1. Página inicial
  2. Qualidade
  3. O Mundo dos Chás
  4. Regiões de cultivo selecionadas para chás pretos e verdes

Regiões de cultivo selecionadas para chás pretos e verdes

Plantação de chá com montanhas ao fundo - áreas de cultivo de chás pretos e verdes do ALDI Nord

Chá do mundo inteiro

Tal como acontece com outros produtos naturais, a região de cultivo tem uma enorme influência no sabor e na qualidade dos produtos. As condições climáticas, a constituição do solo, a localização, bem como a altitude das plantações de chá influenciam decisivamente a qualidade do sabor do produto final. Além disso, são plantados por todo o mundo outros cruzamentos da planta do chá, o que faz com que surjam sabores únicos.

Para os nossos chás, utilizamos apenas as melhores qualidades, provenientes de regiões de cultivo comprovadas de todo o mundo. Só assim podemos ter a certeza de que os produtores dominam a sua arte e que obteremos matérias-primas de elevada qualidade.

África – das terras altas do Quénia e da África do Sul

 Teeplantage – Anbaugebiete für Schwarz- und Grüntees von ALDI Nord

África é um continente de chá relativamente recente, uma vez que o cultivo de chá só começou a ser feito há cerca de 100 anos. É particularmente do Quénia que se gera chá de elevada qualidade, graças às suas altitudes pronunciadas, entre os 1500 e os 2100 metros, e aos seus solos vulcânicos. O chá preto do Quénia carateriza-se por um sabor a malte, forte e com uma frescura pronunciada. Mas também são produzidos chás muito bons em países da África Oriental, como por exemplo no Zimbabué, Ruanda, Maláui, Tanzânia e África do Sul.

China – as regiões do Sul

Chinesischer Arbeiter auf einer Teeplanatge  – Anbaugebiete für Schwarz- und Grüntees von ALDI Nord

A China é considerada como o berço do chá. Há cerca de 2000 anos que são plantadas variedades selecionadas de chá verde nas regiões chinesas de Zhejiang, Hubei e Yunnan, Anhui, Hunan, Fujian e Sichuan. Também nestas regiões é produzido chá preto com um sabor bastante suave, dado que tem um baixo teor de ácido tânico. A China é o maior produtor mundial de chá, seguida da Índia.

Índia – Assam e Darjeeling

Zwei bepackte Arbeiter auf Teeplantage– Anbaugebiete für Schwarz- und Grüntees von ALDI Nord

A maior extensão de plantações de chá de todo o mundo situa-se no norte da Índia, na região de Assam, e estende-se por uma extensão que ronda os 600 quilómetros, ao longo do rio Bramaputra. A planta de chá Assam tem um crescimento e uma aparência bastante diferente das outras variedades de chá, uma vez que tem, entre outras caraterísticas, folhas maiores e pode chegar aos 25 metros de altura se não for cultivada. O clima quente e húmido da região de Assam determina o sabor forte do chá preto, que até na chávena apresenta uma cor muito intensa.

É entre o Nepal e o Butão, a leste dos Himalaias, que fica a região de Darjeeling. Nesta zona, o chá cresce entre os 600 e os 2000 metros de altitude e adquire um sabor bastante caraterístico e suave, devido às acentuadas amplitudes térmicas (temperaturas muito frias de noite e uma forte insolação de dia) a que está exposto. O sabor do Darjeeling é tido como um dos mais finos e valiosos de todos os chás do mundo.

Indonésia – Java e Sumatra

Arbeiter pflückt Teeblätter auf Teeplantage – Anbaugebiete für Schwarz- und Grüntees von ALDI Nord

O chá é cultivado em grande escala nas ilhas de Java e Sumatra. Na grande ilha subtropical de Java estão ainda hoje muitos vulcões ativos, por isso Java possui um solo rico em minerais, o que faz com que o chá adquira um aroma caraterístico, com um sabor suave e frutado e uma cor castanho claro. Em Sumatra, o chá cresce a uma altitude entre os 800 e os 1200 metros, na região montanhosa central, num clima tropical húmido e quente, com precipitações o ano inteiro. As temperaturas húmidas e quentes da Indonésia possibilitam a colheita de chá durante todo o ano.

Sri Lanka – chá do Ceilão

 Drei Frauen arbeiten auf einer Teeplantage mit Wasserfall im Hintergrund – Anbaugebiete für Schwarz- und Grüntees von ALDI Nord

A sul da Índia, também o Sri Lanka tem uma longa tradição no cultivo de chá. O chá é exportado sob o antigo nome do país, como chá do Ceilão. As regiões de cultivo situam-se entre os 500 e os 2500 metros de altitude, em torno da montanha sagrada Pico de Adão. As altitudes extremas fazem com que o crescimento das plantas do chá seja muito lento – o que lhes permite desenvolverem o seu aroma suave e ao mesmo tempo intenso. Isto é, quanto mais alto o local do cultivo, mais valioso o chá se torna em termos de sabor e qualidade. O sabor do chá do Ceilão é fresco e áspero e carateriza-se por uma cor dourada.

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Lembrete

Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível? *

Por favor, preencha os campos em falta

Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.