Indicadores

Gestão

Volume de negócios líquido do grupo empresarial ALDI Nord
Volume de negócios líquido do grupo empresarial ALDI Nord – Sustentabilidade no ALDI Nord

Volume de negócios líquido total do exercício (em milhares de milhões de Euros)

Lojas e colaboradores

Número total de lojas e colaboradores por sexo e região até 31.12.

Número lojas

N.º colaboradores

Dos quais do sexo feminino

Número lojas

N.º colaboradores

Dos quais do sexo feminino

Número lojas

N.º colaboradores

Dos quais do sexo feminino

Bélgica/Luxemburgo1

461

6256

4452

457

6412

4455

459

6727

4804

Dinamarca

220

2037

1051

222

2184

1128

188

2277

1099

Alemanha

2339

31 429

22 521

2298

35 215

25 405

2249

35 836

25 511

França

899

7420

4533

891

8243

5204

888

9218

5592

Holanda

498

6291

3893

491

6300

3857

494

8654

5099

Polónia

105

1160

1002

118

1466

1254

124

1906

1706

Portugal

47

613

416

48

803

535

57

1178

768

Espanha

260

2973

1889

264

3456

2174

272

3571

2263

Grupo empresarial

4829

58 179

39 757

4789

64 079

44 012

4731

69 367

46 842

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Artigos e marcas próprias no sortido

Quantidade de artigos e percentagem de artigos de marca própria1 no sortido

Quantidade artigos

Percentagem marcas próprias

Quantidade artigos

Percentagem marcas próprias

Quantidade artigos

Percentagem marcas próprias

Bélgica/Luxemburgo2

1113

99,7

1373

97,6

1465

96,1

Dinamarca

1394

87,7

1651

81,0

1826

75,5

Alemanha

1183

94,8

1461

94,0

1432

91,1

França

1210

94,6

1450

95,1

1452

90,9

Holanda

1238

97,7

1437

94,2

1737

93,5

Polónia

1339

88,6

1700

86,8

2101

73,6

Portugal

1477

92,3

1505

85,3

1639

85,8

Espanha

1422

90,2

1609

89,7

1842

89,6

Grupo empresarial

1297

92,9

1523

90,2

1687

86,2

1 Referente às nossas marcas próprias definimos requisitos claros para os nossos fornecedores.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Valorização do colaborador

Número de trabalhadores por departamento

Número de trabalhadores por área e sexo à data de 31.12.

Grupo empresarial

Dos quais do sexo feminino

Grupo empresarial

Dos quais do sexo feminino

Grupo empresarial

Dos quais do sexo feminino

Vendas

46 708

36 146

51 780

40 157

55 901

42 495

Armazém

4604

1183

4983

1207

5466

1288

Frota de camiões

2490

39

2596

36

2722

54

Administração

2215

1950

2401

2105

2704

2419

Cargos de chefia superior

577

122

589

139

631

155

Cargos de chefia intermédia

1043

284

1174

337

1322

403

Outros1

542

33

556

31

621

28

Grupo empresarial

58 179

39 757

64 079

44 012

69 367

46 842

1 A esta categoria pertencem os colaboradores da Comissão de Trabalhadores e os colaboradores do Departamento de Manutenção, entre outros.

Percentagem de colaboradores abrangidos por acordos coletivos
Percentagem de colaboradores abrangidos por acordos coletivos  – Sustentabilidade no ALDI Nord

Percentagem de colaboradores que estavam abrangidos por acordos coletivos até ao dia 31.12.

 

* A percentagem de colaboradores não considerou a Polónia, dado que nesse país não há acordos coletivos.

Antiguidade

Antiguidade média dos colaboradores (em anos)

2015

2016

20171

Bélgica/Luxemburgo2

12

12

12

Dinamarca

4

4

4

Alemanha

10

10

10

França

6

6

5

Holanda

10

10

8

Polónia

3

3

3

Portugal

3

2

2

Espanha

3

3

4

Grupo empresarial

6

6

9

1 Devido à aplicação de um método de levantamento melhorado, os dados referentes ao grupo empresarial são mais precisos face aos valores de publicações anteriores.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Percentagem de colaboradores por contrato de trabalho

Percentagem de colaboradores por contrato de trabalho e sexo à data de 31.12.

A prazo

Dos quais do sexo feminino

Permanente

Dos quais do sexo feminino

A prazo

Dos quais do sexo feminino

Permanente

Dos quais do sexo feminino

A prazo

Dos quais do sexo feminino

Permanente

Dos quais do sexo feminino

Bélgica/Luxemburgo1

9,6

64,3

90,4

68,2

9,2

62,9

90,8

75,7

11,7

64,5

88,3

74,3

Dinamarca

1,5

65,5

98,5

51,9

0,2

60,0

99,8

52,3

6,8

50,6

93,2

48,3

Alemanha

15,5

67,1

84,5

72,1

21,7

68,6

78,3

71,2

19,5

64,6

80,5

72,4

França

10,8

62,8

89,2

64,3

10,2

64,9

89,8

65,4

10,2

65,8

89,8

64,6

Holanda

32,8

59,7

67,2

63,6

30,9

57,7

69,1

63,6

42,3

49,8

57,7

64,1

Polónia

61,1

86,6

38,9

85,0

60,8

86,3

39,2

83,7

63,4

83,5

36,6

84,8

Portugal

58,0

69,9

42,0

69,1

58,2

67,2

41,8

68,7

66,2

66,4

33,8

70,1

Espanha

4,9

51,4

95,1

63,3

5,3

48,1

94,7

63,5

4,5

53,6

95,5

65,1

Grupo empresarial

16,5

66,3

83,5

68,7

19,7

67,3

80,3

69,1

21,3

62,6

78,7

69,5

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Número de alunos de cursos profissionais e estudantes do ensino dual

Número de alunos de cursos profissionais e estudantes do ensino dual à data de 31.12.

O modelo de formação profissional conforme exemplo alemão não é utilizado em todos os países. Por isso, os dados restringem-se ao número de alunos de cursos profissionais na Alemanha, Dinamarca e França. O sistema utilizado na Holanda e em Espanha não foi contemplado na recolha de dados, uma vez que que não são comparáveis. Na Alemanha, é adicionalmente disponibilizado um curso superior do ensino dual.

Alunos de cursos profissionais

Estudantes do ensino dual

Alunos de cursos profissionais

Estudantes do ensino dual

Alunos de cursos profissionais

Estudantes do ensino dual

Dinamarca

53


52


59


Alemanha

2014

92

1757

99

2084

123

França

241


194


189


Total

2308

92

2003

99

2332

123

Mulheres em posições de chefia

Percentagem de colaboradores do sexo feminino em posições de chefia à data de 31.12

2015

2016

2017

Bélgica/Luxemburgo1

24,9

27,3

29,5

Dinamarca

20,2

20,0

21,3

Alemanha

24,6

26,7

27,8

França

17,5

21,4

23,1

Holanda

15,1

16,3

17,9

Polónia

38,6

40,3

36,7

Portugal

43,2

45,2

48,0

Espanha

34,8

32,8

34,0

Grupo empresarial

23,8

25,8

27,3

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Colaboradores por contrato de trabalho

Número de colaboradores por contrato de trabalho e sexo à data de 31.12.

Tempo inteiro

Dos quais do sexo feminino

Tempo parcial

Dos quais do sexo feminino

Tempo inteiro

Dos quais do sexo feminino

Tempo parcial

Dos quais do sexo feminino

Tempo inteiro

Dos quais do sexo feminino

Tempo parcial

Dos quais do sexo feminino

Bélgica/Luxemburgo1

2021

877

4235

3575

2117

903

4295

3552

2325

1099

4402

3705

Dinamarca

1048

468

989

583

1074

468

1110

660

1098

413

1179

686

Alemanha

7267

3125

24 162

19 396

7258

2977

27 957

22 428

7370

2994

28 466

22 517

França

5184

2504

2236

2029

5474

2722

2769

2482

5993

2794

3225

2798

Holanda

1639

324

4652

3569

1622

317

4678

3540

1775

363

6879

4736

Polónia

473

337

687

665

809

617

657

637

1334

1134

572

572

Portugal

230

94

383

322

265

144

538

391

333

157

845

611

Espanha

1220

611

1753

1278

1407

718

2049

1456

1427

708

2144

1555

Grupo empresarial

19 082

8340

39 097

31 417

20 026

8866

44 053

35 146

21 655

9662

47 712

37 180

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Colaboradores por faixa etária
Colaboradores por faixa etária – Sustentabilidade no ALDI Nord

Percentagem de colaboradores por faixa etária à data de 31.12.

Colaboradores com deficiências

Percentagem de colaboradores portadores de deficiências à data de 31.12.

2015

2016

2017

Percentagem de colaboradores portadores de deficiências

1,7

1,6

1,6

Ausências por doença

Ausências por doença com direito à remuneração normal (em percentagem)

2015

2016

2017

Bélgica/Luxemburgo1

4,5

4,2

4,2

Dinamarca

4,1

3,7

3,3

Alemanha

3,8

4,2

4,4

França

5,5

4,6

5,1

Holanda

4,1

4,1

4,3

Polónia

2,6

3,1

3,2

Portugal2

n/a

n/a

n/a

Espanha

2,9

2,6

3,2

Grupo empresarial

3,9

3,8

4,0

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver „Sobre este relatório“).
2 Em Portugal, sem ausências por doença com direito à remuneração normal (n/a = não disponível).

Responsabilidade na Cadeia de Abastecimento

Recolha de produtos com comunicação ao público

Número de artigos recolhidos com comunicação ao público, repartidos por artigos Food e Non-Food

Total

Recolhas Food

Recolhas Non-Food

Total

Recolhas Food

Recolhas Non-Food

Total

Recolhas Food

Recolhas Non-Food

Bélgica/Luxemburgo1

3

3


1

1


4

4


Dinamarca

2

2


3

3


3

3


Alemanha

5

1

4

10

10


9

8

1

França

14

122

2

233

22

1

11

10

1

Holanda

2

2


3

3


4

4


Polónia




1

1


1

1


Portugal







1

1


Espanha




3

1

2

5

2

3

Grupo empresarial

26

20

6

44

41

3

38

33

5

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").
2 Dos quais, seis por motivos de não conformidades na rotulagem.
3 Em 16 casos tratou-se de recolha regionais, no total seis por motivos de não conformidades na rotulagem.

Artigos publicitados com Stiftung Warentest ou ÖKO-TEST
Mit Stiftung Warentest oder ÖKO-TEST beworbene Artikel – Nachhaltigkeit bei ALDI Nord

Número de artigos publicitados com os resultados dos testes da Stiftung-Warentest ou da ÖKO-TEST*

 

A identificação de artigos com os resultados dos testes só é possível na Alemanha, razão pela qual os dados só dizem respeito à Alemanha.

Artigos identificados como vegetarianos e vegan

Quantidade de artigos Food e Non-Food de marca própria identificados como vegetarianos e/ou vegan no sortido permanente e de ação1

 Além dos artigos identificados, existem artigos vegetarianos e/ou vegan não identificados no grupo empresarial.

2015

20162

2017

Artigos vegetarianos/ vegan

Artigos vegetarianos/ vegan

Artigos vegetarianos/ vegan

Bélgica/ Luxemburgo3

5

8

14

Dinamarca


2

14

Alemanha

16

56

129

França



4

Holanda

7

8

13

Polónia


2

19

Portugal


5

21

Espanha

1

3

24

Grupo empresarial

29

78

185

1 Por vezes, as centrais de compras do ALDI Nord compram alguns artigos também para outros países. Por isso, a soma total dos artigos comprados pode ser inferior à soma das repartições por países.
2 Devido a comunicações complementares para o ano de 2016, foram efetuadas atualizações face ao relatório do ano anterior.
3 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Quantidade de artigos Bio e Fairtrade

Quantidade de artigos de marca própria com o logótipo EU-Bio e quantidade de artigos de marca própria com certificação Fairtrade no sortido permanente e de ação

Artigos Bio

Artigos Bio

Artigos Bio

Artigos Bio

Artigos Bio

Artigos Bio

Bélgica/Luxemburgo1

56

3

61

9

101

16

Dinamarca

86

8

118

11

150

19

Alemanha

125

15

144

21

188

30

França

45


60

1

103

14

Holanda

66

37

114

41

112

29

Polónia

9

1

10

1

45

6

Portugal

60

7

77

12

76

19

Espanha

105

1

131

4

225

4

Grupo empresarial2

433

58

517

70

803

73

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").
2 Por vezes, as centrais de compras do ALDI Nord compram alguns artigos também para outros países. Por isso, a soma total dos artigos comprados pode ser inferior à soma das repartições por países.

Percentagem de artigos com ALDI Transparenz Code na Alemanha
Percentagem de artigos com ALDI Transparenz Code na Alemanha – Sustentabilidade no ALDI Nord

Percentagem de artigos de marca própria de carne ou com teor de carne no sortido permanente e de ação identificados com o ALDI Transparency Code ATC na Alemanha

Com a introdução do ATC noutras categorias de artigos e noutros países, o levantamento de dados será ampliado a nível internacional nos próximos anos.

Locais de produção das categorias Non-Food por país
Locais de produção das categorias Non-Food por país – Sustentabilidade no ALDI Nord

Número de locais de produção contratados para artigos Non-Food do sortido (em percentagem)

Percentagem de artigos com matérias-primas com certificação FSC® ou PEFC™

Percentagem de artigos de marca própria que foram fabricados com matérias-primas com certificação FSC® ou PEFC™, face à globalidade de artigos de marca própria do sortido permanente e de ação com componentes de madeira, cartão, papel, bambu, viscose ou fibras à base de celulose

Como normas de certificação foram consideradas FSC® 100%, FSC® MIX e PEFC™. Uma grande parte correspondeu, em 2017, à certificação FSC® MIX (cerca de 48 por cento), seguida da certificação FSC® 100% (cerca de 30 por cento), bem como da certificação PEFC™ (cerca de 22 por cento).

Total

Destes FSC® 100%

Destes FSC® MIX

Destes PEFC™

Total

Destes FSC® 100%

Destes FSC® MIX

Destes PEFC™

Total

Destes FSC® 100%

Destes FSC® MIX

Destes PEFC™

Bélgica/Luxemburgo2

24,8

41,5

12,3

46,2

28,8

38,9

23,6

37,5

52,1

32,8

45,1

22,1

Dinamarca

72,4

32,9

38,2

28,9

89,8

21,9

63,2

14,9

93,2

45,7

39,1

15,2

Alemanha

84,4

34,5

31,1

34,4

87,3

25,3

58,6

16,1

88,2

28,6

55,1

16,3

França

41,5

25,8

47,4

26,8

46,4

35,4

41,5

23,1

65,7

35,0

40,8

24,2

Holanda

54,3

20,6

28,6

50,8

58,4

29,6

38,0

32,4

68,5

36,9

33,6

29,5

Polónia

59,4

47,4

15,8

36,8

60,6

26,0

44,1

29,9

65,4

37,0

42,0

21,0

Portugal

60,2

37,5

21,4

41,1

68,7

33,3

43,0

23,7

86,3

42,1

43,7

14,3

Espanha

42,6

32,6

15,2

52,2

64,0

30,1

34,0

35,9

74,5

41,0

37,1

21,9

Grupo empresarial

41,3

30,9

36,7

32,4

53,1

26,4

49,7

23,9

62,8

30,0

47,9

22,1

1 Com a publicação da Política Internacional de Compra de Madeira, em 2017, o âmbito de aplicação foi ampliado para categorias adicionais, assim como para artigos de marca própria com componentes de viscose, bambu e de fibras à base de celulose.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Percentagem de algodão sustentável face ao peso total do algodão comercializado

Percentagem de algodão sustentável certificado face ao peso total do algodão comercializado no período de referência do relatório e referente aos artigos de marca própria das categorias de vestuário e de artigos de lar do sortido permanente e de ação

Total

Destes GOTS

Destes OCS

Destes outra certificação Bio

Destes Fairtrade

Destes reciclado sem selo

Bélgica/Luxemburgo1

9,6

60,5


7,9

11,4

20,2

Dinamarca

19,1

76,7

0,4

5,4

14,2

3,3

Alemanha

22,8

82,8

1,4

1,4

11,0

3,4

França

19,0

72,6

0,9

2,8

6,7

16,9

Holanda2

n/a

n/a

n/a

n/a

n/a

n/a

Polónia

11,3

61,3

2,0

29,9

1,8

5,1

Portugal

19,6

83,9

1,4

1,8

8,7

4,2

Espanha

17,2

81,5

1,5

1,9


15,1

Grupo empresarial

20,6

80,5

1,3

2,2

10,4

5,6

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").
2 Para a ALDI Holanda não estão disponíveis dados relativamente ao peso total do algodão comercializado em 2017 (n/a = não disponível).

Percentagem de artigos de pescado adquiridos com certificados de sustentabilidade

Percentagem de artigos de marca própria adquiridos com certificação MSC, ASC, GLOBALG.A.P. ou EU-Bio face ao total dos artigos de pescado, repartida por tipo de certificação1

Em 2017, cerca de 40 por cento dos artigos de pescado adquiridos detinham um dos certificados de sustentabilidade referidos. A maior parte correspondeu à certificação MSC (cerca de 66 por cento), seguida das certificações ASC (cerca de 19 por cento) e GLOBALG.A.P. (cerca de 13 por cento), bem como os artigos com o logótipo EU-Bio (cerca de 4 por cento).

Total

Destes, MSC

Destes ASC

Destes GLOBALG.A.P.

Destes, EU-Bio

Total

Destes, MSC

Destes ASC

Destes GLOBALG.A.P.

Destes, EU-Bio

Total

Destes, MSC

Destes ASC

Destes GLOBALG.A.P.

Destes, EU-Bio

Bélgica/Luxemburgo2

32,4

82,6

8,7

8,7


56,0

60,0

30,0

20,0


51,8

56,1

24,7

17,8

1,4

Dinamarca

56,9

72,4

6,9

20,7


59,4

65,8

10,5

21,1

2,6

75,4

74,4

16,3

4,7

4,6

Alemanha

70,6

64,0

10,1

22,5

3,4

66,9

55,9

7,5

31,2

5,4

71,1

64,1

10,4

19,8

5,7

França

17,9

85,0

5,0

40,0


22,2

62,5

15,6

25,0


36,9

66,1

18,6

11,9

8,5

Holanda

47,4

67,3

16,4

14,5

1,8

50,9

69,5

18,6

13,6

3,4

61,5

66,1

28,8

11,9

3,4

Polónia

35,8

73,7

10,5

21,1


31,1

78,9

5,3

15,8


42,3

66,7

15,2

15,1

3,0

Portugal

25,0

76,9


23,1


28,8

53,3

13,3

26,7

6,7

27,6

71,9

9,4

12,5

6,2

Espanha

10,9

76,9


15,4

7,7

10,0

66,7

13,3

13,3

6,7

12,9

65,0

15,0

5,0

15,0

Grupo empresarial

32,9

71,7

11,5

17,3

2,6

36,0

63,4

17,5

20,2

3,1

39,5

66,3

18,8

13,3

4,2

1 Artigos certificados com mais de um selo de certificação são listados sob todas as categorias, mas no número total contam como um único artigo. Por isso, a soma das repartições pode ser superior a 100 por cento.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Percentagem de artigos de pescado sustentáveis certificados (marcas próprias) por categoria do sortido

Percentagem dos artigos de pescado sustentáveis certificados (marcas próprias) adquiridos no sortido permanente e de ação por categoria do sortido1

Peixe fresco (refrigerado)

Congelado

Conservas

Outros

Bélgica/Luxemburgo2

81,8

76,5

32,1

49,4

Dinamarca

78,6

91,7

50,0

61,5

Alemanha

82,9

88,9

58,3

62,8

França

75,0

68,8

20,0

28,3

Holanda

81,8

74,1

50,0

22,7

Polónia

34,4

63,6

11,1

76,5

Portugal

81,3

12,2

4,5

35,1

Espanha

22,9

30,0

3,4

3,1

Grupo empresarial

58,0

41,2

18,5

38,6

1 Todos os artigos foram atribuídos às quatro categorias do sortido. Devido a classificações diferentes, as publicações a nível nacional podem ser distintas nos diferentes países.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Percentagem de ovos com certificação KAT

Percentagem de ovos com certificação KAT face à totalidade de ovos comprados1 no sortido permanente e de ação

2015

2016

2017

Bélgica/Luxemburgo2

86,0

80,0

84,9

Alemanha

100,0

100,0

100,0

Holanda

100,0

100,0

100,0

Polónia

34,4

32,3

26,9

Grupo empresarial

97,6

96,6

96,9

1 A certificação KAT não é utilizada em todos os países. Por isso, só foram enumerados os países que a utilizam.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Proporção de óleo de palma certificado

Proporção da quantidade total de óleo de palma utilizado para a produção dos nossos produtos Food e Non-Food do sortido permanente e de ação e certificada em conformidade com o sistema físico de cadeia de abastecimento RSPO (em percentagem)1

2015

2016

Total

Total

Total

Food

Non-Food

Bélgica/Luxemburgo3

77,7

85,4

92,8

99,8

20,1

Dinamarca

30,1

91,0

96,1

99,4

46,0

Alemanha

86,7

90,0

91,9

100,0

46,8

França

66,5

82,2

87,4

100,0

26,8

Holanda

71,4

88,3

85,4

91,3

15,2

Polónia

78,7

69,2

75,1

76,5

53,0

Portugal

62,7

84,1

80,5

90,9

20,3

Espanha

36,9

68,7

63,2

72,2

36,3

Grupo empresarial

76,8

86,7

89,2

97,4

35,8

1 Os dados estão em parte baseados em estimativas.
2 Uma repartição por artigos Food e Non-Food está disponível apenas desde 2017.
3 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Percentagem de artigos certificados que contêm cacau

Percentagem de artigos de marca própria com teor de cacau no sortido permanente e de ação que contêm cacau sustentável certificado face ao total dos artigos com teor de cacau, repartidos por tipo de certificação

No ano de 2017, 88 por cento dos artigos de marca própria com teor de cacau continham cacau sustentável certificado. A maior parte correspondeu à certificação UTZ (cerca de 98 por cento), seguida da certificação Fairtrade (cerca de 1,5 por cento, inclusive 0,1 por cento artigos com certificação Fairtrade e EU-Bio) e da certificação EU-Bio (cerca de 0,7 por cento).

Total

Destes Fairtrade

Destes UTZ

Total

Destes Fairtrade

Destes UTZ

Total

Destes Fairtrade

Destes UTZ

Bélgica/Luxemburgo1

20,0

1,9

98,1

77,0

2,0

98,0

98,2

2,2

97,5

Dinamarca

73,5

100,0

89,6

1,2

98,8

82,6

1,1

97,8

Alemanha

77,0

0,9

99,1

90,1

0,8

99,2

93,8

0,2

97,8

França

23,9

100,0

90,9

0,4

99,6

88,0

1,4

97,8

Holanda

77,5

3,6

96,4

84,2

3,2

96,4

95,3

1,6

98,4

Polónia

69,7

100,0

68,6

0,8

99,2

80,0

98,4

Portugal

68,5

100,0

80,2

0,5

99,5

88,5

0,9

97,3

Espanha

55,4

99,4

70,3

0,5

99,5

88,9

0,5

96,7

Grupo empresarial

48,9

1,9

97,9

78,8

1,5

98,4

87,6

1,4

97,9

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Percentagem de café sustentável certificado e verificado

Percentagem de compra de café sustentável certificado ou verificado como sustentável face ao peso total de café comprado para artigos de marca própria do sortido permanente e de ação

O café comprado por nós foi avaliado conforme certificação Fairtrade, EU-Bio, 4C, Rainforest Alliance e UTZ. No total, em 2017, aproximadamente 48 por cento do café comprado estava certificado, ou seja, verificado por uma das normas acima indicadas. A maioria obteve a certificação UTZ (cerca de 80 por cento), bem como quantidades com certificação Fairtrade e EU-Bio (cerca de 9 por cento).

20151

20161

2017

Check Icon – Nachhaltigkeit bei ALDI Nord

Bélgica/Luxemburgo2

11,2

16,4

44,1

Dinamarca

13,6

18,7

49,0

Alemanha

14,1

21,9

50,0

França

9,2

15,7

43,9

Holanda

11,3

15,8

44,8

Polónia

9,8

13,4

43,5

Portugal

16,5

29,6

60,6

Espanha

19,2

36,9

61,6

Grupo empresarial

12,8

19,5

47,8

1 Devido à aplicação de um método de levantamento melhorado, os dados de publicações anteriores foram atualizados.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Percentagem de compra de chá sustentável certificado

Percentagem de compra de chá sustentável certificado face ao peso total de chá comprado para artigos de marca própria do sortido permanente e de ação1

O chá comprado por nós foi avaliado conforme certificação Fairtrade, EU-Bio, Rainforest Alliance, UTZ e UEBT/UTZ. No total, em 2017, aproximadamente 53 por cento do chá comprado estava certificado por uma das normas acima indicadas. A maioria obteve a certificação Rainforest Alliance (cerca de 54 por cento), seguida da certificação EU-Bio (cerca de 28 por cento).

20152

20162

2017

Bélgica/Luxemburgo3

7,9

20,9

38,9

Dinamarca

12,2

29,6

49,8

Alemanha

17,8

37,2

55,4

França

12,0

34,4

50,6

Holanda

13,2

25,2

44,0

Polónia

14,7

20,1

48,4

Portugal

46,4

36,4

53,3

Espanha

33,5

36,3

56,8

Grupo empresarial

17,1

34,3

52,9

1 Foram considerados artigos de chá de marca própria (produtos que contêm matérias-primas da planta de chá, como por exemplo chá preto ou chá verde), bem como artigos de misturas de chá de marca própria (como por exemplo chá de frutas e de ervas).
2 Devido à aplicação de um método de levantamento melhorado, os dados de publicações anteriores foram atualizados.
3 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Número de sacos distribuídos

Número de sacos distribuídos por tipo (em milhares)

Sacos de plástico

Sacos de transporte reutilizáveis

Sacos para congelados

Sacos para pão

Sacos Frutas & Legumes

Sacos de plástico

Sacos de transporte reutilizáveis

Sacos para congelados

Sacos para pão

Sacos Frutas & Legumes

Sacos de plástico

Sacos de transporte reutilizáveis

Sacos para congelados

Sacos para pão

Sacos Frutas & Legumes

Bélgica/Luxemburgo1

8729

963

310

7615

8759

1088

337

9213

8268

1225

362

8794

Dinamarca

6459

79

48

7315

3678

6733

84

50

9187

3536

6606

71

42

12 951

4480

Alemanha

46 627

1753

878

118 652

184 744

44 160

2182

876

129 580

181 688

36 543

2081

930

160 093

175 730

França2

9813

2345

844

20 647

10 500

11 016

1332

808

46 638

10 500

10 681

1506

820

58 864

38 320

Holanda

6392

465

192

5483

444

180

111

6034

518

220

5867

1792

Polónia3

2202

39

25 760

2780

43

17

2888

26 880

2623

51

25

7920

41 280

Portugal

1725

157

11

2373

10 206

2208

206

15

7560

9072

3127

298

22

16 888

14 742

Espanha

17 344

433

57

23 160

12 000

22 248

573

75

29 254

21 736

25 572

624

101

37 113

33 916

Grupo empresarial

99 292

6234

2340

179 762

246 888

103 387

5952

2356

234 431

253 412

99 455

6374

2523

308 489

310 171

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório"). Na Bélgica, são utilizados sacos para pão em plástico e em papel.
2 Devido a comunicações complementares para os anos de 2015 e 2016, foram efetuadas atualizações face ao relatório do ano anterior.
3 Na Polónia, os sacos de plástico divergem quanto ao design e tamanho, em comparação com os restantes países do grupo empresarial.

Materiais das embalagens primárias

Peso dos materiais utilizados nas embalagens primárias (em toneladas)1, 2, 3

Total

Madeira, Cartão, Papel

Plástico

Outros

Total

Madeira, Cartão, Papel

Plástico

Outros

Total

Madeira, Cartão, Papel

Plástico

Outros

Bélgica/Luxemburgo4

100 260

22 418

26 766

51 076

84 539

16 967

24 921

42 651

74 074

13 203

24 387

36 484

Dinamarca

5000

882

1323

2795

2521

554

397

1570

8880

1612

1525

5743

Alemanha

584 192

83 163

177 909

323 120

286 952

52 191

53 314

181 447

280 692

50 964

48 194

181 534

França

15 002

2431

3004

9567

7798

1526

900

5372

54 697

9931

9391

35 375

Holanda

90 155

10 437

23 857

55 861

64 215

7758

16 703

39 754

104 028

14 896

23 763

65 369

Polónia5

8658

2715

2066

3877

4410

1633

901

1876

7643

2171

1614

3858

Portugal

2075

506

558

1011

1885

475

437

973

7947

813

3764

3370

Espanha

20 125

4857

6354

8914

14 265

3840

3275

7150

30 462

6845

6228

17 389

Grupo empresarial

825 467

127 409

241 837

456 221

466 585

84 944

100 848

280 793

568 423

100 435

118 866

349 122

1 Os dados baseiam-se parcialmente em estimativas e extrapolações.
2 Sem dados referentes aos artigos comprados a nível nacional pelas nossas sociedades na Dinamarca e França. As quantidades indicadas para estes países referem-se à organização das compras centrais da ALDI Einkauf.
3 A alteração dos valores de todos os países relativamente aos anos anteriores deve-se, à exceção da Bélgica e do Luxemburgo, à alteração do método de extrapolação das quantidades das compras conjuntas da ALDI Einkauf.
4 2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório"). Os valores referente às embalagens de plástico baseiam-se nas declarações obrigatórias e os valores dos anos anteriores foram atualizados retroativamente.
5 As embalagens primárias e secundárias dos artigos comprados pela ALDI Polónia foram considerados em conjunto e enquanto embalagens primárias.

Embalagens de madeira, cartão e papel no âmbito da aplicação da Política de Compra de Madeira

Percentagem de madeira, cartão e papel no total dos materiais utilizados nas embalagens primárias

2015

2016

2017

Grupo empresarial

15,4

18,2

17,7

Proteção de Recursos

Consumo direto de energia

Consumo direto de energia em edifícios e na logística, repartido por países (em MWh)1

 A maior parte do consumo de energia direto deve-se à utilização de gás natural para gerar calor e ao gasóleo como combustível utilizado na logística. O consumo global diminuiu ligeiramente relativamente a 2016.

2015

20162

20171

Check Icon – Nachhaltigkeit bei ALDI Nord

Bélgica/Luxemburgo3

108 941

109 576

111 286

Dinamarca

20 962

20 692

19 766

Alemanha

386 112

402 431

397 002

França

149 429

143 479

147 787

Holanda

84 156

86 055

80 058

Polónia

12 896

14 905

16 639

Portugal

1013

1084

1206

Espanha

4177

4449

4731

Grupo empresarial

767 686

782 671

778 475

1 Os dados baseiam-se parcialmente em estimativas e extrapolações.
2 Devido a comunicações complementares para o ano de 2016, foram efetuadas atualizações face ao relatório do ano anterior.
3 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Consumo direto de energia por fontes

Consumo direto de energia em edifícios e na logística, repartido por fontes de energia (em MWh)1

2015

2016

2017

Gás natural

418 129

429 621

418 921

Fuelóleo

27 589

25 321

25 509

Biogás

154

89

67

Gasóleo (incl. geradores a gasóleo)

321 314

327 163

333 492

Gasolina

66

26

18

GPL

434

451

466

1 Os dados baseiam-se parcialmente em estimativas e extrapolações.

Consumo indireto de energia [GRI 302-1]

Consumo de energia elétrica e energia térmica (em MWh)1

 O consumo de energia elétrica nas nossas localizações, com quase 990 GWh, é o responsável pela maior parte da necessidade energética. Em relação ao ano anterior, registou-se apenas um aumento ligeiro de cerca de seis por cento. Este aumento deve-se, em parte, a períodos de operação mais alargados, bem como à colocação de arcas congeladoras adicionais e fornos nas lojas.

Total

Energia elétrica

Energia térmica à distância

Total

Energia elétrica

Energia térmica à distância

Total

Energia elétrica

Energia térmica à distância

Bélgica/Luxemburgo3

88 411

88 411


89 559

89 559


101 354

101 354


Dinamarca

50 569

39 659

10 910

51 141

39 739

11 402

50 470

39 855

10 615

Alemanha

451 014

433 393

17 621

463 361

445 897

17 464

472 279

454 553

17 726

França

177 762

177 762


167 805

167 805


180 752

180 752


Holanda

79 780

78 779

1001

82 177

81 077

1100

84 669

83 716

953

Polónia

17 394

16 110

1284

20 429

18 606

1823

25 335

22 173

3162

Portugal

14 113

14 113


14 884

14 884


17 720

17 720


Espanha

79 694

79 694


79 070

79 070


89 029

89 029


Grupo empresarial

958 737

927 921

30 816

968 426

936 637

31 789

1 021 608

989 152

32 456

1 Os dados baseiam-se parcialmente em estimativas e extrapolações.
2 Devido a comunicações complementares para o ano de 2016, foram efetuadas atualizações face ao relatório do ano anterior.
3 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Emissão de gases com efeito de estufa Scope 1 e 2

Emissões de gases com efeito de estufa Scope 1 e 2 (em toneladas equivalentes de CO2)

 As emissões de gases com efeito de estufa foram apuradas com base no consumo de energia e combustível e nas perdas de fluidos refrigerantes. O cálculo obedece aos requisitos do Protocolo Greenhouse Gas (GHG), utilizando os fatores de emissões DEFRA ou GEMIS para as emissões respeitantes a abastecimento de energia térmica à distância. Conforme Protocolo GHG, o cálculo das emissões Scope-2, resultantes do consumo de energia, é efetuado em separado e com base nos fatores de emissões baseados no local e no mercado. Enquanto no método baseado no local são considerados fatores para uma determinada região geográfica (por exemplo um país), para o método baseado no mercado são consideradas, desde que seja possível, as emissões do fornecedor de energia e da mistura individual de tipos de energia de uma empresa. O cálculo das emissões de gases de estufa baseadas no local baseia-se nos fatores da International Energy Agency (IEA).

Scope 11

Scope 22
“baseado no local“

Scope 22
“baseado no mercado“

Scope 11

Scope 22, 3
“baseado no local“

Scope 22, 3
“baseado no mercado“

Scope 11

Scope 22
“baseado no local“

Scope 22
“baseado no mercado“

Bélgica/Luxemburgo4

42 096

17 782

15 781

40 328

18 656

13 246

38 639

22 674

14 859

Dinamarca

11 104

13 241

8973

10 466

11 372

10 914

14 942

8119

10 859

Alemanha

120 089

214 793

262 533

110 178

211 664

38 301

108 069

203 918

223 790

França

74 861

11 350

2666

75 277

6863

6276

67 101

8364

6756

Holanda

31 253

35 044

72

29 802

38 393

143

28 147

40 984

124

Polónia

3940

12 866

13 488

5501

14 688

15 185

6931

17 295

18 441

Portugal

1529

3964

6180

2817

3793

4334

5728

5695

5080

Espanha

12 239

19 467

30 218

12 267

20 096

26 774

10 980

25 718

29 854

Grupo empresarial

297 111

328 507

339 911

286 636

325 525

115 173

280 537

332 767

309 763

1 Scope 1: emissões de consumo de energia direto em edifícios, consumo de combustível na logística e perda de fluidos refrigerantes.
2 Scope 2: emissões de consumo de energia elétrica e energia térmica à distância, repartidas por emissões baseadas no local e no mercado.
3 Devido a comunicações complementares para o ano de 2016, foram efetuadas atualizações face ao relatório do ano anterior.
4 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Emissões de gases com efeito de estufa Scope 1 e 2 por fontes 2016 & 2017
Emissões de gases com efeito de estufa Scope 1 e 2 por fontes 2016 & 2017 – Sustentabilidade no ALDI Nord

Quantidade total de gases com efeito de estufa Scope 1 e 2 por fontes (em percentagem, considerando as emissões baseadas no local)

Potência instalada dos sistemas fotovoltaicos

Potência instalada dos sistemas fotovoltaicos (em kWp)

2015

2016

2017

Bélgica/Luxemburgo1

438

1095

2594

Dinamarca

35

45

45

Alemanha

11 526

19 537

26 708

França



273

Holanda

149

149

209

Polónia




Portugal

866

990

1466

Espanha

732

804

850

Grupo empresarial

13 746

22 620

32 145

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Produção própria

Energia elétrica produzida nos sistemas fotovoltaicos e consumo próprio (em MWh)

Energia elétrica produzida

Consumo próprio

Energia elétrica produzida

Consumo próprio

Energia elétrica produzida

Consumo próprio

Bélgica/Luxemburgo1

275

251

815

659

1809

1629

Dinamarca

10

10

47

47

41

29

Alemanha

7498

4575

13 445

8752

18 261

11 967

França





125

102

Holanda

150

115

156

124

156

123

Polónia







Portugal

25

25

1085

864

1537

1285

Espanha

205

174

391

321

1224

1224

Grupo empresarial

8163

5150

15 939

10 767

23 153

16 359

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Quantidade de veículos

Quantidade de veículos até 31.12. por tipo de veículo

N.º de veículos pesados

N.º de veículos ligeiros

Outros veículos1

N.º de veículos pesados

N.º de veículos ligeiros

Outros veículos1

N.º de veículos pesados

N.º de veículos ligeiros

Outros veículos1

Bélgica/Luxemburgo2

217

185

8

219

211

8

223

226

7

Dinamarca

56

89

5

56

92

5

52

100

4

Alemanha

909

909

74

880

969

75

736

1125

74

França

238

314

23

234

349

25

227

349

22

Holanda

200

188

8

189

201

8

173

211

8

Polónia


64

2


82

2


76

2

Portugal


41

1


47

1


55

1

Espanha


159



170

2


165

2

Grupo empresarial

1620

1949

121

1578

2121

126

1411

2307

120

1 Destes fazem parte empilhadores e veículos a GPL.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Consumo de combustível

Consumo de combustível de pesados, ligeiros e outros veículos (em litros ou quilogramas de agente propulsor)

Gasóleo1 (l)

Gasolina (l)

GPL (kg)

Gasóleo1, 2 (l)

Gasolina (l)

GPL (kg)

Gasóleo1 (l)

Gasolina (l)

GPL (kg)

Bélgica/Luxemburgo3

4 215 607



4 322 031



4 407 171



Dinamarca

1 513 990


913

1 480 176

595

330

1 412 919

339

66

Alemanha

16 335 662

7368

21 365

16 863 778

2266

21 270

17 419 921

1698

20 655

França

5 858 537


9737

5 730 617


9828

5 913 078


10 116

Holanda

3 626 422



3 687 240



3 526 601



Polónia

144 629


1386

158 452


567

180 340


1331

Portugal

100 883


600

108 132


500

120 112


300

Espanha

404 581



415 182


2828

423 613


4059

Grupo empresarial

32 200 311

7368

34 001

32 765 608

2861

35 323

33 403 755

2037

36 527

1 Inclusive consumo de fuelóleo para a operação de motores de refrigeração (fora da Alemanha).
2 Devido a comunicações complementares para o ano de 2016, foram efetuadas atualizações face ao relatório do ano anterior.
3 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Doações de bens alimentares

Percentagem de lojas que doam bens alimentares não vendáveis mas que ainda podem ser consumidos a instituições de caridade face ao total de lojas

De forma a evitar o desperdício, planeamos os nossos fornecimentos de forma consciente. Eventuais excedentes devem ser doados, na medida do possível. No entanto, nem sempre estão disponíveis em todos os locais parceiros que possam aceitar as doações de bens alimentares.

2015

2016

2017

Check Icon – Nachhaltigkeit bei ALDI Nord

Bélgica/Luxemburgo1

100,0

100,0

100,0

Dinamarca

3,6

3,6

18,1

Alemanha

98,1

99,1

99,0

França



23,4

Holanda


28,7

74,2

Polónia

4,8

24,6

38,7

Portugal

8,5

25,0

31,6

Espanha

76,5

75,4

76,1

Grupo empresarial

61,5

65,2

75,4

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Produção de resíduos na Alemanha

Produção de resíduos por tipo de resíduo (em toneladas)1

Na Alemanha, a quantidade de resíduos aumentou ligeiramente face a 2016, devendo-se a maior parte da nossa produção de resíduos a resíduos de embalagens. Os resíduos perigosos, com 420 toneladas, representam apenas cerca de 0,2 por cento da quantidade total de resíduos. Destes fazem parte sobretudo óleos usados, filtros de óleo, baterias de automóveis e lâmpadas fluorescentes, que contêm mercúrio. Os dados só podem ser levantados para as localizações na Alemanha. O processo da recolha de dados deverá ser alargado a outros países do grupo empresarial nos próximos anos.

2015

20162

2017

Resíduos perigosos

493

414

420

Papel/Cartão/Cartolina

432

450

400

Resíduos urbanos3

22 129

22 320

24 550

Resíduos provenientes da produção e transformação de produtos alimentares4

8173

11 102

11 343

Resíduos de embalagens

156 580

161 290

164 000

dos quais películas/plásticos

3986

3578

3432

dos quais cartão/papel

121 331

125 174

128 549

dos quais PET

31 264

32 538

31 864

dos quais outros5



155

Equipamentos usados

70

56

52

Quantidade total de resíduos

187 878

195 632

200 765

1 Os dados baseiam-se parcialmente em estimativas e extrapolações.
2 Devido a comunicações complementares para o ano de 2016, foram efetuadas atualizações face ao relatório do ano anterior.
3 Resíduos industriais. Destes fazem parte, entre outros, “lixo residual”, bens alimentares embalados, resíduos de grande dimensão, madeira e sucata metálica.
4 Destes fazem parte resíduos do funcionamento das cantinas e produtos “Bake-Off”.
5 Destes fazem parte outros tipos de resíduos de embalagens, como por exemplo, vasos ou copos para plantas. Esta categoria foi definida pela primeira vez em 2017.

Quantidade de resíduos por tipo de reciclagem
Abfallmengen nach Verwertungsmethoden – Nachhaltigkeit bei ALDI Nord

Quantidade de resíduos em proporção por tipo de eliminação na Alemanha (em percentagem)*

Com uma taxa de reciclagem de 99 por cento em 2017, a maioria dos resíduos não perigosos foi reencaminhada para reutilização, ou seja, reciclagem (inclusive compostagem).

 

* A imputação por tipos de eliminação baseia-se parcialmente em estimativas
** Inclusive incineração para recuperação de energia.

Quantidade de resíduos por tipo de reciclagem

Quantidade de resíduos em proporção por tipo de eliminação na Alemanha (em percentagem)1

Com uma taxa de reciclagem de 99 por cento em 2017, a maioria dos resíduos não perigosos foi reencaminhada para reutilização, ou seja, reciclagem (inclusive compostagem).

2015

2016

2017

Alemanha

Alemanha

Alemanha

Reutilização e Reciclagem2

96,38

96,80

96,76

Deposição em aterro

0,03

0,02

0,18

Incineração (incineração em massa)

1,54

1,08

0,85

Compostagem

2,06

2,10

2,20

1 A imputação por tipos de eliminação baseia-se parcialmente em estimativas.
2 Inclusive incineração para recuperação de energia.

Consumo de água

Consumo de água (em metros cúbicos)1

2015

20162

2017

Bélgica/Luxemburgo3

48 506

50 115

47 995

Dinamarca

14 228

15 805

16 310

Alemanha

210 353

212 639

232 644

França

135 945

123 577

151 269

Holanda

40 860

38 632

38 472

Polónia

13 092

15 509

23 532

Portugal

23 471

39 130

60 649

Espanha

65 883

88 895

87 619

Grupo empresarial

552 338

584 302

658 490

1 Os dados baseiam-se parcialmente em estimativas e extrapolações.
2 Devido a comunicações complementares para o ano de 2016, foram efetuadas atualizações face ao relatório do ano anterior.
3 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver “Sobre este relatório“).

Número de artigos de frutas e legumes

Número médio de artigos de frutas e legumes no sortido

 

 

2015

2016

2017

Bélgica/Luxemburgo1

66

84

95

Dinamarca

90

90

107

Alemanha

74

85

97

França

65

70

75

Holanda

75

105

104

Polónia

65

85

109

Portugal

85

91

93

Espanha

120

112

111

Grupo empresarial

80

90

99

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver "Sobre este relatório").

Tiragem Folhetos ALDI Atual

Tiragem Folhetos ALDI Atual em média anual, repartido por tipo de folheto

Total

ALDI Atual

ALDI Viagens

Outros1

Total

ALDI Atual

ALDI Viagens

Outros1

Total

ALDI Atual

ALDI Viagens

Outros1

Bélgica/Luxemburgo2

4 654 528

4 654 528



4 677 350

4 677 350



4 650 273

4 650 273



Dinamarca

1 625 739

1 525 639


100 100

1 424 122

1 324 122


100 000

1 320 458

1 320 458



Alemanha

43 869 605

22 525 573

1 378 658

19 965 374

44 990 008

22 357 251

1 356 737

21 276 020

45 539 205

22 210 748

1 335 392

21 993 065

França

9 067 031

9 067 031



8 983 799

8 983 799



9 034 767

9 034 767



Holanda

7 346 736

5 400 000


1 946 736

8 568 511

5 028 372


3 540 139

15 330 870

4 998 835


10 332 035

Polónia

2 266 180

1 794 060


472 120

1 945 500

1 945 500



2 216 535

2 216 535



Portugal

441 760

441 760



454 428

454 428



530 807

530 807



Espanha

2 789 251

1 081 901


1 707 350

3 045 274

987 274


2 058 000

2 281 478

511 853


1 769 625

Grupo empresarial

72 060 830

46 490 492

1 378 658

24 191 680

74 088 992

45 758 096

1 356 737

26 974 159

80 904 393

45 474 276

1 335 392

34 094 725

1 A esta categoria pertencem as publicações, como por exemplo, o folheto ALDI Gourmet, Vinhos ou de Natal, bem como impressões para ações, como por exemplo, o folheto de abertura.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver
 "Sobre este relatório").

Peso do papel utilizado para os folhetos ALDI Atual

Peso do papel utilizado para os folhetos ALDI Atual por ano (em toneladas)

Total

ALDI Atual

ALDI Viagens

Outros1

Total

ALDI Atual

ALDI Viagens

Outros1

Total

ALDI Atual

ALDI Viagens

Outros1

Bélgica/Luxemburgo2

10 299

10 299



10 811

10 811



10 823

10 823



Dinamarca

2537

2535


2

2474

2469


5

3419

3419



Alemanha

65 560

63 299

880

1381

72 757

70 442

907

1408

81 314

78 485

874

1955

França

16 253

16 253



18 461

18 461



21 516

21 516



Holanda

8635

8397


238

8587

8116


471

11 032

10 550


482

Polónia

2521

2512


9

3372

3372



5279

5279



Portugal

810

810



1030

1030



1543

1543



Espanha

3113

2954


179

2912

2696


216

1674

1448


226

Grupo empresarial

109 748

107 059

880

1809

120 404

117 397

907

2100

136 600

133 063

874

2663

1 A esta categoria pertencem as publicações, como por exemplo, o folheto ALDI Gourmet, Vinhos ou de Natal, bem como impressões para ações, como por exemplo, o folheto de abertura.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver
 "Sobre este relatório").

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07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00

 

     

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