O chá é uma das mercadorias mais importantes a nível mundial. Os maiores países produtores são a China, Índia, Quénia e Sri Lanka. Os chás preto, verde, amarelo, branco, Oolong e Pu Ehr pertencem às variedades de chá verdadeiro. As mesmas são produzidas a partir de folhas, brotos de folhas e pedúnculos das plantas Camellia sinensis e Camellia assamica que contêm teína. A diferença entre estes chás prende-se apenas com o método de produção. Frutas, ervas e outras partes de plantas utilizadas em infusões não são chás no sentido mais estrito. No entanto, são designados, em língua corrente, como chás.
O sabor e a avaliação qualitativa de um produto natural como o chá dependem da experiência do provador. O chá é sujeito a variabilidades naturais: o clima, o cultivo, a colheita, o transporte e, naturalmente, o processamento e armazenamento influenciam muito a qualidade do produto final. O ALDI definiu, por isso, um critério próprio para as matérias-primas que vai além do estipulado por lei e que é utilizado na avaliação das várias qualidades de chá.
Entre a matéria-prima e o produto final existem várias etapas de trabalho, nas quais não só devem ser garantidas as qualidades da matéria‑prima, como também deve ser assumida responsabilidade na cadeia de valor do chá. Mundialmente, 200 milhões de pessoas trabalham em plantações de chá.
Com o desenvolvimento e a implementação de normas sociais, económicas e ecológicas de sustentabilidade o grupo empresarial ALDI Nord, em conjunto com outras partes interessadas, enfrenta alguns desafios. Desde 2008 participamos na amfori Business Social Compliance Initiative (BSCI) e estamos comprometidos ativamente em condições de trabalho seguras e justas na cadeia de abastecimento.
O Código de Conduta amfori BSCI é parte integrante das nossas relações comerciais e obriga os nossos fornecedores e produtores a assumir responsabilidade social.
Mediante a utilização de chá certificado assumimos, já hoje em dia, o nosso compromisso de aumentar a oferta de artigos de chá sustentável. Desde o final de 2016, em todo o grupo empresarial ALDI Nord, 50 por cento das quantidades de chá preto e chá verde utilizados nos produtos de marca própria têm uma certificação de sustentabilidade.
O grupo empresarial ALDI Nord está representado em nove países europeus com mais de 70 sociedades regionais. Os nossos requisitos e objetivos internacionais para artigos de chá são definidos para o grupo empresarial ALDI Nord, de forma vinculativa, na nossa Política Internacional de Compra de Chá. Nesta mesma política assumimos o compromisso de apoiar o cultivo de chá e de produtos comparáveis ao chá e melhorar, a longo prazo, as condições de trabalho e de vida dos agricultores de chá e das suas famílias.
Para aumentar a proporção de chá e de produtos comparáveis ao chá, com uma certificação de sustentabilidade, estabelecemos os seguintes objetivos internacionais:
Até final de 2018, iremos proceder à conversão de 80 por cento das quantidades de chá preto e verde, utilizados nos nossos produtos de marca própria, para chá com uma certificação de sustentabilidade, em todos os países ALDI Nord.
Além disso, pretendemos até ao final de 2018 proceder à conversão de 30 por cento e até ao final de 2020 de 40 por cento das quantidades de chá de ervas e de frutas – desde que estejam disponíveis na qualidade pretendida na origem – para matérias-primas sustentáveis certificadas. Para o efeito, aceitamos as normas Rainforest Alliance, Fairtrade, UTZ, UEBT/UTZ ou Bio.
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