Dados recentes (1) demonstram a importância crescente do setor das pescas para a alimentação da população mundial e destacam os desafios associados à gestão sustentável dos oceanos enquanto recurso. Por exemplo, a quantidade de peixe e de marisco de captura selvagem corresponde a 93,4 milhões de toneladas por ano. Paralelamente, 73,6 milhões de toneladas de peixe e marisco são produzidos anualmente em aquicultura a nível mundial.
Atualmente, cerca de um terço (31,4 por cento) de todas as populações de peixes são sobreexploradas. A utilização de determinadas artes de pesca ou a pesca ilegal continuam a contribuir para o aumento das populações ameaçadas pela pesca excessiva. O pescado proveniente de aquicultura pode ser uma alternativa. Contudo, os recursos utilizados para a sua produção nem sempre são os mais sustentáveis. A isto se acrescenta o facto de que cada vez mais consumidores procuram informações adicionais sobre a origem das matérias-primas.
A utilização cautelosa e sustentável dos recursos naturais é parte integrante da Política de Responsabilidade Empresarial ALDI Nord. Através da nossa Política de Compra de Pescado, implementamos medidas que contribuem para a proteção das populações marinhas e ecossistemas dos oceanos, a promoção do bem-estar animal e a melhoria das condições laborais na indústria das pescas.
A ALDI Portugal está contudo ciente do facto de uma transição sólida ser apenas possível se este projeto for abraçado de forma progressiva. Em estreita colaboração com os nossos fornecedores, daremos um contributo para a preservação destes recursos.
Os nossos fornecedores têm de garantir, obrigatoriamente e a qualquer momento, a rastreabilidade completa de toda a cadeia de abastecimento dos produtos.
Através da rotulagem de artigos de pescado ALDI (ver imagem), os nossos clientes têm acesso a informações sobre a origem dos produtos. As informações fornecidas vão além do mínimo estipulado por lei.
Temos consciência que a implementação de processos que asseguram uma política de compra de pescado sustentável em toda a cadeia de abastecimento é um processo complexo. Enquanto empresa com uma atuação responsável, a ALDI Portugal tem o objetivo de definir e adotar medidas adequadas que garantam a possibilidade de as gerações futuras poderem igualmente usufruir destes recursos. Este processo é sempre realizado em estreita colaboração com os nossos fornecedores, peritos e outras partes interessadas. Pretendemos continuar a responder a uma procura cada vez mais elevada de produtos de peixe e marisco de aquicultura produzidos de forma responsável.
Comprometemo-nos a verificar, de forma regular, os objetivos e medidas aplicáveis no processo de compra de artigos de pescado e iremos, quando aplicável, definir novos objetivos e medidas. A Política de Compra de Pescado define o quadro de ação vinculativo para os nossos parceiros comerciais.
Para mais informações, consulte a nossa:
Encontre aqui mais informações sobre os nosssos parceiros e respetivas normas:
(1) Relatório SOFIA (The State Of World Fisheries And Aquaculture) da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), Julho de 2016,
Indisponível
A data desta oportunidade já expirou
Lembrete ativo!
Confirmação de lembrete
Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.
Confirmação do endereço de email
Confirmação de número de telefone
Confirmação de email e número de telefone