1. Página inicial
  2. Destaques
  3. Bem-Estar Animal na Alemanha

Passo a passo em direção a um maior bem-estar animal

Bem-Estar Animal na Alemanha – Sustentabilidade no ALDI Nord

Bem-estar animal – para muitos consumidores na Alemanha esta é uma questão que lhes é muito cara. O inquérito realizado para o nosso Relatório de Sustentabilidade mostra que, para os nossos clientes, o bem-estar animal é um dos temas mais importantes. No ALDI Nord trabalhamos com uma equipa empenhada no sentido de, passo a passo, alcançar verdadeiros progressos.

 

Na Alemanha, o Departamento de Corporate Responsibility (CR) da ALDI Einkauf trabalha em diversos temas relacionados com o bem-estar animal. Uma tarefa bastante exigente, pois existem poucas questões de sustentabilidade que sejam discutidas de forma tão emotiva. Os desafios são complexos e as tarefas múltiplas. Cada dia é diferente do anterior: dialogar com fornecedores, ONGs e associações, participar em iniciativas e grupos de trabalho… E, não menos importante, uma coordenação e uma colaboração intensivas com os outros ramos da ALDI Einkauf, pois aí trabalham muitos colegas com o objetivo de fazer ainda mais progressos quanto ao bem-estar animal. Por exemplo, no Departamento de Compras, que transmite aos fornecedores as exigências que nós concebemos em conjunto. Ou ainda nos Departamentos de Marketing e de Comunicação, que respondem às questões dos media e dos clientes, desenvolvendo novas ideias para informar os nossos clientes acerca das melhorias nos nossos produtos relativamente às normas de bem-estar animal. O Departamento de Qualidade, por seu lado, está sempre à disposição para nos auxiliar com os seus conhecimentos técnicos. Não menos importante, estamos regularmente em coordenação com os colegas de outros países, de modo a partilhar experiências e aprender uns com os outros.

“Já conseguimos muito. A nossa Política de Compra de Bem-Estar Animal é uma das mais abrangentes do mercado alemão, de acordo com a Fundação Albert Schweitzer. Os nossos clientes conseguem ver os progressos diretamente nos produtos, por exemplo, graças à nossa nova marca própria relativa ao bem-estar animal “Fair & Gut” e ao selo de proteção animal da Liga Alemã para a Proteção Animal (Deutscher Tierschutzbund).“

Doutora Christina Fries-Henrich, Responsável do Departamento Corporate Responsibility (Área Sociedade/Reporting), ALDI Einkauf

Um resumo das nossas medidas

Janeiro de 2018: uma marca própria para uma maior visibilidade
Logótipo Fair & Gut (Justo & Bom) – Sustentabilidade no ALDI Nord

No início de 2018, introduzimos a nova marca própria “Fair & Gut” (Justo & Bom). Sob esta marca, passa a ser oferecida, na Alemanha, uma seleção de produtos de carne fresca proveniente de explorações que trabalham com métodos respeitadores do bem-estar animal. A marca própria reúne diversos selos de bem-estar animal e os seus respetivos padrões, que vão além daquilo que a lei estabelece em termos de condições para a criação de animais. “Fair & Gut” significa

  • “comércio justo”: os agricultores são apoiados nos seus investimentos para melhorar as condições em que os animais são criados.
  • “bem tratado”: o nível de bem-estar animal é melhorado para além do padrão estabelecido por lei.

De seguida, introduzimos seis produtos de carne fresca de aves sob a nova marca própria. Esses produtos cumprem os critérios do nível básico do selo “Para uma maior proteção animal” da Liga Alemã para a Proteção Animal. Isso significa: mais espaço, fardos de palha e pedras para bicar como material manipulável, acesso a um jardim interior e ração sem OGMs. O cumprimento destes requisitos é fiscalizado através de controlos regulares, realizados por organismos de certificação externos e independentes. Gradualmente, alargaremos este selo a outros artigos da nossa gama de produtos.

Final de 2017: introdução do selo da Vegan Society na nossa linha de cosméticos
Selo da Vegan Society – Sustentabilidade no ALDI Nord

Os nossos esforços relativos ao bem-estar animal estendem-se também aos produtos de cosmética: desde finais de 2017 que rotulamos, gradualmente, os nossos artigos de cosmética e de cuidados corporais vegan com o selo da Vegan Society. O primeiro artigo: o sabonete cremoso Biocura em embalagens de recarga.

Outubro de 2017: Couro – uma questão de bem-estar animal
Leather Working Group – Nachhaltigkeit bei ALDI Nord

Desde 2015 que somos membros do Leather Working Group (LWG). O LWG* definiu como objetivo tornar mais transparentes e sustentáveis as condições nas fábricas de curtumes e nos intermediários. Com vista a uma rastreabilidade do couro mais eficaz, em 2016 juntámo-nos a um grupo de trabalho do LWG – o Animal Welfare Subgroup (AWG). O objetivo é sensibilizar todos os intervenientes na cadeia de abastecimento acerca dos aspetos mais relevantes da proteção animal.

Setembro 2017: melhores padrões de bem-estar animal para leite de pastagem leite dos Alpes
Leite fresco da marca Meierkamp – Sustentabilidade no ALDI Nord

Em Setembro de 2017, foi introduzido numa seleção de lojas na Alemanha o “Leite Fresco dos Alpes“ da marca Meierkamp, certificado pela Liga Alemã para a Proteção Animal, e em conformidade com o nível básico do selo de Proteção Animal. Trata-se de um projeto-piloto que estamos a implementar em conjunto com o fornecedor e com a Liga Alemã para a Proteção Animal. O leite é proveniente de quintas situadas no sopé alpino e na região de Allgäu, que cumprem os nossos elevados critérios de qualidade e de bem-estar animal. Três meses mais tarde, a venda do leite certificado foi alargada a todas as lojas alemãs. Seguidamente, introduzimos no nosso sortido, em mais de metade das nossas lojas, o leite de pastagem Meierkamp. Desde 2018 que é distinguido com o nível superior do rótulo da Proteção Animal.

Agosto de 2017: Criação do “Irmão Galo“ – um projeto-piloto
Caixa de ovos Galinha & Galo – Sustentabilidade no ALDI Nord

“Henne & Hahn!” (Galinha & Galo!), assim se chama o projeto-piloto para a criação de pintos machos – os irmãos das galinhas poedeiras – no âmbito da produção de ovos. Desde Agosto de 2017 que levamos este projeto a cabo em parceria com um fornecedor. Normalmente, como as crias do sexo masculino não têm tanta carne como as do sexo feminino, não são mantidas após a nascença. No entanto, os ovos de “Henne & Hahn!” são provenientes de galinhas poedeiras criadas no solo e cujos “irmãos machos” foram mantidos. Ao comprar os ovos “Henne & Hahn”, os nossos clientes estão a apoiar o nosso empenho para com um maior bem-estar animal na produção de ovos. Os ovos do nosso projeto-piloto podem ser encontrados em duas sociedades regionais alemãs. Estes são reconhecíveis pela sua embalagem chamativa.

Julho de 2017: mais objetivos para um maior bem-estar animal – a Política Nacional de Compra de Bem-Estar Animal atualizada
Tierwohleinkaufspolitik – Sustentabilidade no ALDI Nord

Uma vez por ano, atualizamos a nossa Política de Compra alemã de Bem-Estar Animal relativa ao bem-estar animal, na qual resumimos todos os nossos requisitos. Assim, adotamos regularmente novas medidas e novos objetivos. Também em 2017 estabelecemos novos objetivos, entre os quais:

  • Até finais de 2018, através de auditorias internas e externas, fiscalizaremos, com controlos aleatórios, o cumprimento dos requisitos da nossa Política de Compra de Bem-Estar Animal. Alguns desses requisitos são a exclusão da utilização de ovos de galinhas poedeiras criadas em gaiola em produtos processados, exclusão da castração de suínos, exclusão do abate de vacas prenhes assim como da depenagem de aves vivas e da alimentação forçada de gansos e patos.
  • O modo de criação das galinhas poedeiras também deve ser assinalado nos produtos que contêm ovos processados.
  • Estamos a substituir progressivamente os nossos produtos com penugem e/ou penas (por exemplo, têxteis e artigos para a cama) por mercadorias com certificação, entre eles, o “Responsible Down Standard“ (RDS), o “Global Traceable Down Standard“ (Global TDS) ou o “Downpass“.
  • No que toca aos artigos com lã de ovino, estamos igualmente a testar a possibilidade de passar para mercadorias com a norma “Responsible Wool Standard“ (RWS). Esta norma de proteção animal abrange toda a cadeia de valor dos lanifícios.

Em 2017, teve novamente lugar uma ação de formação sobre bem-estar animal dirigida aos compradores.

Julho de 2017: alargamento da lista negativa

Ao longo dos últimos anos definimos uma abrangente lista negativa. Esta exclui a compra de determinadas mercadorias que não estão de acordo com os nossos padrões de bem-estar animal. Em 2017, acrescentámos os seguintes pontos à lista:

  • Carne fresca de frango e de peru proveniente quase exclusivamente de animais que, antes do abate, foram efetivamente anestesiados com o método alternativo do dióxido de carbono mais respeitador do bem-estar animal;
  • Nenhuma carne de avestruz.
  • A exclusão da comercialização dos ovos de galinhas poedeiras com bico cortado (desde 1 de janeiro de 2018).
Março de 2017: terceiro lugar no “ranking vegan” dos supermercados

Na Alemanha, o ALDI Nord atingiu o terceiro lugar no “ranking vegan” dos supermercados, atribuído pela Fundação Albert Schweitzer. Esta classificação deve-se, principalmente, à nossa oferta alargada de produtos vegan e à marca própria “Mein Veggie Tag “.

Janeiro de 2017: critérios mais apertados na ITW
  • Somos membros fundadores da Iniciativa de Bem-Estar Animal (Initiative Tierwohl – ITW). Trata-se de uma associação na Alemanha, que junta as áreas comercial, científica e de proteção animal, bem como os criadores de aves e de suínos. Desde Janeiro de 2015 que a ITW trabalha no sentido de melhorar as condições nas criações de aves e de suínos.
  • Em 2017, o ALDI Nord na Alemanha, em conjunto com os restantes participantes, decidiu prolongar o ITW e adotar o programa que vai de 2018 até 2020. Vai ser alargado o sistema de auditorias em vigor, com as chamadas verificações físicas, realizadas anualmente e sem aviso prévio. Para além disso, a taxa adicional para o bem-estar animal vai aumentar de 4 para 6,25 cêntimos por quilo, a partir de 2018. No total, são cerca de 130 milhões de euros por ano, cerca de 45 milhões de euros a mais do que o valor atual. Mais de 520 milhões de animais beneficiam atualmente destas melhorias. No início de 2018, o número de suinicultores que participam na ITW aumentou em 70%, com mais de 4100 empresas. Em 2018, a ITW lançou, pela primeira vez, um selo de produto. Este é usado para identificar produtos à base de aves originárias de empresas da ITW e que, por isso, preenchem determinados requisitos de bem-estar animal. Participamos desde o começo: desde abril que, na Alemanha, todos os produtos de carne fresca de aves têm o novo selo.

* Leather Working Group
O objetivo da Leather Working Group é desenvolver e manter protocolos que promovam o impacto ambiental e a eficiência dos produtores de couro e promover práticas comerciais ambientalmente sustentáveis e adequadas. O grupo procura melhorar a indústria de curtumes, criando um alinhamento com as prioridades ambientais, divulgando boas-práticas e propondo diretrizes para uma melhoria contínua nas áreas do consumo de energia e de água, gestão de substâncias químicas e rastreabilidade.

SDG

GRI

Conteúdos adicionais

Temas principais

Diversidade & Compatibilidade

Nos nove países europeus em que estamoso representados trabalham pessoas de mais de 117 nações. Esta multiculturalidade pertence ao ALDI Nord, enriquece o nosso trabalho e reflete a diversidade dos nossos clientes.

MAIS
Gestão

Compliance

Agimos de acordo com os nossos valores principais: simples, responsável, fiável. Estes valores descrevem também o entendimento de Compliance do grupo empresarial ALDI Nord.

MAIS
Temas principais

Normas sustentáveis na cadeia de abastecimento de artigos Non-Food

Assumimos responsabilidade por condições seguras e justas e o cumprimento de padrões ambientais em todas as partes onde podemos fazer valer a nossa influência formativa.

MAIS
Destaques

O que significa ser um colaborador ALDI?

Ser um colaborador ALDI significa, em primeiro lugar, viver os nossos valores comuns. Simples, fiável e responsável. São estes os nossos valores sempre e em qualquer lugar.

MAIS
Temas principais

Orientação para o cliente & qualidade de serviço

A confiança dos nossos clientes é o nosso bem mais precioso. Há mais de 100 anos que orientamos o nosso sortido e os nossos serviços de acordo com as necessidades dos nossos clientes.

MAIS
Temas principais

Segurança e Saúde no Trabalho

Assumir responsabilidade pela segurança e saúde dos seus colaboradores nos locais de trabalho faz parte da atividade das sociedades ALDI Nord.

MAIS
Destaques

Compromisso com o bem-estar animal: bons resultados na comparação setorial

No que toca ao bem-estar animal, sabemos que ainda há muito por fazer. Estamos, contudo, no bom caminho, e isto é confirmado por duas publicações recentes sobre o compromisso com o bem-estar animal na indústria alimentar.

MAIS
Temas principais

Empregador atrativo

Os 69 000 colaboradores ALDI devem sentir-se orgulhosos em trabalhar no ALDI Nord. Oferecemos postos de trabalho seguros, condições de trabalho atraentes e perspetivas de desenvolvimento a longo prazo.

MAIS
Temas principais

Desperdício Alimentar & Resíduos

Assumimos responsabilidade pela proteção do nosso ambiente e dos seus recursos naturais. Enquanto retalhista, a redução de resíduos e o combate ao desperdício alimentar assumem para nós um papel principal.

MAIS

00:00
01:00
02:00
03:00
04:00
05:00
06:00
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

 

     

regions.regionSwitchHeadline

regions.regionSwitchText
regions.regionSwitchTextExplicitSwitch