1. Página inicial
  2. Supermercados
  3. Imprensa
  4. Grupo ALDI Nord atinge as suas metas climáticas e traça novos objetivos

Grupo ALDI Nord atinge as suas metas climáticas e traça novos objetivos

27.07.2022

O Grupo ALDI Nord divulgou o seu mais recente Relatório de Sustentabilidade, que apresenta uma análise não só aos objetivos e progressos realizados pelo Grupo durante este período em várias matérias de sustentabilidade, como também novas metas para os próximos anos.

De acordo com este Relatório, o Grupo ALDI Nord alcançou, em 2021, o objetivo de redução de 40% de emissões de gases com efeito estufa, em comparação com os valores de 2015, o que permitiu alcançar uma poupança de 48,3%, no conjunto das emissões de âmbito 1 e 2 (relativamente ao ano de base de 2015).

O cumprimento das metas climáticas definidas pelo Grupo para 2021 teve por base a mudança para a energia verde em quatro países onde está presente (Bélgica, Alemanha, Espanha e Países Baixos), bem como outras medidas de eficiência energética aplicadas em loja, processos logísticos e centros de distribuição. Desde 2016, que o retalhista alimentar tem vindo a instalar tecnologia de iluminação LED nas novas lojas em todos os países onde está presente, e os telhados de muitos destes espaços e centros de distribuição estão equipados com sistemas fotovoltaicos.

Em 2021, estes sistemas já produziam mais de 94.500 MWh de eletricidade, o que permitiu ao Grupo poupar aproximadamente 17.840 t de emissões de CO2e em 2021, expandindo sistematicamente os sistemas fotovoltaicos. A par desta poupança, cerca de 72% da eletricidade gerada por energia solar é atualmente utilizada em todo o Grupo, sendo que a restante é inserida na rede elétrica.

De acordo com Elke Muranyi, Corporate Responsibility Director da ALDI Portugal, "estes e outros fatores foram decisivos para o cumprimento das metas que definimos até 2021. Há vários anos que o Grupo ALDI Nord tem vindo a seguir uma estratégia climática sistemática, com o propósito de contribuir positivamente para a utilização consciente e eficiente dos recursos, de modo a proteger o ambiente e o clima a longo prazo. Ao adotarmos uma abordagem responsável, podemos influenciar diretamente os custos das nossas atividades empresariais e contribuir para a proteção do Planeta."

Para além dos esforços contínuos pela proteção climática e ambiental, o Grupo ALDI Nord também tem dado largos passos no caminho dos Diretos Humanos. Em maio de 2021, foi publicada a sua "Declaração Internacional sobre Salários e Rendimentos de Subsistência", com o objetivo de criar uma mudança duradoura nas cadeias de abastecimento globais e assegurar um nível de vida digno para os trabalhadores, agricultores e as suas famílias.

No final do mesmo ano, o Grupo ALDI Nord lançou também a "Política Internacional para a Igualdade de Género" e o "Plano de Ação para a Igualdade de Género", que contém medidas a médio e longo prazo, que vão desde a sensibilização interna dos colaboradores ALDI até ao combate à violência e ao assédio nos locais de produção.

Compromisso com novas metas climáticas

A fim dar seguimento aos progressos já alcançados e de continuar a contribuir para a proteção do clima, o Grupo ALDI Nord desenvolveu uma nova estratégia climática e estabeleceu Science Based Targets. Estas metas aplicam-se a todas as emissões geradas direta ou indiretamente pelas atividades comerciais do ALDI (âmbito 1 e 2) e às emissões indiretas que ocorrem na cadeia de abastecimento (âmbito 3).

Entre as metas aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), à qual o Grupo ALDI Nord aderiu em julho de 2020 como um dos primeiros discounters, encontra-se a redução da pegada de carbono da empresa. Até 2030, o Grupo compromete-se a reduzir as suas emissões absolutas de gases com efeito de estufa de âmbito 1 e 2 em 55% (considerando o ano de base de 2020). Este objetivo, que abrange as emissões de gases com efeito de estufa das suas operações (âmbitos 1 e 2), coaduna-se com as reduções necessárias para manter o aquecimento abaixo dos 1,5 °C, em linha com o objetivo do Acordo de Paris.

Além disso, através das suas relações e de uma maior cooperação, o Grupo pretende influenciar e garantir um maior envolvimento dos seus fornecedores, comprometendo-se a que, pelo menos, os que representam 75% das emissões da sua cadeia de abastecimento, no segmento de "bens e serviços adquiridos", adotem metas de base científica até 2024.

Em relação à redução das emissões de gases com efeito de estufa, o Grupo ALDI Nord irá trabalhar numa abordagem transversal às lojas ALDI, aos centros de distribuição, edifícios administrativos e à logística. Esta abordagem passa por reduzir eficazmente o consumo energético e mudar o abastecimento de energia para fontes renováveis: até 2030, o ALDI pretende que todos os países do Grupo utilizem 100% de energia renovável.

Entre outras medidas, destacam-se também o agrupamento do fluxo de mercadorias e otimização de rotas de transporte, e a utilização eficiente e otimizada da energia, através da diminuição das temperaturas dos centros de distribuição e medidas de isolamento nas câmaras de refrigeração, fachadas e telhados.

"Através das novas metas climáticas, continuaremos a caminhar para uma atividade mais sustentável e amiga do ambiente, contribuindo de forma consistente para limitar o aquecimento global", salienta Elke Muranyi.

Portugal: crescimento da certificação de produtos sustentáveis

Em Portugal, o ALDI também tem registado progressos contínuos. Além de ter firmado parcerias estratégicas com várias marcas e organizações, entre as quais a APCOI (projeto "Heróis da Fruta") e a Aldeana ("ALDI Bread Beer", cerveja feita a partir de sobras de pão), e de ter aderido ao Movimento Unidos Contra o Desperdício; à Smart Waste Portugal e ao Pacto Português para os Plásticos, o retalhista alimentar tem também aumentado o número de produtos certificados sustentáveis no seu sortido.

Atualmente, 50% do sortido de pescado sustentável é certificado, assim como o café, com uma percentagem que supera os 75%. No que respeita a artigos não alimentares, cerca de 90% de algodão sustentável nas gamas de vestuário e têxteis para o lar já é também certificado.

Além destes progressos, de destacar que a ALDI Portugal foi eleita em 2021 como a cadeia de supermercados N.o1 no segmento de discount, com a melhor oferta de produtos vegan em território nacional, numa iniciativa realizada pela Associação Vegetariana Portuguesa. Além de ter sido reconhecida como líder no segmento de discounters, a ALDI Portugal foi a terceira mais bem posicionada no ranking de todos os retalhistas alimentares, que incluiu híper e supermercados.

Para mais informações, consulte o Relatório de Sustentabilidade 2021 completo em https://www.aldi.pt/relatorio-de-sustentabilidade/2021

Sobre o Relatório de Sustentabilidade do Grupo ALDI Nord

No seu Relatório de Sustentabilidade, o Grupo ALDI Nord informa as suas partes interessadas sobre os seus objetivos, medidas e progressos realizados em matérias de sustentabilidade. O relatório permite traçar o estado atual do Grupo em termos de sustentabilidade e o que ambiciona alcançar no futuro.

O Relatório de 2021 abrange o período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2021 e fornece uma atualização sobre indicadores e progressos realizados, e contém ainda uma atualização sobre o Programa Internacional de CR do ALDI Nord, que articula os objetivos e as medidas operacionais com os requisitos da abordagem de sustentabilidade.

O relatório cumpre os requisitos fundamentais das diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative) e está disponível exclusivamente online, podendo ser descarregado nas páginas web nacionais dos países.

O Relatório de Sustentabilidade completo é publicado de dois em dois anos, desde 2015. Nos anos que intervalam a publicação, o Grupo ALDI Nord publica um Relatório Intercalar.

Lembrete
Erro Desculpe, existiu um erro. Por favor, tente mais tarde.

Pretende ser informado quando o artigo estiver disponível?

Seleção de data

Data do lembrete
2 dias antes
1 dia antes
No dia da oferta
Período
Notas
  • Para utilizar o nosso serviço gratuito de lembretes, deve efetuar o seu registo. Para isso, basta introduzir o seu endereço eletrónico e/ou o seu número de telemóvel e clicar em "Ativar Lembrete".
  • Envio de SMS disponível apenas para a rede móvel nacional.
  • Após o registo no serviço de lembretes e para que o lembrete seja enviado a data deste tem que ser posterior à data atual.
  • O seu e-mail e o seu número de telemóvel serão guardados para efeitos de envio de lembretes de um artigo selecionado. Futuramente, caso pretenda ativar novos lembretes basta introduzir o seu endereço de correio eletrónico e /ou número de telemóvel para efeitos de autenticação. Pode cancelar o seu registo e eliminar os seus dados, a qualquer momento, através da página Formulário de cancelamento de subscrição de serviço de lembretes .
  • A ativação do serviço de lembretes só é permitida se for subscrita pelo destinatário.

Indisponível

A data desta oportunidade já expirou

Lembrete ativo!

Confirmação de lembrete

Receberá um lembrete no dia ${date} às ${time}.

Confirmação do endereço de email

Confirmação de número de telefone

Confirmação de email e número de telefone

Receberá um SMS para confirmação do seu número de telemóvel. Por favor ligue, clicando no link da mensagem.

Receberá um e-mail com um link para confirmação do seu endereço de correio eletrónico e do número de telemóvel. Por favor, clique no link para efetivar o registo. Se a página de confirmação não abrir, copie o link e cole-o diretamente no browser.

regions.regionSwitchHeadline

regions.regionSwitchText