1. Página inicial
  2. Qualidade
  3. O Mundo dos Chás
  4. As matérias-primas: selecionadas a pensar em si

As matérias-primas: selecionadas a pensar em si

Folhas secas de chá - matérias-primas da ALDI Portugal

O melhor sabor

Existe uma multiplicidade de variedades de chá, bem diferenciadas entre si. No entanto, há uma caraterística que todas partilham: para se conseguir um sabor de excelência, é essencial que as matérias-primas sejam de elevada qualidade. Estas distinguem-se pela escolha das melhores plantas e regiões de cultivo e uma colheita e processamento cuidadosos. Todos esses fatores são decisivos para o sabor dos nossos chás.

A planta do chá

 Nahaufname Teepflanze auf einer Teeplantage – Rohwaren von ALDI Nord

A planta do chá é um arbusto verde que, se não for cultivado, pode chegar aos cinco metros de altura. Algumas variedades, como por exemplo o chá Assam, chegam mesmo aos 20 ou 25 metros. As folhas, lisas e brilhantes, de um verde médio a escuro, são ovais e ligeiramente curvadas para cima e as suas flores brancas apresentam um cálice amarelo. O arbusto do chá cresce muito densa e vagarosamente e as folhas são colhidas após cerca de três a quatro anos. Quando bem cuidado, o arbusto do chá pode chegar aos 100 anos.

O cultivo

Teeplanatage mit Sonnenuntergang im Hintergrund – Rohwaren von ALDI Nord

A planta do chá desenvolve-se bem com oscilações entre temperaturas frescas de noite e sol intenso, durante o dia. A planta desevolve-se preferencialmente em zonas montanhosas com clima subtropical, como o que podemos encontrar no Sri Lanka, na Índia ou no sudeste africano. As plantações, que muitas vezes têm vários quilómetros, encontram-se geralmente a altitudes entre 500 e 2500 metros.

A colheita

 Arbeiter pflücken Teeblätter auf einer Teeplantage – Rohwaren von ALDI Nord

Tradicionalmente são colhidas as folhas frescas do arbusto de chá e os seus rebentos (two leaves and a bud). Os mesmos contribuem para o excelente e harmonioso sabor e qualidade do chá. A colheita depende das condições climáticas da região de cultivo, da variedade de chá e da altitude a que a plantação se encontra. Pode colher-se chá do mesmo arbusto a cada dez ou catorze dias, ou seja, o tempo que demoram a crescer novos rebentos e folhas. O chá ainda é maioritariamente colhido à mão por colhedores experientes. É importante colher apenas as folhas e rebentos novos e frescos, caso contrário o sabor do chá é influenciado.

O fabrico

Teeblätter in Bambussieben – Rohwaren von ALDI Nord

Um processo de várias etapas

A colheita e o processamento do chá são ainda maioritariamente executados de modo manual e exigem muita experiência. São necessários vários passos para transformar as folhas frescas e verdes, assim como, os botões de flor num fino e aromatizado chá preto ou verde. Curiosamente, o chá verde e o chá preto diferenciam-se essencialmente pela falta de um dos passos do processo, a fermentação.

Emurchimento

 Bambussiebe im Freien mit verschiedenen Teeblättern – Rohwaren von ALDI Nord

À semelhança de outras matérias-primas naturais, as folhas de chá frescas não podem ser armazenadas durante muito tempo, pelo que têm de ser tratadas rapidamente. Por isso, são espalhadas para a secagem nas fábricas logo após a colheita. A esse processo chama-se emurchecimento. As folhas de chá perdem, neste processo, cerca de 60 a 70% do seu teor de humidade, ficando macias para continuarem a ser tratadas. Finalmente, as folhas são enroladas exaustivamente, isto é, a superfície das folhas é partida, e o ar atmosférico entra em contacto com o líquido contido na folha. Este processo biológico natural é designado por fermentação. Ao contrário da fermentação alcoólica, é necessário oxigénio para que se dê a fermentação. As enzimas existentes nas células da planta, tal como outras substâncias na folha, reagem com o oxigénio quando a planta é enrolada. Só assim é possível obter aromas únicos.

 Grüne Teeblätter auf einem Fließband – Rohwaren von ALDI Nord

Secagem e tratamento a vapor

A intensidade do enrolamento das folhas de chá define o sabor do chá e a intensidade do seu aroma. Após o processo controlado da fermentação, as folhas são imediatamente submetidas à secagem total, que ocorre geralmente em grandes fornos de secagem. Este processo aumenta a durabilidade do chá, facilita o seu transporte e dá às folhas a sua cor caraterística, que varia entre o castanho-escuro e o preto intenso.

Na produção do chá verde, a fermentação é substituída por um tratamento a vapor. Este processo, que demora cerca de 30 segundos, fecha os poros das folhas de chá, impedindo a sua oxidação. Com este tratamento cuidadoso, a transformação das substâncias em aromas é reprimida e são mantidos vários componentes, como a catequina e vitaminas, entre outros. Uma vez que a fermentação foi evitada, as folhas de chá verde continuam verdes mesmo após a fase de secagem.

ALDI Newsletter

Não perca as nossas novidades!

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

Lembrete

Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível? *

Por favor, preencha os campos em falta

Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Receberá um link de ativação por e-mail ou SMS. Por favor, clique no link, preencha os campos obrigatórios (*) e aceite as informações sobre a proteção de dados para ativar o serviço (os cookies devem estar ativos).
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.