Espumantes e Champanhe

Copos com vinho espumante - vinhos espumantes ALDI

A origem e os métodos determinam a designação dos vinhos espumantes

Primeira e Segunda Fermentação

 Gährbehälter – Sektkunde bei ALDI Nord

As castas que dão origem aos vinhos espumantes são, na sua maioria, castas clássicas tais como a Riesling ou as famosas uvas francesas, Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Numa fase inicial, a produção de vinhos espumantes é efetuada de forma semelhante à do vinho branco. Normalmente também são usadas uvas tintas nos vinhos espumantes, que são prensadas imediatamente após a vindima, para  dar origem a um mosto quase incolor. Após o primeiro processo de fermentação, em cubas de aço, é efetuada uma segunda fermentação. Para tal, volta-se a adicionar ao vinho as leveduras e o açúcar, para que haja lugar à produção de dióxido de carbono. Esta segunda fermentação, assim como a filtragem e o engarrafamento subsequentes ocorrem sob alta pressão, de forma a manter-se o dióxido de carbono existente - Método Charmat.

O Processo de Expulsar

Umgedrehte Weinflaschen in einem Arbeitsgerät – Sektkunde bei ALDI Nord

No caso do champanhe, cava e algumas variedades de espumante, a segunda fermentação ocorre diretamente dentro das garrafas - Método Champanhês ou Clássico. Este processo demora entre 1 a 3 meses. Após a fermentação tem de se proceder à remuage para retirar todo o depósito que está dentro das garrafas. As garrafas fechadas com bidules e caricas  são manualmente inclinadas e colocadas em pupitres, sendo que hoje este processo é feito de forma mecânica, com giropaletes. Consequentemente, a levedura disponível no vinho acumula-se no gargalo da garrafa, que é posteriormente congelado através de refrigeração em banho de gelo até -20 ᵒC. Quando a carica é retirada, a tampa é diretamente ejetada por causa da pressão. Este processo é conhecido por dégorgement.

Primeiro o Sabor, depois a Cortiça

 Weinkorken – Sektkunde bei ALDI Nord

Posteriormente é adicionado o chamado licor de expedição que vai determinar o grau de doçura do espumante mediante a quantidade de açúcar que se adiciona. No caso dos Bruto Nature não se pode adicionar nenhum açúcar, têm menos de 3 g/l de açúcar.
Em seguida, ocorre o fecho por exemplo com uma rolha natural e um aro de arame adicional - Musselet, que serve para evitar que a rolha salte.
.

De Extra Seco a Semi-Seco

Sektglas – Sektkunde bei ALDI Nord

Os vinhos espumantes têm normalmente uma quantidade de açúcares residuais superior ao das designações idênticas, dos vinhos tranquilos. O teor de dióxido de carbono contribui para que a doçura, no vinho espumante, seja menos percetível do que nos vinhos convencionais. Nos vinhos espumantes a doçura é controlada em relação à dosagem acima mencionada. São designados por "brut" os vinhos espumantes com até 15 g/l de açúcares residuais. Pelo contrário o "extra-seco" apresenta um teor de açúcares residuais entre 12 e 20 g/l, o "seco" entre 17 e 35 g/l e o " meio-seco" entre 35 e 50 g/l.

Espumante, Prosecco e Co.

Talvez já se tenha perguntado, qual a diferença entre um sekt e um prosecco ou o que exatamente constitui um champanhe? Em geral, pode dizer-se que: a origem e o método determinam a designação do espumante ou do vinho espumante. Nós pretendemos dar-lhe uma visão geral das diferentes variedades.

Sekt

Nahaufname von Sektflaschenhälsen gold – Sektkunde von ALDI Nord

Regra geral, designa-se por sekt o vinho espumante de qualidade obtido por fermentação em garrafa. A produção de sekt leva pelo menos nove meses - isto oferece ao produto uma efervescência fina e um delicado frescor frutado. Qualquer sekt tem de apresentar uma percentagem de álcool de pelo menos dez por cento e uma percentagem de dióxido de carbono/pressão de pelo menos 3,5 bar.

Prosecco

Weinberge mit Haus – Sektkunde von ALDI Nord

A área de envelhecimento do prosecco estende-se pelo norte de Itália desde as lagunas de Veneza até aos Pré-alpes de Treviso. A localização geográfica dos Pré-alpes oferece às vinhas uma proteção totalmente especial e eficiente contra as correntes de ar fresco. Desde janeiro de 2010 a denominação „Prosecco" já não se limita às castas, mas sim exclusivamente à área de envelhecimento, ou seja, semelhante a um champanhe, que tem de vir da região francesa de Champagne, um prosecco provém sempre da pequena região de Treviso nas proximidades de Veneza (denominação de origem controlada). A casta usada na produção do prosecco é a Glera, que é conhecida também nesta região como prosecco.

Vinho Frizzante

Weinglas mit perlendem Sekt und einzelnen Trauben mit Rotweintrauben im Hintergrund auf einem Tisch – Sektkunde von ALDI Nord

Vinho Frizzante é um vinho frisante de Itália. As bases são os vinhos brancos de alta qualidade, aos quais foi adicionado o dióxido de carbono ou o dióxido de carbono é desenvolvido durante o processo de fermentação secundário.

Espumante

Perlender Sekt wird in ein Glas eingeschenkt  – Sektkunde bei ALDI Nord

O vinho espumante tem um teor de dióxido de carbono superior ao do vinho frisante tem de ter entre 3,5 - 6,0 bars de pressão. O dióxido de carbono  provém do chamado processo de fermentação secundário, no qual o vinho jovem é fermentado sob pressão. Assim, o dióxido de carbono é retido.

Champanhe

Zwei Champagnerflaschen im Weinkühler mit Eiswürfeln auf einem Tisch – Sektkunde bei ALDI Nord

champagne é um vinho espumante de qualidade com denominação de origem protegida, ou seja, só pode ser designado por champagne o vinho que foi produzido na região vitivinícola francesa de Champagne. A produção deste produto de altíssima qualidade é rigorosamente controlada e está protegida a nível mundial por leis de marcas registadas. As uvas só podem ser colhidas à mão e são exclusivamente produzidas num longo processo por fermentação em garrafa (método Champenoise). Além disso, normalmente só são usadas três castas (Pinot NoirChardonnay e Pinot Meunier) no fabrico de champanhe.

Cava

Nahaufname Sektkorken – Sektkunde bei ALDI Nord

O Cava é um vinho espumante de qualidade que também é fabricado de forma tradicional segundo o método de fermentação em garrafa. O fabrico concentra-se principalmente na região catalã, especialmente na região de Penedès, não muito longe de Barcelona. Em relação à produção está previsto, após o processo de fermentação secundário, um período mínimo de armazenamento de nove meses de estágio. A produção tradicional é semelhante em termos de qualidade ao fabrico de champagne crémant francês. Os cavas são fabricados normalmente a partir de castas espanholas tradicionais (Macabeo, Parellada, Xarel.lo) e têm uma efervescência muito delicada com um sabor frutado e fresco.

GANCIA

Espumante Asti

6.99
0,75-l-unidade l = 9.32
Espumante Asti

FIORINO D'ORO

Moscato

2.79
0,75-l-unidade l = 3.72
Moscato

VEUVE DURAND®

Champanhe Bruto Reserva

15.99
0,75-l-unidade l = 21.32
Champanhe Bruto Reserva

GANCIA

Espumante Prosecco DOC

8.99
0,75-l-unidade l = 11.99
Espumante Prosecco DOC

JULES LAROSE

Espumante Branco Bruto

3.49
0,75-l-unidade l = 4.65
Espumante Branco Bruto
* Informação importante
*
Este artigo não faz parte do nosso sortido fixo, está apenas disponível nas nossas lojas ao preço e a partir da data indicada, mas com stock limitado. Apesar de uma planificação cuidadosa, não é possível prever quando o stock se esgotará. O preço indicado é válido, salvo erro de apresentação. As imagens são sugestões de apresentação e não pretendem ser vinculativas. Agradecemos a sua compreensão.
**
Promoções válidas de acordo com a data indicada. As imagens são sugestões de apresentação e não pretendem ser vinculativas.

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Lembrete

Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível? *

Por favor, preencha os campos em falta

Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.