O cultivo do café

Grãos de café e café - café mundo de ALDI Portugal

O Cultivo do Café

Plantação de café - cultivo de café na ALDI Nord

Atualmente existem mais de 70 países com plantações de café relevantes. Estes países situam-se a uma latitude de até 30º a norte e a sul do equador e as plantações de café situam-se entre 800 e 2000 metros de altitude. Os grãos de café verde selecionados pelo ALDI provêm, entre outros, da América Central e do Sul, da África Oriental e da Ásia. O cultivo dos cafeeiros do café é uma tarefa exigente, uma vez que o clima e os cuidados são decisivos para o sabor e a qualidade do produto final.

 

O Cafeeiro

 Arbusto de café com cerejas vermelhas de café - cultivo de café na ALDI Nord

Dependendo da variedade, os cafeeiros podem atingir alturas de mais de dez metros, apresentando pequenas flores brancas com um aroma ligeiramente doce. Os arbustos são cortados a uma altura de dois a quatro metros, tendo em conta que, desta forma, o sabor dos grãos amadurece melhor e a sua colheita torna-se mais fácil.

Distinguem-se duas variedades do cafeeiro: Arábica e Robusta. Os grãos de café Arábica têm um aroma fino e suave, os grãos de café Robusta têm um sabor forte.

A Colheita

Na maioria dos países de produção a colheita do café é feita uma vez por ano, podendo haver dois ciclos de colheita nalgumas zonas de cultivo. Os arbustos podem chegar aos 25 anos de idade e só darão frutos três ou quatro anos após o seu cultivo. Estes frutos só poderão ser colhidos seis a sete meses depois de terem iniciado o seu crescimento e de terem sido devidamente tratados. No Brasil as "cerejas" (fruto do cafeeiro) são colhidas à mão e, por vezes, também de forma mecanizada.

O Processamento

Nas "cerejas" (fruto do cafeeiro) encontram-se geralmente dois grãos de café. Existem dois métodos de processamento: o húmido e o seco. O processo húmido inclui vários níveis de lavagem, processos de extração e fermentação, bem como o tempo de secagem. Para a produção das marcas de qualidade ALDI "Markus" e "Moreno", recorre-se essencialmente ao procedimento húmido uma vez que é através deste método que o sabor do grão de café é mais bem preservado. No processo seco, os frutos do café são secos ao sol, até se extrair facilmente o grão. Para acelerar o processo e para evitar a fermentação, os frutos são virados várias vezes ao dia. Ainda no local  é verificada a qualidade do café verde tendo em conta a superfície, o tamanho, a densidade e a cor de cada grão.

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Lembrete

Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível? *

Por favor, preencha os campos em falta

Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.