Dicas

Chá num copo com uma fatia de limão e mel dentro de um copo em cima de um pano branco - medidor de alcatrão do ALDI Portugal

Preferências diferentes

As preferências dos consumidores em relação às variedades do chá são diferentes: estudos comprovam que as mulheres bebem chá preferencialmente ao pequeno-almoço, por outro lado os homens escolhem a tarde ou a noite para o fazer. O chá preto é muito bebido por homens e as mulheres preferem o chá de ervas ou frutas. O chá verde é uma bebida popular e revitalizante para todos.

Chá para o bem-estar

 Tee in Teetasse mit getrocknetem Tee und Zitronenscheibe auf einem Tisch – Teeratgeber von ALDI Nord

Chá, porquê? Porque tem um sabor excecional. Mas também porque está provado que aumenta o bem‑estar e tem benefícios para a saúde. Para além disso, o chá é uma das bebidas menos dispendiosas. Talvez seja por isso que o chá é, a par da água, a bebida mais consumida no mundo. As estimativas dizem que são bebidas 700 mil milhões de chávenas por dia, à escala mundial. Também em Portugal, a par do café e da água, o chá é tido como uma das bebidas mais importantes.

As nossas dicas de preparação

A preparação do chá é muitas vezes uma questão de prática. Temos para si algumas dicas para a preparação, por exemplo, em termos de conservação, qualidade e temperatura da água, infusão, bem como para a dosagem e duração de infusão.

A conservação

 Tee aus einer kleinen Dose auf einen Tisch gestreut – Teeratgeber von ALDI Nord

Quando bem armazenado, o chá carateriza-se por uma longa durabilidade e pode ser guardado até cerca de dois anos. Os especialistas aconselham a guardar o chá em recipientes fechados, em sítios frescos, pois de outro modo poderia absorver facilmente odores alheios. Para o armazenamento, aconselham-se caixas de lata, de vidro opaco ou recipientes de cerâmica.

A qualidade da água

 Heißes Wasser wird in eine Teetasse gegeossen mit Teebeutel über der Tasse – Teeratgeber von ALDI Nord

O sabor do chá depende sempre do sabor da água com a qual é preparado. Especialmente para chá preto e verde, o ideal é usar água macia (entre 0 e 7 ºdGH, isto é, com um baixo teor de cloro e calcário). No caso de se tratar de água com alto teor de calcário e cloro, deve utilizar-se um filtro de água. Também pode utilizar água engarrafada com baixo teor de mineralização, sendo o sabor neutro. A água deve ser fresca e ferver antes da infusão.

Quer seja preto, de ervas ou frutas, a infusão do chá é sempre feita com água a ferver. No caso do chá verde existem diferenças na intensidade entre as variedades. A temperatura da água deve ser apenas de cerca de 80 ºC.

A infusão

  Vogelperspektive auf eine Teetasse mit Tee in einem Teesieb – Teeratgeber von ALDI Nord

Caso sejam utilizadas folhas soltas, deite a água acabada de ferver nas plantas e não ao contrário. As folhas devem conseguir desdobrar-se no bule e não devem ser prensadas – só assim os aromas e os sabores são distribuídos de forma homogénea. O ideal é que as folhas estejam num recipiente resistente à água quente, para que possam ser banhadas com a mesma e o chá servido diretamente para a chávena com a ajuda de um passador.

Também poderá utilizar uma tampa filtrante ou um filtro para chá, que terão de ser lavados com regularidade. Na compra de um passador para chá, tenha em conta a qualidade do mesmo, para que o sabor do chá não seja adulterado por outro sabor desagradável.

Se optar por chá em saquinhos, reccomendamos deitar água muito quente mas já não a ferver e deixar atuar, dependendo do tipo de chá, durante 3 a 5 minutos.

Dosagem e tempo de repouso da infusão

Schwarztee in Teetasse mit Teekaraffe im Hintergrund – Teeratgeber von ALDI Nord

Para que consiga alcançar o melhor sabor, os nossos especialistas aconselham a que sejam seguidas as instruções indicadas nas embalagens dos nossos chás. Caso prefira que o seu chá tenha um aroma mais intenso, basta aumentar o tempo de repouso, utilizar mais chá ou menos água.

Chá preto
O chá preto tem um sabor mais intenso do que, por exemplo, o chá verde. Caso pretenda que o chá preto tenha um efeito estimulante, deixe-o atuar durante cerca de 3 minutos. A cafeína ter-se-á então libertado plenamente. No entanto, se deixar atuar a infusão mais de cinco minutos, o chá terá um efeito relaxante devido ao aumento do teor de taninos.

Chá verde
O chá verde nunca deve ser preparado com água a ferver, pois pode torná-lo amargo. É aconselhável que deixe a água arrefecer um pouco após ter sido fervida antes de fazer a infusão.

Chá de ervas e frutas
No caso dos chás de ervas e frutas, a intensidade depende da mistura, isto é, do próprio sabor das ervas e frutas. A infusão destes chás deve sempre ser feita com água a ferver, sendo o tempo de repouso de cinco a dez minutos.

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Lembrete

Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível? *

Por favor, preencha os campos em falta

Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.