Na nossa opinião, não. Por essa razão, dedicamo-nos de forma incansável a esta questão, juntamente com os nossos fornecedores e diferentes organizações. Mais precisamente, em todos os países em que o ALDI Nord tem atividades retalhistas. Desta forma, pretendemos continuar a aumentar o nível de bem-estar animal no fabrico dos nossos produtos.
Um número cada vez maior de consumidores interessa-se pela proveniência dos produtos alimentares de origem animal que adquirem nas nossas lojas. Querem ter a certeza de que os animais são bem tratados. Por isso, através das nossas medidas, queremos atingir sobretudo um objetivo: melhorar as condições de criação animal de forma abrangente e não apenas de alguns produtores ou fabricantes. Como alcançar este objetivo? Através da certificação de um número tão grande quanto possível dos nossos produtos com diferentes selos de bem-estar animal nacionais.
“Sempre que o ALDI aumenta os seus requisitos em matéria de bem-estar animal, sente-se um efeito nos seus concorrentes e no mercado em geral. Para que alguma coisa mude, precisamos de alterações abrangentes e não apenas de um par de projetos emblemáticos. Agrada-me que o ALDI Nord tenha, para o efeito, um diálogo aberto connosco e que dê o impulso a nível nacional e internacional.”
Mahi Klosterhalfen, Diretor, Fundação Albert Schweitzer e membro da direção da Compassion in World Farming
Aqui irá encontrar uma seleção das medidas de bem-estar animal tomadas pelo ALDI Nord nos vários países:
Na Holanda, a marca “Beter Leven” representa melhores condições de criação de galinhas e suínos. Os animais têm mais espaço e podem ter uma existência mais natural. Tendo em conta esta norma, é atribuído aos produtos uma classificação que pode ir de uma a três estrelas, dependendo do caráter “amigo do animal” da criação. O nosso objetivo: todos os nossos produtos de origem animal devem ter pelo menos uma estrela no selo de qualidade “Beter Leven”.
Além disso, a ALDI Holanda utiliza um tipo de galinha de crescimento lento. Vantagens para os animais: menos problemas de saúde associados à criação. Além disso, os animais têm mais espaço e luz. A sua alimentação inclui soja cultivada de forma responsável. No fim de 2016, substituímos toda a nossa oferta de carne de frango fresca na Holanda por carne do tipo de crescimento lento ou por carne que preenche os critérios de uma estrela do selo de qualidade “Beter Leven”.
Desde 2012, a criação de galinhas poedeiras em gaiola convencional é proibida em toda a União Europeia. Continua a ser permitida a criação nas chamadas gaiolas melhoradas e a importação de ovos de gaiola de países de fora da UE. O ALDI Nord definiu como objetivo prescindir completamente dos ovos de gaiola o mais tardar a partir de 2025 em todos os países. Na Alemanha, Bélgica, Holanda e Luxemburgo já há vários anos que não são vendidos quaisquer ovos de criação em gaiola. Na Dinamarca, este objetivo será alcançado em 2018, em França, Portugal e Espanha até ao fim de 2020.
Vamos ainda mais além, prescindindo em muitos países da utilização de ovos de gaiola na confeção dos nossos produtos transformados de marca própria. Na Alemanha, o objetivo que havia sido definido era 2021, mas foi alcançado já em 2018. Por esta meta alcançada, a organização internacional de proteção animal Compassion in World Farming distinguiu-nos em 2016 com o prémio „Ovo Dourado“. Na ALDI Bélgica, 95% dos produtos de marca própria que contêm ovos já são confecionados sem ovos de gaiola. Na ALDI França, a partir de 2020 iremos proibir os ovos de gaiola nos nossos produtos; na ALDI Portugal, esta medida será aplicada até 2025.
“Apraz-nos que um retalhista de produtos alimentares tão importante como o ALDI Nord dê o exemplo e defenda melhores condições de criação de aves de capoeira.”
Dr. Tracey Jones, Diretor da área Food Business, Compassion in World Farming
Os porcos são animais curiosos, inteligentes e sociais, brincam muito e gostam de descobrir o que os rodeia. Na criação industrial, há pouco espaço para responder as estas necessidades. Queremos mudar isso gradualmente e, para tal, levamos a cabo uma série de medidas. A ALDI Dinamarca, por exemplo, utiliza o selo de proteção animal “Bedre Dyrevelfærd“ (“Melhor proteção animal”). Nos produtos com este selo, os animais têm ao dispor mais palha para remexer e fazer ninho. Além disso, têm mais espaço para se mexer e cuidar das suas relações sociais.
Nos prados frescos e salinos da costa do Mar do Norte, no estado de Schleswig-Holstein (Alemanha), pastam as vacas que nos dão o leite da marca de leite de pastagem “Meierkamp”. Este leite provém de animais que passam, pelo menos, 6 horas em 120 dias do ano, em pastagens. São alimentados apenas com ração livre de OGMs. Os agricultores das explorações agrícolas selecionadas comprometem-se a respeitar as condições do nível superior do selo de proteção animal. Estas incluem, entre muitos outros aspetos, o acesso a áreas de pastoreio durante um ano inteiro.
Além disso, só é utilizado leite de explorações que não distem mais de 40 km da costa do Mar do Norte no estado de Schleswig-Holstein. Razão: percursos mais curtos até à leitaria protegem o ambiente. Na ALDI Holanda, leite de pastagem e produtos à base deste leite também fazem parte do sortido permanente.
Cada vez mais, projetamos o nosso sortido com base em critérios de bem-estar animal. Por isso, definimos de forma clara quais as matérias-primas e práticas que aceitamos (ver Políticas de Compra Nacionais de Bem-Estar Animal).
Há muitos participantes diretos ou indiretos na produção de produtos de origem animal. Para melhorarmos de forma sustentável a situação dos animais, temos que estar todos em sintonia. Por isso, em todos os países criamos parcerias e abrimos o diálogo com os fornecedores, agricultores, associações e representantes de organizações não-governamentais.
Na Alemanha, um dos nossos parceiros é a Liga Alemã para a Proteção Animal (Deutscher Tierschutzbund – DTSchB). Os clientes irão encontrar no ALDI o seu selo em alguns produtos lácteos certificados. Dependendo da região, os produtos preenchem os requisitos do nível básico ou superior do selo “Para uma maior proteção animal”. O que é que isto significa para as vacas leiteiras? Mais espaço, por exemplo. Cada vaca tem um cubículo com palha, um local de alimentação, assim como, pelo menos, seis metros quadrados de local de estabulação. Acresce ainda o corte dos cascos, que tem lugar pelo menos uma vez por ano, e medidas que aumentem o conforto, como por exemplo, as escovas. Além disso, as vacas são alimentadas exclusivamente com ração sem OGMs. No caso do nível superior, há um acesso constante a um pátio exterior ou, durante a época da pastagem, a um prado. Enquanto não existem disposições jurídicas sobre a criação de vacas leiteiras, é este selo que define as normas. Para nós, a colaboração com a Liga Alemã para a Proteção Animal define mais um passo rumo a um maior bem-estar animal, que seja duradouro e abranja tantos animais quanto possível.
Exemplo “Leite fresco Meierkamp”:
Juntamente com 80 produtores agropecuários, uma leitaria e a Liga Alemã para a Proteção Animal, trabalhamos em parceria para melhorar as normas da criação de vacas leiteiras.
O ALDI Transparency Code (ATC) garante aos nossos clientes nas lojas uma transparência sobre a origem de diversos produtos. Na Holanda, damos aos nossos clientes a possibilidade de visualizarem os estábulos na plataforma ATC. Nos vídeos sobre as explorações pecuárias, mostramos aos clientes em que condições são criados os animais e que aspetos relacionados com a proteção animal são tidos em conta.
Neste vídeo ficará a saber como é assegurada a qualidade dos produtos durante o processo de produção:
Para ativar o vídeo do YouTube, por favor clique no link abaixo. Salientamos que, após a ativação, os dados serão enviados para o YouTube.
“O ALDI Nord é muito transparente no que diz respeito à origem dos produtos. Desta forma, o grupo empresarial preenche um critério especialmente importante para um selo de qualidade como o “Beter Leven””.
Marijke de Jong, Gestora do programa “Beter Leven“ da associação holandesa de proteção animal
As nossas Políticas de Compra – Aquilo a que nos comprometemos
Através das nossas Políticas de Compra, definimos as normas vinculativas que ditam a confeção dos nossos produtos. O mesmo se aplica ao bem-estar animal. Desde o início de 2016 que vigora a nossa Política de Compra Internacional de Bem-Estar Animal, que serve de enquadramento para todo o grupo empresarial. Diz respeito a todos os produtos das nossas marcas próprias, Food e Non-Food, que contenham matérias-primas de origem animal. Na Política de Compra estipulamos os requisitos em matéria de definição de sortido com considerações de bem-estar animal, incluindo a transparência, a rastreabilidade, os controlos e as auditorias. Esta política define que a nossa abordagem em prol do bem-estar animal continuará a ser desenvolvida e que participamos ativamente num diálogo com todo o setor. Além disso, nos últimos anos adotámos várias políticas nacionais de compra, que concretizam as exigências nacionais específicas: na Alemanha, na Bélgica, na Holanda e no Luxemburgo e no início de 2018 em França e em Portugal. Seguir-se-á Espanha durante o ano de 2018.