Bem-estar animal – para muitos consumidores na Alemanha esta é uma questão que lhes é muito cara. O inquérito realizado para o nosso Relatório de Sustentabilidade mostra que, para os nossos clientes, o bem-estar animal é um dos temas mais importantes. No ALDI Nord trabalhamos com uma equipa empenhada no sentido de, passo a passo, alcançar verdadeiros progressos.
Na Alemanha, o Departamento de Corporate Responsibility (CR) da ALDI Einkauf trabalha em diversos temas relacionados com o bem-estar animal. Uma tarefa bastante exigente, pois existem poucas questões de sustentabilidade que sejam discutidas de forma tão emotiva. Os desafios são complexos e as tarefas múltiplas. Cada dia é diferente do anterior: dialogar com fornecedores, ONGs e associações, participar em iniciativas e grupos de trabalho… E, não menos importante, uma coordenação e uma colaboração intensivas com os outros ramos da ALDI Einkauf, pois aí trabalham muitos colegas com o objetivo de fazer ainda mais progressos quanto ao bem-estar animal. Por exemplo, no Departamento de Compras, que transmite aos fornecedores as exigências que nós concebemos em conjunto. Ou ainda nos Departamentos de Marketing e de Comunicação, que respondem às questões dos media e dos clientes, desenvolvendo novas ideias para informar os nossos clientes acerca das melhorias nos nossos produtos relativamente às normas de bem-estar animal. O Departamento de Qualidade, por seu lado, está sempre à disposição para nos auxiliar com os seus conhecimentos técnicos. Não menos importante, estamos regularmente em coordenação com os colegas de outros países, de modo a partilhar experiências e aprender uns com os outros.
“Já conseguimos muito. A nossa Política de Compra de Bem-Estar Animal é uma das mais abrangentes do mercado alemão, de acordo com a Fundação Albert Schweitzer. Os nossos clientes conseguem ver os progressos diretamente nos produtos, por exemplo, graças à nossa nova marca própria relativa ao bem-estar animal “Fair & Gut” e ao selo de proteção animal da Liga Alemã para a Proteção Animal (Deutscher Tierschutzbund).“
Doutora Christina Fries-Henrich, Responsável do Departamento Corporate Responsibility (Área Sociedade/Reporting), ALDI Einkauf
No início de 2018, introduzimos a nova marca própria “Fair & Gut” (Justo & Bom). Sob esta marca, passa a ser oferecida, na Alemanha, uma seleção de produtos de carne fresca proveniente de explorações que trabalham com métodos respeitadores do bem-estar animal. A marca própria reúne diversos selos de bem-estar animal e os seus respetivos padrões, que vão além daquilo que a lei estabelece em termos de condições para a criação de animais. “Fair & Gut” significa
De seguida, introduzimos seis produtos de carne fresca de aves sob a nova marca própria. Esses produtos cumprem os critérios do nível básico do selo “Para uma maior proteção animal” da Liga Alemã para a Proteção Animal. Isso significa: mais espaço, fardos de palha e pedras para bicar como material manipulável, acesso a um jardim interior e ração sem OGMs. O cumprimento destes requisitos é fiscalizado através de controlos regulares, realizados por organismos de certificação externos e independentes. Gradualmente, alargaremos este selo a outros artigos da nossa gama de produtos.
Os nossos esforços relativos ao bem-estar animal estendem-se também aos produtos de cosmética: desde finais de 2017 que rotulamos, gradualmente, os nossos artigos de cosmética e de cuidados corporais vegan com o selo da Vegan Society. O primeiro artigo: o sabonete cremoso Biocura em embalagens de recarga.
Desde 2015 que somos membros do Leather Working Group (LWG). O LWG* definiu como objetivo tornar mais transparentes e sustentáveis as condições nas fábricas de curtumes e nos intermediários. Com vista a uma rastreabilidade do couro mais eficaz, em 2016 juntámo-nos a um grupo de trabalho do LWG – o Animal Welfare Subgroup (AWG). O objetivo é sensibilizar todos os intervenientes na cadeia de abastecimento acerca dos aspetos mais relevantes da proteção animal.
Em Setembro de 2017, foi introduzido numa seleção de lojas na Alemanha o “Leite Fresco dos Alpes“ da marca Meierkamp, certificado pela Liga Alemã para a Proteção Animal, e em conformidade com o nível básico do selo de Proteção Animal. Trata-se de um projeto-piloto que estamos a implementar em conjunto com o fornecedor e com a Liga Alemã para a Proteção Animal. O leite é proveniente de quintas situadas no sopé alpino e na região de Allgäu, que cumprem os nossos elevados critérios de qualidade e de bem-estar animal. Três meses mais tarde, a venda do leite certificado foi alargada a todas as lojas alemãs. Seguidamente, introduzimos no nosso sortido, em mais de metade das nossas lojas, o leite de pastagem Meierkamp. Desde 2018 que é distinguido com o nível superior do rótulo da Proteção Animal.
“Henne & Hahn!” (Galinha & Galo!), assim se chama o projeto-piloto para a criação de pintos machos – os irmãos das galinhas poedeiras – no âmbito da produção de ovos. Desde Agosto de 2017 que levamos este projeto a cabo em parceria com um fornecedor. Normalmente, como as crias do sexo masculino não têm tanta carne como as do sexo feminino, não são mantidas após a nascença. No entanto, os ovos de “Henne & Hahn!” são provenientes de galinhas poedeiras criadas no solo e cujos “irmãos machos” foram mantidos. Ao comprar os ovos “Henne & Hahn”, os nossos clientes estão a apoiar o nosso empenho para com um maior bem-estar animal na produção de ovos. Os ovos do nosso projeto-piloto podem ser encontrados em duas sociedades regionais alemãs. Estes são reconhecíveis pela sua embalagem chamativa.
Uma vez por ano, atualizamos a nossa Política de Compra alemã de Bem-Estar Animal relativa ao bem-estar animal, na qual resumimos todos os nossos requisitos. Assim, adotamos regularmente novas medidas e novos objetivos. Também em 2017 estabelecemos novos objetivos, entre os quais:
Em 2017, teve novamente lugar uma ação de formação sobre bem-estar animal dirigida aos compradores.
Ao longo dos últimos anos definimos uma abrangente lista negativa. Esta exclui a compra de determinadas mercadorias que não estão de acordo com os nossos padrões de bem-estar animal. Em 2017, acrescentámos os seguintes pontos à lista:
Na Alemanha, o ALDI Nord atingiu o terceiro lugar no “ranking vegan” dos supermercados, atribuído pela Fundação Albert Schweitzer. Esta classificação deve-se, principalmente, à nossa oferta alargada de produtos vegan e à marca própria “Mein Veggie Tag “.
* Leather Working Group
O objetivo da Leather Working Group é desenvolver e manter protocolos que promovam o impacto ambiental e a eficiência dos produtores de couro e promover práticas comerciais ambientalmente sustentáveis e adequadas. O grupo procura melhorar a indústria de curtumes, criando um alinhamento com as prioridades ambientais, divulgando boas-práticas e propondo diretrizes para uma melhoria contínua nas áreas do consumo de energia e de água, gestão de substâncias químicas e rastreabilidade.