Juízes que avaliam maçãs e pepinos? Existem mesmo! Na Bélgica estamos a formar colaboradores de armazém para se tornarem “juízes da fruta e dos legumes”. Enquanto peritos em frescos, contribuem para corresponder às elevadas expectativas dos nossos clientes.
À primeira vista, os rábanos nas grandes caixas verdes parecem frescos e saborosos. Mas será que o são mesmo? Para descobrir se assim é, os colaboradores têm que olhar com atenção para os produtos quando estes chegam aos centros logísticos. O estado de maturação é o certo? Os legumes estão danificados? As folhas estão estaladiças e verdes? Para que os colegas responsáveis pelas frutas e legumes consigam avaliar com critério como se fossem peritos externos, introduzimos, em 2017, na Bélgica, um modelo de formação. Objetivo: aumentar o entusiasmo pela qualidade e frescura e aprofundar conhecimentos. Após uma formação inicial de quatro dias, os colaboradores participam mais tarde noutras formações.
O processo de qualidade do ALDI Nord, contudo, não começa com a entrada dos produtos no centro logístico. Os trabalhadores do departamento de compras colocam, logo à partida, exigências claras aos nossos fornecedores. Por exemplo, no que respeita às uvas: desde a sua composição até ao teor de açúcar, passando pela temperatura a que são fornecidas, tudo é definido de forma precisa. Além disso, exigimos dos fornecedores de fruta e legumes uma chamada avaliação social. Desta forma, sensibilizamos os produtores para as boas normas laborais.
Quando o produto chega à loja, os colaboradores levam a cabo mais um controlo de qualidade. Em cada sociedade regional há dois especialistas em fruta e legumes, que asseguram que os colaboradores nas lojas são autênticos profissionais da frescura. Estes especialistas formam os colegas na área do controlo de qualidade. No futuro, colaboradores especialmente formados em frutas e legumes são os responsáveis pelo controlo da fruta e legumes fornecidos. Para tal, em 2018 realizaremos formações abrangentes.
“As frutas e os legumes têm que ser frescos e estaladiços. Para nós, isso é tão importante como para o cliente”, afirma Kilian De Geyter, Comprador Central na Bélgica. ”Com as formações de juízes das frutas e dos legumes, a ALDI Bélgica colocou este tema ainda mais no centro das atenções dos colaboradores.”