do Museu de Arte Concreta de Ingolstadt (Alemanha). Durante mais de 40 anos, o saco de plástico era uma constante nas nossas ruas, até hoje. Perante os problemas ambientais provocados pelo plástico, incluindo os sacos de plástico, está mais do que na hora de termos um novo objeto de culto nas nossas ruas: o saco reutilizável do ALDI Nord. O design comprovado, mas amigo do ambiente.
O ALDI Nord diz adeus aos sacos descartáveis. Esta decisão dita o fim dos sacos descartáveis comuns, disponibilizados nas caixas. Na Alemanha, Bélgica e Holanda, estes sacos têm vindo a ser descontinuados gradualmente desde finais de 2017. Em vez de sacos de plástico descartáveis, nas nossas lojas há agora uma alternativa amiga do ambiente: o duradouro saco reutilizável, feito a partir de material reciclado (80%). É produzido na Alemanha e conta com o reconhecido símbolo ambiental alemão “Blauer Engel” (Anjo Azul). Além disso, é maior e mais estável do que o saco descartável. A decisão de não optarmos pelo saco descartável de papel foi também uma escolha consciente. Tal prende-se com o facto da produção de sacos de papel consumir muita água e energia.
Dependendo da loja e do país, existem até sete opções de sacos para transportar as compras. Eis os nossos modelos mais recentes:
O novo saco reutilizável será introduzido gradualmente nas lojas alemãs, belgas e holandesas. Ao mesmo tempo, todos os sacos descartáveis serão eliminados do sortido nas respetivas lojas. A transição deverá estar completa até finais de 2018. Para estimular a utilização dos sacos reutilizáveis na fase de transição, o preço dos sacos descartáveis será aumentado: na Alemanha haverá uma subida de 10 cêntimos e na Holanda de 15 cêntimos. Este aumento de receitas provenientes da venda de sacos descartáveis reverterá a favor de projetos ambientais e sociais.