Bacalhau da Lapónia

Bacalhau da Lapónia

Para ativar o vídeo do YouTube, por favor clique no link abaixo. Salientamos que, após a ativação, os dados serão enviados para o YouTube.

Fácil

130min

Doses: 8
Ingredientes:
400 g Bacalhau salgado seco desfiado
1 kg Batatas para cozer
500 g Cogumelos frescos laminados
450 g Cebola cortada em meias luas
300 g (2 embalagens) Queijo Flamengo ralado
150 g (1 embalagem) Azeitonas Verdes recheadas com pimento encarnado
600 g (3 embalagens) Queijo Fresco granulado com iogurte magro
50 ml Azeite Biológico GUT BIO®
Temperos:
2 c. sopa Sumo de Limão
2 c. sopa Cebolinho picado
q.b. Sal Marinho
q.b. Noz Moscada
q.b. Pimentão-Doce
q.b. Molho Piri-piri (opcional)
3 Dentes de Alho (11 g) cortados em rodelas
Partilhar a receita
tabela

Passo 1:

Começa por demolhar o bacalhau de véspera – guarda-o no frigorífico – e muda a água cerca de 4 vezes – ao longo do demolho – para que saia bem o sal.

Passo 2:

Lava bem as batatas e coze-as num pouco de água temperada de sal, até ficarem bem macias – cerca de 25 minutos. Retira-as do lume, escorre a água e reserva.

Passo 3:

Cozinha a cebola no azeite – em lume brando durante cerca de 15 minutos – e quando esta estiver mole e translúcida, acrescenta-lhe o alho em rodelas e deixa estufar durante alguns minutos (cerca de 5 minutos).

Passo 4:

Acrescenta os cogumelos e o bacalhau (demolhado e bem escorrido), tempera com um pouco de pimentão-doce, mexe, tapa o tacho e deixa cozinhar durante cerca de 20 minutos. Prova e vê se é necessário adicionar um pouco de sal.

Passo 5:

Se tiver muito molho, deixa apurar durante mais alguns minutos, cozinhando sem a tampa e mexendo de vez em quando. Retira do lume e reserva.

Passo 6:

Quando as batatas estiverem frias, retira-lhes a pele e esmaga-as bem com um garfo, até ficarem em puré.

Passo 7:

Acrescenta o sumo de limão. Mistura o requeijão com o cebolinho, a noz-moscada e o molho piripíri e junta ao puré de batata.

Passo 8:

Distribui-o por um tabuleiro de pirex - previamente untado com um pouco de azeite – e alisa com a ajuda de uma espátula.

Passo 9:

Cobre-o com o estufado de cogumelos e bacalhau. Distribui as azeitonas por cima do bacalhau, juntamente com o cebolinho, o queijo ralado e algumas gotas de molho piripíri (opcional).

Passo 10:

Assa no forno pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 35 minutos. Retira do forno e aguarda um pouco antes de servires, para que os sabores de abracem entre si e para que não esteja demasiado quente.

Passo 11:

Delicia-te!

Boas Festas!

Características:

Este prato vibrante combina os sabores e aromas dos cogumelos frescos com as lascas de bacalhau e o queijo. É uma interessante fonte de proteínas de alto valor biológico, cálcio, zinco e de vitamina D.

Partilhar a receita

Sugestão

Poderás acompanhar o teu delicioso Bacalhau da Lapónia com um caldo-verde preparado com as viçosas e nutritivas couves, tão características desta época das festas.

Lembrete
Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível?

Seleção de data

Data do lembrete
2 dias antes
1 dia antes
No dia da oferta
Período
00:00
01:00
02:00
03:00
04:00
05:00
06:00
07:00
08:00
09:00
10:00
11:00
12:00
13:00
14:00
15:00
16:00
17:00
18:00
19:00
20:00
21:00
22:00
23:00
Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Confirmação de lembrete

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Confirmação do endereço de email

Confirmação de número de telefone

Confirmação de email e número de telefone

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

regions.regionSwitchHeadline

regions.regionSwitchText
regions.regionSwitchTextExplicitSwitch